5 países da Europa Oriental para conhecer

por Pâmela Queiróz

5 países da Europa Oriental para conhecer

Os países da Europa Oriental estão localizados no leste do continente europeu, sendo também chamada de Leste Europeu ou Europa do Leste.

No geral, são 25 países que fazem parte da Europa Oriental, mas essa quantidade, assim como seus limites são controversos entre os geógrafos e historiadores.

Comparando com a parte ocidental do Velho Continente, há países menos desenvolvidos na Europa Oriental. Contudo, muitos deles têm como uma das caraterísticas, a economia voltada para o turismo, o que significa boa estrutura e receptividade.

Assim, visitando um dos países da Europa Oriental, você será muito bem-vindo e ainda gastará menos do que imagina. Confira 5 lugares para conhecer.

Descubra => Quanto custa internet na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Países da Europa Oriental para visitar

  1. Estônia – Tallinn
  2. Geórgia – Tbilisi
  3. Hungria – Budapeste
  4. Letônia – Riga
  5. Lituânia – Vilnius

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Europa »

 

Dicas do que conhecer na Europa Oriental

O primeiro país sugerido por mim para conhecer na Europa Oriental é a Estônia! Veja mais imagens do destino nesse vídeo acima produzido pelo site oficial de turismo da Europa. Abaixo mais informações desse e de outros 4 países imperdíveis!

 

1. Estônia – Tallinn

leste europeu paises
Estônia fica na Europa Setentrional.

Um dos três países bálticos, a Estônia está situada na Europa Setentrional. O país faz fronteira ao norte com o golfo da Finlândia, a leste com a Rússia, ao sul com a Letônia e a oeste com o mar Báltico, que a separa da Suécia.

É um dos pequenos países da Europa Oriental, possuindo apenas 45 mil km² de área e pouco mais de 1 milhão de habitantes.

Na Estônia o clima é temperado, com verões quentes e invernos frios, mas ambos suportáveis. Caso você viaje para este país no verão deve encontrar temperatura entre os 21 e 30°C.

Já em janeiro, no inverno, ela pode cair para baixo 14ºC, mas existe a possibilidade de os termômetros chegar aos -23ºC.

A capital, Tallinn, por sua vez, fica no golfo da Finlândia, na costa norte do país junto ao Mar Báltico. Ela fica a apenas 80 quilômetros ao sul de Helsinque e é a capital mais antiga da Europa Setentrional.

Imperdíveis => Melhores passeios guiados na Estônia

 

Turismo na Estônia

paises da europa oriental estonia
Tallin é considerada uma das mais charmosas dos Bálticos.

O turismo pela Estônia fica basicamente por conta de Tallinn. Isso porque a capital é considerada uma das mais charmosas dos Bálticos e da Europa.

Assim, comece o seu roteiro caminhando pelas ruas da Old Town, onde você pode encontrar casas medievais, igrejas e praças, além de observar as muralhas que cercam a cidade.

Depois, a minha sugestão é seguir para a Passagem de Santa Catarina. De lá você pode conhecer a Muralha e a Viru Gate, o principal portão de acesso à cidade antiga.

Aproveite e faça um tour a pé pela Cidade Velha de Tallinn. E, de Helsinque você pode pegar um barco de ida e volta para Tallinn.

leste europeu resumo
Tallinn, capital da Estônia, tem diversos pontos turísticos.

Todavia, se você busca um portão para fazer uma ótima foto para as redes sociais vá para o Müürivahe. Ele é o segundo portão mais importante de Tallinn, mas no quesito beleza ele ganha em disparada.

Ainda em Tallinn você precisa conhecer ainda a Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky e o Mirante Kohut.  Outra dica de viajante é você colocar no seu roteiro outros países no entorno.

Antes de chegar a Estônia, você pode conhecer Helsinque, na Finlândia ou São Petersburgo, na Rússia, já que ambos estão próximos de Tallinn.

Maravilhosos => Passeios guiados por Tallinn

 

Dicas de viagem para a Estônia

O que visitar na Estonia
Arco Geodésico de Struve | Foto: Francesco Bandarin, via Wikimedia Commons.

Uma curiosidade sobre o clima da Estônia é que no verão os dias são mais longos. Para você ter uma ideia, a luz solar pode durar até 19 horas neste período.

Contudo, os melhores meses para passear são entre abril e setembro, quando ainda há calor no país. Confira um bom city tour de meio dia em Tallinn. Entre julho e agosto, os meses mais quentes do ano, há maior umidade no ar.

Outra peculiaridade importante da Estônia é que o país possui dois locais na lista de patrimônios da Humanidade da Unesco: o Centro Histórico de Tallinn, desde 1997, e o Arco Geodésico de Struve, desde 2005.

Ah, os brasileiros não precisam de visto para visitar a Estônia. Por isso, não a deixe de fora da lista de países da Europa Oriental a visitar.

Saiba mais => Hotéis na Estônia

 

2. Geórgia – Tbilisi

europa central
Tibilisi, capital da Geórgia, tem aspecto medieval e construções modernas.

A Geórgia é famosa por seu aspecto medieval e por isso não poderia faltar no seu roteiro pela Europa Oriental (em breve). Considerada terra de montanhas e neve, conta ainda com castelos medievais e muitas paisagens de tirar o fôlego.

Não é à toa que ela é um dos países com maior crescimento do turismo, no mundo. Faz fronteira com a Rússia a norte e a leste, a sul com a Turquia e a Armênia, a leste e a sul com o Azerbaijão e a oeste com o Mar Negro.

E já que o turismo está cada dia mais crescente pela região, que tal conhecer este país? Aproveite porque apesar de ele não fazer parte da União Europeia (UE), costuma ser bem flexível com os brasileiros.

A capital do país, Tbilisi, foi fundada no século V. Localizada às margens do Rio Cura, ela também é um importante centro industrial, social e cultural.

Por estar estrategicamente posicionada, entre a Europa e a Ásia, no período da Rota da Seda, a cidade foi disputada por diferentes nações.

Só para contextualizar, ainda nesta rota ficam muitos locais importantes de visitação, entre eles, a Igreja de Sameba Gergeti, a Catedral de Mtskheta, o Mosteiro de Vardzia e a cidade de Upliszikhe.

Não deixe de reservar uma excursão por Mtskheta, Jvari, Gori e Uplistsikhe em Tbilisi.

Excelentes => Melhores tours guiados pela Geórgia

 

Turismo na Geórgia

Tbilisi, Georgia
Igreja em Tbilisi, na Georgia.

A Geórgia foi o segundo país do mundo a se converter ao cristianismo, ainda no século IV. Não é à toa que ela possui uma cultura religiosa rica e muitos prédios emblemáticos para contar esta história.

Além disso, é um local belíssimo da lista de países da Europa Oriental. E uma das minhas sugestões é apreciar as paisagens naturais da Cordilheira do Cáucaso.

Na sequência, conheça os povoados de Mestia e Kazbegi. Onde você também encontra vales, parques naturais e canyons. Nesta região também é possível praticar rafting.

 leste europeu (europa ocidental)
Geórgia possui muitos castelos e igrejas.

Em Tbilisi, capital do país, você deve aproveitar para visitar diversos locais, entre eles a Avenida Agmashenebeli, a Basílica Anchiskhati, a Cidade Velha e a Catedral da Santíssima Trindade.

Faça uma excursão a pé pela cidade velha em Tbilisi. Mas Tbilisi ainda te reserva a Fortaleza Narikala, o Museu Nacional de Tbilisi, o Palácio da Justiça, a Ponte da Paz e a Ópera de Tbilisi.

Já em Gudauri, povoado próximo a Kazbegi, você consegue esquiar ou praticar outros esportes de neve. Muita coisa para fazer por lá, certo? Então não perca as dicas de viagem abaixo.

Recomendo => Tours com guia por Tbilisi

 

Dicas de viagem para a Geórgia

Kazbegi, Georgia
Kazbegi.

Os brasileiros que visitam a Geórgia não necessitam de visto, mas precisam ter um passaporte válido e uma folha em branco disponível no documento.

A moeda local é o Iari que, por curiosidade, custa quase o mesmo que o real, o que faz deste destino ainda mais acessível.

Já a gastronomia local é bem diversificada e uma das sugestões é provar o khachapuri, um pão recheado com queijo. Ele possui diferentes formatos, mas é muito tradicional e querido pelos moradores da Geórgia.

E ainda possui uma variação, o adjarian khachapuri, que tem formato de um losango e é servido com um ovo e manteiga. Inclusive, faça uma excursão de degustação de vinhos com almoço em Tbilisi.

Veja => Hotéis na Geórgia

 

3. Hungria – Budapeste

Dicas de Budapeste, na Hungria, Europa Oriental
Castelo de Buda, em Budapeste, capital da Hungria.

Lembrada por vários motivos, entre eles a capital de Budapeste, que é margeada pelo Rio Danúbio, a Hungria está localizada na Bacia dos Cárpatos e é um dos destaques entre os países da Europa Oriental.

O país faz fronteira com a Eslováquia ao norte, Romênia ao leste, Sérvia ao sul, Croácia a sudoeste, Eslovênia a oeste, Áustria a noroeste e Ucrânia a nordeste.

Também fica na Hungria o cristalino Lago Balaton, as cidades medievais de Sopron e Visegrad, o Castelo de Sumeg e a Art Nouveau de Szeged.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A Hungria faz parte do Tratado de Schengen e você pode visitar o país quando desejar. A famosa capital húngara, Budapeste, é a 6ª maior cidade da União Europeia. Atrações turísticas não faltam nas cidades da Hungria.

Top => Melhores atividades turísticas na Hungria

 

Turismo na Hungria

Budapeste é uma das cidades mais turísticas da Europa.

O turismo húngaro dá muita atenção a capital Budapeste. Fundada em 1873, com a fusão das cidades de Buda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda, o seu roteiro turístico pode começar no Centro.

A sugestão é fazer um cruzeiro diurno pelo Rio Danúbio e conhecer as margens do rio, onde estão instalados 60 pares de botas de ferro, em homenagem às vítimas judias, fuziladas no final de 1944.

Mas se você preferir ficar em terra, visite o Parlamento Húngaro, o Castelo de Buda, a Grande Sinagoga de Budapeste, o Bastião dos Pescadores e ainda o Castelo Vajdahunyad

Outros pontos turísticos são a Ponte das Correntes, a primeira a ligar Buda e Peste no século 19, e o Parque da Cidade onde estão importantes lugares de Budapeste, como a Terma Széchenyi, e o Jardim Botânico.

Roteiro de viagem pela Hungria, Europa Oriental
Pécs é uma das cidade com patrimônio mundial da Unesco.

A Hungria tem 8 locais na lista de Patrimônio Mundial da Unesco: Budapeste, com as Margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy (1987, 2002).

Além da Vila de Hollókő (1987); grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia (1995, 2000); Abadia Beneditina Milenar de Pannonhalma (1996); Parque Nacional de Hortobágy – a Puszta (1999).

Além da Necrópole Paleocristã de Pécs (2000); da paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee (2001) e da paisagem Cultural Histórica da Região Vinícola de Tokaj (2002).

Não deixe de fazer uma excursão turística guiada em Budapeste. E saiba o que fazer em Budapeste.

Bons => Passeios guiados por Budapeste

 

Dicas de viagem na Hungria

Dicas de viagem na Hungria
Lago Balaton.

A melhor época para visitar a Hungria é entre maio e setembro. Na primavera, em abril, as temperaturas ficam entre 4° e 17°C. No verão, ficam entre 16° e 28°C e, no outono, a mínima é de 7°C e a máxima 16°Cº.

Já no inverno, você tem que gostar muito de frio para visitar o país, já que a mínima chega a -4°C e a máxima atinge 1°C. A boa notícia é que em Budapeste existem muitos locais para banhos em águas termais.

São aproximadamente 100 fontes de águas quentes espalhadas na cidade. Além de trazerem benefícios para a saúde, são uma ótima pedida para o inverno. Isso porque mesmo nas épocas mais geladas, as águas termais atingem os 37°C sem dificuldades.

Para encerrar as dicas sobre a Hungria, saiba que o Lago Balaton é o litoral dos húngaros. Isso porque ele conta com várias “praias”. O Balaton é um lago raso, tem profundidade média de 3 metros e 77 quilômetros de extensão.

Além disso, as águas dele, apesar de não serem termais, também são bem quentinhas.

Dica => Hotéis em Budapeste

 

4. Letônia – Riga

Dicas da Letônia, Europa Oriental
Igreja em Riga, capital da Letônia.

A Letônia atraí cada vez mais viajantes buscando férias tranquilas. O país fica na região Báltica e faz fronteira ao norte com a Estônia, a leste com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, a sul com a Lituânia e a oeste com o Mar Báltico.

Independente desde os anos de 1990, o país conta com um litoral pantanoso, sendo este um dos mais importantes portos pesqueiros da Europa. Riga, capital do país, também é banhada pelo Mar Báltico e fica na foz do Rio Duína Ocidental.

Além de ser a cidade mais importante da Letônia, seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ao andar pela região, você poderá apreciar uma arquitetura em estilo Art Nouveau.

O país ainda conta com diversas atrações, entre elas igrejas ortodoxas e pequenas vilas medievais. Além disso, há parques naturais, praias e palácios no mapa da Letônia.

Vale a pena => Melhores atrações turísticas na Letônia

 

Turismo na Letônia

letonia curiosidades
Riga.

Em Riga, você já começa a ser surpreendido por este país. Isso porque apesar de pequena, ela é uma capital moderna.

Mas o velho e o novo se encontram nas ruas desta cidade. Para você ter uma ideia, ela é muito preservada, em relação a outras cidades europeias.

Não deixe de visitar a cidade antiga, onde você encontra características medievais, ruas estreitas, bares e restaurantes. Depois, siga para a Town Square.

A Praça da Prefeitura também abriga a House Of Blackheads e perto dali fica a Igreja de São Pedro. Recomendo que faça também uma excursão cultural e degustação de alimentos em Riga.

Roteiro pela Letônia, Europa Oriental
Letônia possui diversos parques naturais.

Saindo da capital, uma boa pedida é Aluksne, cidade na região nordeste do país, próxima das fronteiras da Rússia e Estônia. Adianto que este lugar é muito belo e vale a sua atenção.

Ficam nesta cidade o Castelo de Pedra, de 1342, o Palácio do Lago, de 1794 e o Palácio de Aluksn, de 1864. Mas se você quiser conhecer outras regiões da Letônia, vá para Cesis, ela remonta a 1206 e tem ares de cidade medieval.

Por outro lado, se você deseja visitar prédios mais “modernos”, conheça o município histórico de Bauska, no sul do país, região famosa florestas, rios e reservas naturais.

Ficam ainda nesta cidade o Palácio Rundale e o Castelo Bauska. Veja o que fazer em Riga e as cidades nos arredores de Riga para visitar.

Para não perder => Tours guiados em Riga

 

Outras informações da Letônia

cidades da letonia
Castelo de Sigulda.

Gostou da Letônia? Saiba que os brasileiros não precisam de visto. Agora se você planeja visitá-la, é hora de escolher a melhor época para conhecê-la, que adianto é a primavera.

Um dos motivos é que você poderá apreciar a beleza natural do país, além do que os rios já descongelaram e permitem a prática de esportes.

Mas para que você fique à vontade quanto a data escolhida, vale destacar que o verão, de junho a agosto, sendo julho o mês mais quente, tem temperaturas de até 35°C.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

No entanto, saiba que o verão da Letônia, assim como o brasileiro, pode ter sol durante o dia e tempestade com trovoadas à noite.

Dito isso, é bom adiantar que o outono é nublado e chuvoso. Enquanto o inverno é frio e seco. Neste país neva e as temperaturas vão desde os 5°C até os -20°C nas áreas litorâneas. Saiba mais do clima da Letônia.

Mais opções => Hotéis na Letônia

 

5. Lituânia – Vilnius

Dicas da Lituânia, Europa Oriental
Igreja de Santa Ana, em Vilnius, capital da Lituânia.

A Lituânia foi o primeiro desse grupo de países da Europa Oriental a se tornar independente da antiga União Soviética.

Em 11 de março, o país celebra o Dia da Restauração da Independência, já que eles tinham acabado de se tornar livre quando foram unidos a URSS. É uma das três repúblicas bálticas, junto com a Letônia e a Estônia.

Ela também faz fronteira a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o exclave Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico.

No mapa da Lituânia, Vilnius é a capital do país, cidade considerada multicultural e seu Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1994.

dicas da lituania
Centro Histórico de Vilnius é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Uma curiosidade interessante sobre este lugar é que dentro do município existe uma micronação, a República de Uzupis, também Patrimônio da Unesco.

Para você ter uma ideia, ela tem o próprio hino, assim como presidente, bispo, igrejas, cemitério. Enfim, as próprias regras. É um distrito muito bonito e considerado artístico. E um dos imperdíveis passeios na Lituânia.

Todavia, uma curiosidade sobre ele, é que dizem que está em sua constituição dois mandamentos nada comuns: “Todo mundo tem direito de morrer, mas não é obrigado” e “Todo mundo tem o direito de não entender nada”.

Curta => Melhores atividades turísticas na Lituânia

 

Turismo na Lituânia

Roteiro pela Lituânia, Europa Oriental
Castelo de Trakai.

O primeiro motivo para você visitar a Lituânia é mais que óbvio, já que a capital do país é multicultural, possui diversos cafés, restaurantes, bares e pubs.

Além de castelos medievais, ruelas, abriga a Catedral Episcopal de São Estanislau e muito mais. Indico fazer uma excursão de turismo hop-on hop-off em Vilnius.

Inicie seu tour pela Praça da Catedral e, na sequência, a minha sugestão é visitar a Basílica da Catedral, conhecer a Torre do Sino e o Palácio dos Duques da Lituânia.

Neste roteiro você também deve aproveitar para ir ao Museu Nacional da Lituânia. Visite esses lugares realizando um tour privado em Vilnius com um anfitrião local.

cidades da lituania Klaipėda
Escultura nas ruas de Klaipėda.

Na sequência, antes de partir para a próxima cidade, aproveite para passear de barco e visitar a Old Town.

Depois vá para Kaunas, cidade a apenas 100 quilômetros da capital e que também possui um lindo centro histórico, igrejas barrocas, museus de instrumentos musicais e belas artes, além do Castelo de Kaunas, datado do século XIV.

Também perto de Vilnius fica Klaipėda, onde está localizado o porto da Lituânia, parques, praias de areias brancas e um encantador Centro Histórico de casinhas coloridas.

Por fim, Trakai é a cidade mais próxima da capital, a 30 quilômetros. Vale conhecê-la já que ela foi construída sobre um lago! Dá para imaginar a beleza?

Legais => Passeios com guia por Vilnius

 

Dicas de viagem da Lituânia

Dicas de viagem da Lituânia
Temperatura no inverno já chegou a -30°C na capital.

Os melhores períodos para viajar pelas cidades da Lituânia é na primavera (maio) ou no outono (outubro).No geral, a Lituânia é um país invernal quase que o ano todo.

No verão, a temperatura média é de 17°C, não sendo comum ultrapassar os 25°C e no inverno não chegam aos 5°C e já houve registro de -30°C na capital.

Vale destacar que não existem voos diretos do Brasil para este país, então entre as opções estão fazer escala em Frankfurt, na Alemanha ou em Londres, no Reino Unido.

Porém, se você já estiver pelos países da Europa Oriental, pode chegar na Lituânia partindo de Praga, na República Tcheca. Veja uma sugestão de roteiro na Lituânia.

Economia => Hotéis na Lituânia

 

Tudo sobre os países da Europa Oriental

Os países da Europa Oriental, como você pode notar ao longo deste artigo são incríveis e reservam muitas surpresas aos seu visitantes.

Seja por ainda serem desconhecidos pela maior parte dos viajantes, seja por suas belezas naturais, com certeza vale e muito a pena viajar por essa região do velho continente.

Aproveite também e leia o artigo com 5 países diferentes na Europa Oriental e outro post com o melhor do turismo pelo mapa da Europa Oriental.

Gostou da sugestão de países da Europa Oriental? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *