Monções asiáticas: melhor época e quando viajar na Ásia

Monções asiáticas: melhor época e quando viajar na Ásia

Se tem algo que pode atrapalhar sua viagem para a Ásia, esse algo são as Monções Asiáticas! Esse, inclusive, é o motivo, o que deixa as pessoas em dúvida é: qual é a melhor época para viajar na Ásia e Sudeste Asiático?

Mas, você já ouviu falar nas monções asiáticas? Sabe o que são e porque as monções asiáticas podem atrapalhar sua viagem para os países da Ásia?

Bom, neste artigo, explico sobre o clima, os ventos e as fortes chuvas, elementos que fazem parte da monções. E você descobrirá porque elas deixam todo mundo que quer se aventurar por essa região com medo de pegar uma temporada de chuva.

E, dessa forma, não conseguir aproveitar a viagem. E de fato, não é nada legal ser surpreendido pelos temporais e ter que ficar preso no hotel.

Para ajudar quem pretende viajar para os países dessa região, segue um guia das monções asiáticas e como as chuvas afetam a Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Camboja, Laos, Vietnã, Sri Lanka, Índia, Nepal e China, e assim definir quando será melhor ir.

Recomendo => Dicas para reservar hotéis no Booking

Melhor seguro viagem para o Sudeste Asiático »

 

Como se formam as monções?

Monções asiáticas
Ventos e chuvas são ligados às monções asiáticas.

O primeiro passo é entender o que são monções que ocorrem na Ásia. As monções são um fenômeno de variação climática ligados a períodos sazonais de chuva intensa ou seca.

Resumidamente, podemos descrever o fenômeno como ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano – em alguns períodos do Oceano Índico para o continente (monção marítima) e em outros do continente para o oceano (monção continental).

No verão, quando os ventos sopram do oceano para o continente é comum ter chuvas intensas, sobretudo no Sudeste Asiático, e até situações mais drásticas como tufões/furacões.

Por isso, saber qual período do ano ela afeta cada país, é essencial para planejar a melhor época para visitar os países do Sudeste Asiático. Veja no vídeo um documentário rápido com mais explicações:

O Sudeste Asiático é a região do planeta onde esse fenômeno acontece de forma mais intensa, provocando chuvas fortes e constantes nos seguintes países:

  • Tailândia
  • Malásia
  • Indonésia
  • Filipinas
  • Camboja
  • Laos
  • Vietnã
  • Sri Lanka
  • Índia
  • Nepal
  • China

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no mundo »

 

Quais são as consequências das monções em cada país?

Tailândia

Resumo das monções asiáticas
Monções asiáticas atingem toda a Tailândia em diferentes épocas do ano.

Tailândia é bastante afetada pelas monções asiáticas. Então, quem pretende visitar o país deve ficar atento a melhor época para ir a Tailândia. O fenômeno atinge o território tailandês de duas formas diferentes, já que o país tem duas costas marítimas.

Na parte norte, central e na costa do Mar de Andaman (oeste), as monções asiáticas acontecem entre abril e outubro. Durante esse período as chuvas são constantes, sobretudo no litoral.

Assim, se tiver planejando uma viagem que inclua as cidades de Bangkok, Chiang Mai e Chiang Rai,, Além das ilhas de Phi Phi, Krabi e Phuket, que são alguns dos destinos mais visitados do país, deve evitar esse período.

A melhor época para se visitar é de novembro a abril. Por sua vez, no Golfo da Tailândia, na costa leste do país, as monções acontecem em uma época do ano diferente. Nesta região, a temporada de chuva é de setembro a dezembro.

Os destinos mais famosos da costa leste são Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao. Quem deseja visitar estas praias devem marcar a viagem preferencialmente de janeiro a maio, sendo que em junho e julho também é possível não enfrentar chuvas.

 

O que fazer na Tailândia

monções
Phuket, uma das ilhas da Tailândia.

Para aproveitar mais a região, conheça mais das ilhas da Tailândia. Leia também sobre as praias da Tailândia que valem a pena a visita. Veja algumas sugestões de passeios guiados no país.

Passeio de barco até Maya Bay e outras ilhas: Neste passeio você irá ver o incrível nascer do sol de ilha em ilha, evitando as multidões de turistas. E ainda poderá as águas azuis da lagoa de Phi Leh, Phi Phi Ley, Loh Samah e da Bamboo Island.

Mergulho livre em Koh Phi Phi: Tour para mergulho de meio dia no Parque Marinho Nacional Phi Phi local para mergulhadores certificados. Inclui conjunto completo de equipamentos de mergulho, comida (café da manhã ou almoço), frutas, água, chá e café, e seguro.

Opção => Passeio de catamarã nas ilhas Phi Phi e Maiton

 

Malásia

Período das monções asiáticas
Escolha bem a época do ano para conhecer a Malásia.

Na Malásia, as monções acontecem em duas épocas diferentes, de acordo com a região. Na costa leste, onde ficam Perhentian, Island, Semporna, Sipadan, o período de monção é de novembro a março.

Nesta época, devido às chuvas intensas, os hotéis, resorts e restaurantes dessa região fecham temporariamente. Por sua vez, a costa oeste, que abriga Langkawi, Penang, Kuala Lumpur, as monções acontecem entre maio a outubro.

Porém, nesta região elas são bem menos intensas que na costa leste. As chuvas costumam ser rápidas e no final da tarde. Assim, você pode aproveitar o país, que é um dos melhores lugares do mundo para snorkel e um dos destinos para mochilão.

É um país de cultura e população muito miscigenada. De um lado, cidades como a capital Kuala Lumpur, com prédios modernos e uma arquitetura tecnológica; de outro, vilarejos de pescadores em ilhas com praias paradisíacas.

 

O que fazer na Malásia

como se formam as monções
Kuala Lumpur é a capital da Malásia.

Excursão às Cavernas Batu: Com saída de Kuala Lumpur, o passeio te leva para Cavernas Batu, a Fábrica de Batik, o templo hindu e as extraordinárias vistas da cidade – que você conhecerá após subir os 272 degraus da escada. O passeio dura 3h30 e tem guia.

Excursão aos pontos mais famosos de Kuala Lumpur: Nesta excursão privada no Instagram, você irá conhecer os principais pontos turísticos de Kuala Lumpur, como às icônicas Torres Petronas, famosa arte de rua de Bukit Bintang, entre outros. O passeio dura o dia inteiro, cerca de 8 horas.

Atividades e lugares imperdíveis na Malásia »

 

Indonésia

Monções na Indonésia
Monções que atingem a Indonésia são leves.

A Indonésia é atingida pelo fenômeno, mas de forma mais leve. No país, as monções vão de outubro a março, mas as chuvas são curtas e geralmente acontecem no final da tarde. Assim, elas não atrapalham a viagem e quem quer curtir praia.

Entre os países do Sudeste Asiático é um dos poucos que é possível visitar o ano todo, sem grandes dores de cabeça. Assim, você poderá aproveitar experiências fantásticas nos passeios sem preocupação.

Que tal fazer aulas de culinária com locais, aulas de surf, yoga, meditação, se consultar com gurus hindus em Bali ou ainda conhecer o incrível oceano através do mergulho profissional.

 

O que fazer na Indonésia

chuva de monções
Templo Prambanan, em Yogyakarta.

Excursão a Yogyakarta: Neste passeio você irá visitar uma das cidades mais famosas e importantes da grande ilha de Java e guarda grandes tesouros da história e da cultura local. Nela conhecerá o Palácio de Yogyakarta, o Castelo de Água Taman Sari, e um dos templos entre o Borobudur e o Prambanan, que são dois dos templos mais famosos do país!

Patrimônios Mundiais da Unesco na ilha de Bali: Entre os lugares mais interessantes visitados no passeio, estão o Templo Taman Ayun, considerado pela Unesco como a obra arquitetônica mais impressionante de Bali, e os campos de arroz de Jatiluwith, que contempla o maior campo de arroz de Bali e um dos maiores do mundo.

Passeios na Indonésia »

 

Filipinas

Melhor época para viajar nas Filipinas
Tufões nas Filipinas podem estragar sua passagem pelo país.

Quem vai viajar para as Filipinas, além das monções asiáticas deve ficar atento à temporada de tufões. As chuvas se concentram entre os meses de maio a outubro e os tufões podem acontecer entre junho e novembro.

Ambos os fenômenos são bem intensos no país, então é realmente aconselhável evitar viagens durante estes meses. A melhor época para visitar o país é de janeiro a abril.

Assim você pode aproveitar muito melhor as praias paradisíacas do país, formado por 7.107 ilhas, e mergulhar, conhecer o rio subterrâneo de Puerto Princesa, entre outros atrativos.

As Filipinas são divididas em regiões: Luzon, ao norte; Visayas, no centro e Mindanao, ao sul. Luzon são as mais exploradas, principalmente pelo turismo em Boracay, a Ibiza das Filipinas e pela recente fama do arquipélago de Barcuit, ao norte da Ilha de Palawan.

 

O que fazer nas Filipinas

clima na asia
Nas Filipinas você pode fazer um incrível mergulho com baleias.

Passeio guiado em Manila: O tour pela capital das Filipinas inclui visitar a cidade velha Manila, o Memorial e Cemitério Americano, histórico Intramuros e Fort Santiago, e o capital financeiro movimentado de Makati. São 4 horas de passeio guiado passado e presente de Manila, com locais classificados como Patrimônio da Unesco.

Mergulho com Capacete Subaquático em Boracay: Este passeio oferece uma experiência de caminhada e mergulho para explorar o mundo subaquático de Boracay utilizando um capacete subaquático. O grupo é acompanhado por um guia especializado e pode ser aproveitado mesmo por quem não tem experiência de mergulho.

Passeios guiados nas Filipinas »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Camboja

Melhor época para ir ao Camboja
Melhor época para visitar o Camboja é entre novembro e abril.

No Camboja as monções acontecem nos meses de maio a outubro, mas ela é um pouco mais leve que nos demais destinos do Sudeste Asiático.

No país, durante as monções, as chuvas são diárias, mas são fracas e curtas. Assim, você consegue aproveitar mesmo se sua viagem for durante a temporada de chuva.

De toda forma, para quem não quiser arriscar, a melhor época para visitar o Camboja e fugir das chuvas é de novembro a abril. O país é um dos principais destinos turísticos do sudeste asiático, juntamente com Indonésia, Tailândia e Vietnã.

 

O que fazer no Camboja

quando chove na asia
Killings Fields no Camboja | Foto: QVM.

E, para começar a mergulhar no tema, descubra o que fazer no Camboja.

City tour em Phnom Penh: Neste passeio você rá conhecer os principais museus e símbolos para descobrir como o Khmer Vermelho atuou no Camboja, sendo possível inclusive visitar uma antiga escola que serviu como prisão.

Bike tour para Angkor Wat: Outro local fantástico para visitar no país são os Templos de Angkor Wat. São 400 km² de área, dezenas de templos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

 Melhores passeios guiados no Camboja »

 

Laos

Melhor época para conhecer o Laos
Monções acontecem entre maio e outubro no Laos.

O período das monções no Laos é de maio a outubro. Agosto é o mês mais intenso e as chuvas costumam gerar vários transtornos, até mesmo o fechamento de estradas.

Então, quem pretende conhecê-lo deve optar pelos meses de novembro a abril para não ter imprevistos na viagem. Considerado  o “patinho feio” do sudeste asiático, o Laos é um país fantástico e que vale super a pena ser visitado.

Apesar de ter me divertido muito durante minha viagem pelo Laos, a história desse pequeno país é bem triste, pois foi a região mais bombardeada da história da humanidade, devido às disputas entre Vietnã e Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.

Confesso que fiquei triste ao ver de perto uma história tão sofrida, mas tive também um imensa satisfação de conhecer gente que mesmo tendo um passado difícil, consegue com muito pouco ser feliz.

 

O que fazer no Laos

continente asiático
Nong Khiaw.

Oficina de artesanato em Luang Prabang: Neste passeio você aprenderá um dos artesanatos tradicionais locais. Com bambu e madeira você poderá criar uma das armas integrais na cultura de caçadores-coletores Hmong da região. O passeio dura cerca de 4 horas.

Excursão de bicicleta pela lagoa azul em Vang Vieng: Você pode escolher entre uma viagem em grupo privada ou compartilhada para passear de bicicleta pela zona rural de Vang Vieng, circulando pelas paisagens da selva, visite a Caverna Phi Tham, desfrute de um saboroso almoço e nade na famosa Blue Lagoon One.

Tours guiados no Laos »

 

Vietnã

Melhor época para ir para o Vietnã
Monções no Vietnã acontecem em duas épocas no ano.

As monções no Vietnã são mais complexas. Assim como na Tailândia, elas se dividem em duas épocas. Nas regiões norte e sul do país, que abriga cidades como Hanói e Ho Chi Minh, as chuvas acontecem de abril a outubro.

Por sua vez, na região central, onde fica a cidade Hoi An, as monções acontecem de setembro a dezembro, sendo que, em alguns anos, ela pode se estender até janeiro.

Em qualquer uma das duas regiões é bom evitar visitar o país na época das monções, pois é um fenômeno bem intenso. Nestes períodos, a chuva é forte e constante, podendo durar dias sem intervalo. É comum acontecerem alagamentos de ruas, fechamento de estradas, entre outros transtornos.

É bom lembrar que além das monções, o país está em uma área de risco de furacões, que podem acontecer entre agosto e novembro.

 

O que fazer no Vietnã

quando chove no vietna
Baía de Ha Long.

Excursão Baía de Ha Long: Neste passeio você visitará a Baía de Ha Long em um cruzeiro de 1 dia, incluindo traslado de ida e volta de Hanói. Poderá conferir suas cavernas e formações rochosas, passear de caiaque ou optar por um barco de bambu.

Bilhete do bonde para Ba Na Hills e Golden Bridge: Saindo de Da Nag você passeará de teleféricos do parque temático e deslize sobre as impressionantes montanhas e florestas. E ainda visitará a charmosa vila francesa, passeando por jardins coloridos do local.

Melhores passeios guiados no Vietnã »

 

Sri Lanka

Melhor época para visitar o Sri Lanka
Programe sua viagem para pegar menos chuva.

No Sri Lanka, as monções acontecem em duas épocas diferentes. Na região sudeste, que abriga a cidade de Galle, a monção vai de maio a agosto. Já na região nordeste, onde fica Tricomalee, o período chuvoso é entre os meses de outubro a janeiro.

No país, as chuvas costumam ser fortes, mas não constantes. Então, é possível conciliar uma viagem, caso você não se importe de pegar um ou outro dia de chuva.

 

O que fazer no Sri Lanka

clima no Sri Lanka
Sigiriya, Sri Lanka.

Excursão de 7 dias pelos destaques da ilha: Nesta excursão de 7 dias e 6 noite, você conhecerá os atrativos do Sri Lanka como os monumentos históricos de Sigiriya, Polonnaruwa, o jardim botânico de Kandy e Yala, onde poderá observar leopardos, elefantes e ursos-preguiça.

Passeio Sigiriya e Dambulla: Saindo de Colombo, você visitará a histórica fortaleza rochosa de Sigiriya e as imagens de Buda, além do grande complexo de templos de caverna de Dambulla. O passeio dura 14 horas e conta com motorista particular.

Atividades e lugares imperdíveis no Sri Lanka »

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Índia

Melhor época para viajar para Índia
Monções na Índia acontecem entre junho e setembro.

A Índia talvez seja o país mais difícil de visitar durante as monções, que acontecem entre os meses de junho e setembro, sendo muito intensas. As chuvas são fortes e constantes, além disso, o calor e a umidade são altíssimos.

Neste período, o país enfrenta vários transtornos, quando é comum acontecerem alagamentos e as pessoas não conseguirem sequer sair de casa.

Nos meses de maio a junho, apesar de não ter monção, não são indicados para visitação devido ao calor intenso, que muitas vezes superam os 45°C.

A melhor época para se visitar o país é de novembro a abril. Nesses meses, as temperaturas estão mais amenas e, sem o calor intenso, o visitante consegue aproveitar mais a viagem.

 

O que fazer na Índia

clima na India
Templo de Akshardham, em Nova Déli, na Índia.

Tour no Akshardham com traslado: Você visitará neste passeio o maior templo hindu do mundo, foi construído em 2005 por 3000 voluntários e 7000 artesãos, localizado em Nova Déli. O tour inclui ainda bonecos articulados e um showzão pirotécnico com lasers e hologramas à noite.

Tour ao Taj Mahal e Forte de Agra com almoço: Neste tour imperdível você visitará o mundialmente famoso Taj Mahal e o Forte Agra, nas proximidades, em uma excursão guiada de um dia saindo de Nova Deli. O passeio tem duração de 12 horas.

Atividades e lugares imperdíveis na Índia »

 

Nepal

Qual é o melhor mês do ano para conhecer o Nepal
De outubro a maio é a melhor época para visitar o Nepal.

As monções asiáticas no Nepal acontecem de junho a setembro e seguem um regime bem semelhante ao da Índia. Como as chuvas são fortes, pode acontecer alagamentos em algumas regiões de risco.

Os meses de outubro a maio são os melhores para se visitar o Nepal. Essa época, como não chove e as temperaturas são mais amenas, acaba se tornando a época ideal para quem deseja fazer caminhadas.

O que é perfeito, porque o Nepal é o Centro de Montanhismo mundial, além de possuir outros atrativos para os viajantes de aventura, mas que não querem subir a montanha gelada – como trekking, canoagem, mountain bike, bungee jump, voos, entre outros.

 

O que fazer no Nepal

quando chove no nepal
Nepal.

Tour guiado pelo Vale de Catmandu: Excursão privada de 6 horas em Kathmandu Valley, visitando locais budistas como Boudhanath Stupa e Swayambhunath Stupa, o templo hindu em Pashupatinath e aprendendo mais sobre o estilo de vida do povo de Newa, nativos do Nepal.

Aula de culinária no Nepal: Neste passeio você fará uma aula de culinária e aprenderá a cozinhar esses bolinhos populares os nepaleses adoram, o Momos. Visitando no tour uma família local para aprender a fazer Momos do zero e ainda degustar após a aula.

 Passeios guiados no Nepal »

 

China

Como funcionam as monções asiáticas na China
Sul da China é o mais atingido pelas monções asiáticas.

A extensão territorial da China é muito grande, e justamente por isto nem todas as regiões são atingidas pelas monções. O fenômeno ocorre principalmente na parte sul do país, entre os meses de abril e setembro.

Durante as monções, as temperaturas são muito altas e as chuvas são torrenciais e constantes. É aconselhável evitar a região nessa época, pois as chuvas provocam muitos estragos, como alagamentos, fechamento de estradas, entre outros.

Além disso, nesse mesmo período há ainda o risco de tufão.

 

O que fazer na China

clima na china
Estátua de Buda na China.

Tour Praça da Paz Celestial, Cidade Proibida, Grande Muralha: Neste passeio você visitará 3 das atrações mais importantes da área de Pequim em uma excursão de 1 dia: a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida e a seção de Mutianyu da Grande Muralha.

Excursão de bicicleta em Shangai: Em um pequeno grupo, este passeio de bicicleta leva você a uma viagem histórica e cultural através da história de uma das cidades mais famosas da China – Cite Bourgogne e Zhou Enlai. E ainda pode visitar lojas de artesanato, galerias de arte, vielas finas e lojas de café em Tianzifang.

Atividades e lugares imperdíveis na China »

 

Mecanismo das monções asiáticas

A melhor época para viajar na Ásia, não depende tanto das temperaturas, pois o clima em geral é bem quente. Porém, ir num período muito úmido, além de impedir alguns passeios, causa uma sensação bastante desconfortável.

O suor se mantém no corpo! Espero ter lhe ajudado em relação a essa preocupação constante dos viajantes sobre as moções que atingem a Ásia.

Quero saber se você já enfrentou uma chuvarada daquelas em sua viagem, deixa nos comentários!

Já definiu quando ir para a Ásia? Quais meses são ideais? Se ainda houverem dúvidas, escreve um comentário abaixo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Stella

    Olá, Guilherme. Acredito que essa questão sobre a época das monções seja algo meio incerto diante da alteração climática em nível global. Eu, por ex, recentemente voltei da Tailândia (última semana de set e primeira semana de out/2017). Planejei minha lua de mel ciente de que setembro não seria a época mais apropriada, especialmente quando na viagem se incluía uma celebração de casamento na praia (Krabi, Phranang Beach). A propósito, na véspera da viagem olhar a previsão do tempo era algo assustador: previsão de tempestade para TODAS as cidades onde eu iria (Bangkok, Chiang Mai, Railay Beach e Phi Phi). Nos primeiros dias em Bangkok, contrariando a previsão que previa chuva para a tarde, nenhuma gota de água caiu. Aliás, pelas 5h da manhã de um dos dias ouvi um barulho de chuva. Às 7h, a rua estava um pouco molhada e nenhum sinal de chuva. Ufa! E um toró desabou em Bangkok justamente na noite em que eu já estava na sala de embarque, aguardando o voo para Chiang Mai. Ufa²! Na primeira manhã em Chiang Mai, uma chuva fininha caía, daquelas que nem molha, e que durou por pouco mais de 1 hora. Chegando no Krabi, especificamente em Railay Beach, finalmente presenciamos a famosa tempestade já no primeiro dia, durante o almoço. A sorte é que estávamos almoçando. Mas depois do cafezinho, a chuva já tinha perdido a força e até foi possível aproveitar o mar com uma remadinha de caiaque ali no entorno. Detalhe que o casamento na praia ocorreria dois dias depois, com a possibilidade de ser cancelado caso estivesse chovendo. Mas o dia seguinte foi firme, sem chuva, o que eu esperava que também se repetisse no dia posterior. E no dia do casamento, o dia amanheceu mais azul ainda. Só que ao meio-dia, começou a fechar o tempo, nuvens carregadas começaram a se formar, carreguei meu guarda-chuva e embarcamos no barco que nos levaria à Phranang Beach. E, de forma mágica, aquela nuvem passou e o sol voltou a brilhar com toda a força, permitindo que nada estragasse a nossa cerimônia. Ufa³! E em Koh Phi Phi os dias de sol também se repetiram, mas me recordo de ter escutado uma chuva de madrugada e, na véspera de retornarmos, uma leve chuva no final da tarde, que cessou à noite. Enfim, o saldo da viagem foi bastante positivo diante da expectativa catastrófica que eu tinha criado, a qual foi enfrentada com bastante coragem e com uma boa dose de sorte. Desculpa pela extensão do post, mas fiz questão de detalhá-lo para que possa ser útil a outras pessoas que futuramente possam se encontrar na mesma situação em que eu estive, de apreensão, servindo de motivação para que venham a encarar a Tailândia na mesma época, sem esquecer de manter o pensamento positivo, com boas vibrações, porque positividade atrai coisas boas!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Stella, Hahahaha, pode escrever textão sem problemas. Fico feliz em saber que deu tudo certo :) E realmente, nem sempre viajar numa época que não é ideal, significa que a viagem será horrível. Claro que sempre procuro me programar para evitar chuva, por exemplo, mas não deixo de ir caso precise ir num mês "ruim". Abraços