8 passeios em Riga: tours guiados e ingressos antecipados

8 passeios em Riga: tours guiados e ingressos antecipados

Os passeios em Riga podem deixar a sua visita ainda mais interessante. Isso porque a cidade tem uma rica arquitetura no estilo Art-Nouveau que merece ser apreciada, além de muitas histórias e lendas.

Aliás, o período soviético também deixou suas marcas por Riga, e nada melhor do que um tour com um guia especializado para entender melhor como era a vida na Letônia neste período.

Alguns destes passeios são privados, o que dará a oportunidade de conseguir as melhores dicas de onde comer, de algumas atrações e onde fazer compras em Riga. Desta forma, com certeza será possível aproveitar a cidade ainda mais.

Confira as nossas dicas de passeios em Riga, na Letônia, e de outras atrações turísticas que ficam nos arredores da cidade e que merecem ser visitadas.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Melhores passeios em Riga

  1. Excursão a pé de cultura e gastronomia
  2. Bike tour com cerveja ou cidra
  3. Tour privado com um guia local
  4. Centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau
  5. Tour soviético
  6. Degustação no Mercado Central de Riga
  7. Caminhada dos ecossistemas nos arredores de Riga
  8. Tour Particular ao Palácio Rundāles
Bairros de Riga
Cidade tem uma rica arquitetura no estilo Art-Nouveau, além de muitas histórias e lendas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga »

 

Tours guiados em Riga

Excursão a pé de cultura e gastronomia

O que fazer em Riga
Casa das Cabeças Negras é uma parada | Foto: Ksenija Vinogradova, via Wikimedia Commons.

Quem optar por fazer a excursão a pé de cultura e gastronomia de Riga terá a oportunidade para conhecer os três distritos mais importes de Riga, além de diversos pontos turísticos da cidade e o incrível Mercado Central. É uma ótima opção entre os passeios em Riga.

O tour se inicia na Cidade Velha, onde é possível apreciar construções centenárias e ouvir mais sobre a história da Letônia.

Dentre os principais destaques deste tour, é possível citar a reconstrução da muralha medieval da cidade, a catedral de Riga e a Casa das Cabeças Negras.

Depois, o tour segue para o distrito Art-Nouveau. Por lá você terá a oportunidade de conhecer mais sobre os símbolos encontrados nas fachadas dos edifícios.

A última parada é no Mercado Central, onde os turistas terão então a oportunidade de experimentar alguns refrescos (não inclusos no preço do passeio).

 

Bike Tour com Cerveja ou Cidra

Passeios em Riga
Você passeará pelas ruas da Cidade Velha de Riga | Foto: Gula08, via Creative Commons.

Que tal aproveitar para conhecer Riga em um passeio de bicicleta enquanto aproveita para tomar alguns copos de cerveja, cidra ou prosecco?

Neste passeio em Riga você terá a oportunidade de se divertir com os seus amigos, enquanto conhece os principais pontos turísticos da cidade.

O grupo irá pedalar em algo parecido com uma bicicleta coletiva. Cada passeio poderá acomodar até 15 pessoas, mas 4 pessoas já são suficientes. Ao final, o guia deixará os turistas em um restaurante local para uma excelente refeição.

O tour dura 1 hora e estão incluídos: 3 cervejas de 500 ml, 3 copos de prosecco refrigerado ou cidra. Basta escolher qual das bebidas você prefere. A refeição no restaurante é por conta do turista.

 

Tour privado com um guia local

O que fazer em Riga
Tour será feito a pé | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons.

Para quem prefere um pouco mais de exclusividade, então uma excelente opção entre os passeios em Riga é fazer este tour privado em Riga com um guia local.

Isso lhe dará a chance de conhecer e interagir com alguém que vivencia a cidade. Sem mencionar que você ainda poderá obter dicas exclusivas de como melhor a sua estadia em Riga.

Este passeio é feito a pé, com duração entre 2 a 6 horas, portanto use sapatos confortáveis. Vale ressaltar que você terá a oportunidade de escolher o que visitar, por quais ruas passar ou onde desfrutar deliciosas refeições.

É importante mencionar que o tour não inclui os custos em restaurantes ou cafés, ingressos para museus ou qualquer outra exposição. Os custos para o guia também serão de responsabilidade do visitante.

 

Centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau

cidades da Letônia
Catedral de Riga é um dos pontos de visitação | Foto: Maurice, via Creative Commons.

Os países bálticos possuem lindos centros históricos, que encantam muitos turistas. Dito isso, em Riga, na Letônia, o centro é cheio de prédios históricos e ruas estreitas com muitas lendas e história para contar.

E o tour pelo Centro Histórico de Riga oferece a oportunidade de conhecer em detalhes os lugares especiais da cidade velha.

O tour tem duração de 3 horas e geralmente inicia no período de manhã. O primeiro ponto turístico de Riga que você irá visitar é a Praça do Município.

   
   

Você ainda terá a oportunidade de apreciar a Catedral de Riga, a Old Guild House, um dos edifícios mais antigos da cidade, o castelo de Riga, a Igreja de São Pedro, os Portões Suecos e a Torre da Pólvora.

Durante todo o passeio, será possível apreciar os edifícios no estilo Art-Nouveau, representados por cerca de 30% dos prédios do centro de Riga.

Esse foi inclusive um dos motivos que levou a Unesco a declarar o Centro Histórico como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

Tour soviético

Monumentos em Riga
Memorial da Vitória do Exército Soviético | Foto: Kalnroze, via Wikimedia Commons.

Por mais de 50 anos a Letônia esteve sob o domínio da extinta União Soviética.Com tantos anos de influência, ainda é possível ver monumentos e edifícios desta época.

Portanto, se você quiser saber mais sobre este período indico entre os passeios em Riga, o tour soviético em Riga.

Nele, será possível visitar alguns lugares importantes da Cortina de Ferro, entender como ocorreu e como era a vida dos letões durante a ocupação soviética, além de alguns símbolos do período. Você ainda terá a oportunidade de conhecer o desejo de independência dos letões.

O tour tem a duração de 3 horas e é feito totalmente a pé, portanto, use sapatos confortáveis.

Ao final você terá a oportunidade de comer em um restaurante típico desta época, os custos do buffet serão por conta do turista. Caso escolha a opção de tour privado, o guia irá buscá-lo no seu hotel.

 

Degustação no Mercado Central de Riga

Dicas da Letonia
Mercado Central de Riga | Foto: Kulmalukko, via Wikimedia Commons.

Uma das melhores formas de conhecer melhor a cultura de um país é experimentando comidas típicas. E um dos melhores lugares para experimentar os pratos tradicionais da Letônia é o Mercado Central de Riga.

Entretanto, quando viajamos, nem sempre conseguimos saber exatamente quais são os melhores pratos para provar, ou mesmo qual o melhor local para fazer isso.

Com o tour de degustação no Mercado Central de Riga você terá um guia experiente, com grande conhecimento do local para te levar por esta viagem gastronômica.

Por isso, considero este um dos melhores passeios em Riga. Dentre os pratos e ingredientes que você provará estão o tradicional pão de centeio, a carne defumada, a manteiga de cânhamo, o queijo com sementes de alcaravia, a salada de arenque, a seiva de bétula e frutos silvestres.

 

Caminhada dos ecossistemas nos arredores de Riga

Passeios na Letônia
Rio Gauja é um dos ecossistemas visitados | Foto: Clauuuvlc, via Wikimedia Commons.

Nesta opção de tour, que é realizada nos arredores de Riga, o visitante terá a oportunidade de conhecer quatro diferentes ecossistemas em um único lugar: pinhal costeiro, cascata de lagos costeiros, praia isolada do mar Báltico e o delta do Rio Gauja.

O tempo total da caminhada dos ecossistemas em Riga é de 6 horas, com uma caminhada que varia entre 10 a 15 km, portanto, é importante se preparar corretamente. Como bebidas e comida não estão incluídas no tour, é importante levar o que você for consumir.

Além disso, o uso de sapatos confortáveis e apropriados para caminhadas, protetor solar, óculos e chapéus também são essenciais.

Não leve mochilas muito grandes, já que elas podem atrapalhar a caminhada. E não esqueça a roupa de banho e toalhas para o caso de querer dar um mergulho no mar Báltico, ou aproveitar os lagos costeiros.

   
   

 

Tour particular ao Palácio Rundāles

o que fazer na Letônia
Tour te permite explorar o lindo palácio | Foto: Igors Jefimovs, via Wikimedia Commons.

Este é mais um dos passeios em Riga feito nos arredores, a cerca de 1 hora de viagem.

O tour particular ao Palácio Rundāles lhe permitirá conhecer o museu que fica dentro do palácio e os seus lindos jardins. O palácio, que é um dos mais conhecidos da Letônia, foi construído no século XVIII.

Ele era utilizado como residência de verão do Duque de Curlândia. Foi projetado e construído pelo arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli, que também foi o responsável pela construção do Palácio de Inverno de São Petersburgo.

Neste passeio, estão incluídos o pick up no hotel, o transporte de ida e retorno da atração, o ingresso para visitar o Palácio, o Museu e os jardins, além do tour guiado dentro do Palácio.

Descubra => Pontos turísticos de Riga

 

Dicas dos melhores passeios em Riga

Os tours guiados são uma ótima opção para visitantes que querem conhecer melhor a história e a cultura de Riga e da Letônia.

Entretanto, é importante ficar atento a algumas informações para conseguir aproveitar ainda mais a sua viagem e os passeios que você fizer.

Como o número de brasileiros em Riga, sejam eles moradores ou turistas, não é muito grande, os tours oferecidos são geralmente em inglês, letão ou russo.

Além disso, diversos passeios em Riga oferecem a opção de pick up no hotel em que você estiver hospedado, desde que seja localizado na região da cidade velha.

É importante ficar atento às recomendações dadas para cada um dos tours. Dessa forma você terá uma experiência ainda melhor e também poderá aproveitar mais todos os passeios que escolher fazer durante a sua visita.

Se você gosta de cair na balada quando viaja, saiba tudo sobre a noite em Riga.

Gostou das minhas dicas de passeios em Riga? E se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *