Mapa da Letônia: 4 regiões turísticas do país

Mapa da Letônia: 4 regiões turísticas do país

Do ponto de vista cultural, o mapa da Letônia pode ser dividido em 4 diferentes regiões: Kurzeme, Vidzeme (onde está localizada a capital Riga), Zemgale, Latgale.

Cada uma dessas regiões possui histórias distintas, resultando em uma diferente identidade para cada uma delas. Não sei você, mas quando viajo, eu adoro mergulhar na cultura de um país.

Conhecer as diferentes tradições, comidas locais, festas típicas é simplesmente maravilhoso e fazem com que eu me apaixone por cada lugar que passo.

Aproveite a sua viagem para este lindo país Báltico e aproveite para conhecer mais sobre as histórias locais, a população, aprender algumas palavras no idioma local, o letão, e ainda desfrutar de um clima único e muito diferente do Brasil.

Neste artigo falarei sobre cada uma das regiões do mapa da Letônia e te ajudarei a montar um roteiro perfeito para conhecer o país nas suas próximas viagens pela Europa.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Letônia

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Letônia e regiões turísticas

  1. Kurzeme (Oeste da Letônia)
  2. Vidzeme (Norte da Letônia)
  3. Zemgale (Sul da Letônia)
  4. Latgale (Leste da Letônia)

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios na Letônia »

 

Mapa turístico da Letônia

Conheça a seguir as 4 regiões turísticas do mapa da Letônia, destacando algumas das cidades da Letônia. Falarei um pouco de cada uma delas, e ainda darei algumas dicas dos principais pontos turísticos para você visitar.

 

1. Kurzeme

letonia população
Liepāja | Foto: Mārtiņš Bruņenieks, via Wikimedia Commons.

A região de Kurzeme é a que corresponde à porção oeste e onde está a região costeira do país. É com ela que inicio o mapa da Letônia. De Riga você pode fazer uma excursão para conhecer a paisagem costeira do mar Báltico e Cape Kolka em Kurzeme.

Entre os anos de 1562 e 1795 esta era uma importante região naval controlada por um duque Alemão. Duas importantes cidades portuárias históricas são Liepāja e Ventspils.

Dentre as maravilhas naturais que você poderá visitar nesta região estão as Ventas Falls, que são as maiores cachoeiras da Europa.

É nesta região também que ocorre a migração dos peixes para desova durante a primavera. Esta atração está localizada na cidade de Kuldīga, que fica a cerca de 150 km de Riga.

Como essa a região litorânea do país, os pratos a base de peixe são uma das grandes atrações locais. E fazem parte de algumas comidas típicas da Letônia.

letonia economia
Kuldiga | Foto: Staffan Vilcans, via Wikimedia Commons.

Além de conhecer as mais tradicionais e autênticas vilas de pescadores, você ainda poderá aproveitar e ver como é feita a defumação dos peixes, prato muito apreciado pelos letões.

Dentre os pratos típicos da região estão: Sklandrausis (torta de purê de cenoura e batata feita com farinha de centeio), Biguzis (sobremesa de pão de centeio com chantilly) e o Bukstiņputra (ensopado de batata com cevada).

Outro passeio que costuma atrair os turistas é ir conhecer a Colina do Vinho de Sabile (Vīna kalns), considerada a vinícola mais ao norte do mundo.

Além de excelentes vinhos ainda tem uma paisagem deslumbrante para você desfrutar. Você ainda poderá visitar diversas vinícolas que ficam na região.

Pesquise => Hotéis na região de Kurzeme

 

2. Vidzeme

letonia curiosidades
Riga, capital da Letônia.

A próxima região do mapa da Letônia para você considerar para o seu roteiro é Vidzeme, que fica na porção norte do país e inclui a capital Riga. Além dos pontos turísticos de Riga, o rio Gauja é uma das outras grandes atrações da região.

Isso ocorre devido a toda a beleza natural que fica ao longo de suas margens, como a costa rochosa, colinas, desfiladeiros e vales. Inclusive, os arredores de Riga oferecem muitos passeios ao ar livre como a caminhada dos ecossistemas em Riga.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dentre as cidades mais conhecidas e visitadas da região estão Riga, Sigulda, Cēsis e Valmiera. Esta é sem dúvida alguma a região ideal para quem é amante da natureza e gosta de atividades ao ar livre.

Há até um passeio reunindo o melhor de Sigulda em um dia para você aproveitar. Mas, se gosta de história há também a opção do Tour soviético em Riga e ainda uma experiência interativa para conhecer Riga.

mapa mundi
Castelo de Cēsis | Foto: CesisCastle, via Wikimedia Commons.

Além de opções com mais atrativos como o tour por Cēsis, Sigulda e Castelo de Turaida. Não deixe de conhecer as praias rochosas da região, as falésias de arenito ao longo do Gauja, o Parque Nacional de Gauja e a maior caverna da Letônia, a Gūtmaņala.

O passeio lindo outono dourado em Sigulda tem a caverna como um dos pontos de parada. Para se divertir visitando a região de Vidzeme você poderá velejar pelo rio Gauja ou fazer esportes mais radicais nas corredeiras do rio Amata.

Já os ciclistas poderão aproveitar as diversas rotas existentes no Parque Nacional de Gauja. Além disso, há também o túnel de vento, o Parque de Diversões Tarzāns, com arborismo e para os mais radicais há também um local para pular de bungee jump em Sigulda.

A região também oferece diversos resorts para aproveitar os esportes de inverno. Se esse for seu caso, recomendo que faça um seguro viagem para esportes radicais e de neve.

Lista => Hotéis na região de Vidzeme

 

3. Zemgale

mapa da Letonia
Palácio de Rundale.

A região de Zemgale corresponde à região Sul do país, e no mapa da Letônia faz fronteira com a Lituânia. Diferente do que acontece com outras regiões da Letônia, em Zemgale os vales e as terras mais altas são mais comuns.

Pelo fato dessa região possuir as terras mais férteis do país, esta é uma parte muito próspera. Por todas as cidades você irá encontrar muitas evidências do luxo do passado. Provavelmente o mais conhecido deles seja o Palácio de Rundāle.

Aliás, um excelente local para você incluir no seu roteiro pela Letônia e há diversos tours para ele como a excursão privada ao Palácio Rundale saindo de Riga, outro que inclui a Colina das Cruzes e Palácio Rundale.

Você também poderá fazer um passeio ao Castelo de Bauska, visitar o Palácio de Mežotne ou o castelo de Krustpils, que são lindos monumentos arquitetônicos dos séculos XV e XVIII. Há também as ruínas do Castelo Koknese e do Castelo Dobele.

Parque Natural de Tērvete
Parque Natural de Tērvete | Foto: Mikus Porietis, via Wikimedia Commons.

Em termos de belezas naturais, Zemgale oferece além de lindos campos de plantações de grãos e moinhos de ventos, você também tem o Parque Nacional Kemeri. Este parque é conhecido pela lama curativa, águas de enxofre e águas minerais.

Recomendo que você faça uma trilha Natural no Parque Kemeri. Há ainda vários rios que podem ser utilizados para navegação e diversos esportes aquáticos, como os rios Daugava, Lielupe, Mūsa, Mēmele e Skaistkalne.

Se você estiver viajando com crianças, você poderá aproveitar para conhecer o Parque Natural de Tērvete. Além das atividades para a criança, o parque possui esculturas de madeira com heróis e heroínas das histórias da escritora letã Anna Brigadere.

Opções => Hotéis na região de Zemgale

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

4. Latgale

dicas de riga
Parque Daugas Loki | Foto: Site oficial do parque.

Latgale é a última região do mapa da Letônia e corresponde à região leste do país. Esta região possui um idioma próprio que ainda é amplamente utilizado pelos moradores.

Não é à toa que Latgale é conhecida como a “terra dos lagos azuis”, uma vez que é onde então localizados a maioria dos lagos da Letônia.

Alguns desses lagos ainda são conectados, como é o caso do Drīdža e do Jazinkas, que são muito utilizados para esportes aquáticos durante o verão.

E ainda o Parque Daugas Loki, que fica no antigo vale Daugava oferece diversas trilhas em meio a linda natureza.

Como nesta região existe reservas de argila, o artesanato utilizando este recurso natural é uma forte característica da região de Latgale.

Quando visitar a região você irá se deparar com muitos estúdios de cerâmica, vendendo lindas peças de jarros, panelas e castiçais. Para aproveitar as compras, conheça a moeda da Letônia.

Em termos de gastronomia, a região é conhecida pelo queijo cottage (Kļocka), as bolinhas de batata (Guļbišņīki), panquecas de batata (Buļbu Bļīni), pães brancos pequenos e longos com leite e molho de creme (Asuškas).

Escolha => Hotéis na região de Latgale

 

Regiões imperdíveis da Letônia

Apesar de cada uma das regiões do mapa da Letônia ter as suas peculiaridades e as suas atrações, uma coisa há em comum a todas elas, que são as belezas naturais. A Letônia é um país repleto de parques nacional e uma natureza exuberante.

Portanto, se você faz questão de estar em contato com a natureza, aproveite a sua viagem para conhecer estes lindos pontos turísticos que o país oferece.

E o melhor é que dá para aproveitar os passeios no parque em praticamente qualquer estação do ano. Veja mais sobre o clima da Letônia.

Entretanto, sem dúvida alguma eles são mais agradáveis entre o final de maio até a metade do mês de setembro, quando as temperaturas ainda não estão muito baixas.

Gostou das minhas dicas das diferentes regiões turísticas do mapa da Letônia? Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que eu te ajudo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *