Início / Vietnã

Vietnã

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalO turismo no Vietnã, por muitos anos, foi preterido nos roteiros de viagem para a Ásia. Isso porque, o país está no meio de destinos com paisagens paradisíacas como Tailândia ou Camboja e, por isso, muitos viajantes achavam que o Vietnã não seria tão interessante.

Aliado a isso, está o fato do país ter passado por duas guerras – a da Indochina, contra a França, e a contra os Estados Unidos -, bem registradas em muitos filmes de Hollywood na década de 1990, o que fez com que as pessoas tenham a impressão de que o país está bem destruído.

Tudo isso faz com que as pessoas percam a chance de conhecer um país lindíssimo, com belas paisagens, templos e uma história fascinante. Para mudar essa impressão, ainda na década de 1990, o governo vietmanita fez um importante investimento para alavancar o turismo, sobretudo na região costeira. O que deu muito certo.

Aos poucos, os viajantes passaram a reparar mais no Vietnã que, atualmente, é um destino obrigatório em viagens para a Ásia. Veja tudo sobre o turismo no Vietnã neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Vietnã

Melhor seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático »

 

Turismo no Vietnã

Turismo no Vietnã
Templo no Vietnã.

Localizada na região leste da península da Indochina, na Ásia, o Vietnã faz fronteira com a China, o Laos, o Camboja e o golfo da Tailândia. Foi colônia da França, tendo declarado sua independência em 1945, mas somente em 1954 reconhecida oficialmente. Apesar de ter sido colônia francesa, seus habitantes mantiveram seu idioma pátrio, o vietnamita.

Assim como outros países do Sudeste Asiático, o Vietnã tem as temporadas de chuva e seca de acordo com as monções asiáticas. Para entender e descobri qual a melhor época para visitar o Vietnã, veja este guia das monções asiáticas.

Além de entender sobre as monções, vale sempre pesquisar sobre o clima na região que você pretende visitar, uma vez que o país é grande (mais de 331 mil km²) e com isso as temperaturas são diferente nas várias regiões.

Do Brasil há voos para o Vietnã, sempre com escalas. Para viajar para o Vietnã os brasileiros precisam de visto. Você pode retirar o visto no aeroporto, assim que desembarcar, mas é preciso fazer uma solicitação prévia online e pagar a taxa.

Se você vai entrar no país por terra, precisa já estar com o visto em mãos e a única opção é a Embaixada do Vietnã, em Brasília ou pelo site.

Além dessas questões de organização, antes de você conhecer os destinos mais turísticos do país, leia este artigo onde eu explico porque o Vietnã é meu país preferido do Sudeste Asiático. E ainda uma sugestão de roteiro de viagem pelo Sudeste Asiático.

Descubra => Melhores passeios guiados no Vietnã

 

O que fazer no Vietnã

Hanói

Viagem pelo Vietnã
Hanói.

Hanói é a capital do Vietnã e segunda maior cidade do país, onde moram mais de 6 milhões de pessoas. Está localizada no Delta do Rio Vermelho. A cidade tem áreas com grandes prédios, muitas casas, comércios e até plantações. É, como a maioria das cidades grandes do mundo, bem caótica, sobretudo na região central.

E, apesar de charmosa pelas paisagens e interessante por toda sua história, Hanói acaba sendo ofuscada por outros destinos mais famosos do país. Independente disso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a capital vietnamita e explorar o que a cidade tem a oferecer. Inclusive, confira os melhores hotéis de Hanói.

Entre os pontos turísticos mais bacanas de Hanói estão o Lago Hoan Kiem que serve como ponto de encontro e lugar de descanso para os moradores e viajantes. No entorno, há bares e restaurantes e no meio do lago, em uma espécie de ilha, há a Tháp Rùa (Torre da Tartaruga) um dos cartões-postais da cidade construído entre os séculos XVII e XVIII.

Na cidade há também mais de 600 templos e pagodas, sendo que o mais visitado também fica no lago Hoan Kiem, o Templo Ngoc Son. Para chegar até ele, tem que passar pela ponte Huc. O bairro antigo (Old Quarter ou Khu phố cổ Hà Nội), o mercado noturno, a Catedral St Joseph e o Templo da Literatura são algumas das atrações da cidade.

Agende => Tours guiados em Hanói

 

Ho Chi Minh

O que fazer no Vietnã
Ho Chi Minh.

Talvez você não conheça a cidade de Ho Chi Minh por esse nome, mas se eu te contar que ela se chamava Saigon com certeza se lembrará de algum filme com esse nome ou ambientado na cidade. Veja os hotéis de Ho Chi Minh para aproveitar a cidade.

A mudança de nome ocorreu após a reunificação do Vietnã do Norte e do Sul, que seguiam regimes de governo diferentes (capitalista e comunista). O nome é uma homenagem ao líder comunista, mas mesmo depois de mais 40 anos a cidade ainda é bem conhecida como Saigon.

Assim como a capital, Hanói, Ho Chi Minh é uma cidade caótica. São oito milhões de habitantes “brigando” por espaço nas ruas com motos, carros, tuk tuks, vendedores, animais, cada um deles em um sentido. Enfim, passear é uma aventura.

Entre os pontos turísticos da cidade estão Bitexco Financial Tower, um arranha-céus com 262 metros de altura (68 andares) que tem uma vista maravilhosa da cidade e ainda uma arquitetura inspirada em uma flor de lótus.

Além disso, tem a rua Bùi Viện onde há muitas lojas, bares e restaurantes; o mercado Chợ Bến Thành que tem mais de 3 mil barracas vendendo tudo o que você pode imaginar; o Palácio da Reunificação, que possui até um bunker no subsolo; o Museu da Guerra, além de muitos templos e da Catedral de Notre Dame.

Outro atrativo da cidade é a culinária. Por conta da ocupação francesa na cidade, que foi a capital da Conchinchina por alguns anos e foi apelidada de Paris do Oriente, muitos pratos da gastronomia local tem influência da França, além dos vários cafés na cidade.

Confira => Melhores atividades turísticas de Ho Chi Minh

 

Ha Long Bay e outras cidades

Roteiro de viagem pelo Vietnã
Baía Ha Long.

A Baía de Ha Long é um destino imperdível durante viagem pelo Vietnã. Com cerca de 3 mil pequenas ilhas de calcário cercadas por um mar bem azul, a região foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Descubra os melhores passeios de Ha Long.

A vista é muito bonita e dá para fazer passeios de barcos pela região, que podem ainda incluir passeios em cavernas e até pernoitar no barco. Um dos barcos mais bonitos do mundo para se hospedar fica nessa baía.

Já Hoi An, a Cidade das Lanternas, também teve seu centro histórico declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Há várias lanternas coloridas enfeitando toda a região central. A cidade já foi o principal porto do país e hoje é famosa pelos passeios incríveis em Hoi An, lojas e muitos alfaiates.

Um dos pontos turísticos próximo de Hoi An é a ruína do Santuário My Son; além de Hué, uma cidade imperial que já foi a capital do país; DaLat, uma cidade montanhosa com casas de de arquitetura francesa, entre outras atividades turísticas de DaLat.

Phu Quoc é uma das praias mais bonitas do país e o Parque Nacional Ke Bang, que tem a maior caverna do mundo, a Hang Son Doong, e onde é possível fazer trilhas e outros esportes de aventura.

Imperdível => Experiências no Sudeste Asiático 

 

Dicas de turismo no Vietnã

Como citei no começo, o Vietnã é um país muito bonito, com diversas paisagens e monumentos para se conhecer. Apesar disso, muitas vezes, ele é ofuscado por outros belos país no entorno.

Mas isso vem mudando uma vez que cada vez mais viajantes tem se interessado em conhecer o país. E isso é muito bom. Espero, neste artigo, ter contribuído para para aumentar o interesse dos viajantes.

E para outras informações sobre o país, você pode consultar o post índice da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens (RBBV), que reúne artigos de vários blogueiros viajantes.

Gostou das dicas? Qual destino do Vietnã mais te atraiu? Conte para a gente nos comentários.

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!