Principais pontos turísticos de Cusco, no Peru

por Carlos Santoro
5/5 - (3 votes)

Principais pontos turísticos de Cusco, no Peru

Quais são os principais pontos turísticos de Cusco, no Peru? É isso que vou te mostrar neste artigo. A cidade, que foi capital do Imperial Inca e que traz herança também dos espanhóis, é hoje destino de milhares de mochileiros e turistas do mundo todo, que buscam conhecer seus encantos, mistérios, ruínas e história.

Cusco foi declarada Patrimônio Cultural da Unesco em 1983 e, por si só, já valeria a viagem. Apesar de mais conhecida por ser o ponto de partida para visitar Machu Picchu, já que é de lá que saem os trens para a cidade perdida dos Incas, Cusco também tem muitas atrações.

É uma cidade vibrante à noite, com diversas opções de restaurantes para se experimentar a rica gastronomia local e o pisco, bebida típica do Peru, diversos mercados para apreciar a arte cusquenha e herança Inca, bem como sítios arqueológicos imperdíveis.

Programe-se​ => Dicas de hospedagem em Cusco

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Principais pontos turísticos de Cusco

Principais pontos turísticos de Cusco
Região central de Cusco, no Peru.

Cusco, no Peru, possui diversos lugares que merecem sua visita, como o Mercado de San Blas, as ruínas de Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay, que ficam a poucos minutos do centro histórico.

As igrejas de La Compania, Catedral, El Triunfo e Jesus Maria, o Monastério de São Francisco, e os museus Inca, Casa Concha, da Arte Pré-Colombian. Além da Plaza de Armas e dos sítios arqueológicos do Vale Sagrado, como Ollantaytambo, Pisac, Chinchero e Moray são locais imperdíveis no seu roteiro.

Por fim, as casas noturnas e bares de Cusco também são uma atração à parte e, após um dia cheio de caminhada e fotos pelas outras atrações, vale descansar ao som de uma boa música.

 

Boleto Turístico de Cusco

Como funciona o boleto turístico de Cusco?

Assim como outras cidades turísticas, você pode – e deve – adquirir um Boleto Turístico de Cusco, que dá acesso a 16 atrações turísticas da cidade e arredores.

Pode ser comprado na sede de turismo de Cusco, a Cosituc, localizada nas Galerias Turísticas (Avenida Sol, nº 103), de segunda a domingo, das 8 às 18 horas, ou em todos os lugares incluídos nos circuitos. Não é vendido pela internet.

Há duas opções de boletos. O Geral dá acesso aos três circuitos de visitação por até 10 dias da data da compra ao valor de S/130 para adultos e S/70 para estudantes.

Já o Parcial, você escolhe o circuito que quer visitar e paga somente aquele, ao custo de S/70, cada um, e possui prazo de visitação de 1 a 2 dias da data da compra, a depender do local. A cotação em setembro de 2018 dos Soles peruanos é de, aproximadamente, R$ 1 = S/0,80, mas pode oscilar. Portanto, consulte a cotação próximo à data de sua viagem.

Há algumas regras e orientações importantes para quem compra o boleto. Esses bilhetes não podem ser usados mais de uma vez por atração e não incluem serviço de guias e transporte a cada local.

Isso pode ser facilmente contratado com taxistas de Cusco com valores a partir de U$ 5, e nem a entrada para Machu Picchu, que possui outra forma de ingresso.

validade do bilhete começa a contar a partir do dia da compra e as crianças até 9 anos são isentas da compra. Os adolescentes, entre 10 a 17 anos podem pagar preços de estudantes.

 

Conheça os três circuitos turísticos de Cusco

I – Ruínas de Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay, com duração aproximada de uma tarde, incluindo ainda city tour por Cusco. Estão abertas à visitação todos os dias, das 7 às 18 horas.

II – Museu de Qoriconcha, museu histórico regional, museu de arte contemporâneo, monumento a Pachaqutec, parque arqueológico de Tipon e parque arqueológico de Pikillacta;

III – Sítios arqueológicos de Ollantaytambo, Pisac, Chinchero e Moray.

 

Ruínas em Cusco – Circuito I

Sacsayhuaman

Dicas de pontos turísticos em Cusco
Pedras em Sacsayhuaman pesam de 100 a 300 toneladas.

O complexo de ruínas de Sacsayhuaman forma a mais importante construção Inca das proximidades de Cusco. Foi erguida com motivos religiosos e de defesa. Suas pedras gigantescas (pesam de 100 a 300 toneladas e podem medir até 8 metros) se encaixam perfeitamente uma sobre as outras e chamam a atenção de qualquer um.

Muitas das pedras mais leves e de menor tamanho foram retiradas do local original pelos espanhóis para construção de igrejas e edificações na cidade. Possui ainda um mirante em que é possível avistar toda a cidade de Cusco. Descubra como adquirir um passeio exclusivo para as ruínas Incas de Cusco.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Cusco. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Qenqo

Já Qenqo foi construída para abrigar rituais religiosos, como cerimônias de mumificação dos Incas, sacrifícios de animais e cerimônias de fertilidade. Também era usada para observação astronômica.

 

Tambomachay

Lugares para conhecer em Cusco
Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons,

E em Tambomachay, o Templo das águas, você poderá ver um exemplo claro de como os Incas tinham conhecimento e tecnologia para distribuição de água para diversos setores da cidade.

 

Pucapucara

Pontos turísticos para conhecer em Cusco
Controlava o acesso à cidade | Foto: Haakon S. Krohn, via Wikimedia Commons.

Por fim, Pucapucara foi construída para servir de fortaleza e controle de acesso à cidade de Cusco. Como é o único local em que as pedras estão irregulares e não se encaixam de forma perfeita como os demais sítios arqueológicos, faz os historiadores suporem que foi erguida às pressas ante uma ameaça iminente.

Por ser uma das mais simples construções, sua visita deve ser melhor aproveitada se combinada com os demais sítios.

 

Museus – Circuito II 

Museu Inca

Passeios por Cusco
Maquete do Vale Sagrado, no Museu Inca | Foto: Laslovarga, via Wikimedia Commons.

O Museu Inca fica dentro de um prédio conhecido como Admiral’s Spanish House, a casa colonial mais marcante de Cusco. Foi danificado duas vezes por grandes terremotos nos anos de 1650 e 1950, e hoje é considerado um dos melhores passeios para fazer em Cusco.

Sua coleção foca nos Incas, desde o crescimento do Império, suas conquistas e a influência da cultura nos dias de hoje, para o Peru. Fica na Cuesta del Almirante, nº 103, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e aos sábados das 9 às 17 horas.

 

Museu de História Regional

No Museu de História Regional, também conhecido como a Casa Garcilaso de la Vega, pode-se encontrar diversos artefatos de ouro e prata, bem como arte cusquenha dos séculos 17 e 18. Ele está localizado na Plaza Regocijo, Calle Heladeros. O horário de funcionamento de segunda a sábado, das 8 às 17h30.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Museu Casa Concha

Outra atração é o Museu Casa Concha, que possui mais de 46 mil artefatos que foram devolvidos pela Universidade de Yale. Em sua grande maioria são objetos levados pelo descobridor de Machu Picchu, Hiram Bingham, como joias, cerâmicas e ferramentas.

O museu está 320 Santa Catalina Ancha, Cusco, Peru 080101. Ele funciona de segunda a sábado, das 9 às 17 horas. Os ingressos custam S/20 para o público em geral; S/10 para estudantes e residentes; S/5 estudantes locais.

 

Museu Qorikancha

Pontos de interesse em Cusco
Foto: Pavel Špindler, via Wikimedia Commons.

Situado ao lado da Igreja de Santo Domingo, está o Museu Qorikancha, um pequeno museu arqueológico com artefatos incas e pré-incas. Ele fica na Avenida El Sol, Cusco. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9 às 17:30h, e domingos, das 9 às 13h.

 

Monumento Pachakutq

Roteiro pelos pontos turísticos de Cusco
Estátua do imperador Inca | Foto: Pavel Špindler, via Wikimedia Commons.

Construído em homenagem ao Imperador Inca que construiu Cusco e levou o império Inca para além do Vale Sagrado, está o Monumento Pachakutq.

Importante para a história Inca e igualmente para a história peruana, uma vez que seu legado até hoje é lembrado. Se trata de uma torre com a estátua do imperador, feita de bronze e possui aproximadamente 11 metros de altura. O monumento fica na Avenida del Sol.

Arredores​ => Passeio para as montanhas coloridas de Vinicunca

 

Vale Sagrado – Circuito III

Roteiro nos pontos turísticos incas em Cusco
Visita obrigatória para quem está em Cusco.

O Vale Sagrado dos Incas, composto pelos sítios arqueológicos de Ollantyatambo, Pisac, Chinchero e Moray, é visita obrigatória para quem está em Cusco.

Já foi o centro do Império Inca, por conta do clima, posição estratégica, abundância de recursos naturais e terra fértil. Muitos ainda creditam ao Vale Sagrado uma visita mais impressionante que Machu Picchu.

 

Pisac

Dicas do que fazer em Cusco
Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Pisac está localizada a 32 quilômetros de Cusco e é onde o vale sagrado se inicia e se estende até a cidade de Ollantaytambo. Você pode chegar de ônibus (aproximadamente 30 minutos) ou carro, contratando serviços de motoristas ainda em Cusco.

Geralmente, no passeio que cobre o Vale Sagrado é indicado contratar um motorista que te acompanhe em todo o percurso e aguarde no local em cada sítio de visitação.

Foi construída com objetivos de defesa, religiosos, administrativos e políticos. A cidade de Pisac está localizada no vale do Urubamba e está a apenas 1 quilômetro suas ruínas. A cidade é conhecida pelo grande mercado que funciona às terças, quintas e domingos. Veja como adquirir o passeio para o Vale Sagrado de Cusco.

 

Ollantaytambo

Pontos turísticos do Peru, em Cusco
Cidade inca está a 80 km de Cusco | Foto: Stevage, via Wikimedia Commons.

Já Ollantaytambo fica a aproximadamente 80 quilômetros de Cusco, no extremo oposto de Pisac. É a perfeita cidade Inca e, assim como Pisac, possui a cidade habitada e com todas as peculiaridades da cultura antiga do Peru logo abaixo das ruínas que impressionam pela grandeza e beleza. Servia de fortaleza de defesa para proteger a capital do império Inca, Cusco.

Hoje seus habitantes vivem basicamente do turismo, de vendas de souvenirs, como lã de alpaca, artesanato e alimentos. Sua arquitetura é composta de terraços sobrepostos para agricultura em que canais de irrigação que funcionam até hoje.

Em suas construções é nítida a diferenciação dos setores residenciais, administrativos e agrícolas. Acredita-se que a cidade era utilizada para descanso das famílias reais a caminho de Machu Picchu.

Em Ollantaytambo não deixe de conhecer o Templo do Sol, formado por 6 gigantes monólitos roseados e o Baño de la Ñusta, que se trata de uma fonte com 3 saídas de água e que pode ser encontrada nas principais cidades Incas.

 

Chinchero

Informações atualizadas sobre Cusco
Foto: Bernard Gagnon, via Wikimedia Commons.

Outro ponto de parada neste circuito é Chinchero. Dos sítios arqueológicos do Vale Sagrado, esta é a cidade com maior influência espanhola, o que pode ser notado nas construções coloniais, como a igreja na praça central com seus vários afrescos e esculturas em seu interior.

Está a uma altitude ainda maior que Cusco (3.700 metros acima do nível do mar). Seus moradores vivem exclusivamente do turismo e plantações de batatas.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Maras-Moray

Desenhos circulares em Cusco
Foto: Laslovarga, via Wikimedia Commons.

Já Maras-Moray é conhecida pelas incríveis piscinas de depósitos de sal e a impressionante estrutura de terraços agrícolas circulares e elípticos.

   

Acredita-se que era local de pesquisas, já que há presença de solo de diferentes locais do império Inca, combinado ainda com a diferença de temperatura do solo em cada círculo e profundidade da plantação.

Tour => Moray e Salinas de Maras saindo de Cusco

 

Pontos turísticos de Cusco fora dos circuitos

Plaza de Armas

Roteiro pelo Peru pontos turísticos em Cusco
Era conhecida no Império Inca como Wacapayta.

É o coração da cidade de Cusco. Durante o império Inca era conhecida como Wacapayta. Bonita praça preenchida com coloridos jardins e fontes.

Aqui é o ponto de encontro diário de Cusco, onde certamente você irá todos os dias, seja para um restaurante, para conhecer as igrejas de La Companhia e a Catedral ou para aproveitar a vida noturna da cidade.

Conheça também => Passeio para o Lago de Humantay

 

La Compania

O que ver no centro de Cusco
Foto: Cacophony, via Wikimedia Commons.

La Compania é mais conhecida como Igreja de Ouro, por ter seu interior revestido de peças com este material. Foi construída no século 16 pelos Jesuítas, destruída pelo terremoto de 1650 e novamente erguida uma década depois.

 

Catedral

Lugares que vale a pena visitar em Cusco
É barroca, renascentista e gótica| Foto: Martin St-Amant, via Wikimedia Commons.

Catedral, também conhecida como Basílica da Virgem da Assunção, é muitas vezes confundida com a igreja de La Compania por ambas terem uma fachada barroca parecida.

Porém, a Catedral é mais imponente. Teve sua construção iniciada em 1559 com término estimado em 1664. Foi erguida no mesmo local em que estava o Palácio Inca Wiracocha.

Possui um imenso altar de prata, mais de 100 pinturas da escola cusquenha, bem como pinturas dos séculos 16 e 17. Tem traços barrocos, renascentistas e góticos.

À sua direita, você poderá conhecer a Igreja El Triunfo, que foi a primeira igreja cristã de Cusco; à sua esquerda, você verá a Igreja Jesus Maria. Os horários de visita são de segunda a domingo, de 10 às 18h, ao custo de S/25 para adultos e S/12,5 para estudantes.

Descubra​ => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

Visite os pontos turísticos de Cusco

Opções não irão faltar em sua visita à Cusco e região. Uma profunda imersão à história e cultura do povo Inca, seus costumes, habitações e tecnologias, bem como o convívio com os cusquenhos tornarão sua viagem especial. Reserve pelo menos 4 noites para conhecer tudo que precisa, reservando ao menos 1 dia para Machu Picchu.

A vida noturna também encanta quem passa por Cusco, com sua gastronomia incrível, dá para aproveitar bem a noite em Cusco. Por falar nisso, você pode participar da aula de culinária peruana em Cusco.

Você irá se surpreender com as gratas e excelentes surpresas que o país pode te oferecer, sendo Cusco, certamente, uma delas. Confira no vídeo abaixo feito pelo site oficial de turismo do Peru:

Qual foi o lugar que mais te agradou na sua visita à Cusco ou você ainda pretende conhecer esse destino? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carlos Santoro

ESCRITO POR

Carlos Santoro

Brasileiro. 34 anos. Brasília-DF. Advogado por formação, viajante por paixão. Viajar pra mim é auto-conhecimento, desprendimento, minimalismo, conhecer culturas, pessoas e sabores; também é conhecer bares, cervejas e festas diferentes; é, sobretudo, aproveitar a vida. Viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Machu Picchu

Saiba tudo sobre Machu Picchu e como planejar a visita

#05
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Machu Picchu

Saiba tudo sobre Machu Picchu e como planejar a visita

#05
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *