Arredores de Riga, na Letônia: 7 atrações nas proximidades

por Carolina Romeiro

Arredores de Riga, na Letônia: 7 atrações nas proximidades

Conhecer os arredores de Riga é uma ótima opção para quem quer aproveitar ao máximo a sua viagem para a Letônia.

Essa, aliás, é uma das grandes vantagens de quem viaja para a região dos países bálticos, no norte da Europa.

Como as distâncias são curtas entre uma cidade de outra, vale muito a pena incluir algumas cidades e atrações que ficam próximas da capital.

Portanto, depois de preparar a sua lista do que fazer em Riga, veja também as opções de viagem curtas ou de um dia.

Neste artigo, vou recomendar alguns destes lugares e, uma coisa eu garanto, você irá se surpreender como a paisagem pode mudar em uma distância tão pequena.

Você poderá ainda conhecer alguns dos castelos que ficam nas proximidades de Riga.

Planeje sua viagem => Hotéis em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Arredores de Riga: locais para visitar

Conhecer os arredores de Riga é uma ótima forma de entender melhor como é a cultura local.

Sem falar que isso ainda possibilitará que você aproveite o melhor da Letônia. Algumas das minhas recomendações para visitar nos arredores de Riga são:

  • Jurmala
  • Sigulda
  • Cēsis
  • Saulkrasti
  • Parque Nacional de Gauja
  • Museu Etnográfico a Céu Aberto da Letônia
  • Palácio Rundāle

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga »

 

O que fazer nas proximidades de Riga

Jurmala

O que fazer em Jurmala
Praia em Jurmala | Foto: Raul Cortez999, via Wikimedia Commons.

O primeiro destino nos arredores de Riga é a cidade litorânea de Jurmala. Por ficar a apenas 30 minutos de Riga, é um destino maravilhoso à beira-mar para um bate-volta.

 Você pode fazer uma excursão de meio dia para Jurmala ou um passeio de bike no Jurmala Sea Resort.

Para chegar neste lindo destino, você pode tanto utilizar o trem, quanto os ônibus de viagem da Letônia.

De trem, você pega qualquer trem que vá em direção a Tukums, Ķemeri ou Sloka. As passagens custam menos de 2 euros (cerca de 9 reais).

De ônibus, compre as passagens para os trechos Rīga/Jaunķemeri ou Rīga/Sloka. O Centro de Jurmala é em Majori, onde há inclusive um centro de informações turísticas, portanto, é o lugar que eu recomendo que você desça. Na cidade, você perceberá um aglomerado de aldeias de pescadores.

Devido ao grande fluxo de turistas o local possui uma mistura arquitetônica que confere um charme único a ele.

Além disso, há as tradicionais casas de madeira, tão comuns nos países bálticos, bem como os prédios soviéticos de concreto.

Mas, as atrações de Jurmala vão além da praia, que só pode ser aproveitada nos dias de verão.

Há também o Dzintari Concert Hall, uma sala de concertos para os mais variados estilos musicais. Outra opção é fazer uma caminhada pela Rua Jomas, que é repleta de cafés, bares e restaurantes.

O que fazer em Jurmala
Parque aquático em Jurmala | Foto: Paul Berzinn, via Wikimedia Commons.

Entretanto, se você estiver buscando um pouco mais de diversão, recomendo que você vá ao Aquaparque Līvu.

O parque fica aberto o ano todo, graças ao aquecimento interno, e durante o verão a parte externa também está disponível para os visitantes.

Para aqueles que preferem os passeios ao ar livre, a minha recomendação é visitar o Museu a Céu Aberto de Jurmala, que fica no Parque Natural de Ragakapa.

Nesse museu é possível conhecer como eram as vilas originais e como as pessoas viviam naquela época.

Outra opção de passeio ao ar livre é visitar o Parque Nacional Kemeri. Um lugar exuberante com muitos animais, especialmente pássaros durante os meses de primavera e verão.

Há ainda uma grande diversidade de plantas, trilhas e fontes de enxofre. E um passeio de aventura no Parque Nacional Kemeri.

De Riga => Tour privado em Jurmala

 

Sigulda

dicas da Letonia
Gauja | Foto: Gatis Pāvils, via Wikimedia Commons.

Se você é um amante da natureza e quer conhecer as belezas naturais da Letônia, então a minha dica é incluir no seu roteiro de viagem a cidade de Sigulda. Ela está pertinho de Riga, a cerca de 1 hora de viagem (por volta de 53 km).

A cidade fica nas margens do Parque Nacional de Gauja, que tem paisagens deslumbrantes.

E o melhor disso é que você ainda poderá visitar o parque o ano inteiro, cada estação com a sua beleza. Mas lembre-se de estar devidamente vestido para o inverno.

O parque ainda esconde algumas joias, como é o caso do Castelo Turaida e as ruínas do Castelo Sigulda.

Por fim, se você gosta de praticar esportes radicais, poderá saltar de bungee jump sobre o rio Gauja, andar de trenó, voar em um túnel de vento ou ainda fazer arvorismo.

E para aqueles que preferem simplesmente uma caminhada ou algumas trilhas mais desafiadoras, poderão optar por uma das dezenas de trilhas que o parque oferece.

Outro detalhe importante: os países bálticos eram pagãos, e traços desses tempos ainda podem ser vistos e testemunhados nos dias atuais.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Uma celebração bastante comum é a do solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano, que ocorre dia 23 de junho.

Se nesse período você estiver viajando pela Letônia, recomendo que você vá até o parque e aproveite para participar da celebração, que inclui, fogueiras, danças e coroas de flores.

Melhor=> Sigulda em um dia

 

Cēsis

Cidades da Letônia
Castelo Medieval de Cēsis | Foto: KalninsG, via Wikimedia Commons.

A pouco menos de 90 km de Riga, está a cidade de Cēsis, que possui uma magia medieval e mais de 800 anos de história muito bem preservados. A viagem pode ser feita tanto de trem quanto de ônibus.

Independentemente de qual for o meio de transporte, saindo de Riga, o trajeto dura cerca de 2 horas. A diferença é que os ônibus oferecem mais horários do que os trens.

A atração mais procurada no local é, com certeza, o Castelo Medieval de Cēsis e o parque que fica ao redor dele.

O complexo do castelo é bastante grande e possui muitas exibições que você terá a oportunidade de conhecer. Além disso, há também excursões noturnas guiadas.

Se você for um grande fã de atividades ao ar livre, então a minha dica é conhecer o parque Cīrulīši. O local oferece muitas trilhas em contato com a natureza, e paisagens simplesmente deslumbrantes.

Tenho ainda outra dica para quem gosta de conhecer castelos medievais, o Castelo do Lago Araiši.

Apesar dele estar localizado a cerca de 1 hora de Cēsis, é uma excelente dica para um dia de viagem. Esta é uma réplica perfeita das fortificações encontradas na Letônia entre os séculos IX e X.

De Riga => Cēsis, Sigulda e Castelo de Turaida

 

Museu Etnográfico a Céu Aberto da Letônia

O que fazer na Letônia
Museu a céu aberto | Foto: Zairon, via Wikimedia Commons.

Outra dica que dou para quem quer conhecer os arredores de Riga é fazer uma visita ao Museu Etnográfico a Céu Aberto da Letônia.

Esse é um dos maiores e mais antigos museus europeus ao ar livre. Localizado nas margens do Lago Jugla e a apenas 30 minutos de distância de Riga.

No total são 118 prédios históricos, construídos entre os séculos XVII e XX, que refletem a vida nas quatro províncias da Letônia: Kurzeme, Vidzeme, Zemgale e Latgale.

O local é formado por diversas vilas, sendo possível andar pelas ruas, entrar nas casas e ter toda a experiência de como era a vida na Letônia.

No museu você conseguirá ver as diferenças e semelhanças do modo de vida em cada uma das regiões do país, bem como casa de artesão, pescadores e agricultores.

O museu também dispões de diversas oficinas para o visitante experimentar, tais como cerâmica, tecelagem de cestos, forjar moedas e participar de jogos tradicionais.

Transfer => Aeroporto de Riga para o hotel

 

Rundāle Palace

Arredores de Riga
Belíssimo Rundale Palace | Foto: Vaido Otsar, via Wikimedia Commons.

O Palácio Rundāle está localizado a pouco menos de 90 km de distância de Riga, pertinho da fronteira com a Lituânia.

Ele é um lindo palácio barroco, decorado pelo escultor Berlim Johann Michael Graff e os pintores italianos Francesco Martini e Carlo Zucchi.

Algumas alas do palácio são abertas ao público, tais como a Great Gallera, o White Hall e o Gilt Hall.

Ainda há o museu do palácio, que além de oferecer exibições de arte e exposições históricas, também é um grande centro de pesquisa da história letã.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Claro, que esse não seria um palácio barroco se não possuísse um jardim francês. Sem dúvida nenhuma, o melhor período para conhecer o palácio e caminhar pelo jardim é entre a primavera e o outono.

Isso porque o verde já estará de volta, e as flores estarão presentes durante a primavera. Já durante no outono, o local fica simplesmente apaixonante, com as cores características da estação.

Infelizmente, chegar até o palácio não é tão simples assim, pois há trocas de ônibus. Assim, a melhor opção é sem dúvida de carro.

Para isso, você pode alugar um veículo com a RentCars. Você também pode fazer uma excursão ao Palácio de Rundāle em Riga.

Excursão => Colina das Cruzes e Palácio Rundale

 

Saulkrasti

Praias da Letônia
Praia de Saulkrasti | Foto: AnnaElizabethPhotography, via Wikimedia Commons.

A minha última dica do que fazer nos arredores de Riga, é conhecer a cidade de Saulkrasti.

Ela fica na costa leste da Letônia, a apenas 50 km da capital. É o destino perfeito para quem quiser aproveitar um dia de praia.

A cidade é também o destino de muitos letões e turistas durante os meses de verão, portanto, você pode se deparar com uma praia um pouco mais lotada.

Mas, vale a pena lembrar que este é o único período do ano que dá para aproveitar a praia por lá, portanto, entre no clima e simplesmente aproveite.

A praia possui 17 km de extensão e oferece um dos mais lindos pores do sol da região báltica.

Se você quiser, ainda pode fazer uma caminhada até a Duna Branca, que tem 18 m de altura e tem uma linda vista do Golfo de Riga.

Descoberta => Experiência interativa para conhecer Riga

 

Arredores de Riga: últimas dicas

Conhecer os arredores de Riga pode ser uma excelente oportunidade de explorar mais a Letônia. O país, rico em cultura e paisagens naturais maravilhosas, tem muito a oferecer aos seus visitantes e àqueles que o exploram.

Viajar de trem ou de ônibus é bem fácil, além de ser muito confortável. Portanto, se você quiser economizar durante a sua viagem, a minha dica é que você não tenha medo de encarar as poucas horas de viagem que separam Riga das outras cidades.

Entretanto, se você prefere mais conforto, ou mesmo mais liberdade para fazer aquelas paradas estratégicas quando a paisagem merece ser admirada, então a minha recomendação é alugar um carro.

Ainda, é sempre importante lembrar que os invernos podem ser bem rigorosos e com muita neve.

Portanto, escolha cuidadosamente em qual época do ano você irá fazer a sua viagem. Desta forma, você não será pego de surpresa ao chegar no país.

Aproveite para descobrir também tudo o que fazer na noite em Riga e e ainda os mais incríveis passeios em Riga.

Ainda tem alguma dúvida sobre os arredores de Riga? Deixe o seu comentário abaixo que nós te ajudaremos.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *