Canal Beagle: preço do passeio e dicas da navegação

Canal Beagle: preço do passeio e dicas da navegação

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O Canal Beagle passa pela cidade de Ushuaia formando uma baía, a Baía de Ushuaia. Mas no Canal Beagle, o passeio não acaba no porto de Ushuaia, na verdade, é no Porto que ele começa.

Por ele há inúmeros estreitos formados pelas também inúmeras ilhas que estão no Canal, os mais conhecidos são o Estreito de Beagle e o Estreito de Magalhães.

Mas, há muitas outras passagens que você poderá fazer navegando no Canal. Há muitos tours de navegação no Canal Beagle, variam o preço, a duração, mas todos eles têm uma paisagem fantástica tanto do Canal quanto de seu bioma.

Na região há lobos-marinhos, pinguins, muitas aves, e além do espetáculo da natureza também há um sítio arqueológico em uma das ilhas do canal.

Além de muita história sobre o conflito entre Argentina e Chile pelo domínio do Canal que hoje é dividido entre os dois países. Entremos nesta embarcação rumo a uma experiência única!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Ushuaia

Seguro viagem para os países da América do Sul »

Mapa do Canal Beagle

canal beagle passeio
Mapa Canal Beagle | Foto: /CC BY-SA, via Wikimedia Commons.

O Canal Beagle liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico no extremo sul da América do Sul atravessando parte em território da Argentina e parte em território do Chile.

Mais ao sul do canal somente algumas ilhas chilenas que o separam da Antártida. A principal cidade do Canal é a cidade de Ushuaia, a capital da província argentina de Terra do Fogo.

CLIQUE ABAIXO para reservar os melhores passeios no Canal de Beagle »


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Ushuaia, usando o cupom VIAJARMAIS15.


História do Canal Beagle

Compartilho aqui contigo parte da história do Canal Beagle, uma vez que muita coisa que aconteceu no canal. Há três importantes tema: um arqueológico, um da história dos conflitos entre a Argentina e Chile e uma terceira sobre a história do território.

O achado arqueológico é de um sítio nas Ilhas Bridges e há provas de que havia vida no Canal Beagle há cerca de 6 mil anos. Na área sul do canal viveu o povo Yámana. E, segundo estudos geológicos há cerca de 8 mil anos se deu a entrada do mar no caminho.

Enchendo assim o canal de água. Nem sei se seria correto te afirmar que o Canal Beagle viveu um conflito pelo território, porque foram uma série deles que culminaram em um conflito armado entre 1979 e 1984. Uma continuidade dos conflitos pela parte Argentina foi a Guerra das Malvinas.

canal de beagle conflito
Em 1984 foi definido que as ilhas ao norte do Canal são da Argentina e a sul ao Chile.

Essa guerra que durou apenas três meses em 1982. Essa guerra teve mais de mil mortos. Os conflitos começaram em 1888 e disputaram os territórios e acesso ao Canal Beagle. O acordo firmado em 1984 cederam todas as ilhas ao norte do Canal à Argentina e as que estão ao Sul ao Chile.

O Canal Beagle hoje é a fronteira entre os territórios chileno e argentino e o acordo de 1984 estabeleceu as áreas de direito marítimo de cada um dos dois países. Especialmente sobre o Estreito de Magalhães que ficou em território chileno.

Na história mais recente, assim como o Trem do Fim do Mundo, servia para o transporte de presos no Canal Beagle, mais especificamente no Estreito de Magalhães. Houve uma prisão para presos políticos durante a ditadura chilena. O local era estratégico pois estava distante dos maiores centros urbanos chilenos.

A Ilha Dawson chegou a ser comparada a um campo de concentração e teve cerca de 400 presos políticos no ano de 1974. Você passará pelo Estreito de Magalhães quando estiver no tour que visita a Ilha dos Pinguins.

Para saber mais sobre a região veja o artigo sobre o Trem do Fim do Mundo. Confira mais das belezas da cidade, no vídeo acima feito pelo site oficial de turismo da Argentina.

Como chegar no Canal Beagle

estreito de beagle estreito de magalhães
Principal acesso pelo porto turístico de Ushuaia, no Centro.

O Canal Beagle tem seu principal acesso pelo porto turístico de Ushuaia, no Centro, no início da Avenida Prefectura Naval Argentina, paralela com a principal avenida da cidade, a Avenida San Martin.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Ushuaia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Atenção para não confundir o Porto Turístico com o Porto Comercial de Ushuaia, se você tem interesse em visitar o Porto Comercial até vale, mas a saídas dos passeios para o Canal Beagle são todas pelo Porto Turístico.

Se você estiver hospedado em um dos hotéis do Centro de Ushuaia dá para ir caminhando, já desde os hotéis das montanhas, você pode ir com um remisse.

Eles cobram cerca de 25 reais para percorrer até cinco quilômetros, distância média entre os hotéis de montanha e o porto. Antes de organizar sua viagem cheque clima, atrações e o que funciona no local, assim poderá escolher se vai para o Canal de Beagle no verão ou no inverno de Ushuaia.

Como é a visita ao Canal Beagle

canal beagle ushuaia hotel
Tours ao Canal Beagle duram entre 2h30 e 5 horas.

A visitação ao Porto de Ushuaia é gratuito, mas para conhecer o Canal Beagle, seus estreitos e ilhas você tem que contratar um tour, mais adiante deixo uma relação de vários interessantes para você aproveitar o melhor do canal.

Os tours duram entre 2h30 e 5 horas, como o tempo de navegação no Canal Beagle, também muda o preço, que vai desde 45 até 386 dólares americanos. O mais caro é um tour de dois dias com visitação ao incrível Parque Nacional da Terra do Fogo.

O que fazer em Canal Beagle

Farol Les Éclaireurs

navegação canal beagle
Farol Les Éclaireurs é um dos faróis mais insulares do mundo.

O Farol Les Éclaireurs, ainda em funcionamento, é um dos faróis mais insulares do mundo, ele se encontra em uma pequena ilha na Baía de Ushuaia dentro do Canal Beagle.

O acesso ao farol não é permitido, mas vários passeios que navegam passam bem pertinho do Farol.

O Farol Les Éclaireurs é pintado em vermelho e branco e está a cerca de 17 quilômetros da costa e a única forma de visitá-lo é um por um dos tours guiados.

Ilha dos Lobos-marinhos

canal beagle hotel
Ilha do Rio Grande é cheia de lobos-marinhos.

A ilha que foi batizada de ilha dos lobos-marinhos, na verdade é a Ilha do Rio Grande, nome do departamento em que está localizada a pequena ilha, que é habitada somente pelos lobos-marinhos.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Ushuaia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Vários tours passam em volta da ilha em que eles vivem, dá até para você perceber a diferença entre os machos e fêmeas, eles tem as barbatanas longas e são um pouco maiores, seu guia com certeza vai te comentar isto.

Desde o século XVIII até meados do século XX foi muito intensa a caça aos lobos-marinhos quase os extinguindo, apesar dos mais de 50 anos que controlaram este extermínio a população ainda é menor do que foi no passado.

Ilha dos Pássaros – Alicia del Sur

brasileiros em ushuaia
Ilha dos Pássaros é morada do cormorão  | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Creative Commons.

Quando você chegue à Ilha dos Pássaros pode ser que você pense que está na Ilha dos Pinguins, é que nesta ilha vive uma espécie de pássaro bastante parecido com os pinguins.

O pássaro é o cormorão, que tem o peito branco como os pinguins e quando o cruzeiro vá se aproximando dá para ver que tem muitas diferenças,  especialmente no pescoço mais longo e na abertura das asas.

Igualmente são lindos e fazem um lindo espetáculo com seus voos rasantes, eles são muito mais numerosos que os pinguins que vivem no Estreito de Magalhães.

Se for viajar para a região no inverno, recomendo o maravilhoso e completo passeio no Trem do Fim do Mundo e barco pelo Canal Beagle. Existem uma opção mais econômica para fazer apenas o passeio de trem.

Ilhas Bridges – sítio arqueológico

As ilhas Bridges é onde está o principal sítio arqueológico do Canal Beagle, é um passeio diferente, é  a única visita que não é à fauna e flora do canal.

Foi nestas ilhas que viveram tribos Yámanas, a visitação só é possível fazer com um dos tours que vou te comentar.

Ilha Martillo (a ilha dos pinguins)

Ilha Martillo Ushuaia
Ilha dos Pinguins.

Localizado no Estreito de Magalhães, a Ilha do Martillo, é uma das atrações que mais chamam atenção dos turistas, fique atento porque os cruzeiros não conseguem acessar esta ilha e são somente as embarcações menores que vão até a Ilha.

Fica a dica, que verifique antes se o tour vai passar pela ilha dos pinguins, nos tours que vou comentar aqui contigo, vou deixar o link de um que passa.

A paisagem é linda e é muito recente a ocupação desta região pelos pinguins, em 1993 foi encontrado apenas um casal, atualmente são mais de 30.

Pelo clima e fauna da região acontece algo muito interessante, eles não migram no inverno, vivem permanentemente na ilha.

Cabo de Hornos – Porto Williams

Dicas da Argentina
Cabo Hornos | Foto: Buron444, via Wikimedia Commons.

Esse é o único ponto turístico do Canal Beagle que vou indicar para você que fica no Chile, o acesso se dá por balsa do Porto de Ushuaia até o Porto Navarino, já no território chileno. A viagem dura cerca de 30 minutos e depois há que fazer migração. No caminho você passará por muitos sítios arqueológicos.

Os 55 quilômetros que separam o Porto Navarino de Porto Williams demora pelo menos duas horas para percorrer, por causa das condições da estrada. Mas vale e muito este passeio, a paisagem deste trajeto é impressionante, entre os meses de maio e setembro não é aconselhável visitar Cabo de Hornos por causa da neve.

Assim, se for no verão faça a Navegação Canal Beagle + Estância Harberton em Ushuaia (confira também preço e disponibilidade no site da Civitatis) e conheça mais locais em Ushuaia. A travessia pela balsa tem uma única saída a por dia e se você atravessar saiba que terá que dormir na parte chilena que margeia o Canal Beagle, por isto, vou deixar algumas dicas de hotéis no fascinante povoado de Porto Williams.

O custo da travessia é 240 dólares e há também uma taxa portuária de 10 dólares.

Tours e excursões para o Canal Beagle

Tours para o Canal Beagle
Há diversos tours para o Canal Beagle | Foto: RAYANDBEE, via Wikimedia Commons.

Como fui comentando com você antes, a melhor forma, de conhecer o Canal Beagle é por passeio contratado para navegação pelo canal.

Aqui vou deixar alguns passeios que a Get Your Guide, empresa reconhecida mundialmente no setor de turismo oferece para você.

  • Cruzeiro: Estreito de Beagle e Farol Les Eclaireurs – Saindo do porto de Ushuaia, este tour passa próximo das Ilhas Bridges, onde há um sítio arqueológico Canchoro Yamánas, do cruzeiro você pode observar onde a tribo Yamanás vivia. Em seguida, passará pela Ilha dos Lobos, onde você poderá observar os leões-marinhos; pela Ilha dos Pássaros; e por fim no Farol Les Eclaireurs, voltando para o porto de Ushuaia pelo Paso Chico. Duração do passeio: 3 horas
  • Passeio de Catamarã com Observação de Pinguins – Neste tour além dos pontos turísticos do anterior você navegará pelo Canal Beagle até a cidade chilena de Porto Williams, mas não desce na Ilha Bridge. E na volta ao invés de ingressar pelo Paso Chico, a embarcação vem pelo Estreito de Magalhães e passa pela Ilha Martillo, a ilha dos Pinguins. Duração do passeio: 3 horas
  • Cruzeiro ao Estreito de Beagle e Ilha dos Lobos – Este cruzeiro visita os mesmos pontos do primeiro cruzeiro que listei aqui para você, mas no sítio arqueológico do povo Yamana você desembarcará no Porto Karelo para visitação. Duração do passeio: 2h30

CLIQUE ABAIXO para reservar os melhores passeios no Canal de Beagle »

Hotéis perto do Canal Beagle

Para quem for fazer a aventura mais longa e quer passar uma noite no Chile, desembarcando pelo Porto Williams, vou deixar aqui três hotéis legais para você aproveitar ao máximo a ilha.

Também separei três opções de hotel bem perto do Porto de Ushaia desde onde saem os tours ao Canal. Priorizei por separar uma opção econômica de hospedagem, um com boa relação custo-benefício e o melhor hotel das duas regiões.

Hotéis perto do Canal Beagle
Cilene del Faro | Foto: Booking.
  • Hotel barato Canal Beagle:  O Hotel Mustapic é uma das poucas opções econômicas de Ushuaia e que tem fácil acesso ao Porto, está a apenas 200 metros do Canal e quem já se hospedou o considera muito bom, com nota 8,3. O atendimento é bom e o hotel oferece banheiro privativo em todos os quartos, wi-fi e serve um café da manhã continental no terceiro andar que tem uma bela vista para o Porto.
  • Hotel com melhor relação custo-benefício Canal Beagle: O Canal Beagle Ushuaia Hotel tem a excelência de um 4 estrelas, com bom preço, vale destacar que não há acomodações muito econômicas em Ushuaia. O hotel também conta com um SPA que pode ser contratado à parte, há piscina e academia sem custos extras. Ele é considerado muito bom, com avaliação 8,5.
  • Melhor hotel Canal Beagle: Com excelente localização para embarcar rumo ao Canal Beagle, o hotel fica a apenas 500 metros do Porto.  O Cilene del Faro Suítes & SPA é um 4 estrelas que conta com piscina, ducha escocesa, sala de relaxamento e sauna. Todos os quartos são amplos com uma pequena cozinha e sala de estar, algumas suítes tem sacada com vista para o canal e no último andar há um bar. Ele é considerado fabuloso com nota 8,9.
Onde ficar em Porto Williams
Lakutaia Lodge | Foto: Booking.
  • Hotel barato Porto Williams: Esta é opção mais barata de hospedagem em Porto Williams e em todo o Canal Beagle, só que é considerado fantástico com avaliação 9. É um hostel e mesmo no quarto privativo para duas pessoas o banheiro é compartilhado. O ambiente do El Pescador y la escritora é bastante reservado, são apenas dois quartos privados e dois compartilhados com quatro camas cada. Fica em uma casa na beira-mar, tem wi-fi e uma cozinha bem equipada.
  • Hotel com melhor relação custo-benefício Porto Williams: O Forjadores del Cabo de Hornos pode enganar o aspecto da casa bastante simples por fora, mas tudo muda ingressando ao hotel. Os móveis e a decoração são de bom gosto. Os quartos e banheiros são bem espaçosos, além de contar com uma suíte com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Está na última rua do pequeno povoado de Porto Williams e recebeu o título de alojamento nos confins do fim do mundo e é mais ou menos isto mesmo. A avaliação é 8,3, muito bom.
  • Melhor hotel em Porto Willams: O Lakutaia Lodge é uma casa muito bem decorada no meio das montanhas em Porto Williams e com vista para o Canal Beagle. Fica em uma área que é coberta pela neve no inverno e a vegetação floresce na primavera. O bar do Lakutaia serve pratos internacionais e regionais. Os quartos são muito espaçosos e todos com carpete de madeira (é muito comum os hotéis da região terem carpete comum e algumas pessoas tem restrições com isto). Os hóspedes que ficaram no Lukataia Lodge o consideram muito bom, com avaliação 8,4.

Dicas para aproveitar bem o Canal Beagle

Pontos turísticos da Argentina
Canal Beagle sempre é navegável, nunca congela | Foto: RAYANDBEE, via Wikimedia Commons.

Nas viagens dentro do Canal Beagle não há paradas para comidas, alguns tours oferecem bebidas e comidas para serem compradas em seus bares. O tour de dois dias inclui lanches e bebidas para o primeiro dia e almoço no segundo dia.

Para brasileiros em Ushuaia, não é necessário passaporte, somente RG em bom estado de conservação e com menos de dez anos de sua emissão.

O mesmo vale para quem quiser atravessar até Porto Williams no Chile, que apesar de não ser parte do Mercosul também permite o ingresso de brasileiros somente com o RG.

Vou deixar uma dica aqui, por viajar muito sempre que entro em um país que me permite a entrada com RG a faço com ele, assim economizo folhas do passaporte.

Só que sempre levo os dois documentos, por duas razões, uma é por segurança, sempre deixo o passaporte no hotel, outro motivo é que nas saídas e entradas pelo aeroporto de Guarulhos utilizo o passaporte com chip e não pego filas.

Fica a dica para você ganhar tempo na saída do Brasil, mas não gastar dinheiro e tempo emitindo um novo passaporte com frequência.

O Canal Beagle sempre é navegável, não se congela mesmo no inverno, mas as embarcações que fazem os tours não são navios gigantescos e todos os tours estão sujeitos às condições climáticas.

Os cancelamentos são mais frequentes no inverno. Eu visitei Ushuaia em outubro, quando a neve já havia baixado um pouco, mas dava para ver nos glaciares e não tive nenhum cancelamento para fazer os tours no Canal Beagle.

Curiosidades do Canal Beagle

Curiosidades do Canal Beagle
Em 1930, um navio afundou no canal | Foto: Rodrigo Soldon, Creative Commons.

Em 1930, o navio alemão Montes Cervantes afundou no Canal Beagle e várias peças que foram resgatadas do navio estão em Ushuaia e não necessariamente como peças de museu, muitas peças são usadas em outros lugares.

Em Ushuaia neste período viviam apenas 800 pessoas que acolheram quase 1.500 pessoas entre passageiros e tripulantes da embarcação na cidade.

Não houveram mortos no acidente que aconteceu após um choque com pedras no Canal de Beagle a 9 quilômetros da costa.

Atrativos turísticos do Canal Beagle

Ushuaia é um dos principais destinos da Argentina e tem como um dos seus principais pontos turísticos o Canal Beagle, além de sua famosa estação de esqui. Desbravar o Estreito de Beagle passando pelo Estreito de Magalhães e pelos outros estreitos  e inúmeras ilhas que formam o Canal é algo impressionante.

Veja também os melhores restaurantes de Ushuaia e ainda informações sobre clima e temperatura no artigo sobre quando ir para Ushuaia.

E, caso você tenha um tempo para uma viagem bem completa, veja essa sugestão de roteiro em Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate.

A natureza realmente brindou com o que há de mais belo o Canal Beagle. Gostou deste post? Comente aqui e compartilhe com seus amigos!!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Ushuaia – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Ushuaia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios em Ushuaia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seu passeios em Ushuaia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Ushuaia

Ter um internet ilimitada na Argentina e conexão 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Ushuaia.

Seguro viagem recomendado em Ushuaia

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Ushuaia. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Samanta
    Olá! Qual é o tour de dois dias que vai até o Parque Nacional da Terra do Fogo? Procurei, mas não encontrei. Obrigada!
  2. Polly Batista
    Olá, Samanta. O passeio citado no artigo é esse: https://www.getyourguide.com/pt-br/ushuaia-l1851/ushuaia-viagem-de-dois-dias-ao-parque-nacional-e-canal-de-beagle-t404966/?partner_id=7HFH8DM&cmp=coment. É incrível!
  3. Alexia
    Posso pegar as embarcações em qualquer horário?
  4. Polly Batista
    Olá, Alexia. Tudo bem? Os horários são previamente marcados com a agência que fará o passeio. A época do ano e o clima no dias da sua viagem influenciam na marcação da navegação (principalmente pelos ventos ou gelo). Reserve ao menos um experiente para fazê-lo (manhã ou tarde). No mais, consulte esses tours em Ushuaia.
Quero Viajar Mais