Onde ficar em Cusco, bons bairros e hotéis para se hospedar

por Carlos Santoro

Onde ficar em Cusco, bons bairros e hotéis para se hospedar

A dúvida de muita gente de onde ficar em Cusco será agora resolvida. Cusco é a cidade mais visitada do Peru e é a base para turistas do mundo inteiro que querem conhecer a cidade sagrada dos Incas, Machu Picchu, e as ruínas do Vale Sagrado. Mas, qual é a melhor localização para se hospedar por aqui?

Sem dúvida, quanto mais perto você ficar da Plaza de Armas, ou seja, do Centro Histórico, melhor localizado estará. É onde tudo acontece, onde tem os principais bares e restaurantes, igrejas, museus… É também a partida para os principais roteiros turísticos que levam às ruínas próximas à Cusco, como Sacsayhuaman e Puca Pucara.

No centro histórico, você também encontrará o local para compra do Boleto Turístico de Cusco, que te dá acesso a 16 atrações turísticas da cidade e região; é onde poderá se divertir na famosa e maluca noite de Cusco e iniciar o City Tour, que pode ser adquirido em uma das diversas agências de turismo da Plaza de Armas.

Planeje sua viagem => Melhor seguro viagem para a América do Sul

Os melhores planos para internet em 210 países »

 

Melhores bairros para ficar em Cusco

Onde ficar em Cusco bairro
Centro Histórico é uma boa opção de onde ficar em Cusco.

Os bairros do Centro Histórico e San Blas, em Cusco, no Peru, são os mais conhecidos e mais próximos das atrações importantes da capital do império Inca. Não fuja desses bairros, dessa maneira, você não perde muito tempo com deslocamentos. São basicamente duas regiões:

  • San Blas
  • Centro Histórico

 

San Blas

Onde ficar em Cusco hostel
Ficar próximo à Plaza de Armas é boa uma opção.

Conhecido também como o bairro dos artesãos, San Blas está situado ao norte da Plaza de Armas e é um bairro boêmio, com a presença de muitos artistas, construções coloniais de influência espanhola, cafés e comércios que ainda preservam a cultura local. É um pouco mais calmo do que o centro histórico, sem o agito e os numerosos turistas. É uma boa opção de onde ficar em Cusco.

San Blas possui muitas ruas estreitas, escadas e ladeiras que valem ser percorridas em uma caminhada tranquila para apreciar a beleza e detalhes do bairro que se orgulha por ser uma galeria a céu aberto. Aqui, você notará claramente o sincretismo entre a cultura espanhola e a Inca.

Hotel bom e barato em Cusco
Lascar Plaza | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

Devido às condições um pouco peculiares de mobilidade, caso tenha alguma necessidade especial, é aconselhável não ficar neste bairro. Em seguida, trarei 3 opções de hospedagem: uma de luxo, outra com bom custo-benefício e uma opção mais econômica.

 

Hotel de luxo em Cusco

Casa San Blas Boutique Hotel: a 100 metros da Igreja San Blas e a 300 metros da Plaza de Armas, o hotel disponibiliza bicicletas para aluguel e transfer do aeroporto. Os quartos são grandes e alguns possuem estrutura de apartamentos. Oferece ainda buffet de café da manhã, wi-fi gratuito e bar. Seus quartos possuem excelentes vistas da cidade e sua estrutura tem bastante influência das tradições andinas. Um hotel em total compasso com o meio ambiente.

  • Endereço: Rua Tocuyeros, 556, Cuesta de San Blas, Cusco.

 

Hotel de bom custo-benefício em Cusco

Tiki Wasa Boutique: o hotel está a 200 metros da principal praça de San Blas e a 500 metros da Plaza de Armas, em uma caminhada com algumas ladeiras. Situado em uma elegante residência de Cusco, o estabelecimento oferece um excelente serviço com bom bufê de café da manhã, quartos com aquecedor e sua propriedade tem jardins e terraços com vista. Wi-fi gratuito, transfer do aeroporto e opções de excursões turísticas também são outras peculiaridades.

  • Endereço: Rua Tandapata 491, Corner 7 Angelitos, Cusco.

 

Hotel econômico em Cusco

The Paradise Guest House: ele fica a 70 metros da Praça de San Blas e a 300 metros da Plaza de Armas. Este hostel possui ainda wi-fi e café da manhã continental gratuitos e está próximo de diversos pontos turísticos. Sua propriedade tem 8 quartos e todos com arrumação diária e áreas comuns, como churrasqueiras, lavanderia e terraço.

  • Endereço: Rua Plazoleta de San Blas, 606, Cusco.

 

Centro Histórico

Dicas de hospedagem em Cusco
Centro Histórico fica próximo a diversos pontos turísticos.

O Centro Histórico de Cusco é o coração da cidade, centro comercial e turístico. Aqui você terá diversas opções de entretenimento e poderá desfrutar do turismo gastronômico e cultural, que não deixa a desejar para nenhuma grande cidade. Cusco e sua cultura Inca possui muita história e cada atração aqui presente te fará apreciar ainda mais esta rica e importante parte da antiguidade latino-americana.

A parte central de Cusco tem como base a Plaza de Armas e, portanto, quanto mais perto dela você se hospedar, mais bem localizado estará. Como o Centro Histórico possui uma enorme quantidade de hotéis e para diversos públicos, em seguida, trarei duas opções para cada tipo de orçamento, dos mais confortáveis e, consequentemente, mais caros aos mais econômicos e baratos.

 

Hotéis de luxo em Cusco

Casa Cartagena Boutique Hotel: este é o hotel ideal para uma viagem a dois. Situado a apenas 2 quadras do Plaza de Armas, ele dispõe de quartos amplos, piscina ao ar livre, hidromassagem, academia e spa. Aqui, você terá a sincronia do moderno com o ancestral, em um casarão que foi restaurado exclusivamente para abrigar este hotel de luxo.

O transfer para o aeroporto é gratuito e todas as acomodações possuem varanda com vista para o jardim e piscina. O hotel ainda possui sistema de oxigênio para os hóspedes que sentirem a altitude do lugar, sistema de mordomo, um excelente restaurante e serviço de bar.

  • Endereço: Rua Pumacurco, 336, Centro Histórico, Cusco.

Inkaterra – La Casona: este hotel tem acomodações luxuosas e ocupa uma mansão colonial do século 16. Dentre seus mais conhecidos hóspedes estão Diego del Amargro, um conquistador espanhol, e Simon Bolivar. Suas 11 suítes possuem chaminés, aquecimento no piso e banheiras. Em sua área comum é possível apreciar objetos da arte pré-colombiana. Dispõe de guias e motoristas exclusivos para que você possa explorar Cusco e o Vale Sagrado. Os quartos ainda possuem lareiras e banheira.

  • Endereço: Rua Andalúcia, 174, Miraflores, L18, Cusco.

 

Hotéis de bom custo-benefício em Cusco

Tierra Viva Cusco Saphi: o estabelecimento está a apenas 3 quarteirões da Plaza de Armas e a 400 metros das ruínas de Sacsayhuaman. Foi construído sobre um casarão restaurado do século 17 e possui 21 quartos e uma bela fonte em seu pátio interno. Suas amplas acomodações possuem vistas para a serra peruana. Dispões de um restaurante e obras de arte em sua decoração. Disponibiliza bufê de café da manhã e wi-fi gratuito.

  • Endereço: Rua Saphi, 766.

Hotel Rumi Punku: ele fica a apenas 5 minutos de caminhada da Plaza de Armas. A porta de entrada é uma porta imperial Inca, feita à mão, sendo uma das únicas 3 presentes em Cusco e considerada, pelo Ministério da Cultura do Peru, um monumento histórico da cidade. O hotel representa a época Inca, colonial e contemporânea, por sua arquitetura e decoração.

  • Endereço: Rua Choquechaca, 339.

 

Hotéis econômicos em Cusco

Pariwana: este hostel está a 300 metros da Plaza de Armas e do mercado central. Ele oferece quartos privativos e camas em dormitórios mistos. Disponibiliza aluguel de toalhas e demais artigos de forma gratuita, e o café da manhã é servido toda manhã. Ele também dispõe de um terraço com espaços de convivência, mesa de pingue-pongue, restaurante e bar. Os quartos podem ter de 8 a 16 camas, sendo mistos ou exclusivos para mulheres. Há suítes com 2 ou até 6 camas para casais e grupos pequenos que queiram maior privacidade.

  • Endereço: Plaza San Francisco (Meson de la Estrella 136).

Hostal El Triunfo: ele está a poucos metros da Plaza de Armas, próximos a diversos museus, galerias de arte, pubs e restaurantes. Possui quartos equipados com TV e wi-fi gratuito, além de um recém sistema de isolamento acústico e térmico. Quartos e banheiro amplos e privativos. Disponibiliza também bufê de café da manhã e sua recepção pode providenciar os melhores passeios para fazer em Cusco, tudo o que for necessário para que você conheça todas as atrações da cidade.

  • Endereço: Rua Triunfo, 339.

 

Como escolher onde ficar em Cusco?

Melhores bairros para se hospedar em Cusco

Cusco possui um centro histórico relativamente pequeno, porém ainda é uma cidade grande. Sendo assim, áreas distantes do centro histórico são desaconselháveis para hospedagem. O motivo crucial é justamente a dificuldade e os custos de traslado de um lugar a outro, fazendo com que você perca a independência de estar a minutos de caminhada dos locais de interesse.

Obviamente, se você é daqueles viajantes que não deixa passar a oportunidade de conhecer a vida local, os costumes dos moradores e mercados regionais, tire um ou dois dias para explorar a cidade além da área turística, mas não vejo a necessidade se hospedar fora do centro histórico.

Bom, agora que você já sabe onde ficar em Cusco, veja seu orçamento e disponibilidade para escolher o lugar que atenda sua necessidades. São diversas opções de hotéis de luxo, com bom custo-benefício e hostels para todos os gostos. Aqui, eu listei apenas algumas opções.

E você, já visitou Cusco? Então, me diz, onde ficar em Cusco? Conte aqui a sua experiência.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carlos Santoro

ESCRITO POR

Carlos Santoro

Brasileiro. 34 anos. Brasília-DF. Advogado por formação, viajante por paixão. Viajar pra mim é auto-conhecimento, desprendimento, minimalismo, conhecer culturas, pessoas e sabores; também é conhecer bares, cervejas e festas diferentes; é, sobretudo, aproveitar a vida. Viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Machu Picchu

Saiba tudo sobre Machu Picchu e como planejar a visita

#05
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Machu Picchu

Saiba tudo sobre Machu Picchu e como planejar a visita

#05
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *