Compras em Ushuaia: vale a pena comprar na zona franca?

por Polly Batista

Compras em Ushuaia: vale a pena comprar na zona franca?

Fazer ou não compras em Ushuaia? A capital da província da Terra do Fogo é uma zona franca para compras na Argentina. Isso significa que as operações comerciais possuem impostos reduzidos e a legislação aduaneira é menos branda.

A ideia é impulsionar o desenvolvimento dessa região que fica bem afastada dos grandes centros urbanos, como Buenos Aires, a 3 mil quilômetros. Por isso, os visitantes aproveitam para comprar no duty free, outlets e no shopping da cidade. Neste artigo, você verá dicas de compras em Ushuaia.

Planeje sua viagem => Escolha entre os melhores hotéis em Ushuaia

Seguro viagem para esporte radical »

 

Vale a pena fazer compras em Ushuaia?

Vou resumir de uma forma bem prática a pergunta se vale a pena fazer compras em Ushuaia: não. Exceto para produtos muito específicos, como roupas e acessórios para neve ou casacos impermeáveis de grandes marcas, não crie grandes expectativas de compras na Terra do Fim do Mundo, na vizinha Argentina.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Ushuaia »

 

Dicas de compras em Ushuaia

Compras em Ushuaia

Apesar de ser zona franca e possuir alguns incentivos fiscais para baratear o consumo, nem sempre os preços de Ushuaia são os melhores. Embora, uma das vantagens da Argentina é a desvalorização da moeda local em relação ao nosso real, isso não significa carta branca para as compras.

Há muitos anos, a Argentina tem sofrido com uma inflação altíssima (somente em 2017 foi de 24,8%!!!). O que acaba refletindo no valor dos objetos. Lembro bem o quanto os preços têm aumentado em relação à primeira vez que estive no país em 2010, se comparados aos dias atuais. Ficou muito mais caro se hospedar, comer e passear no país.

Confira o mapa dos 9 principais pontos turísticos de Ushuaia.

Outro detalhe é que apesar de ser zona franca, Ushuaia fica muito distante e vários produtos e insumos chegam por lá pelo mar ou por aviões, o que acaba encarecendo o preço final dos produtos, que seriam muito mais caros se não fosse zona franca, entende? Então, vamos às nossas dicas de compras.

É preciso saber o que comprar em Ushuaia e não se deixar levar pelo apelo de zona franca.

 

O que comprar em Ushuaia?

O comércio em Ushuaia é forte para o tamanho da cidade, que é pequena. A avenida principal San Martín concentra muitas lojas de roupas, acessórios para esporte de neve e alguns equipamentos eletrônicos.

Algumas pessoas chegam a pensar em comprar artigos em Ushuaia, mas minha opinião é que não vale a pena fazer grandes compras por lá.

Embora a cidade seja uma zona franca, os preços são menos atrativos, pois a distância acaba adicionando mais valor às coisas. Logo, esse desconto da zona franca só serve para neutralizar os preços que seriam muito mais altos, caso não existisse o incentivo fiscal. Aproveite e veja essa visita guiada pela cidade e museus de Ushuaia.

Na verdade, se você tem interesse em comprar roupas de frio vale a pena dar uma boa olhada nas lojas, mas também não deixe de comparar com os preços do Brasil em lojas mais populares, como Decathlon e outras do gênero.

Aventura => Trenó na neve em Ushuaia

Fazer compras em Ushuaia

Na San Martín tem muitos estabelecimentos que vendem roupas impermeáveis, botas, luvas, óculos, mochilas e acessórios para esqui, snowboard etc. É possível encontrar algumas peças em oferta, mas para saber se o preço está bom você precisa ter um parâmetro. Portanto, tenha em mente o que você quer comprar e parta para a pesquisa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há uma variação muito grande entre os preços das lojas na mesma avenida em Ushuaia. Então, até isso você tem que verificar. Compare e encontre os melhores preços.

Na San Martín, nº 627, tem uma loja chamada Duty Free Shop Atlantico Sur que vende perfumes, maquiagens, malas e essas coisas comuns aos free shopping. Faça um comparativo com os preços do aeroporto e veja se vale a pena levar o que você quer.

A cidade também tem um pequeno shopping, o Passeo del Fuego que fica um pouco mais afastado do centro, na Av. Perito Moreno, 1460. Se um artigo que você quer muito está com um preço camarada em um desses lugares, compre.

Contudo, não crie expectativas em relação a super ofertas por conta da zona franca. Isso dificilmente vai acontecer.

Inesquecível => Passeio de moto de neve nos bosques de Ushuaia

 

Vale a pena alugar roupas em Ushuaia?

Sim. Se você não precisa de roupas para próximas viagens ou se tem crianças que estão em constante crescimento, não compre roupas caras para encarar o frio em Ushuaia. Alugue-as. Isso vale para botas, luvas e outros acessórios importantes.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Durante minha estadia em Ushuaia, aluguei botas impermeáveis depois de passar apuros no trekking para a Laguna Esmeralda, sem sapatos adequados. Também aluguei um casaco impermeável. Saiba como foi o meu trekking para a Laguna Esmeralda.

Outros acessórios não precisei alugar, pois a agência ofereceu. Então, consulte o que está incluso no pacote dos passeios para não gastar sem necessidade. Os grampones, por exemplo, vieram no pacote para a subida ao Glaciar Martial.

Ao alugar o item, você paga por dia por ele e se tiver com mais pessoas, aproveitem para ir todos à mesma loja, assim ganharão um desconto maior.

Inicialmente, é meio estranho alugar roupas usadas, mas é a melhor forma de economizar e não comprar coisas que você provavelmente vai demorar a usar novamente. É bom para o bolso e também para frear o consumismo.

Completo => City tour em Ushuaia

Vale a pena alugar roupas em Ushuaia
Botas alugadas e grampones (garras) cedidos pela agência.

Eu pedi indicações de boas lojas de aluguel na própria agência onde fechei os passeios e havia uma parceira, bem próxima. A dica é você alugar as peças maiores e ganhar de “brinde” o aluguel de peças menores, como as luvas (tem sempre uma promoção nesse sentido).

Dessa forma, ao chegar na loja procure por peças maiores, como casacos e botas e, naturalmente, algum acessório menor poderá entrar no pacote.

Ao alugar, você recebe uma nota com a descrição das peças e o preço do aluguel e é importante guardar bem para a devolução. Esteja atento às condições dos objetos para não pagar multa por possíveis dados que já estavam feitos. Se puder, tire fotos de arranhões, rasgos ou outros tipos de danos.

Se você for passar o inverno em Ushuaia, é imprescindível ter botas adequadas para não escorregar. Não só durante os passeios de aventura, como nas próprias ruas de Ushuaia que acumulam gelo (diferente da neve fofinha) e ficam super deslizantes. E com um agravante: a cidade é cheia de ladeiras, o que lhe garante um festival de escorregões.

Os bastões são acessórios essenciais se você vai fazer alguns trekkings. Considere aluga-los, principalmente se você vai à Laguna Esmeralda, um percurso de 9 km (ida e volta). O segredo para não errar é perguntar na agência a distância e as condições dos passeios para ter a ferramentas adequadas e não passar perrengue.

Passeio incrível => Trem do fim do mundo em Ushuaia

 

Quanto custa alugar roupas em Ushuaia?

Dicas para alugar roupa em Ushuaia
Foto: Jumping Alquiler.

O “alquiler” fica mais caro se for somente para um dia. Uma dica é você primeiro agendar seus passeios e, somente depois, saia para alugar o que for necessário.

Se possível, programe suas aventuras para dias seguidos ao invés de alternados, assim você não paga o aluguel dos itens pelos dias nos quais você não vai usa-los, entende?

Por exemplo, ao invés de ir esquiar na segunda e na quinta. Prefira dias subsequentes, assim o aluguel dos equipamentos será para dois dias corridos, e não para quatro, sendo que em dois você nem precisará deles.

Os preços dos alugueis de roupas e equipamentos em Ushuaia não são tão diferentes entre as lojas. Veja alguns preços da temporada 2017.

  • Ski para crianças: 290 pesos (1 dia);
  • Ski para adultos: 360 pesos (1 dia);
  • Snowboard: 480 pesos (1 dia);
  • Casaco, calça, macacão, luvas, botas e óculos: 200 pesos cada (1 dia);
  • Jaqueta impermeável: 450 pesos (1 dia);
  • Casaco e calça especiais: 300 cada um (1 dia).

Lindo => Cruzeiro em Ushuaia com observação de focas

 

Onde fazer câmbio em Ushuaia?

Casas de câmbio em Ushuaia
Av. San Martín em Ushuaia.

Entre as dicas de compras em Ushuaia não pode faltar um tópico dedicado ao câmbio na cidade. Na verdade, à ausência dele. Em Ushuaia, não vi casas oficiais de câmbio, mas tem o Banco de La Nacion (Av. San Martín, 190) que realiza a venda de moedas, e algumas lojas e cassinos que também fazem câmbio.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O real é bem aceito no comércio, mas o dólar é unanimidade. Consegui pagar o meu hotel com real com uma cotação melhor do que quando negociei no Banco de La Nacion em Buenos Aires. Na Patagônia acabei conseguindo 4,50 pesos por cada real, diferentemente dos 3,75 do Banco de La Nacion (isso foi em 2014. A cotação atual é bem mais vantajosa, chegando a 7 pesos por cada 1 real em alguns lugares da Argentina)!!!

   

É consenso entre os viajantes que o câmbio de Ushuaia é bem melhor do que em outras cidades argentinas. Portanto, não troque todo o seu dinheiro em Buenos Aires, deixe para negociar por lá.

Cartão de crédito é super aceito, mas lembre-se do IOF das operações. Logo, uma dica é levar pesos suficientes apenas para chegar em Ushuaia, e deixar para trocar seu dinheiro na Terra do Fim do Mundo.

Se preferir, leve dólares, pois a moeda americana é bem valorizada e você pode sair na vantagem.

 

Quanto dinheiro levar para uma viagem a Ushuaia?

Viajar para Ushuaia não é tão barato, apesar de a moeda valer bem menos que a nossa. Acontece que a passagem aérea já fica um pouco mais cara.

De Buenos Aires para Ushuaia, o trecho só deve ser feito de avião, haja vista os mais de 3 mil quilômetros que separam as cidades. Entre uma promoção e outra, é possível encontrar a passagem a partir da capital por 1.300 reais.

Uma boa ideia é intercalar com outra paradinha estratégica em El Calafate, a linda capital dos Glaciares. Assim, você já conhece esses lugares portenhos fantásticos: Buenos Aires-El Calafate- Ushuaia! Aproveite e descubra os principais pontos turísticos de El Calafate.

Prático => Tour guiado para Laguna Esmeralda

Quanto dinheiro levar para uma viagem a Ushuaia?

Os hotéis em Ushuaia também costumam ser mais salgados. Fiquei em um hotel nem tão bom e paguei R$ 350 a diária com café da manhã. Sem falar que ele ficava bem no alto de uma ladeira e, em dias com gelo no chão, isso não é nada engraçado.

Mas, sem dúvida, são os passeios que torram a maior parte do seu orçamento. Praticamente todas as atrações de Ushuaia ficam nos arredores da cidade e certamente você precisará de uma agência para intermediar os passeios com segurança.

Fiz uma pesquisa atualizada sobre os valores de algumas atrações para você calcular quanto dinheiro você vai gastar em Ushuaia. Veja (lembrando que esses valores variam muito e nessa lista aparecem em três moedas diferentes: pesos ou real ou euro, dependendo de quem promove o passeio).

E, para finalizar, o órgão oficial de turismo de la Provincia de Tierra del Fuego fez um vídeo com as imagens da webcam da cidade. Dá só uma olhada nos cenários espetaculares desse destino. Ah, e essa é uma dica infalível, viu? Sempre que viajo para algum lugar que quero ver neve, fico acompanhando as webcams espalhadas pela cidade para conferir se já está tudo branquinho!

E você, tem vontade de conhecer Ushuaia? Pretende fazer compras para trazer lembranças da Argentina? Deixe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Régis Georges Pouchucq Júnior

    Dicas muito legais, sempre leio tudo que exite sobre o lugar que pretendo viajar. Irei agora no final de janeiro. O que vc indica que devo levar de roupas para essa época do ano? vc comentou que só precisa alugar roupas para quem vai no inverno, é isso mesmo? somente um casaco corta vento para usar sobre a roupa é suficiente? É preciso ter uma bota impermeável para os passeios de trekking? Desde já agradeço, Abs,

  2. Polly Batista

    Oi, Régis! Tudo bem?! Janeiro é verão em Ushuaia e pode até pegar uma chuvinha leve. A média histórica para esse mês é de 13 graus. Ou seja, faz um pouco de frio e você pode ainda pegar uma variação maior, pois o tempo em Ushuaia é bem instável. Portanto, leve um casaco que resista ao frio, mas você só precisará alugar roupa no inverno ou caso tenha uma nevasca inesperada nos seus dias em Ushuaia. A bota impermeável é essencial para trekking, principalmente quando neva ou chove, pois um trekking como o para a Laguna Esmeralda passa por áreas meio alagadas. Daí, se for preciso, você consegue alugá-la em Ushuaia facilmente também. Lembre-se de não colocar muitas camadas de roupas quando for fazer as atividades, pois você acaba sentindo calor durante os percursos. Boa viagem!!!

  3. Miro Oliveira

    Bom dia! Ótimo post. Somos do Sul e vamos para USH e EL CAL. em janeiro. Pensamos em comprar roupas, pois por mais que sejam caras, acho que podemos usá-las novamente (nosso inverno aqui no PR tem vários registros abaixo de ZERO). Mas queria saber qual sua opinião sobre isso? Outra coisa, temos vários passeios comprados já, mas penso que pode que alguns (como o passeio de trem e ida às passarelas, que separamos um em cada dia) podem ser rápidos, e ficarmos no ócio o resto do dia. O que sugere? Obrigado!

  4. Polly Batista

    Que bom que gostou, Miro! Se você quer mesmo comprar algumas roupas, dê preferência a Ushuaia. El Calafate, é muito pequenininha, com pouquíssimas opções... Além disso, os passeios de El Calafate não precisam de roupa alugada, só em Ushuaia (se tiver neve). Na minha opinião, um dia para as passarelas em El Calafate é ideal, lá é tão lindo que é o melhor ócio da vida! Não se preocupe em preencher esse dia, pois tem a viagem de ida e volta para o Perito Moreno, o almoço, diversos ângulos da plataforma, enfim seu dia vai passar voando. Não programe nada além disso!

  5. Luna

    Obrigada pela resposta rápida!! Farei o que me sugeriu e depois da viagem volto para contar...

  6. Luna

    Post muito legal! Mas agora fiquei em dúvida! Viajarei em outubro com meu marido e estava certa de comprar pesos em Buenos Aires... Li em outros blogs que o câmbio em Ushuaia não era tão favorável ao real e que a melhor cotação ainda era em Buenos Aires... não sei mais o que fazer! Rs

  7. Polly Batista

    Olá, Luna. Tudo bem? Faz o seguinte... entra em contato com o seu hotel por email e pergunta se eles fazem cambio e quanto eles estão pagando (embora, a cotação será sempre do dia em que você chegar). Em 2014, foi no meu hotel que consegui uma cotação beemmm melhor que em Buenos Aires. Porém, atualmente, o Banco de La Nacion em Buenos Aires, também está bem favorável para fazer câmbio, mas na época não estava... A oscilação é grande na Argentina, por isso, muda sempre. Caso seu hotel não faça, troca em Buenos Aires mesmo para não arriscar. Boa viagem e não esquece de voltar aqui para dizer onde estava melhor para o câmbio!