Transporte em Riga: como se locomover na capital da Letônia

por Carolina Romeiro

Transporte em Riga: como se locomover na capital da Letônia

Apesar de não ter metrô, o transporte em Riga é muito eficiente. Se locomover pela cidade utilizando o ônibus ou os bondes, também conhecidos como trams, é bastante simples.

Além de ser uma ótima opção para quem quer descansar um pouquinho entre um ponto turístico e outro ou mesmo chegar a locais que ficam mais distantes do centro da cidade.

Para quem estiver planejando um roteiro de 1 dia em Riga, por exemplo, o transporte público pode te ajudar muito para que você consiga ganhar tempo e ver mais algumas atrações.

Sem falar que durante o rígido inverno de Riga, quando as temperaturas ficam bem baixas, as longas caminhadas podem não ser muito agradáveis, fazendo com que os ônibus sejam uma boa opção.

Neste artigo, falarei sobre como usar o transporte em Riga e também sobre o transporte de trem pela Letônia além de como chegar em outras regiões turísticas do país.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Transporte em Riga

dicas da Letonia
Você pode escolher transporte público ou particular.

O transporte em Riga é muito eficiente e inclui diversas opções de transporte coletivo, como ônibus, trams ou bondes, vans, mini ônibus e ônibus elétricos. A cidade não possui nenhuma linha de metrô.

Já para quem quiser conhecer o restante da Letônia, então sem dúvida a melhor opção é através de trem. Neste artigo falarei sobre:

  • Ônibus
  • Tram ou bonde
  • Táxis e aplicativos
  • Trem

CLIQUE AQUI para comprar passes de trem na Letônia »

 

Como se locomover em Riga

Ônibus

Transporte na Letonia
Trólebus em Riga | Foto: LokleitungRN, via Wikimedia Commons.

Os ônibus do transporte público em Riga são muito bons e uma excelente maneira de conhecer a cidade inteira.

Nessa categoria, estão incluídos os ônibus convencionais, os ônibus elétricos (ou trólebus) e os mini ônibus. Em Riga, na Letônia, o transporte público funciona entre 5h30 e 23h30.

Fora desse horário é possível utilizar os ônibus noturnos. O site oficial de transporte de Riga é o Rigas Satiskme, onde estão todas as informações relacionadas a horários, itinerários das linhas e fazer consulta de percurso.

E ainda tem uma parte do site que é direcionada para os turistas de Riga. Há também o aplicativo Trafi.

Dentre as principais linhas de ônibus do transporte de Riga está a 22, que conecta o aeroporto até o Centro de Riga.

Falando nisso, saiba tudo como fazer o trajeto do aeroporto ao Centro e todos os detalhes de como chegar em Riga.

Com a linha de ônibus número 1 você poderá ir visitar o Museu Etnográfico Letão que fica a céu aberto.

O local permite uma viagem no tempo e conhecer vilas inteiras exatamente como elas eram antigamente.

 

Compra de bilhetes

O valor dos bilhetes varia bastante. Isso porque é possível comprar bilhetes de acordo com o número de viagens, número de passageiros ou ainda com validade de acordo com o tempo. Portanto, quando chegar na cidade veja o que compensa mais.

Para os bilhetes que cobram por viagem, eles permitem somente o embarque em um ônibus (ou trólebus, ou miniônibus, ou bonde). Vale lembrar que a cada embarque é preciso validar o bilhete.

Valores de passagem por viagem/1 passageiro:

  • 1 viagem: 1,15 euros
  • 2 viagens: 2,30 euros
  • 4 viagens: 4,60 euros
  • 5 viagens: 5,75 euros

Valores de passagem por viagem/grupos:

  • 2 viagens para 2 passageiros: 4,60 euros
  • 2 viagens para 3 passageiros: 6,90 euros

Há ainda a opção de bilhetes por tempo de viagem. Particularmente, acredito que esta seja a melhor opção para quem vai passar alguns dias na cidade.

Isso porque é possível utilizar o transporte público de forma ilimitada, ou seja, fazer quantos embarques e desembarques você precisar, desde que o bilhete esteja dentro da validade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Valores de bilhetes por tempo de viagem:

  • 1 horas: 2,30 euros
  • 24 horas: 5,00 euros
  • 3 dias: 10,00 euros

A compra dos bilhetes pode ser feita de três formas diferentes: diretamente com o motorista, nas lojas Narvensen ou então nas máquinas que ficam próximas aos pontos.

Provavelmente, o jeito mais fácil para você comprar o bilhete é através das máquinas.

Além disso, quem optar por comprar o bilhete diretamente com o motorista vai pagar mais caro. Isso porque poderá somente comprar bilhete para 1 viagem, e o custo será de 2 euros.

Pesquise => Passeios guiados em Riga

 

Tram ou bonde

Transporte em Riga
Trams são uma ótima forma de circular por Riga | Foto: Maurice, via Creative Commons.

Os tram ou bondes são parecidos com ônibus, entretanto eles circulam sobre trilhos. Eles são muito comuns em diversas cidades europeias e uma ótima opção de deslocamento por Riga.

As regras e preços para utilização dos bondes são as mesmas para os ônibus. Além disso, os horários e itinerários podem ser consultados utilizando-se o aplicativo Trafi.

A linha de tram número 11 conecta o centro de Riga ao Mežaparks. O local é um grande parque e um passeio muito recomendado durante os meses de verão, com diversas atividades ao ar livre.

Recomendo => Excursão de 1 hora pela Cidade Velha de Riga

 

Táxi e Aplicativos

Transporte por app Letônia
Uber também funciona em Riga.

Quem optar por utilizar os táxis para transporte em Riga é preciso ficar atento às placas amarelas, exclusiva dos profissionais e veículos licenciados.

As viagens pelo Centro custam em média 6 euros. As empresas de táxis licenciadas são a Red Cab, com táxis vermelhos e brancos e a BalticTaxi, com táxis verdes.

Para quem quiser ainda mais comodidade, os aplicativos de transporte são uma excelente opção. Os mais conhecidos sem dúvida alguma são o Bolt (antigo Taxify) e o Uber.

Eles funcionam da mesma forma como no Brasil. Caso você ainda não tenha o aplicativo instalado no celular, será necessário fazer o download.

Em seguida, efetuar o cadastro fornecendo um número de cartão de crédito para o pagamento. Quando for utilizar basta selecionar o endereço de destino e confirmar a chamada. O aplicativo mostrará qual é o veículo e em quanto tempo ele chegará para te buscar.

Uma dica importante para quem quiser economizar é verificar o valor da corrida pelos dois aplicativos.

Vale lembrar que se o seu cartão de crédito brasileiro estiver cadastrado no aplicativo, o valor da corrida será convertido de euros para reais.

Fique atento às taxas que a sua operadora de cartão ou banco cobram para este tipo de transação.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Delícia => Excursão pelo Mercado Central de Riga

 

Trem

trem na letonia
De trem, dá para visitar outras regiões da Letônia | Foto: JRodSilva, via Creative Commons.

Os trens não são exatamente um transporte público de Riga, mas sim uma forma para você se deslocar entre a capital e as demais regiões turísticas da Letônia. A empresa responsável pelo transporte de trem é a Pasažieru Vilciens.

De trem é possível ir para a região de Jurmala, Lielupe, Bulduri, Dzintari, Majori e Dubulti. É possível adquirir os bilhetes tanto na estação de trem quanto online.

A vantagem é que você poderá programar o seu roteiro pela Letônia e quais regiões do país conhecer com antecedência.

Prático => Ônibus turístico em Riga

 

Dicas do transporte em Riga

Assim como em outros países europeus, o passageiro deverá comprar o bilhete de transporte e validá-lo.

A validação é a única garantia de que você está realmente pagando pelo transporte.

Caso você apenas compre o bilhete e não faça a validação é a mesma coisa que andar de graça nos ônibus e bondes da cidade.

Portanto, além de validar, guarde o bilhete com você.

Para garantir que os passageiros paguem pelo uso do transporte em Riga existem fiscalizações diárias em diferentes pontos da cidade. Os fiscais irão conferir justamente a validação do seu bilhete.

Se for constatado que a passagem não foi paga, você terá que pagar uma multa no valor de 20 euros para o inspetor no momento da autuação ou 30 euros, caso seja emitido um documento para pagamento posterior. Atenção especial deve ser dada aos bilhetes com validade por minutos ou hora.

O bilhete precisa estar válido durante todo o percurso. Se a sua viagem durar 1h15 minutos, mas você comprou um bilhete de 1 hora, então você poderá ter problemas com a fiscalização.

 Agora que você já sabe como se locomover em Riga, confira o que você não pode deixar de visitar, conhecendo os pontos turísticos de Riga.

Gostou deste artigo sobre o transporte em Riga? Se ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo que te ajudarei!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *