Europa Oriental: países diferentes para conhecer na região

por Pâmela Queiróz

Europa Oriental: países diferentes para conhecer na região

Você conhece a Europa? É claro que você deve conhecer ou mesmo já ter visitado algumas vezes o continente europeu.

Ele é queridinho dos viajantes por reunir países muito diferentes entre si. Porém, neste artigo, falo de uma região específica do continente e não tão explorada: a Europa Oriental.

Ela oferece experiências incríveis que resultam das características da sua cultura, economia e até mesmo do socialismo ou religião predominante em alguns lugares.

Por isso, reuni 5 países diferentes no mapa para você conhecer e descobrir que é possível fazer um trip diferente pela Europa, fugindo dos clássicos destinos de férias da Europa Ocidental dos brasileiros. Confira.

Descubra => Quanto custa internet na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Países diferentes na Europa Oriental

  1. Albânia
  2. Armênia
  3. Azerbaijão
  4. Bielorrússia
  5. Bósnia Herzegovina

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Europa »

 

Países para conhecer na Europa Oriental

Albânia

Principais dicas do Leste Europeu
A Albânia é um país belíssimo e a população sempre muito acolhedora.

Localizada na península Balcânica, a Albânia é um dos menores países da Europa Oriental (em breve). Para você ter uma ideia, ela possui apenas 28 km².

No entanto, a sua população ultrapassa os 3 milhões de habitantes, sendo a Albânia o 2º país mais pobre da Europa.

Este país é encantador e muito famoso, uma vez que já foi cenário de filme hollywoodiano, mas também por ter parado no tempo e preservar muitas de suas tradições.

A Albânia é um país belíssimo e a população sempre muito acolhedora. Outro ponto positivo deste país é que ele faz fronteira ao norte com Montenegro, nordeste com Kosovo.

A leste com a Macedônia do Norte e Grécia, e ao sul e oeste com o Mar Adriático. Assim, ao conhecer a Albânia você pode aproveitar para fazer ainda turismo em outros países!

Excelentes => Passeios guiados na Albânia

 

Turismo na Albânia

europa oriental albania
Tirana | Foto: Albinfo, via Wikimedia Commons.

A capital albanesa é Tirana e ao visitar este país é nela que você irá desembarcar, já que o único aeroporto albanês fica na cidade.

Ao chegar você irá entender porque citei que o país parece ter parado no tempo, mais especificamente, entre os anos 1980 e 1990.

Todavia, até mesmo este ponto faz da Albânia muito encantadora e digna de receber a sua visita. Vale ressaltar que a moeda da Albânia é o Lek, dinheiro muito barato, mesmo quando comparado por brasileiro.

Em Tirana, não existem muitos roteiros turísticos estabelecidos, mas você pode fazer uma caminhada com guia por Tirana.

Dicas de viagem na Albânia
Ponte Romana em Berat.

Na capital, visite a Praça Skanderbeg, ponto ideal de encontro e início de tour guiado em Tirana. Na sequência, que tal conhecer a Mesquita de Et’hem Bey ou a Torre do Relógio, as duas foram construídas no século 18.

Também fica na cidade o Museu Nacional da História, o Palácio da Cultura, o Teatro e Ópera da Albânia e Biblioteca Nacional.

Você também deve conhecer a Riviera Albanesa, região que possui praias lindíssimas com água azul marinho, além de Vlore e Sarande, sendo a última, geralmente, mais escolhida pelos viajantes.

Nesta região você pode visitar o castelo de Porto Palermos, onde ficam os balneários de Himarë, Llaman e Jale, a área badalada da região.

Recomendo => Excursões com guia em Tirana

 

Mais dicas de viagem para Albânia

Tirana Albania
Montanhas da Albânia.

Além dos lugares citados, você não pode deixar de visitar o Bunk´Art. Esta instalação foi construída dentro de um bunker da época da ditadura.

Além de abrigar muita história e arte do país, é um espaço muito interessante. Por falar em locais obrigatórios de visitação, passeie também pelo Parque Rinia.

Ele é muito bonito e conta ainda com muitos bares e restaurantes em seu entorno. Por fim, outra atração imperdível é o município de Berat, classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Importante saber: Berat é chamada de a cidade das mil janelas. Isso porque ao longe você tem a vista de muitos casarões brancos, cheios de janelas.

Esta arquitetura é típica do período Otomano. Aproveite e reserve alguns dos melhores tours guiados em Berat.

Economia => Hotéis baratos na Albânia

 

Armênia

O que fazer na Europa Oriental pela Armênia?
Cidade Rosa é como é também chamada Yeravan, capital do país.

A Armênia é famosa por ter sido o primeiro país europeu a adotar o cristianismo como religião oficial. Localizada na região montanhosa da Eurásia, entre o Mar Negro e o Cáspio, no sul do Cáucaso.

Também faz fronteira a com a Turquia a oeste, Geórgia a norte, Azerbaijão a leste e Irã ao sul. Mas agora tenho duas curiosidades para você que vai ou pretende visitar este local.

A primeira é que, assim como a Turquia, a Armênia fica na Ásia e na Europa. A segunda é que o Brasil possui muitos descendentes deste país, como os atores Stepan Nercessian e Aracy Balabanian.

Todavia, a personagem armênia mais famosa do mundo, provavelmente, é empresária-celebridade Kim Kardashian. Porém, outros famosos tem ascendência ou mesmo nasceram no país.

A cantora e atriz Cher é filha de armeno e entre os integrantes da banda System of a Down, o baixista Shavarsh Odadjian (Shavo), nasceu no país.

Top => Atividades turísticas guiadas na Armênia

 

Turismo na Armênia

europa oriental armenia
Monte Ararat.

Além de ser “responsável” pela origem de grandes e importantes celebridades do mundo, a Armênia é um país com muita história para contar.

Algumas delas são bíblicas – não é à toa que a região é católica. Alguns estudiosos dizem que o Jardim do Éden ficava na região, entre os Rios Tigre e Eufrates, hoje parte do território iraquiano.

Há histórias que contam que a Arca de Noé teria encalhado na Albânia depois do dilúvio, mais precisamente no Monte Ararat.

Dito isso, anote na sua agenda outros locais para conhecer como a Catedral de Etchmiadzin, considerada a mais antiga do mundo, além de um passeio guiado pelo Mosteiro de Khor Virap.

Roteiro na Armênia, Europa Oriental
Mosteiro em Haghpat, na Armênia.

Outro destino armeno que vale a visita é a pequena Vila Gosh, que fica na província de Tavush, tem belas paisagens e ótimos locais para caminhadas; além da cidade de Ani.

Hoje ela pertence ao território turco, mas as ruínas das instalações que abrigavam a Rota da Seda são muito interessantes.

Já na capital, Yerevan, também chamada de Cidade Rosa, visite a Cascata de Yerevan, uma espécie de centro cultural em formato de escada, onde há engloba jardins e mirantes.

Além do Museu de Arte de Cafesjian, e a Praça da República, local que guarda vestígios da história da dominação do país pela União Soviética.

Capital => Melhores passeios guiados em Yerevan

 

Outras dicas sobre a Armênia

cidades da armenia
Lago Sevan.

Na Armênia você pode conhecer ainda o Lago Gosh, a Igreja de São Gregório, a Torre Sineira, a Igreja de St. Atorvastatin e a Capelas duplas.

Além do Mosteiro Haghpat, um complexo monástico medieval, da Igreja da Surp Nshan e da Scriptorium, local onde manuscritos eram produzidos na Idade Média.

Na hora de organizar sua viagem, fique atento para a época do ano que escolhe para visitar este país. É que a maior parte do território armênio fica sob clima seco e alta altitude e no verão as temperaturas podem chegar aos 40°C.

Enquanto no inverno caem, às vezes, até abaixo dos 10°C. A moeda local é o Dram, porém o que não faltam na Cidade Rosa são caixas eletrônicos, para saque internacional.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Lista => Hotéis na Armênia

 

Azerbaijão

Dicas de viagem do Azerbaijão, na Europa Oriental
Baku, capital do Azerbaijão.

Localizado na região do Cáucaso, no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático, fica o país transcontinental, Azerbaijão.

Este, que também não pode ficar de fora do seu roteiro pela Europa Oriental (em breve), faz fronteira com o Mar Cáspio ao leste, a Rússia ao norte, a Geórgia a noroeste, a Armênia no oeste e o Irã ao sul.

O Azerbaijão foi a primeira nação de maioria muçulmana após o Egito possuir óperas e teatros. O país se emancipou em 1918, mas só se tornou independente após o fim da União Soviética, em 1991.

A moeda local é a Manat (AZN), mas é indicado fazer a troca do dinheiro por dólar ou euro. O país tem clima úmido, seus invernos são relativamente amenos, com exceção da região montanhosa.

Nas montanhas as temperaturas podem ser negativas, mas os ventos costumam ser fortes em todo o país. O verão, por outro lado, é muito quente e pode chegar aos 40°C, entre junho e julho.

Só os melhores => Tours com guia no Azerbaijão

 

Turismo no Azerbaijão

turismo no Azerbaijão
Flame Towers | Foto: Investigation11111, via Wikimedia Commons.

Para conhecer o Azerbaijão, comece a sua visita pela Maiden Tower, localizada a capital, Baku. A torre possui uma vista de 360°, o que te possibilita admirar tanto a cidade, quanto o mar.

Na sequência, caminhe no calçadão de Baku Boulevard, que dizem ser o maior calçadão deste estilo em todo o mundo.

Outro ponto turístico do Azerbaijão é a Flame Towers, símbolo da cidade, são 3 torres que projetam imagens durante à noite e enfeitam a maior parte das vistas de Baku durante o dia.

Por falar na capital, ela também conta com o Azerbaijão Carpet Museum, o Palace of the Shirvanshahs e o Heydar Aliyev Cultural Center. Ou ainda caminhar pelas ruas, visitar os parques e praças e fazer um tour histórico por Baku.

Aproveite => Melhores passeios guiados em Baku

 

Mais informações do Azerbaijão

Roteiro pelo Azerbaijão, Europa Oriental
Vulcão Gobustan | Foto: Investigation11111, via Wikimedia Commons.

E, que tal conhecer um vulcão no Azerbaijão? Nesse país fica o Gobustan, um vulcão de lama, ou melhor, um dos 400 existentes no Azerbaijão.

As lamas deste vulcão são medicinais e esta visita é incrível também pela aparência do local, alguns dizem que ele se parece com as crateras da Lua. Aproveite e faça uma excursão privada a Gobustan, pelos vulcões de lama e mesquita.

Se quiser um passeio inusitado precisa provar – a não ser que você seja vegetariano ou vegano, igual a mim – o Caviar Negro, prato mais exportado da região.

Além disso, a gastronomia local conta com o típico pão horek, sopas, especiarias como açafrão, canela e anis. Por fim, a minha próxima dica é visitar o Parque Nacional Shirvan.

Trata-se de uma reserva natural e área protegida que é o lar de inúmeras espécies nativas, como a gazella subgutturosa. No parque moram ainda outros pássaros, lobos, raposas e lebres.

Veja => Hotéis no Azerbaijão

 

Bielorrússia

Dicas de viagem na Bielorrússia, Europa Oriental
Casa da Cultura em Minsk, capital da Bielorrússia.

A Bielorrússia é conhecida por ter sido a última ditadura europeia e também por ter abrigado culturas pré-históricas – os primeiros povos eslavos chegaram lá por volta do século VI.

Este país da Europa Oriental não possui saída para o mar e faz fronteira com a Rússia a nordeste, Ucrânia ao sul, Polônia a oeste, Lituânia e Letônia a noroeste.

Vale destacar que o país é um verdadeiro memorial da Segunda Guerra Mundial. E também guarda outras tristes lembranças – o assassino do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, morou na região alguns anos.

O país tem muitos fatos históricos para contar. Minsk é a capital da Bielorrússia. Ela fica junto aos Rios Svislach e Niamiha e possui cerca de 1,8 milhão de habitantes.

Além desta cidade, também indico dar atenção a Brest, Grodno, Gomel, Mogilev e Vitebsk. Uma curiosidade é que 40% da área total da Bielorrússia é composta por florestas.

Prática => Excursão turística privada em Minsk

 

Turismo na Bielorrússia

Roteiro pela Bielorrússia, na Europa Oriental
Fortaleza de Brest | Foto: Szeder László, via Wikimedia Commons.

Minsk é um lugar belíssimo e os custos para viajar para a capital bielorrussa costumam ser mais barato em relação a países da Europa Ocidental. E há museus e monumentos históricos, além de praças e parques.

Conheça todos os passeios guiados imperdíveis em Minsk. Em Minsk você encontra ainda a antiga Linha Stalin, defesa Soviética contra a Alemanha nazista.

Por todo país, há memoriais e estátuas dedicadas a sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Comece o tour pela Casa do Governo, na Praça da Independência.

Na sequência, caminhe pelas ruas de Minsk, elas são largas e possuem arquitetura de estilo soviética que se misturam com edifícios modernos e símbolos do capitalismo. Mas este roteiro também conta com a Fortaleza de Brest.

Há ainda o Great Patriotic War Museum traz muitos detalhes sobre o período, onde mais de 2 milhões de pessoas morreram. Aproveite e faça o tour guiado Fortaleza de Brest, City Tour e Parque Nacional.

Completo => Todos as principais atividades turísticas na Bielorrúsia

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dicas de viagem para Bielorrússia

Dicas de viagem para Bielorrússia
Great Patriotic War Museum | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Entre outros pontos positivos de ir à Bielorrússia é que se pode chegar ao país de qualquer lugar – tanto da Europa, caso você esteja fazendo um tour por cidades europeias, quanto de São Paulo ou Rio de Janeiro.

Além disso, você consegue conhecer o país inteiro viajando apenas de trem! Uma facilidade para quem gosta ou pretende viajar sozinho, é que a Bielorrússia é considerada segura para viajantes e moradores.

Ou seja, para conhecer os locais citados acima, você não irá necessitar, caso não tenha interesse, de um guia de turismo. Mas fique alerta, alguns locais não permitem fotos!

Dica => Hotéis em avaliados na Bielorrússia

 

Bósnia e Herzegovina

Dicas da Bósnia e Hezergovina, na Europa Oriental
Mesquita em Saravejo, capital da Bósnia e Hezergovina.

Bósnia e Herzegovina constituem um país dos Balcãs, tendo sido fundado após a dissolução da antiga Iugoslávia. É um local bonito e barato para viajar, fazendo fronteira a norte e oeste com a Croácia.

E a leste e a sul com a Sérvia e também a sul com Montenegro. Conta com uma pequena extensão de litoral, no Mar Adriático.

Entre as principais cidades da Bósnia e Herzegovina estão Sarajevo, a capital do país, Banja Luka, Zenica, Mostar e Tuzla.

Roteiro pela Bósnia e Hezergovina, na Europa Oriental
Ponte na cidade de Mostar.

Falando da capital, ela tem se tornado cada vez mais destino turístico de muitas pessoas, e historicamente já foi palco de grandes acontecimentos, como o início da Primeira Guerra Mundial.

Mas hoje, Sarajevo tem sido mais lembrada por sua beleza, já que é cortada, não só por montanhas, mas também por um rio.

Além disso, como já adiantei acima, este é um destino barato. Por dia, você gasta menos de 35 euros nesta cidade.

Ótimas => Melhores atividades turísticas em Bósnia e Hezergovina

 

Turismo na Bósnia e Herzegovina

europa oriental bósnia e herzegovina
Biblioteca Vijecnica | Foto: Aktron, via Wikimedia Commons.

Além das belezas naturais, a capital conta ainda com monumentos, museus e muita história dos conflitos que enfrentou ao longo da história.

Para você ter uma ideia, Sarajevo foi fundada pelo Império Otomano em 1450. Bem no Centro da Cidade Antiga (Stari Grad), ficam igrejas católicas e ortodoxas, a Sinagoga de Stari Hran e a Biblioteca Vijecnica.

Aproveite e reserve um tour guiado com o melhor de Sarajevo. De lá você pode partir para travessas cheias de lojinhas, cafés e restaurantes. Tudo em estilo turco.

Outro ponto turístico importante da cidade, onde estão os cartões postais de Sarajevo, é a Praça Baščaršija. No entanto, deve ficar atento a este lugar, pois ele é chamado de Praça dos Pombos.

Em Sarajevo, você também pode visitar a Ponte Latina e o Túnel da Esperança. Este último foi construído durante o cerco, em 1993, e era a única forma de comunicação da cidade com o mundo exterior, literalmente.

Hoje, ele se tornou um museu e mostra memórias da época. Mas também te permite caminhar por 25 metros do antigo túnel.

Confira => Excursões com guia em Sarajevo

 

Dicas de viagem para a Bósnia e Herzegovina

Cataratas de Kravice bósnia e hezergovina
Cataratas de Kravice.

Planejar o mês da sua viagem deve ser o primeiro passo antes de colocar os pés na estrada. Caso o seu destino seja a Bósnia-Herzegovina, a melhor época para visitar o país é entre maio e setembro, na meia estação.

Isso porque você pode encontrar tanto temperaturas muito elevadas no verão, como climas bem secos e frios no inverno.

A Bósnia possui 3 locais classificados como Patrimônio Mundial da Unesco: a Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar, a Ponte Mehmed Paša Sokolović de Višegrad e os cemitérios medievais de Stećci.

Não deixe de visitar estes locais! Por fim, caso você tenha um tempo, também vale a pena conhecer a cidade de Mostar.

Ela foi construída sobre os escombros da ponte velha, que fica acima do Rio Neretva, cartão postal local. Nela você poderá conferir desde artesanato nas ruas e conhecer as belas Cataratas de Kravice. Conheça também os melhores passeios em Mostar.

Conheça => Hotéis na Bósnia-Herzegovina

 

Tudo sobre os países da Europa Oriental

Você conheceu apenas 5 países diferentes na Europa Oriental, porém existem inúmeros outros destinos na região que valem a visita.

Depois aproveite para ler o post e ficar por dentro de tudo sobre o mapa da Europa Oriental (em breve), com dicas de roteiros turísticos.

Gostou desse conteúdo sobre a Europa Oriental? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *