Restaurantes em Riga: onde comer e pratos típicos da Letônia

Restaurantes em Riga: onde comer e pratos típicos da Letônia

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (2 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Existem diversos restaurantes em Riga para você provar os mais tradicionais pratos típicos da Letônia. No país, é muito comum plantar, caçar, colher frutas e cogumelos nas florestas, curar, defumar e preparar conservar e geleias.

A relação com a comida é mais do que apenas saciar a fome, é praticamente um estilo de vida. Sabendo disso, fica fácil de perceber que quem dita o que vai para a mesa é a natureza e a sazonalidade.

As frutas vermelhas (ou berries, do inglês), tão apreciadas, estão presentes somente durante a primavera e o verão. No passado, o outono era marcado pela preparação de conservas para o inverno.

Assim como outros países europeus, a culinária da Letônia tem muita batata, pão preto, alho, beterraba, repolho, carne de porco e coalhada. Alguns pratos típicos em Riga são bem parecidos com os de países do leste europeu, como a Lituânia e Polônia.

Para que você saiba onde comer os melhores pratos típicos, e escolher os melhores restaurantes de Riga, continue comigo neste artigo.

Planeje sua viagem => Diárias mais baratas em Riga

Cotação do melhor seguro viagem para Europa »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

Restaurantes em Riga: pratos típicos

O que comer na Letônia
Rupjmaizes kārtojums é uma sobremesa | Foto: Krists Luhaers, via Creative Commons.

Comidas típicas em Riga

  • Pelēkie zirņi ar speķi: É o mais tradicional prato típico da Letônia, que são ervilhas cinzas com um tipo de bacon defumado feito a partir da barriga de porco;
  • Īstā rupjmaize e saldskābā maize: São dois tipos de pão preto de centeio, que acompanham praticamente todas as refeições e ainda levam uma porção de manteiga de ervas;
  • Cūkas galerts: Prato é uma espécie de “pudim” de carne de porco e vegetais. Ele é preparado com costela de porco e a gordura proveniente do cozimento é utilizada para moldar o pudim;
  • Grūdenis: Leva cevadinha, carne de porco, batata além de outros vegetais. Ele fica parecendo um mingau;
  • Kūpināta Zivs: Arenque defumado é um prato muito apreciado, sendo um ótimo aperitivo e que vai muito bem com cerveja;
  • Sīpolu sitenis: É um cozido de carne bovina com cebola, acompanhado de endro e sour cream (creme azedo), dois importantíssimos ingredientes da culinária da Letônia;
  • Skābeņu zupa: É a chamada sopa azeda, feita com cevadinha, costela de porco, batata, cenoura e ovo cozido;
  • Melleņu zupa ar klimpām:  Sopa de mirtilo com dumplings é uma tradicional sobremesa;
  • Rupjmaizes kārtojums: Sobremesa à base de pão de centeio triturado e misturado com açúcar, especiarias, frutas secas ou geleia e coberto com chantilly;
  • Melnais Balzāms: É o Bálsamo Preto de Riga, um dos mais tradicionais licores do país, concentrado, de um preto intenso, amargo, com sabor de ervas e 45% de teor alcoólico.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga »

 

Onde comer em bons restaurantes em Riga

Aka

bons restaurantes em Riga
Aka | Foto: Divulgação.

O Aka é uma das melhores opções com um bom custo-benefício entre os restaurantes em Riga, oferecendo pratos típicos com ótimos preços. As sopas custam entre 4 e 7 euros , os pratos principais entre 10 e 20 euros.

No cardápio é possível escolher entre uma grande diversidade de opções. O restaurante Aka está situado na rua Kalēju 37, e funciona das 14 às 23 horas.

Essa é uma rua estreita da cidade velha e é especializado em comida tradicional da Letônia, cervejas locais, vinhos e destilados.

O seu interior possui paredes de tijolos que, na verdade, são resquícios da antiga cidade velha original.

 

Alus Arsenāls

Roteiro na Letonia
Restaurante é ideal pra experimentar a culinária local | Foto: Divulgação.

Este é outro entre os restaurantes em Riga que vai te transportar diretamente para a época medieval.

O Alus Arsenāls é uma clássica adega de tijolos, com o teto abobadado, vitrais, mesas e cadeiras de madeira rústica.

Dentre as especialidades da casa estão a salsicha de metro, salada de língua de boi e a orelha de porco recheada com queijo. Vale a pena ir com bastante fome, já que as porções são bem servidas.

Você também terá a oportunidade de experimentar as cervejas artesanais locais, que custam cerca de 5 euros. Já os pratos variam entre 6 e 12 euros.

O Alus Arsenāls está localizado na Praça do Castelo. O funcionamento de segunda a quinta é das 12 às 22 horas, às sextas e sábados das 12 às 24 horas, e aos domingos das 13 às 22 horas.

Conforto => Traslado do aeroporto de Riga

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

 

Lido Vērmanītis

Restaurantes em Riga com comidas típicas
Pratos do Lido são bastante variados | Foto: Divulgação

Um dos melhores restaurantes em Riga para se experimentar alguns deliciosos pratos típicos é no Lido Vērmanītis.

A decoração do local é muito aconchegante, dando a sensação de estar comendo em casa, símbolos étnicos, pedras e vitrais estão espalhados por todos os cantos.

Além de uma comida muito saborosa, o valor dos pratos cabe em qualquer orçamento. As refeições custam em média entre 4 e 7 euros. E o horário de funcionamento é das 10 às 22 horas.

O restaurante pode ser encontrado em diversos endereços por Riga. São eles: Rua Tirgoņu 6; Stacijas laukums; Rua Ģertrūdes 54; Rua Dzirnavu 74/76; Rua Elizabetes 65; Rua Dzirnavu 67 (Galleria Riga Shopping).

 

Valtera Restorāns

Cidades da Letonia
Valtera Restorāns | Foto: Divulgação.

Se a sua intenção for provar a culinária tradicional, mas com um toque mais contemporâneo, então o Valtera Restorāns é uma excelente opção. O local fica em um antigo edifício de Riga, que foi construído em 1702.

O menu é sazonal, oferecendo sempre as comidas locais mais frescas.

Os pratos são produzidos a partir de galinhas e peixes, cordeiro e porcos criados com ração orgânica, e os legumes são todos provenientes de fazendas locais.

O restaurante está localizado na Rua Miesnieku 8. Ele funciona das 17 às 23 horas e fica fechado aos domingos e segundas. Os pratos custam entre 8 e 28 euros.

Prático => Ônibus turístico em Riga

 

Melnā Bite

Culinária internacional Letônia
Restaurante oferece pratos da cozinha internacional | Foto: Divulgação.

Para quem quiser um pouco mais de requinte e apreciar a pratos típicos com uma releitura mais moderna poderá se deliciar no Melnā Bite.

Além dos pratos tradicionais você também poderá provar outras opções da culinária internacional. Não deixe de experimentar o joelho de porco com chucrute e batatas.

O restaurante está localizado no térreo de um estiloso hotel na cidade de velha de Riga, na Rua Audēju 13. O restaurante oferece café da manhã diariamente, de segunda a sexta das 7 às 11 horas e aos sábados e domingos das 7h30 às 11 horas.

O restaurante também funciona todos os dias para almoço e jantar das 12 às 24 horas. Os pratos principais custam 12,50 e 25,50 euros.

 

Street Burguer

Hamburgueria na Letonia
Street Burguer | Foto: Divulgação.

Para quem é amante de hambúrgueres e quiser experimentar esta delícia da culinária internacional em Riga poderá ir no Street Burguer.

A decoração é uma mistura de estilo industrial vintage com medieval. No menu é possível encontrar uma grande diversidade de hambúrgueres, acompanhamentos e extras. Os lanches custam em média 6,50 euros.

O Street Burguer está localizado na Rua Vecpilsetas 8a e o horário de funcionamento é de diariamente das 12 às 22 horas.

Mais delícias => Excursão pelo Mercado Central de Riga

 

Yakuza

Comida japonesa na Letônia
Yakuza | Foto: Divulgação.

O Yakuza é uma opção de restaurante em Riga para aquelas pessoas que são amantes de comida japonesa.

Com uma decoração bastante simples e elegante você poderá degustar a mais tradicional culinária japonesa, bem como cervejas artesanais da terra do sol nascente.

Os pratos custam entre 8 e 14 euros. O restaurante está localizado na Rua Elizabetes 10.

O funcionamento de segunda a quinta é das 11 às 22 horas, às sextas das 11 às 24 horas, aos sábados das 12 às 0 horas e aos domingos das 12 às 22 horas.

Passeio a pé => Tour guiado com degustação de comida e cerveja

 

Piazza Italiana

Comida italiana em Riga
Restaurante oferece clássicos da culinária italiana | Foto: Divulgação.

Quem não gosta de comida italiana, certo? E Riga também tem excelentes restaurantes para comer pizzas e muitas outras massas.

O Piazza Italiana possui uma decoração muito elegante em um antigo armazém medieval que foi restaurado.

O local também oferece uma excelente carta de vinhos. E além dos diferentes pisos, ainda possui um terraço que é muito apreciado durante o verão.

Ele fica na Rua Miesnieku 17, próximo à Praça da Catedral (Doma laukums). O horário de funcionamento é das 12 às 23 horas. As pizzas custam em média 12 euros, e os pratos principais variam entre 10 e 22 euros.

 

Restaurantes em Riga: escolha o seu

Como a culinária tradicional da Letônia é bem pesada, provavelmente você não vai querer comer os pratos locais todos os dias. Mas, sem dúvida alguma, vale a pena encarar alguns deles.

A boa notícia é que Riga oferece uma grande diversidade de restaurantes para os visitantes, desde comidas tradicionais até outras opções da culinária internacional. Além disso, existem opções para todos os orçamentos de viagem.

A maioria dos restaurantes está localizada na região da cidade velha. Ou seja, você nem vai precisar sair do seu roteiro e aproveitará deliciosas refeições entre um ponto turístico e outro.

O que achou das dicas de restaurantes em Riga? Se você ainda ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo que te ajudarei.

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Letônia

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Letônia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Letônia para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Letônia. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Letônia, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Letônia. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Letônia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Letônia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Riga, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Letônia

Ter um chip de celular na Letônia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Letônia.

Seguro viagem na Letônia

Contratar um seguro viagem para a Letônia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais