O que fazer na Turquia: melhor época e dicas para turismo

por Guilherme Tetamanti

O que fazer na Turquia: melhor época e dicas para turismo

A Turquia é um dos únicos países do mundo que possui território em dois continentes, Ásia e Europa, uma história repleta de invasões, colonizações e conquistas e ainda uma diversidade de cores e paisagens em seu território. Só por isso já dá para imaginar que há muito o que fazer na Turquia.

Além da diversidade cultural trazida por tanta mistura, o país tem localização estratégica e possui grandes atrativos para quem procura uma viagem de férias, o que instiga a curiosidade dos turistas e transformou a Turquia num dos maiores destinos turísticos da atualidade.

Não é a toa que mais de 30 milhões de turistas escolhem viajar para o país todos os anos. Istambul é uma cidade incrível, com suas construções suntuosas, culinária rica, mesquitas, museus e infinitas opções de turismo; a Capadócia é uma das regiões mais lindas do planeta, com formações rochosas difíceis de acreditar.

A Riviera Turca é um procurado destino para quem gosta de praia; e as piscinas naturais de Pamukkale parecem uma pintura. Há ainda ruínas em Éfeso, mausoléu do “pai dos turcos em Ancara”, montanhas nevadas para esquiar, grandes bazares para compra e barganha.

Enfim, numa única viagem é possível ter experiências únicas em paisagens completamente diferentes, o que certamente irá agradar até o mais exigente viajante. Vamos descobrir o que fazer na Turquia?

Planeje sua viagem => Dúvidas sobre chip no exterior

Tudo sobre seguro viagem internacional »

O que fazer na Turquia?

mapa-turquia
Mapa turístico com atrativos da Turquia.

A Turquia é um país que encanta os turistas com todas a história e as belezas naturais que compõem o seu território. Por todo canto há monumentos históricos, climas e paisagens muito diferentes e uma cultura surreal de tão interessante, além de comidas típicas deliciosas.

A seguir saiba tudo o que fazer na Turquia para organizar o seu roteiro da melhor forma.

  1. Conhecer a arquitetura de Istambul
  2. Voar de balão na Capadócia
  3. Visitar as praias turcas
  4. Mergulhar nas piscinas naturais de Pamukkale
  5. Experimentar as comidas típicas da Turquia
  6. Conhecer as ruínas de Éfeso

Antes de saber mais sobre o que fazer nos belos destinos da Turquia, confira todas essas belezas e cores do país neste vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Turquia:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Turquia »

 

Onde fica e como chegar na Turquia

A Turquia fica na região sudeste da parte da Europa e também no extremo ocidental da Ásia, fazendo fronteira com os países que integram a região correspondente ao Oriente Médio como Irã, Azerbaijão, Iraque, Armênia e Síria, e também países europeus como Grécia, Bulgária e Geórgia.

É o terceiro país mais populoso da Europa, ficando atrás da Rússia (que também tem seu território dividido entre a Europa e a Ásia) e da Alemanha. Tem uma área total de 783.562 km², sendo que a maior parte de seu território fica na Ásia e, assim, a menor parte fica na Europa.

Essa divisão passa pela cidade de Istambul, que não é a capital do país, que na verdade é Ancara, mas sim a maior e mais famosa cidade turca. Inclusive, se você quer saber como chegar na Turquia saiba que o melhor caminho para entrar no país é por Istambul, que possui um dos maiores aeroportos de toda a Europa.

O turismo na Turquia ficou acessível para os brasileiros quando a Turkish Airlines, maior companhia aérea do país, passou a operar em 2010 um voo direto entre São Paulo e Istambul – são aproximadamente 12 horas de voo. Depois outras companhias aéreas e a própria Turkish Airlines incluiu voos de outras cidades brasileiras, sendo que há alguns diretos e outros com conexão.

Se você já estiver viajando pelo continente pode procurar por voos low cost na Europa, trem ou mesmo ônibus, dependendo do seu destino. Por exemplo: da Itália, da Grécia e da Alemanha há ônibus para Istambul e da Romênia também há opções de fazer o trajeto de trem.

Embora esteja na Europa, pelo menos parte do país, a Turquia não faz parte da União Europeia. Assim como o país, a Albânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia estão em fase de transição de legislação para se adaptarem e ingressarem oficialmente no bloco. Brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo de até 90 dias, apenas passaporte válido por 6 meses.

 

Qual melhor época para ir a Turquia?

O que fazer na Turquia em 7 dias?
Cada região é destaque em uma época do ano.

Bom, a melhor época para visitar a Turquia depende muito de quais destinos do país estão no seu roteiro de viagem. É que, por exemplo, na Capadócia a alta temporada é o verão, quando chove menos, embora seja a região linda no inverno, assim como no litoral Mediterrâneo, já para esquiar em Kartepe é melhor que esteja frio e com neve.

No geral, o clima da Turquia é mediterrâneo, com invernos chuvosos e verões quentes e secos, mas há diferenças regionais. Sendo assim, na maior parte do país, o verão é a alta temporada. Mas, sempre há quem prefira conhecer o país nas estações de transição, como outono e primavera, uma vez que o clima é mais fresco e fica mais fácil explorar os destinos.

Estações do ano na Turquia:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Turquia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Primavera: Março a Junho
  • Verão: Junho a Setembro
  • Outono: Setembro a Dezembro
  • Inverno: Dezembro a Março

Vale destacar que entre maio e agosto – primavera e verão – os dias são mais longos e escurecem lá pras 20 horas. Já em dezembro e janeiro – alto inverno do país – os dias são bem mais curtos e costuma escurecer antes das 17 horas.

 

O que fazer na Turquia no inverno

neve na turquia
Foto: hüseyin yeşil, via Wikimedia Commons.

De Dezembro a Março, o inverno chega com força na Turquia. É o momento ideal para você praticar atividades na neve e curtir uma friaca daquelas nos lugares que batem temperaturas negativas.

Ao todo, o país conta com mais de 10 estações de esqui que ficam nas montanhas congeladas. Minhas sugestões são: Palandöken, Bursa e Antalya.

Porém, se você não tiver tempo de sair da capital, Istambul, o jeito de aproveitar melhor os dias mais frios é tomar um belo banho turco, nas Hammams. Minhas ficas são: Cagaloglu Hamami, Cukurcuma Hamami, Ayasofya Hurrem Sultan Hamami, Kilic Ali Pasa Hamami e a Sultan Suleyman Hamam.

 

O que visitar na Turquia

1. Conhecer a arquitetura de Istambul

O que fazer na Turquia
Istambul é destaque pela arquitetura e cultura.

Istambul é uma cidade fascinante, com mesquitas e construções antigas e históricas por todos os lados, que nos dão a impressão de viver o passado. A cidade possui um mundo de alternativas, museus, restaurantes e a possibilidade de cruzar a única ponte no mundo que faz a ligação entre dois continentes.

É isso mesmo e nunca me canso de lembrar que um das opções mais interessantes para fazer em Istambul é cruzar a divisão entre Ásia e Europa que passa no meio da cidade. Destaco que os dois lados são ligados pela lindíssima Ponte de Bósforo e cada um deles tem seus costumes e diferenças culturais.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Parte das áreas históricas de Istambul foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985 pela Unesco e isso faz com que, para mim, ela seja uma das cidades mais lindas do mundo. Em Istambul está uma das maravilhas do mundo medieval, que é a Basílica de Santa Sofia.

Outros destaques da arquitetura de Istambul são: a Mesquita Azul, Ponte do Bósforo, Palácio de Topkapı, Muralhas de Constantinopla, Grand Bazaar, Palácio de Küçüksu, as Cisternas da Basílica, entre outras.

Tours guiados para conhecer Istambul:

  • Bilhete de ônibus turístico em Istambul: O ônibus conversível de dois andares é na modalidade hop-on hop-off, aquele que faz paradas em diversos pontos turísticos e você desce onde preferir. Há bilhetes válidos de 1 a 3 dias, sempre com guia. São 15 paradas diferentes como a Mesquita Azul, Basílica Santa Sofia, nas miniaturas do parque Miniatürk, inclusive cruza a Ponte de Bósforo para as atrações na parte asiática da cidade.
  • Melhor de Istambul em um dia de passeio: Outra opção para conhecer no mesmo dia todos os atrativos da cidade é o tour com o melhor de Istambul, que tem duração de 7 horas e faz paradas nos seguintes pontos – o Palácio de Topkapi, a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, o Hipódromo de Constantinopla e o Grande Bazar, entre outros. O tour inclui o serviço de busca ida e volta no hotel, guia profissional, todos os ingressos das atrações.

 

2. Voar de balão na Capadócia

o que fazer em istambul
Voo de balão é imperdível para quem visita a Capadócia.

A Capadócia é uma região única, provavelmente com as paisagens mais lindas que já vi. Conhecer e hospedar-se nas cavernas, andar pelas montanhas e aprender sobre toda a história que envolve sua população já faz qualquer turista ficar satisfeito com a viagem.

Para superar as expectativas, o passeio de balão, nas primeiras horas da manhã, é lindo e emocionante. É indescritível ver o sol nascer entre os balões num dos lugares mais pitorescos do mundo. São diversas empresas da Turquia que oferecem o passeio de balão na Capadócia, que geralmente tem percursos e serviços muito parecidos.

Todas fazem o mesmo tipo de voo, mas cobram valores diferentes, entre 100 e 150 euros por pessoa. E isso inclui o serviço de leva e traz ao seu hotel, um café da manhã antes do voo, o passeio de balão em si, e um lanche ao aterrissar, geralmente com champanhe e frutas.

O passeio de balão na Capadócia é uma oportunidade única de observar as formações geológicas por outro ângulo, além do contraste de cores do céu ao amanhecer com as cavernas e toda a cidade, que é monocromática. Recomendo muito que você vá para a região da Capadócia e faça o passeio.

Tours guiados para conhecer a Capadócia:

  • Passeio de balão na Capadócia: O mais famoso dos tours da região, o passeio de balão tem diversas versões para você escolher. Este passeio começa às 4h30 e dura aproximadamente 2 horas, onde você poderá assistir ao nascer do sol sobre os vales e montanhas e finalizar o passeio com um brinde de champagne. Há um café da manhã com chá que pode ser tomado antes ou depois do voo.
  • Observação de balões de ar quente na Capadócia: Se voar de balão a uns 2 mil metros do chão não for sua praia, seu grupo de viagem tiver crianças, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida, este é o passeio perfeito para você. Com 1 hora de duração, o passeio começa às 5 horas e reúne um grupo máximo de 14 pessoas para observar o voo dos balões, mas estando em terra firme. Inclui serviço de busca no hotel e seguro.

 

3. Visitar as praias turcas

Praias da Turquia
Praia de Olimpos | Foto: Alex Graves, via Wikimedia Commons.

O litoral sudoeste da Turquia, banhado pelo Mar Mediterrâneo e Egeu, é um procurado destino durante o verão, entre junho e setembro. Também são mais de 8 mil quilômetros de litoral com águas azul turquesa, montanhas, florestas e ainda ruínas histórias.

A principal cidade da região conhecida como Riviera Turca é Antália, inclusive considerada a capital do turismo do litoral. Possui mais de 200 praias como as maravilhosas Olimpos, Alanya, além da Patara a maior praia do país com 18 quilômetros de extensão. Localizada entre a Cordilheira de Taurus e o Mar Mediterrâneo, além das paisagens, proporciona um espetáculo no encontro do mar com o Rio Duden, uma cachoeira de 40 metros de altura.

Bodrum é outra cidade da Riviera Turca que vale a visita: o clima está sempre bom, as praias são lindas e ainda a há agitada vida noturna. A praia de Iztutu é conhecida como Turtle Beach, pois é onde as tartarugas procriam, é lindo de ver; e a praia de Kabak tem um cenário exótico, sendo cercada de floresta. Ela marca a divisão dos mares Mediterrâneo e Egeo.

O vilarejo de Öludeniz é uma pequena cidade de praia localizada na Riviera Turca, no distrito de Fethiye. Também chamada de Lagoa Azul, é uma das praias mais lindas do mundo. É uma praia de seixos, rodeada por montanhas, o mar tem um tom de azul que chega a ser difícil de acreditar, muito visitada por amantes de esportes como mergulho livre e paragliding.

Tours guiados para conhecer a Riviera Turca:

  • City Tour incluindo cachoeiras e teleférico em Antália: Para conhecer as praias da cidade e ainda ter uma vista privilegiada do Mar Mediterrâneo e da montanha Tünek Tepe, recomendo o city tour em Antália com teleférico. Você também visitará duas das cachoeiras mais populares da cidade, as Cataratas Düden e Kursunlu. O passeio tem 6 horas de duração e inclui serviço de busca no hotel, guia, ingressos, almoço e seguro.
  • Passeio de barco de dia inteiro em Oludeniz: Passe um belo dia a bordo de um barco conhecendo a Caverna Azul, o Vale das Borboletas e a Baía de Água Fria, explorando a Ilha de São Nicolau, um sítio arqueológico com vistas incríveis, e a Camel Beach, tudo isso na região do vilarejo de Öludeniz. Passeio dura o dia todo e inclui almoço.
  • De Bodrum: Mergulho no Mar Egeu: Quem curte mergulhar terá uma ótima oportunidade para praticar o scuba diving nas águas cristalinas do Mar Egeu. O passeio dura o dia todo e inclui serviço de busca no hotel, equipamento de mergulho, guia, transporte e almoço.

 

4. Mergulhar nas piscinas naturais de Pamukkale

Piscinas de Pamukkale
Piscinas de Pamukkale | Foto: Antoine Taveneaux, via Wikimedia Commons.

As formações calcárias de Pamukkale, aos pés da antiga cidade turca de Hierápolis, é um dos patrimônios mundiais da Unesco, principalmente pelas nascentes de água quente. Conhecida também como castelo de algodão, é uma das atrações mais visitadas na Turquia.

O conjunto de piscinas termais de origem com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. É lindo de ver. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes subterrâneos que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino.

Tours guiados para conhecer Pamukkale:

  • Pamukkale: excursão de dia inteiro de Kusadası ou Selcuk: Nesta excursão, que tem duração de 8 horas, você visitará o Portão Domiciano, Portão Colunado, Catedral, Águas Vermelhas de Karahayit, Museu Pamukkale e O Travertino de Pamukkale. Poderá mergulhar relaxante nas fontes termais de Hierapolis, um dos locais sagrados da Turquia. O passeio inclui ingressos, guia e transporte.
  • Tour de Balão de Ar Quente de Pamukkale: Para conhecer Pamukkale de outro ângulo você pode fazer um passeio de balão de ar quente.  O voo dura 1 hora e acontece ao nascer do sol. O passeio inclui o serviço de busca no hotel (6h30 no inverno e 4h30 no verão), aparato de proteção necessário, voo de balão, impostos e taxas e certificado de voo.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

5. Experimentar as comidas típicas da Turquia

o que fazer na turquia em abril
Baklava, doce mais famoso do país.

Acredito que uma das experiências mais legais e enriquecedora que temos ao conhecer lugares novos, com certeza é experimentar as comidas típicas ao redor do mundo. Para mim, um roteiro sem apreciar a culinária local, é uma viagem sem sal e sem açúcar.

   

Como você pode ver no artigo sobre as comidas exóticas ao redor do mundo eu experimentei muita coisa, digamos, meio diferente. Em relação a Turquia não penso nada diferente, ao contrário, experimentei e recomendo que todos comam pratos típicos.

Neste caso, nem todas as comidas eram desconhecidas, temos algumas versões brasileiras que lembram os originais, como o kebak (espetinho de carne, frango com ou sem pimentão e cebola) ou Köfte, as almôndegas turcas, que lembram a nossa kafta.O manti parece uma ravióli recheado de carne e com molho de iogurte.

O meze são os aperitivos; kumpir é uma batata recheada; e pide uma espécie de pizza, que é feita com esse pão tipo pide e tem um formato comprido. Em relação aos doces experimente o sorvete turco, que utiliza leite de cabra na preparação, a Baklava, doce mais famoso do país com massa folhada e recheio de pistache, entre outros.

 

6. Conhecer as ruínas de Éfeso

roteiro terrestre turquia
Ruínas do sítio arqueológico de Éfeso.

Outro lugar importante para conhecer não só a história turca, mas da humanidade, é a cidade de Éfesos. É impossível medir a importância histórica deste local, sendo um dos maiores sítios arqueológicos do mundo e sem dúvida o mais bem preservado da Turquia.

Construída no século X a.C. no local da capital anterior de Arzau, a cidade pertencia a Grécia, foi dominada pela República de Roma em 129 a.C. e parcialmente destruída por um terremoto no ano de 614. Após o período turbulento, a região foi incorporada ao Império Otomano em 1425.

A região era famosa por abrigar o Templo de Ártemis, uma das 7 maravilhas do mundo que foi destruído em 401 d.C. sobrando apenas as reuínas; a Biblioteca de Celso e um teatro capaz de abrigar cerca de 25 mil espectadores. E a igreja que fazia parte das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse.

Visite também o Museu Arqueológico de Éfeso, onde poderá conhecer com mais detalhes a história da região, e a Casa da Virgem Maria, que fica a aproximadamente 9 quilômetros da região, e acredita-se que é o local onde o apóstolo João levou a Mãe de Jesus após a crucificação do filho.

Tours guiados para conhecer Éfeso:

  • Éfeso Full-Day Tour: Com duração de 8 horas, este tour te levará para os principais pontos turísticos de Éfeso, como Odeum, Templo de Adriano, Templo de Artemis, uma das maravilhas do mundo antigo, Basílica de St. John e a casa onde se diz que a Virgem Maria teria vivido seus últimos dias. Inclui transporte em veículo de luxo, guia, entradas e impostos.
  • Tour Privado de Éfeso saindo do Porto de Kusadasi com almoço: Explore a antiga cidade romana de Éfeso e visite a Casa da Virgem Maria nesta excursão de um dia saindo de Kusadasi. O tour ainda tem paradas no Templo de Adriano e na Biblioteca de Celsus, sempre com guia. Tem duração de 7 horas e inclui serviço de busca, almoço e transporte.

 

Já sabe o que fazer na Turquia?

O que fazer na Turquia é a menor das preocupações para o planejamento de uma viagem, pois o turismo no país é bastante organizado e existem boas atrações em todos os cantos. Listei as principais atrações, os motivos que fazem os turistas quererem voltar ao país, mas certamente existem outras razões para encantar-se.

Estando em Istambul, por exemplo, além de conhecer a arquitetura você deve ir ao Grand Bazaar para conhecer, é claro, mas também para barganhar suas compras. É um costume local e eles adoram negociar com os visitantes. Embora haja outros locais mais famosos na Europa, na Turquia você consegue até esquiar, na região de Kartepe.

Saiba que independente da época do ano que você viajar ao país, saiba que a sempre muito o que fazer na Turquia e são atrações para todo tipo de público, desde os mais aventureiros até aqueles que curtem um turismo religioso, passando pelos viajantes que só querem uma praia de águas claras.

Planejando o que fazer na Turquia? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Istambul

Saiba tudo sobre Istambul e como planejar a visita

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Capadócia

Veja quando ir, quanto custa e tudo sobre a Capadócia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Istambul

Saiba tudo sobre Istambul e como planejar a visita

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Capadócia

Veja quando ir, quanto custa e tudo sobre a Capadócia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ubirajara Nascentes Alves

    Muito legal !!! Gostei das suas dicas. Tomei conhecimento do seu Blog através de um email da Agência de Viagens Ilhatur (Blumenau). Já fui à Turquia, com direito a uma parada na Grécia (Atenas e Ilhas), muito show !! Gostei muito de visitar o Grand Bazar em Istambul, quase não conseguimos, pois não sabia que o mercado fecha às segundas..., o Bazar das Especiarias, a Mesquita Azul, Raja Sofia, a Cisterna de Yerebatán, os Derviches Dançantes, passeio de barco pelo Bósforo, vôo de balão na Capadóccia, Pamukkale e a maravilhosa culinária turca....., uma viagem inesquecível que eu faria novamente, sem pensar !

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ubirajara, Você conheceu a Turquia melhor que eu kkkkkkk, fiquei apenas uma semana. Realmente um país fascinante, que pretendo voltar para visitar as cidades que ficam fora do roteiro turístico tradicional. Em Istambul, fui ao Miniaturk Park, um parque de miniaturas que mostra as principais atrações turísticas do país, muito legal. Obrigado pela visita. Abraços