7 cidades da Letônia: as mais bonitas para seu roteiro

por Carolina Romeiro

7 cidades da Letônia: as mais bonitas para seu roteiro

Existem diversas cidades da Letônia que são absolutamente lindas e que devem fazer parte do seu roteiro.

A vantagem é que chegar a qualquer uma delas é muito fácil, já que o país é pequeno, portanto, você não precisará gastar muito tempo com deslocamentos.

Esse país da Europa oferece lindas cidades litorâneas, que são ideais para os dias quentes e longos de verão.

E ainda tem cidades muito bonitas que ficam próximas a Parques Nacionais e que oferecem muito contato com a natureza para quem gosta de fazer caminhadas ao ar livre.

E, claro que não poderia faltar, algumas cidades importantes históricas tão comuns na Letônia.

Para te ajuda com o seu roteiro de viagem preparei uma lista com as principais e mais bonitas cidades da Letônia para você visitar. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Hotéis em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Mais bonitas cidades da Letônia

  1. Riga
  2. Jurmala
  3. Cēsis
  4. Sabile
  5. Kuldiga
  6. Kandava
  7. Daugavpils

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios na Letônia »

 

Cidades turísticas da Letônia

A seguir, preparei uma lista com as minhas dicas das melhores e mais bonitas cidades da Letônia, e o que fazer em cada uma delas, para você incluir no seu roteiro pelo país.

Existem opções de centros urbanos, cidades históricas e ainda cidades litorâneas. Assim você poderá aproveitar a viagem em qualquer época do ano. Leia também sobre o mapa da Letônia.

Dicas => Tour soviético em Riga

 

Riga

melhores cidades da Letônia
Vista aérea de Riga.

Claro que a nossa jornada pelas principais cidades da Letônia tinha que começar em Riga, a capital do país. Com diversos pontos turísticos e acesso fácil para as demais cidades, esse é um dos melhores pontos para iniciar o seu roteiro.

Riga tem diversos museus que são muito impressionantes e valem uma visita, como é o caso do Museu da Ocupação da Letônia e o Museu Letão de História Natural. Além disso, a cidade velha em si também é uma atração turística imperdível.

Andar pelo centro da cidade, observando os detalhes da arquitetura barroca, gótica e Art Nouveau é uma experiência incrível. A cada esquina ou rua estreita há uma surpresa diferente. Confira uma lista que preparei com os melhores passeios em Riga.

Dentre os tours guiados recomendo o centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau para conhecer bem a cidade; excursão a pé de cultura e gastronomia e degustação no Mercado Central de Riga para mergulhar de cabeça nas comidas típicas da Letônia.

Além disso, a cidade oferece ainda diversos restaurantes em Riga que servem as delícias da culinária letã, cafés muito charmosos, bares e pubs para quem quiser aproveitar a noite de Riga. Para saber como se locomover na capital, confira o artigo que preparei sobre o transporte em Riga.

E, finalmente para quem quiser simplesmente relaxar, o Parque Bastejkalna é uma agradável visita e a maior área verde de Riga. Veja também os pontos turísticos de Riga e monte seu roteiro em Riga.

Imperdível => Cruzeiro de Estocolmo para Riga

 

Jurmala

cidades importantes da Letônia
Mar Báltico, em Jurmala.

A minha próxima dica de cidade para visitar na Letônia é Jurmala. Com apenas 30 minutos de viagem a partir de Riga é possível chegar até a cidade e aproveitar a praia e o mar Báltico.

O percurso pode ser feito tanto de trem quanto de ônibus e as passagens custam em torno de 2 euros. Quem for de trem deve pegar os trens que viajam para Sloka, Kemeri ou Tukums.

Já para quem optar pelo ônibus poderá comprar passagens para os trechos Riga/Sloka ou Rika/Jaunkemeri.

É importante dizer que Jurmala é uma cidade bastante turística, sendo muito procurada durante os meses de verão. Portanto, se a sua viagem estiver agendada para este período, é importante fazer as reservas de hospedagens e passeios com antecedência.

Jurmala tem muito mais a oferecer aos turistas do que a praia. Você poderá aproveitar para assistir a concertos no Dzintari Concert Hall, para quem prefere piscina sugiro fazer uma visita ao Aquaparque Līvu (que pode ser aproveitado em qualquer época do ano).

Além de conhecer o Museu a Céu Aberto de Jurmala e as trilhas do Parque Nacional Kemeri, fazer um tour privado em Jurmala, um passeio de bike em Jurmala ou um tour de meio dia em Jurmala.

Incrível => Tour pelas paisagens do Mar Báltico

 

Cēsis

cidades mais importantes da Letônia
Castelo Medieval de Cēsis.

Outra ótima opção entre as cidades da Letônia para incluir no seu roteiro é Cēsis. Ela fica a apenas 90 km de Riga e você poderá ir tanto de trem quanto de ônibus, sendo que os ônibus possuem mais horários ao longo do dia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Sem dúvida nenhuma a principal atração turística para quem visita à cidade é o Castelo Medieval de Cēsis, que fica bem no meio da cidade.

Ele é um dos castelos visitados na excursão Cēsis, Sigulda e Turaida Castle Tour e também da excursão Mini-Báltica a Sigulda, Ligatne e Cesis.

Esse é um grande complexo, que inclui o castelo e seus jardins e ainda diversas opções de exibições. Confira também sobre tudo o que fazer nos arredores de Riga.

A partir de Riga => Viagem de caiaque no Rio Gauja

Sabile

7 cidades da Letônia
Sabile fica a 110 km de Riga | Foto: Rimantas Lazdynas, via Wikimedia Commons.

A oeste de Riga, cerca de 110 km, na região do vale de Abava, fica a cidade de Sabile. Com ares do século XIII a cidade abriga a vinha mais ao norte do mundo.

Anualmente, no mês de julho, os moradores da cidade celebram o Festival do Vinho. Portanto, vale a pena ver se as datas da sua viagem coincidem com a data do festival.

Além disso, existem algumas opções de degustação de vinho e cidras. Outro atrativo local é o Pedvale Art Park, um museu de arte a céu aberto que fica a 2,5 km do centro de Sabile.

Além disso, a cidade também abriga o Jardim dos Bonecos. No total são cerca de 200 bonecas de alha, todos com feições muito parecidas, sempre sorriso. O local foi idealizado por uma artista local, Daiana Kučera.

Os bonecos são organizados para representar diferentes situações do dia a dia. As pessoas podem andar livremente entre os bonecos. De Riga, você pode fazer uma excursão ao Vale do Abava e passar por Sabile.

Desfrute => Cruzeiro pelo Canal Boat em Riga

 

Kuldiga

o que fazer em Kuldiga
Rio Ventas, em Kuldiga.

Uma das mais conhecidas cidades da Letônia devido a sua linda arquitetura é Kuldiga, que fica a 150 km de Riga. Visitar a cidade é fazer uma viagem ao passado, que foi erguida em 1242 em torno do Castelo de Kuldiga.

Uma boa caminhada pela cidade velha de Kuldiga vai te deixar encantado. Praticamente todos os prédios históricos da cidade ainda estão erguidos.

E continuam a servir para o mesmo propósito para o qual foram erguidos inicialmente. Eles ainda abrigam igrejas, escolas, prefeituras, hotéis e centros culturais.

Diversos desses prédios históricos são candidatos à lista de patrimônio mundial da Unesco. O rio Venta corta a cidade e ainda proporciona a maior cachoeira da Europa.

Um dos pontos mais icônicos da cidade, é a ponte de tijolos que foi construída no século XIX e que com certeza merece uma visita.

Todos os anos é celebrado do Kuldiga Feast, com muita música, cinema, festas e teatro de rua. Ele ocorre durante todos os finais de semana de julho.

Durante a primavera você terá a oportunidade de testemunhar a migração dos peixes que vivem no rio Ventas, que nadam rio acima para desovarem.

Além disso, todas as primaveras há a tradicional corrida em que as pessoas correm nuas pela ponte da rumba de Ventas.

E por fim, há ainda as cavernas de areia de Riežupe, que fica nos arredores de Kuldiga. No total são 2 km de labirintos subterrâneos que podem ser explorados pelos visitantes.

Conheça => Trilha Natural no Parque Kemeri

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Kandava

passeio nas cidades da Letônia
Cenário urbano de Kandava | Foto: Андрей Романенко, via Wikimedia Commons.

Kandava talvez seja uma das cidades mais conhecida da Letônia. Ela foi mencionada pela primeira vez em 1230. Ao caminhar pelo centro da cidade, é possível perceber toda a história que ela carrega.

O melhor lugar para conseguir realmente sentir o espírito da cidade é justamente na praça da cidade velha, onde é possível encontrar diversos artesãos vendendo os seus produtos.

Além disso, ao redor da praça você terá à sua disposição diversos cafés charmosos e confortáveis.

A cidade possuía um grande forte, construído no século XIV que acabou sendo reduzido a ruínas, restando somente uma torre. Outro ponto turístico importante é a velha ponte de pedra, construída em 1873 e que corta o rio Abava.

Imperdível => Excursão privada ao Palácio Rundale

 

Daugavpils

dicas de Daugavpils
Museu de Arte.

Daugavpils é a segunda maior entre as cidades da Letônia, com pouco mais de 80 mil habitantes. Ela está localizada às margens do Rio Daugava e a aproximadamente 220 km de Riga, próxima as fronteiras da Lituânia e da Bielorrússia.

A cidade foi criada em 1275 e, mesmo nos dias atuais, ainda mantém inúmeros edifícios de tijolos vermelhos originais. Sem dúvida ainda o mais conhecido e visitados deles é a fortaleza da cidade.

Você ainda poderá conhecer mais sobre a história da cidade e a da história Letã no Museu Regional de História. O Centro de Arte de Mark Rothko é outro conhecido ponto turístico da cidade.

Mark Rothko é um importante pintor letão, nascido em Gaugavpils, e que apesar de ter ido morar nos Estados Unidos quando tinha apenas 10 anos, continuou a ter uma ligação muito forte com a sua origem. O local abriga obras originais, pintadas por ele.

Natureza => Caminhada dos ecossistemas em Riga

 

Imperdíveis cidades da Letônia

A Letônia possui muitas cidades lindas para você conhecer. Aproveite que o país é pequeno e que você não levará muito tempo de deslocamento entre as cidades e se aventure por locais ainda pouco explorado.

Além disso, viajar de trem ou de ônibus também é muito fácil. Eu particularmente adoro viajar de trem, e recomendo esse meio de deslocamento. Afinal de contas, ele dá um ar ainda mais especial para a sua viagem.

Vale apenas lembrar sobre o clima da Letônia. Os invernos podem ser bastante frios, os dias são curtos e as atividades ao ar livre são mais difícil, se não impossíveis, devido à neve e temperaturas que podem chegar a -20°C.

Por outro lado, durante o verão os dias são longos, e as temperaturas mais altas são muito convidativas a um passeio ao ar livre ou um mergulho no mar. Aproveite e entenda tudo sobre a moeda da Letônia.

Gostou das minhas dicas de cidades da Letônia para incluir no seu roteiro? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que eu te ajudarei.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *