Passeios em Riga: melhores tours guiados e ingressos

Passeios em Riga: melhores tours guiados e ingressos

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (2 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Passeios em Riga: melhores tours guiados e ingressos

Os passeios em Riga podem deixar a sua visita ainda mais interessante. Isso porque a cidade tem uma rica arquitetura no estilo Art-Nouveau que merece ser apreciada, além de muitas histórias e lendas.

Aliás, o período soviético também deixou suas marcas por Riga, e nada melhor do que um tour com um guia especializado para entender melhor como era a vida na Letônia neste período.

Alguns destes passeios são privados, o que dará a oportunidade de conseguir as melhores dicas de onde comer, de algumas atrações e onde fazer compras em Riga. Desta forma, com certeza será possível aproveitar a cidade ainda mais.

Confira as nossas dicas de passeios em Riga, na Letônia, e de outras atrações turísticas que ficam nos arredores da cidade e que merecem ser visitadas.

Valor dos passeios em Riga

O custo para fazer passeios em Riga depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Riga do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Riga de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Riga, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios em Riga?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Riga, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios em Riga

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios em Riga

A melhor maneira de aprender sobre o Riga é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Riga há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Riga.

Mas também há um passeio no Civitatis com tour em Português em Riga:

Lista dos principais passeios em Riga

Há tantas coisas legais para fazer em Riga, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Riga, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

  1. Excursão a pé de cultura e gastronomia
  2. Bike tour com cerveja ou cidra
  3. Tour privado com um guia local
  4. Centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau
  5. Tour soviético
  6. Degustação no Mercado Central de Riga
  7. Caminhada dos ecossistemas nos arredores de Riga
  8. Tour Particular ao Palácio Rundāles

Excursão a pé de cultura e gastronomia

O que fazer em Riga
Casa das Cabeças Negras é uma parada | Foto: Ksenija Vinogradova, via Wikimedia Commons.

Quem optar por fazer a excursão a pé de cultura e gastronomia de Riga terá a oportunidade para conhecer os três distritos mais importes de Riga, além de diversos pontos turísticos da cidade e o incrível Mercado Central. É uma ótima opção entre os passeios em Riga.

O tour se inicia na Cidade Velha, onde é possível apreciar construções centenárias e ouvir mais sobre a história da Letônia.

Dentre os principais destaques deste tour, é possível citar a reconstrução da muralha medieval da cidade, a catedral de Riga e a Casa das Cabeças Negras.

Depois, o tour segue para o distrito Art-Nouveau. Por lá você terá a oportunidade de conhecer mais sobre os símbolos encontrados nas fachadas dos edifícios.

A última parada é no Mercado Central, onde os turistas terão então a oportunidade de experimentar alguns refrescos (não inclusos no preço do passeio).

Bike Tour com Cerveja ou Cidra

Tours guiados em Riga
Você passeará pelas ruas da Cidade Velha de Riga | Foto: Gula08, via Creative Commons.

Que tal aproveitar para conhecer Riga em um passeio de bicicleta enquanto aproveita para tomar alguns copos de cerveja, cidra ou prosecco?

Neste passeio você terá a oportunidade de se divertir com os seus amigos, enquanto conhece os principais pontos turísticos de Riga.

O grupo irá pedalar em algo parecido com uma bicicleta coletiva. Cada passeio poderá acomodar até 15 pessoas, mas 4 pessoas já são suficientes. Ao final, o guia deixará os turistas em um restaurante local para uma excelente refeição.

O tour dura 1 hora e estão incluídos: 3 cervejas de 500 ml, 3 copos de prosecco refrigerado ou cidra. Basta escolher qual das bebidas você prefere. A refeição no restaurante é por conta do turista.

Tour privado com um guia local

Preços dos passeios em Riga
Tour será feito a pé | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons.

Para quem prefere um pouco mais de exclusividade, então uma excelente opção entre os passeios em Riga é fazer este tour privado em Riga com um guia local.

Isso lhe dará a chance de conhecer e interagir com alguém que vivencia a cidade. Sem mencionar que você ainda poderá obter dicas exclusivas de como melhor a sua estadia em Riga.

Este passeio é feito a pé, com duração entre 2 a 6 horas, portanto use sapatos confortáveis. Vale ressaltar que você terá a oportunidade de escolher o que visitar, por quais ruas passar ou onde desfrutar deliciosas refeições.

É importante mencionar que o tour não inclui os custos em restaurantes ou cafés, ingressos para museus ou qualquer outra exposição. Os custos para o guia também serão de responsabilidade do visitante.

Centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau

Quais cidades da Letônia conhecer
Catedral de Riga é um dos pontos de visitação | Foto: Maurice, via Creative Commons.

Os países bálticos possuem lindos centros históricos, que encantam muitos turistas. Dito isso, em Riga, na Letônia, o centro é cheio de prédios históricos e ruas estreitas com muitas lendas e história para contar.

E o tour pelo Centro Histórico de Riga oferece a oportunidade de conhecer em detalhes os lugares especiais da cidade velha.

O tour tem duração de 3 horas e geralmente inicia no período de manhã. O primeiro ponto turístico de Riga que você irá visitar é a Praça do Município.

Você ainda terá a oportunidade de apreciar a Catedral de Riga, a Old Guild House, um dos edifícios mais antigos da cidade, o castelo de Riga, a Igreja de São Pedro, os Portões Suecos e a Torre da Pólvora.

Durante todo o passeio, será possível apreciar os edifícios no estilo Art-Nouveau, representados por cerca de 30% dos prédios do centro de Riga.

Esse foi inclusive um dos motivos que levou a Unesco a declarar o Centro Histórico como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Tour soviético

Visitar os Monumentos em Riga
Memorial da Vitória do Exército Soviético | Foto: Kalnroze, via Wikimedia Commons.

Por mais de 50 anos a Letônia esteve sob o domínio da extinta União Soviética. Com tantos anos de influência, ainda é possível ver monumentos e edifícios desta época.

Portanto, se você quiser saber mais sobre este período indico entre os passeios em Riga, o tour soviético em Riga.

Nele, será possível visitar alguns lugares importantes da Cortina de Ferro, entender como ocorreu e como era a vida dos letões durante a ocupação soviética, além de alguns símbolos do período. Você ainda terá a oportunidade de conhecer o desejo de independência dos letões.

O tour tem a duração de 3 horas e é feito totalmente a pé, portanto, use sapatos confortáveis.

Ao final você terá a oportunidade de comer em um restaurante típico desta época, os custos do buffet serão por conta do turista. Caso escolha a opção de tour privado, o guia irá buscá-lo no seu hotel.

Degustação no Mercado Central de Riga

Dicas de tours na Letônia
Mercado Central de Riga | Foto: Kulmalukko, via Wikimedia Commons.

Uma das melhores formas de conhecer melhor a cultura de um país é experimentando comidas típicas. E um dos melhores lugares para experimentar os pratos tradicionais da Letônia é o Mercado Central de Riga.

Entretanto, quando viajamos, nem sempre conseguimos saber exatamente quais são os melhores pratos para provar, ou mesmo qual o melhor local para fazer isso.

Com o tour de degustação no Mercado Central de Riga você terá um guia experiente, com grande conhecimento do local para te levar por esta viagem gastronômica.

Por isso, considero este um dos melhores passeios em Riga. Dentre os pratos e ingredientes que você provará estão o tradicional pão de centeio, a carne defumada, a manteiga de cânhamo, o queijo com sementes de alcaravia, a salada de arenque, a seiva de bétula e frutos silvestres.

Caminhada dos ecossistemas nos arredores de Riga

Passeios na Letônia mais famosos
Rio Gauja é um dos ecossistemas visitados | Foto: Clauuuvlc, via Wikimedia Commons.

Nesta opção de tour, que é realizada nos arredores de Riga, o visitante terá a oportunidade de conhecer quatro diferentes ecossistemas em um único lugar: pinhal costeiro, cascata de lagos costeiros, praia isolada do mar Báltico e o delta do Rio Gauja.

O tempo total da caminhada dos ecossistemas em Riga é de 6 horas, com uma caminhada que varia entre 10 a 15 km, portanto, é importante se preparar corretamente. Como bebidas e comida não estão incluídas no tour, é importante levar o que você for consumir.

Além disso, o uso de sapatos confortáveis e apropriados para caminhadas, protetor solar, óculos e chapéus também são essenciais.

Não leve mochilas muito grandes, já que elas podem atrapalhar a caminhada. E não esqueça a roupa de banho e toalhas para o caso de querer dar um mergulho no mar Báltico, ou aproveitar os lagos costeiros.

Tour particular ao Palácio Rundāles

o que fazer na Letônia
Tour te permite explorar o lindo palácio | Foto: Igors Jefimovs, via Wikimedia Commons.

Este é mais um dos passeios em Riga feito nos arredores, a cerca de 1 hora de viagem.

O tour particular ao Palácio Rundāles lhe permitirá conhecer o museu que fica dentro do palácio e os seus lindos jardins. O palácio, que é um dos mais conhecidos da Letônia, foi construído no século XVIII.

Ele era utilizado como residência de verão do Duque de Curlândia. Foi projetado e construído pelo arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli, que também foi o responsável pela construção do Palácio de Inverno de São Petersburgo.

Neste passeio, estão incluídos o pick up no hotel, o transporte de ida e retorno da atração, o ingresso para visitar o Palácio, o Museu e os jardins, além do tour guiado dentro do Palácio.

Ingressos e passeios guiados nos museus de Riga

Visitar os museus de Riga é essencial para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus. Confira quais são os museus e exposições mais populares em Riga:

Passeios de barco em Riga

Riga é uma cidade incrível para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer em Riga, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios de ônibus turístico em Riga

As excursões de ônibus em Riga são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantas coisas para ver e fazer, é difícil saber por onde começar.

Esses passeios de ônibus turísticos, também conhecidos como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer muitos pontos turísticos em pouco tempo, sem gastar muito dinheiro.

Oferecidos diariamente com audiodescrição em vários idiomas, esses populares passeios guiados de ônibus em Riga incluem paradas nas principais atrações da cidade, como a as belezas de toda a região ao seu redor.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência.

Há também a opção de combos para usar o ticket mais de um dia. Assim, você pode aproveitar toda a comodidade de subir e descer quantas vezes quiser nas paradas dos seus pontos turísticos preferidos.

Andar de ônibus turísticos é ainda uma ótima forma de economizar com transporte na cidade, pois com um bom planejamento, você pode circular bastante apenas a bordo do ônibus.

Para ajudá-lo a obter o máximo de sua visita, elaborei uma lista dos melhores tours de ônibus de Riga para todo tipo de viajante.

Passeios de bicicleta em Riga

Os passeios de bicicleta são uma forma divertida e descontraída de conhecer Riga e ver tudo o que a cidade tem a oferecer.

A melhor parte é que os marcos mais famosos estão incluídos nos roteiros bicicleta. Além disso, com um guia ao vivo do seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses passeios guiados de bicicleta em Riga são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo os passeios de bike mais populares em Riga:

Passeios para conhecer Riga a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé em Riga é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para as melhores caminhadas em Riga:

Dicas de passeios em Riga com crianças

Visitar Riga com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Riga.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Dicas de passeios gratuitos em Riga

Engana-se quem acredita que só há passeios pagos em Riga. Na verdade, há diversas opções interessantes para quem não quer gastar nada, como caminhar pela cidade, admirar suas belezas e conhecer seu povo.

Além disso, a Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Riga com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as melhores opções:

Passeios românticos em Riga

A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam Riga para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?

Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde em Riga, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista dos principais passeios românticos em Riga para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Passeios gastronômicos em Riga

Você quer visitar os locais mais bonitos de Riga enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras de conhecer Riga é saboreando sua gastronomia.

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um tour culinário em Riga é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a manter os custos baixos. Isso porque esses passeios são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de passeios gastronômicos para fazer em Riga:

Melhores passeios nos arredores de Riga

Você não precisa passar todo o seu tempo em Riga. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Riga:

Traslados em Riga

Apesar de não ser um passeio em Riga, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido no hotel (aproveite para descobrir onde é melhor se hospedar em Riga).

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer em Riga e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos no Riga são:

Vale a pena comprar ingressos online para Riga?

Os tours guiados são uma ótima opção para visitantes que querem conhecer melhor a história e a cultura de Riga e da Letônia.

Entretanto, é importante ficar atento a algumas informações para conseguir aproveitar ainda mais o seu roteiro de viagem em Riga e os passeios que você fizer.

Como o número de brasileiros em Riga, sejam eles moradores ou turistas, não é muito grande, os tours oferecidos são geralmente em inglês, letão ou russo.

Além disso, diversos passeios em Riga oferecem a opção de pick up no hotel em que você estiver hospedado, desde que seja localizado na região da cidade velha.

É importante ficar atento às recomendações dadas para cada um dos tours. Dessa forma você terá uma experiência ainda melhor e também poderá aproveitar mais todos os passeios que escolher fazer durante a sua visita.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Riga?

São tantas coisas para fazer em Riga que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Mercado Central Riga
Museu Nacional de Arte Letã

Quais são os melhores passeios em Riga?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Riga não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Riga: Ingresso – Casa das Cabeças Negras
Riga: Excursão gastronômica letã no mercado central

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Riga?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Riga. Confira algumas dicas:
Excursão turística em Riga de barco pelo canal
Riga: o melhor do Parque Nacional de Kemeri em um dia

Quais são as melhores atividades em Riga para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Riga é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios em Riga para os dias chuvosos são:
De Riga: excursão guiada privada à Colina das Cruzes
Palácios letões e castelos medievais viagem privada

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Riga?

Existem tours para todos os bolsos em Riga. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Riga: Guia e áudio no aplicativo de introdução à cidade
Riga destaca caça ao tesouro autoguiada e passeio a pé

Quais são os museus e exposições mais populares em Riga?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Riga. Confira quais são os mais populares.
Sigulda Day Tour – Ruínas do Castelo, Gruta Gūtmaņala e muito mais
Dia inteiro no Parque Nacional de Jurmala e Kemeri

Vale a pena comprar passeios em Riga antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios em Riga.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *