Onde ficar em Cusco: dicas dos melhores bairros e hotéis

Onde ficar em Cusco: dicas dos melhores bairros e hotéis

A dúvida de muita gente de onde ficar em Cusco será agora resolvida. Cusco é a cidade mais visitada do Peru e é a base para turistas do mundo inteiro que querem conhecer a cidade sagrada dos Incas, Machu Picchu, e as ruínas do Vale Sagrado. Mas, qual é a melhor localização para se hospedar por aqui?

Sem dúvida, quanto mais perto você ficar da Plaza de Armas, ou seja, do Centro Histórico, melhor localizado estará. É onde tudo acontece, onde tem os principais bares e restaurantes, igrejas, museus… É também a partida para os principais roteiros turísticos que levam às ruínas próximas à Cusco, como Sacsayhuaman e Puca Pucara.

No centro histórico, você também encontrará o local para compra do Boleto Turístico de Cusco, que te dá acesso a 16 atrações turísticas da cidade e região; é onde poderá se divertir na famosa e maluca noite de Cusco e iniciar o City Tour, que pode ser adquirido em uma das diversas agências de turismo da Plaza de Armas.

Planeje sua viagem => Melhor seguro viagem para a América do Sul

Os melhores planos para internet em 210 países »

 

Melhores bairros para ficar em Cusco

Onde ficar em Cusco bairro
Centro Histórico é uma boa opção de onde ficar em Cusco.

Os bairros do Centro Histórico e San Blas, em Cusco, no Peru, são os mais conhecidos e mais próximos das atrações importantes da capital do império Inca. Não fuja desses bairros, dessa maneira, você não perde muito tempo com deslocamentos. São basicamente duas regiões:

  • San Blas
  • Centro Histórico

Confira => Melhores passeios de Cusco

 

San Blas

Onde ficar em Cusco hostel
Ficar próximo à Plaza de Armas é boa uma opção.

Conhecido também como o bairro dos artesãos, San Blas está situado ao norte da Plaza de Armas e é um bairro boêmio, com a presença de muitos artistas, construções coloniais de influência espanhola, cafés e comércios que ainda preservam a cultura local. É um pouco mais calmo do que o centro histórico, sem o agito e os numerosos turistas. É uma boa opção de onde ficar em Cusco.

San Blas possui muitas ruas estreitas, escadas e ladeiras que valem ser percorridas em uma caminhada tranquila para apreciar a beleza e detalhes do bairro que se orgulha por ser uma galeria a céu aberto. Aqui, você notará claramente o sincretismo entre a cultura espanhola e a Inca.

Aproveite => Passeio para o Lago Humantay a partir de Cusco

Hotel bom e barato em Cusco
Lascar Plaza | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

Devido às condições um pouco peculiares de mobilidade, caso tenha alguma necessidade especial, é aconselhável não ficar neste bairro. Em seguida, trarei 3 opções de hospedagem: uma de luxo, outra com bom custo-benefício e uma opção mais econômica.

 

Hotel de luxo em Cusco

Casa San Blas Boutique Hotel: a 100 metros da Igreja San Blas e a 300 metros da Plaza de Armas, o hotel disponibiliza bicicletas para aluguel e transfer do aeroporto. Os quartos são grandes e alguns possuem estrutura de apartamentos. Oferece ainda buffet de café da manhã, wi-fi gratuito e bar. Seus quartos possuem excelentes vistas da cidade e sua estrutura tem bastante influência das tradições andinas. Um hotel em total compasso com o meio ambiente.

Endereço: Rua Tocuyeros, 556, Cuesta de San Blas, Cusco.

Hotel de bom custo-benefício em Cusco

Tiki Wasa Boutique: o hotel está a 200 metros da principal praça de San Blas e a 500 metros da Plaza de Armas, em uma caminhada com algumas ladeiras. Situado em uma elegante residência de Cusco, o estabelecimento oferece um excelente serviço com bom bufê de café da manhã, quartos com aquecedor e sua propriedade tem jardins e terraços com vista. Wi-fi gratuito, transfer do aeroporto e opções de excursões turísticas também são outras peculiaridades.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Peru. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Endereço: Rua Tandapata 491, Corner 7 Angelitos, Cusco.

Hotel econômico em Cusco

The Paradise Guest House: ele fica a 70 metros da Praça de San Blas e a 300 metros da Plaza de Armas. Este hostel possui ainda wi-fi e café da manhã continental gratuitos e está próximo de diversos pontos turísticos. Sua propriedade tem 8 quartos e todos com arrumação diária e áreas comuns, como churrasqueiras, lavanderia e terraço.

Endereço: Rua Plazoleta de San Blas, 606, Cusco.

Planeje-se => Ingresso oficial para Machu Picchu

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Centro Histórico

Dicas de hospedagem em Cusco
Centro Histórico fica próximo a diversos pontos turísticos.

O Centro Histórico de Cusco é o coração da cidade, centro comercial e turístico. Aqui você terá diversas opções de entretenimento e poderá desfrutar do turismo gastronômico e cultural, que não deixa a desejar para nenhuma grande cidade. Cusco e sua cultura Inca possui muita história e cada atração aqui presente te fará apreciar ainda mais esta rica e importante parte da antiguidade latino-americana.

A parte central de Cusco tem como base a Plaza de Armas e, portanto, quanto mais perto dela você se hospedar, mais bem localizado estará. Como o Centro Histórico possui uma enorme quantidade de hotéis e para diversos públicos, em seguida, trarei duas opções para cada tipo de orçamento, dos mais confortáveis e, consequentemente, mais caros aos mais econômicos e baratos.

Tour => Moray e Salinas de Maras saindo de Cusco

 

Hotéis de luxo em Cusco

Casa Cartagena Boutique Hotel: este é o hotel ideal para uma viagem a dois. Situado a apenas 2 quadras do Plaza de Armas, ele dispõe de quartos amplos, piscina ao ar livre, hidromassagem, academia e spa. Aqui, você terá a sincronia do moderno com o ancestral, em um casarão que foi restaurado exclusivamente para abrigar este hotel de luxo.

O transfer para o aeroporto é gratuito e todas as acomodações possuem varanda com vista para o jardim e piscina. O hotel ainda possui sistema de oxigênio para os hóspedes que sentirem a altitude do lugar, sistema de mordomo, um excelente restaurante e serviço de bar.

Endereço: Rua Pumacurco, 336, Centro Histórico, Cusco.

Inkaterra – La Casona: este hotel tem acomodações luxuosas e ocupa uma mansão colonial do século 16. Dentre seus mais conhecidos hóspedes estão Diego del Amargro, um conquistador espanhol, e Simon Bolivar. Suas 11 suítes possuem chaminés, aquecimento no piso e banheiras. Em sua área comum é possível apreciar objetos da arte pré-colombiana. Dispõe de guias e motoristas exclusivos para que você possa explorar Cusco e o Vale Sagrado. Os quartos ainda possuem lareiras e banheira.

Endereço: Rua Andalúcia, 174, Miraflores, L18, Cusco.

Hotéis de bom custo-benefício em Cusco

Tierra Viva Cusco Saphi: o estabelecimento está a apenas 3 quarteirões da Plaza de Armas e a 400 metros das ruínas de Sacsayhuaman. Foi construído sobre um casarão restaurado do século 17 e possui 21 quartos e uma bela fonte em seu pátio interno. Suas amplas acomodações possuem vistas para a serra peruana. Dispões de um restaurante e obras de arte em sua decoração. Disponibiliza bufê de café da manhã e wi-fi gratuito.

Endereço: Rua Saphi, 766.

Hotel Rumi Punku: ele fica a apenas 5 minutos de caminhada da Plaza de Armas. A porta de entrada é uma porta imperial Inca, feita à mão, sendo uma das únicas 3 presentes em Cusco e considerada, pelo Ministério da Cultura do Peru, um monumento histórico da cidade. O hotel representa a época Inca, colonial e contemporânea, por sua arquitetura e decoração.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Endereço: Rua Choquechaca, 339.

Hotéis econômicos em Cusco

Pariwana: este hostel está a 300 metros da Plaza de Armas e do mercado central. Ele oferece quartos privativos e camas em dormitórios mistos. Disponibiliza aluguel de toalhas e demais artigos de forma gratuita, e o café da manhã é servido toda manhã. Ele também dispõe de um terraço com espaços de convivência, mesa de pingue-pongue, restaurante e bar. Os quartos podem ter de 8 a 16 camas, sendo mistos ou exclusivos para mulheres. Há suítes com 2 ou até 6 camas para casais e grupos pequenos que queiram maior privacidade.

Endereço: Plaza San Francisco (Meson de la Estrella 136).

Hostal El Triunfo: ele está a poucos metros da Plaza de Armas, próximos a diversos museus, galerias de arte, pubs e restaurantes. Possui quartos equipados com TV e wi-fi gratuito, além de um recém sistema de isolamento acústico e térmico. Quartos e banheiro amplos e privativos. Disponibiliza também bufê de café da manhã e sua recepção pode providenciar os passeios necessários para que você conheça todas as atrações da cidade.

Endereço: Rua Triunfo, 339.

Incrível =>  Trilha pelas montanhas coloridas de Vinicunca

 

Como escolher onde ficar em Cusco?

Melhores bairros para se hospedar em Cusco

Cusco possui um centro histórico relativamente pequeno, porém ainda é uma cidade grande. Sendo assim, áreas distantes do centro histórico são desaconselháveis para hospedagem. O motivo crucial é justamente a dificuldade e os custos de traslado de um lugar a outro, fazendo com que você perca a independência de estar a minutos de caminhada dos locais de interesse.

Obviamente, se você é daqueles viajantes que não deixa passar a oportunidade de conhecer a vida local, os costumes dos moradores e mercados regionais, tire um ou dois dias para explorar a cidade além da área turística, mas não vejo a necessidade se hospedar fora do centro histórico.

Bom, agora que você já sabe onde ficar em Cusco, veja seu orçamento e disponibilidade para escolher o lugar que atenda sua necessidades. São diversas opções de hotéis de luxo, com bom custo-benefício e hostels para todos os gostos. Aqui, eu listei apenas algumas opções.

E você, já visitou Cusco? Então, me diz, onde ficar em Cusco? Conte aqui a sua experiência.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carlos Santoro

ESCRITO POR

Carlos Santoro

Brasileiro. 34 anos. Brasília-DF. Advogado por formação, viajante por paixão. Viajar pra mim é auto-conhecimento, desprendimento, minimalismo, conhecer culturas, pessoas e sabores; também é conhecer bares, cervejas e festas diferentes; é, sobretudo, aproveitar a vida. Viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *