Onde ficar em Riga: melhores bairros e dicas de hotéis

por Carolina Romeiro

Onde ficar em Riga: melhores bairros e dicas de hotéis

Escolher onde ficar em Riga pode ser mais simples do que parece. Isso porque os principais pontos turísticos da cidade estão concentrados na região do Centro Histórico, ou Old Town.

Com essa combinação de bons hotéis e boas opções de hospedagem, escolher o que fazer em Riga sem precisar se preocupar com transporte público será muito fácil.

Entretanto, também existem opções de hospedagem para quem quiser fugir um pouco da rota turística convencional de Riga, na Letônia. Alguns bairros nos arredores do Centro Histórico são mais residenciais e, assim, mais tranquilos.

A vantagem é que, como Riga é uma cidade relativamente pequena, você poderá escolher hotéis um pouco afastados do Centro, sem comprometer o seu roteiro na Europa. Confira a seguir minhas dicas de onde ficar em Riga e comece a preparar seu roteiro de viagem para a Letônia agora mesmo.

Planeje-se => Internet na Viagem

Seguro viagem Europa »

 

Onde ficar em Riga

Se a intenção é ficar perto dos lugares mais badalados e próximos de tudo, então escolha alguma opção de hospedagem na Cidade Velha.

Mas, se você prefere mais tranquilidade e bairros mais afastados, para conhecer melhor como é a vida dos moradores, então opte pelos bairros Avoti e Āgenskalns. Veja onde ficar em Riga.

  • Old Town ou Centro Histórico
  • Avoti
  • Āgenskalns

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga»

 

Melhores regiões de Riga para turistas

Old Town ou Centro Histórico

Dicas da Letonia
Cidade Velha é a melhor região para ficar | Foto: Gytis Liutkus, via Creative Commons.

Para quem quiser ficar bem localizado e próximo dos principais pontos turísticos de Riga, então na hora de escolher onde ficar em Riga, escolha o Centro Histórico.

Nesta região, você estará próximo da Catedral de Riga, da Praça da Cúpula e da Casa das Cabeças Negras. Além disso, a região também possui muitos restaurantes, bares e lojas de souvenir.

Portanto, é uma ótima pedida para quem não quiser se deslocar por grandes distâncias entre o hotel e as atrações turísticas.

Hotéis em Riga
Wellton Riga tem uma série de comodidades | Foto: Booking.

  • Hotel econômico: O Rixwell Hotel Konventa Seta é um hotel 3 estrelas que fica em um prédio histórico da cidade. Os quartos têm wi-fi gratuito e decoração rústica clássica. Está situado a menos de 500 metros da Catedral de Riga, da Ópera Nacional e do Monumento à Liberdade.
  • Hotel com custo-benefício: Se você quiser ficar hospedado com um pouco mais de luxo, mas sem precisar gastar muito, então o Wellton Riga Hotel & SPA é uma ótima opção. O hotel oferece um centro de spa. Dependendo do tipo de quarto que você escolher o acesso ao spa é gratuito, em outros casos pode ser que seja necessário pagar alguma taxa.
  • Hotel luxo: O Pullman Riga Old Town está localizado a apenas 300 metros da Praça da Cúpula, que é o coração da cidade velha. Além disso, todos os hóspedes podem utilizar as instalações do spa que o hotel possui, com piscina e sauna 24 horas. Outra vantagem é que o restaurante EQUUS faz parte do hotel, bem como a Vinoteca.

 

Avoti

cidades da Letonia
Bairro é bem tranquilo e residencial | Foto: ScAvenger, via Wikimedia Commons.

Este bairro de Riga, que fica próximo ao Centro Histórico, tem mais de 100 anos de idade e é repleto de edifícios com o estilo art-nouveau, que são tão característicos da Letônia.

Dependendo da localização do seu hotel neste bairro, você estará entre 20 e 30 minutos doa Catedral de São Pedro.

É a opção de onde ficar em Riga você estiver procurando um local mais afastado, com menos turistas e mais próximo da cultura letã.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

E se você não quiser andar muito, poderá utilizar o transporte público da cidade ou ainda aplicativos de transporte e táxis.

 Sem falar que a hospedagem também é mais barata. E já que o assunto é como se locomover por lá, saiba tudo sobre o transporte em Riga.

dicas de Riga
Rixwell Gertrude Hotel tem decoração sofisticada | Foto: Booking.

  • Hotel econômico: O A1 Hotel foi inaugurado em 2009 e está localizado nos dois últimos andares de um lindo prédio histórico da cidade. Fica próximo ao Mercado Central e à Estação de Trem de Riga, sendo aproximadamente 2 k m de distância. A distância do Centro é também de cerca de 2 km.
  • Hotel com custo-benefício: O Rixwell Gertrude Hotel está localizado a cerca de 15 minutos de caminhada da Igreja de Santa Gertrudes, do Parque Vermane e da Ópera Nacional da Letônia. Oferece quartos com decoração clássica, mesa de trabalho, banheira e utensílios para fazer café ou chá.
  • Hotel luxo: O RigaApartment Sonada Hotel fica a 1,6 km do Centro Histórico de Riga e a 2 km do Mercado Central. Os apartamentos possuem decoração moderna e minimalista. É uma ótima opção para quem viaja em família e quer um local mais tranquilo e com mais privacidade.

Prático => Ônibus turístico em Riga

 

Āgenskalns

Melhor bairro ficar em Riga
Bairro tem ruas calmas e tranquilas | Foto: alinco_fan, via Wikimedia Commons.

O bairro de Āgenskalns está localizado na margem esquerda do Rio Daugava, que corta Riga.

Você terá a oportunidade de encontrar lindos prédios históricos e também edifícios mais modernos, construídos após a independência do país do regime soviético.

Bons exemplos são a torre de escritórios de Saules Akmens e a Biblioteca Nacional. É neste bairro que o chamado Parque da Vitória está localizado.

Dentro desse parque há um monumento erguido pelos soviéticos que simbolizam a vitória da II Guerra Mundial.

Apesar dos letões não serem grandes fãs deste monumento, ele possui uma simbologia muito forte para os russos. Sendo assim, o bairro é uma das boas opções de onde ficar em Riga.

Hotéis em Riga
Na cobertura doBellevue há uma linda vista | Foto: Booking.

  • Hotel econômico: O Bridge Hotel tem instalações mais modestas, mas preços mais baixos. É ideal para quem está viajando com um orçamento apertado. Entretanto, este hotel está localizado a cerca de 1,6 km da Catedral de Riga, será preciso fazer uma pequena caminhada para chegar às atrações turísticas ou utilizar o transporte público.
  • Hotel com custo-benefício: O Autosole Motel está localizado em uma região residencial bem tranquila. Cada quarto oferece uma decoração única e moderna para os seus hóspedes. Entretanto, ele está mais distante do Centro, são cerca de 3,3 km. A recomendação é utilizar um transporte público para ir do hotel as principais pontos turísticos.
  • Hotel luxo: O Bellevue Park Hotel Riga fica junto ao Parque da Vitória e a 1,7 km do Centro Histórico de Riga. Oferece aos seus hóspedes uma sala fitness e spa. No 10º andar você encontrará o Restaurante Le Sommet, com vista panorâmica da cidade e deliciosos pratos da culinária mediterrânea.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Onde não ficar em Riga

A minha dica de onde não ficar em Riga está mais relacionada à distância entre o hotel e o Centro, do que em termos de segurança. Assim como ocorre com outras capitais europeias, Riga, na Letônia, é muito segura.

Claro que é sempre importante tomar alguns cuidados básicos, como ficar sempre de olho nos seus pertences. Por isso, meu principal conselho é evitar bairros muito distantes do Centro Histórico.

Passeio a pé => Tour guiado com degustação de comida e cerveja em Riga

 

Dicas de onde ficar em Riga

Sem dúvida alguma, para que você possa aproveitar melhor o seu tempo na cidade, o ideal de onde ficar em Riga é se hospedar no Centro Histórico.

Dessa forma você estará perto das principais atrações turísticas, já que todas ficam a uma pequena distância uma das outras.

Outra vantagem de se hospedar nesta região é justamente a proximidade com as estações de trem e de metrô.

Assim, fica ainda mais fácil fazer passeios para os arredores de Riga e ainda aproveitar para conhecer outras regiões do país ou mesmo continuar a sua visita para os países vizinhos.

Já que Vilnius, a capital da Lituânia fica a apenas 4 horas de viagem de ônibus e Tallin, capital da Estônia, está há cerca de 5 horas de viagem de ônibus.

Ficou interessado? Então não deixe de conferir tudo sobre o que fazer em Vilnius e outros destinos incríveis da Europa Setentrional.

Ainda tem alguma dúvida de onde ficar em Riga para aproveitar melhor a sua estadia? Deixei o seu comentário que nós te ajudaremos.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *