Clima da Letônia: quando ir, melhor época e hora na Letônia

Clima da Letônia: quando ir, melhor época e hora na Letônia

O clima da Letônia reflete o fato de o país não possuir grande cadeias de montanhas e por estar próximo ao mar Báltico.

Durante o inverno as temperaturas caem bastante, podendo chegar aos -20°C ou até mesmo mais frio do que isso. Por outro lado, os verões são amenos e as chuvas frequentes.

O meu primeiro ano vivendo na vizinha Lituânia, que tem o mesmo clima da Letônia, foi repleto de descobertas e encantamentos.

Fiquei muito impressionada como as quatro estações do ano são bem definidas e como o clima pode influenciar na vegetação. Além disso, cada uma delas tem a sua beleza e cada uma delas pode ser aproveitada à sua maneira.

Neste artigo vou contar para vocês como são as quatro estações do ano na Letônia, como fazer para aproveitar cada uma delas, qual a melhor época para visitar o país e qual o fuso horário.

Vem comigo e descubra os encantos da Letônia, belo país da Europa!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Letônia

Seguro viagem Europa »

 

Clima da Letônia

temperatura estonia
Estações do ano são bem definidas na Letônia.

De modo geral, o clima da Letônia pode ser considerado como temperado. Isso significa que cada uma das estações do ano é bem definida.

Esse tipo de clima é bem diferentemente do que acontece em muitas regiões do Brasil. E, como disse no começo, o clima da Letônia reflete o fato de o país não possuir grande cadeias de montanhas.

Além de estar próximo ao mar Báltico – isso quer dizer: invernos bem frios e verões amenos. Falarei um pouco sobre cada uma delas a seguir, assim fica mais fácil definir quais cidades da Letônia conhecer de acordo com o clima.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios na Letônia »

 

Melhor época para viajar para a Letônia

Inverno na Letônia

temperatura na lituania
Na Letônia o inverno é bem frio e cinza, nevando frequentemente.

Vamos começar falando do inverno, clima da Letônia que vai de dezembro a março. A minha mudança para a Europa ocorreu justamente em janeiro, um dos meses mais frios do ano.

Saí dos mais de 30°C do verão brasileiro, para os -10°C, com muita neve e vento gelado. O inverno é uma das minhas estações favoritas, acho que só perde para o outono.

Entretanto, estar do lado de fora com temperaturas tão baixas foi algo que me marcou muito. E por mais frio que estivesse, me fez perceber que com a apropriada roupa e com os devidos cuidados, dá sim para aproveitar a cidade.

Na Letônia os invernos são bem frios e bastante cinzas, nevando frequentemente. A região litorânea do país é um pouco menos fria, com temperaturas médias em fevereiro em torno dos -2°C.

Já na capital, Riga, as médias para o inverno ficam em torno dos -6°C. Bem aquecido, você pode conhecer diversos pontos turísticos de Riga. Afinal, olhando para esses números pode não parecer tão assustador certo?

Entretanto, essa é apenas uma média e quando as massas de frio sopram da Rússia ou do Ártico as temperaturas podem ficar abaixo dos -20°C, podendo chegar até mesmo aos -35°C. Quem se aventurar a conhecer a Letônia e aproveitar o clima do inverno irá ver lindas paisagens.

letonia população
Massas de frio da Rússia ou do Ártico derrubam temperaturas para -20°C e até -35°C.

Além disso, é possível praticar diversos esportes de inverno – os mais populares são esqui cross-country, esqui convencional e snowboarding. Se esse for seu caso, recomendo que faça um seguro viagem para esportes radicais e de neve.

Outra dica é que durante os invernos mais frios até mesmo o mar congela, resultando em lindas esculturas de gelo. O que tona uma visita à praia um passeio inesquecível. E ainda uma prática muito comum no país é praticar a pesca em lagos congelados.

O inverno ainda possui uma característica muito importante, que os dias são bem curtos, com pouquíssimas horas de luz por dia. Em janeiro chega a amanhecer às 9 horas e a anoitecer antes das 16 horas. O sol mesmo aparece pouquíssimas vezes durante a estação.

Apenas algumas dicas importantes para quem for encarar o inverno na Letônia. Evite ficar muito tempo exposto ao clima, pare de tempos em tempos em algum café para tomar algo quente! Veja as comidas típicas da Letônia e já saiba o que saborear no frio.

E, muito importante, para este clima da Letônia deve sempre usar roupas térmicas (camisetas, calças e meias) no inverno. Luvas, gorros e cachecóis são essenciais; tenha uma jaqueta quente, de preferência comprida entre o meio da coxa e o joelho; blusas de lã são essenciais.

Imperdível => Excursão privada ao Palácio Rundale

 

Primavera na Letônia

letonia historia
Na primavera faça caiaque e stand up paddle no rio Gauja.

Conforme a primavera se aproxima, a estação inicia em março e vai até junho, os dias vão ficando mais longos e o sol começa a aparecer mais. Apesar disso, as temperaturas ainda demoram um pouco para aumentar e não é incomum nevar até meados de abril.

   
   

Mesmo assim, nos dias mais quentes a temperatura pode chegar aos 20°C, o que geralmente ocorre mais para o final da estação. É impressionante como a quietude do inverno dá lugar a uma grande variedade de cores e sons à medida que muda o clima da Letônia.

As árvores vão ganhando novas folhas, as flores vão surgindo, as aves migratórias retornam à região para mais um ano. As pessoas também seguem o mesmo ritmo, já que as atividades ao ar livre ficam mais prazerosas.

Com o degelo, o nível de água dos rios da Letônia aumenta e a navegação passa a ser possível. Desta forma, você conseguirá aproveitar para fazer diversos esportes aquáticos, como navegação, caiaque e stand up paddle. O rio mais popular para isso é o Gauja.

O Gauja corta as cidades de Valmiera, Cēsis e Sigulda, que ficam localizadas na região norte, chama de Vidzeme. Além disso, há diversos lagos que podem ser aproveitados, os mais procurados são: Pape (próximo à cidade de Liepaja), Engure (próximo à Talsi) e Kanieris (pertinho de Jūrmala e Riga).

Aproveite também para curtir a natureza, afinal de contas essa é a época em que as flores estão desabrochando. Os arredores de Riga oferecem muitos passeios ao ar livre como a caminhada dos ecossistemas em Riga ou um passeio de bike no Jurmala Sea Resort.

Melhor=> Sigulda na Letônia em um dia

 

Verão na Letônia

clima na letonia verão
Jūrmala é uma das praias procuradas no verão da Letônia.

O verão é, sem dúvida alguma, a mais esperada estação do ano para os europeus e o clima da Letônia preferido de muitas pessoas. Afinal de contas, é época de férias escolares e quando a maioria das pessoas também sai de férias. É tempo de viajar e aproveitar a vida, isso significa também que é alta temporada.

Portanto, se a sua viagem estiver marcada para este período, faça as suas reservas de hospedagem, aluguel de carros e passeios guiados com antecedência. O verão europeu vai de junho a setembro e na Letônia ele possui temperaturas mais amenas.

Elas ficam em torno de 18°C e 21°C na região costeira, sendo um pouco mais quente no interior do país. Quando as massas de ar sopram na direção sudeste os termômetros podem bater os 30°C por alguns dias. Além disso, o verão é uma estação chuvosa.

Assim como no Brasil são comuns as pancadas no final da tarde. É importante mencionar também que durante o verão os dias são longos, muito longos. Em junho, no pico da estação, amanhece antes da 3h30 e anoitece quase 23h30.

castelos da letonia
Castelo de Sigulda | Foto: Philaweb, via Wikimedia Commons.

Esse clima da Letônia é excelente, afinal de contas você terá mais horas para aproveitar tudo o que o país tem para oferecer. A minha dica para aproveitar a sua viagem para a Letônia durante o verão é ir conhecer o mar Báltico e as suas areias brancas.

Portanto, se você tem uma queda por praias, inclua no seu roteiro uma visita a Jūrmala. A cidade fica a apenas 30 minutos de Riga. Você pode passar apenas o dia ou ficar por mais tempo. se você estiver buscando um pouco mais de diversão, recomendo que você vá ao Aquaparque Līvu.

Quem gosta de ciclismo ou de fazer caminhadas na natureza poderá aproveitar a estação para conhecer os diversos parques naturais da Letônia, como o Museu a Céu Aberto de Jurmala, que fica no Parque Natural de Ragakapa ou mesmo fazer um cruzeiro pelo Canal Boat em Riga.

O verão também é um período repleto de festivais na Letônia, concertos ao ar livre e atividades culturais. Alguns dos mais conhecidos são: Summer Sound, que ocorre em Liepāja; Sigulda Town Festival; Festa do Solstício, que ocorre em diversas cidades do país, e o Latvia Beer Fest, que ocorre em Riga.

Incrível => Tour pelas paisagens do Mar Báltico

 

Outono na Letônia

clima da letonia outono
Dias começam a ficar mais curtos e mais frios e a paisagem muda de cor.

Agora vamos ao outono, a minha estação do ano preferida e que vai de setembro a dezembro. Enquanto ainda estava morando no Brasil eu já era apaixonada por todas aquelas imagens e cores da estação, mas nunca tinha tido a oportunidade de ver de perto como o outono realmente é.

Agora que eu vi posso dizer, é simplesmente maravilhoso este clima da Letônia Depois de toda aquela agitação do verão, os dias começam a ficar mais curtos e mais frios gradativamente.

   
   

Cada vez menos o sol aparece, fazendo com que o céu volte à sua coloração acinzentada que predominará durante o inverno. Há até passeios temáticos para a estação como o tour lindo outono dourado em Sigulda.

Para aquelas pessoas que não gostam de frio, já em outubro as médias ficam entre 4°C e 11°C. Isso significa que para ver as cores outonais você vai precisar trazer alguns casacos mais quentinhos. Quem tem planos de conhecer a Letônia em novembro tem chances de se deparar com alguns dias de neve inclusive.

passeios na letonia
Parque Nacional Gauja | Foto: Gatis Pāvils, via Wikimedia Commons.

Para que você consiga aproveitar as lindas paisagens que só o outono pode te proporcionar, deverá incluir no seu roteiro de viagem uma visita ao Parque Nacional de Gauja ou uma Trilha Natural no Parque Kemeri.

Provavelmente durante o seu passeio você irá se deparar com pessoas colhendo frutas silvestres ou cogumelos na floresta. Esse é um costume muito comum não apenas na Letônia ou países Bálticos, mas em diversos locais da Europa.

Entretanto, não recomendo que você faça isso, já que existem sim frutas e cogumelos venenosos e que podem causar intoxicação alimentar. Os casos de intoxicação são comuns mesmo entre os moradores locais, e a última coisa que você vai querer durante a sua viagem é precisar ir para o hospital.

Portanto, apenas aprecie a beleza deles na floresta e deixe para provar as delícias locais em restaurantes.

Dicas => Tour soviético em Riga

 

Qual é o fuso da Letônia

fuso horário paises da euroa
Letônia está a 5 ou 6 horas a frente do Brasil.

O fuso horário da Letônia é o mesmo da Lituânia – UCT +2. Isso significa que a diferença com relação ao Brasil varia entre 5 e 6 horas a mais, dependendo da época do ano.

Isso porque na Letônia há horário de verão, que vai do final de março até o final de outubro. Portanto, quando há horário de verão no país a diferença é de 6 horas. Entre novembro e março a diferença é de 5 horas.

Câmbio => Moeda da Letônia

 

Quando viajar para a Letônia

A melhor época do ano para conhecer a Letônia vai depender do tipo de viajante que você é e de qual é o objetivo da sua viagem. Para quem gosta de calor, praia e atividades ao ar livre, sem dúvida alguma o verão é a melhor época.

Quem ama frio e neve, deve vir durante o inverno. Para aquelas pessoas que não fazem questão de dias muito quentes podem vir durante a primavera ou outono.

Agora que você já conhece como é o clima da Letônia é só planejar o melhor roteiro de viagem ao país. E se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que te ajudo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *