10 pontos turísticos de Riga: atrativos da capital da Letônia

por Carolina Romeiro

10 pontos turísticos de Riga: atrativos da capital da Letônia

Conhecer os principais pontos turísticos de Riga é o primeiro passo para curtir as suas próximas férias na Letônia.

A capital do país é uma das mais belas da Europa Setentrional, sendo a maior da região Báltica e repleta de atrações interessantes para todas as idades.

Assim como a vizinha Lituânia, a Letônia também é um país bem pequeno, com uma população de pouco mais de 2 milhões de habitantes.

Passear por estes desconhecidos caminhos com certeza irão te surpreender em um território com boa parte povoado por lindas florestas.

Se a sua ideia é fugir dos destinos batidos e mais procurados da Europa, fique tranquilo, dificilmente você irá encontrar muitos (se não outros) brasileiros fazendo turismo em Riga; então certamente será uma viagem incrível e diferenciada.

Para facilitar seu planejamento, neste artigo te conto quais os principais pontos turísticos de Riga, com horário de funcionamento, endereço e o valor da entrada quando é cobrada.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Pontos turísticos de Riga

  1. Cidade Velha
  2. Catedral de Riga
  3. Museu de Ocupação da Letônia
  4. Mercado Central de Riga
  5. Casa das Cabeças Negras
  6. Catedral Ortodoxa de Cristo de Riga
  7. Academia de Ciências
  8. Monumento da Liberdade
  9. Museu Judaico
  10. Jardim Botânico

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga »

 

O que fazer em Riga

Cidade Velha

pontos turisticos riga
Praça da Cúpula reúne alguns dos principais pontos turísticos de Riga.

Como não poderia deixar de ser, a primeira parada deve ser na chamada Cidade Velha de Riga, pois é neste Centro Histórico que estão as principais joias da cidade, os melhores restaurantes e as principais dicas de hospedagem.

Não se preocupe em entender muito bem para onde está indo, simplesmente aproveite a caminhada e as descobertas; provavelmente você acabará passando diversas vezes pela chamada Praça da Cúpula.

Ela é o coração da cidade velha e de onde saem (ou chegam) diversas ruas. É possível caminhar por toda esta região para conhecê-la melhor.

Entretanto, se você dispor de poucos dias de viagem no seu mochilão pela Europa, a recomendação é contratar algum tour guiado pela Cidade Velha de Riga ou mesmo um passeio com ônibus turístico em Riga.

Esse tipo de passeio permitirá que você conheça não apenas os principais pontos turísticos de Riga, mas também tudo sobre a história local.

Imperdível => Cruzeiro de Estocolmo para Riga

 

Catedral de Riga

catedral riga
Catedral é a sede da igreja luterana da Letônia.

A linda Catedral de Riga está localizada no coração da cidade e foi construída em 1211 – tem mais de 800 anos de história.

O local passou por muitas renovações e reconstruções fazendo com que a sua beleza se mantivesse; hoje a ela é a sede da Igreja Luterana.

Durante os anos em que a Letônia esteve sob o governo da antiga União Soviética o local deixou de ser uma igreja e tornou-se uma sala de concertos; eles ainda são realizados durante o ano inteiro.

E uma curiosidade, a catedral possui um dos maiores órgãos da Europa, pois no total são impressionantes 6.718 tubos. A catedral está na lista de atrativos que você vai conhecer durante excursão com guia local em Riga.

  • Endereço: Herdera laukums 6, Centra rajons, Rīga.
  • Horário de funcionamento: entre maio e setembro, às segundas, terças e sábados das 9 às 18 horas; às quartas e sextas das 9 às 17 horas; às quintas das 9 às 17h30 e aos domingos das 14 às 17 horas. Entre os meses de outubro a abril, a catedral fica aberta diariamente das 10 às 17 horas, e aos domingos das 14 às 17 horas.
  • Entrada: gratuita

Mais opções =>  Passeios guiados na Letônia

 

Museu da Ocupação da Letônia

museu soviético letônia
Museu destaca ocupação nazista | Foto: Avi1111, via Wikimedia Commons.

O Museu da Ocupação da Letônia é dedicado ao período em que o país esteve sob a ocupação dos nazistas e dos soviéticos.

Pela exibição, é possível conhecer o que aconteceu durante esse período; as condições de vida eram muito precárias, pessoas e até famílias inteiras foram deportadas para os chamados gulags, que eram campos de concentração que ficavam na Sibéria.

Mesmo com todas as atrocidades cometidas contra esse povo, os letões foram fortes e conseguiram manter o espírito de unidade e a sua identidade nacional.

A Letônia se tornou independente dos soviéticos somente em 1991.

  • Endereço: Raiņa bulvāris 7, Centra rajons, Rīga.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 11 às 18 horas, ficando fechada apenas em alguns feriados nacionais. Visitas guiadas diariamente às 14 horas e às 16 horas, sem necessidade de pré-agendamento.
  • Entrada: gratuita; visitas guiadas custam 3 euros por pessoa.

Como ter? => Chip de celular na Europa

 

Casa das Cabeças Negras

principal ponto turístico riga
Casa das Cabeças Negras é o cartão-postal de Riga.

A Casa das Cabeças Negras é uma das joias arquitetônicas de Riga. A construção foi erguida em 1344, passou por algumas reformas e expandiu até o século XIX; em 1941 ela foi destruída e as suas ruínas foram completamente demolidas em 1948 pelos soviéticos. No final dos anos 1990 o local foi reconstruído.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Trata-se de um prédio de arquitetura Gótica com uma fachada Renascentista, localizado ao lado da Catedral de Riga. Durante o seu auge, ele abrigava mercadores solteiros e foliões notórios, oferecendo muitos banquetes e festas para centenas de convidados.

Atualmente, o local possui uma exibição permanente, sendo que aos domingos é possível fazer um tour guiado em inglês às 13 horas, sem custo adicional.

  • Endereço: Rātslaukums 7, Centra rajons, Rīga.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10 às 16 horas.
  • Entrada: 6 euros por pessoa.

Conheça => Excursão soviética em Riga

 

Catedral Ortodoxa de Cristo de Riga

catedral letônia
Catedral possui um design lindíssimo e representa a ápoca da ocupação.

Dentre os principais pontos turísticos de Riga, você deve incluir no seu roteiro a Catedral Ortodoxa. Ela é sem dúvida alguma um dos edifícios mais impressionantes da cidade.

Erguida entre os anos de 1876 e 1884 com tijolos amarelos e cinco cúpulas douradas; a igreja se destaca ainda mais durante o entardecer. Durante os anos de ocupação soviética, o local passou a ser um planetário.

Além disso, muitas das obras que estavam dentro da catedral também foram destruídas neste período; uma parte considerável teve que passar por restauração após retornar à congregação.

  • Endereço: Brīvības bulvāris 23, Centra rajons, Rīga
  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 18h30.
  • Entrada: gratuita.

Desfrute => Cruzeiro pelo Canal Boat em Riga

 

Academia de Ciências

passeios gratuitos em riga
Academia de Ciências da Letônia | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

Semelhante ao famoso Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia, na Polônia, a Academia de Ciências de Riga também foi um presente dado pelos soviéticos aos letões.

Uma curiosidade é que muitos dos moradores locais não gostam muito do edifício de 65 metros de altura que se destaca no meio da cidade.

Apesar disso, para quem gosta de apreciar a cidade do alto, o balcão que fica localizado no 17º andar do prédio é aberto ao público entre os meses de abril e novembro. E uma coisa deve ser dita: a vista é realmente espetacular.

  • Endereço: Akadēmijas laukums 1, Latgales priekšpilsēta, Rīga.
  • Horário de funcionamento: visitação é permitida diariamente das 10 às 22 horas.
  • Entrada: o valor do ingresso é de 6 euros para adultos; crianças até 12 anos visitando com a família não pagam.

Dicas => Primeiro aluguel de carro

 

Monumento da Liberdade

letonia pontos turísticos
Monumento é sagrado para os habitantes | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

O Monumento da Liberdade, também conhecido como “Milda”, foi inaugurado em 1935 e é considerado como um santuário nacional pelos letões. Isso porque, dentre os pontos turísticos de Riga, este é o símbolo de luta pela liberdade do país.

Esta estátua carrega três estrelas, cada uma delas representando uma região histórica da Letônia: Kurzeme, Vidzeme e Latgale.

Pela sua importância, é muito comum se deparar com flores e velas, em memória das pessoas que foram deportadas para a Sibéria. É possível ainda presenciar a troca de guarda, que ocorre diariamente às 9 e às 18 horas.

  • Endereço: entre as ruas Brīvības e Raiņa.

Conforto => Traslado do aeroporto de Riga

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Museu Judaico

pontos turísticos de riga
Museu fica no bairro Riga Ghetto  | Foto: Avner, via Wikimedia Commons.

Dentro do centro da comunidade Judaica de Riga está o Museu Judaico.

Apesar de pequeno, ele é muito informativo e bem documentado; na exposição é possível conhecer mais sobre a história de vida do judeus no país a partir do século XVI.

Ao decorrer da visita, será possível descobrir o importante papel que o povo judeu teve na sociedade letã, além das contribuições que deram à vida intelectual, às artes e até ao esporte da Letônia.

O museu é um dos pontos de parada da excursão pelo patrimônio judaico de Riga.

  • Endereço: Maskavas iela 14A, Latgales priekšpilsēta, Rīga
  • Horário de funcionamento: de domingo à quinta, das 11 às 17 horas.
  • Entrada: gratuita, porém o visitante é convidado a dar uma contribuição voluntária caso queira.

Incrível =>  Tour pelas paisagens do Mar Báltico

 

Jardim Botânico

pontos turísticos de riga ao ar livre
Conheças as árvores e flores típicas da Europa Setentrional | Foto: Riga Botanical Garden.

Apesar do mais antigo Jardim Botânico da Letônia ter iniciado em outro endereço no ano de 1922, ele foi transferido para a rua Kandavas 2 em 1926, onde permanece até os dias atuais.

De uma beleza e tranquilidade encantadores, este é um doa mais lindos pontos turísticos de Riga, abrigando milhares de flores comuns e raras, muitas plantas e árvores, um lago, uma casa de palmeiras e uma casa de borboletas.

Na casa das palmeiras você poderá ver um exemplar da espécie Wollemia nobilis, que se acredita estar extinta na natureza. E você ainda poderá aproveitar e fazer um passeio dentro da casa das borboletas.

  • Endereço: Kandavas 2, Kurzemes rajons, Rīga.
  • Horário de funcionamento: de janeiro a março e outubro a dezembro das 10 às 16 horas; de abril e setembro, das 10 às 19 horas e de maio a agosto das 10 às 21 horas.
  • Entrada: de janeiro a março e outubro a dezembro custa 3,40 euros; de abril e setembro 3,90 euros e de maio a agosto 4,90 euros.

Região por região => Clima na Europa

 

Conheça os pontos turísticos de Riga

Aproveite que Riga é uma cidade relativamente pequena e ande sem medo, explore cada lugar interessante e visite os pontos turísticos que mais te interessaram.

Para viajantes com mais tempo, escolha alguns museus para conhecer. Afinal de contas os Países Bálticos possuem uma história de luta pela liberdade e manutenção da identidade nacional que podem ser observados em diversos pontos por toda a cidade.

Recomendo também o artigo roteiro de viagem na Europa, com dicas de países, cidades e atrações incríveis para conhecer no Velho Continente em até 30 dias.

Lembre-se também que os invernos são bastante frios e rigorosos. Ou seja, se você estiver viajando para a Europa Setentrional entre os meses de dezembro e março é bom ir preparado, com roupas quentes e sapatos impermeáveis e antiderrapantes.

E você, quais destes pontos turísticos de Riga gostaria de conhecer? Já esteve na capital da Letônia e tem mais algum para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *