Roteiro em Riga: o que fazer em 3 dias de viagem

por Carolina Romeiro

Roteiro em Riga: o que fazer em 3 dias de viagem

Preparei um roteiro em Riga, na Letônia de até 3 dias. Para te ajudar nessa hora onde a gente acaba quebrando a cabeça para conseguir encaixar a visita a todos os pontos turísticos planejados dentro da duração da viagem.

Lembre-se que a escolha de onde se hospedar na cidade é importante, já que isso facilita bastante o planejamento do roteiro. Se você ficar longe da região central, vai acabar gastando algum tempo com deslocamento.

E uma dica valiosa: os países bálticos são simplesmente lindos e merecem mais atenção dos brasileiros. Dito isso, eu recomendo que você separe alguns dias da sua viagem para conhecer Vilnius, a capital da Lituânia, e Tallin, a capital da Estônia. São poucas horas de viagem entre elas, e vale muito a pena.

Veja então a minha dica de roteiro em Riga, e prepare já a máquina fotográfica, porque com certeza você voltará para casa com lindas fotos da cidade.

Descubra => Onde se hospedar em Riga

Melhor seguro viagem para a Europa »

Como montar um roteiro em Riga?

*Vídeo oficial do site de turismo de Riga

Antes de começar a preparar o seu roteiro de viagem, recomendo que você dê uma olhada em quais são os principais pontos turísticos de Riga e ver quais deles você quer muito conhecer.

Vale lembrar ainda que 3 dias são suficientes para explorar a cidade com calma, e ainda visitar alguns museus ou arredores se você quiser.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Riga »

 

Roteiro de 1 dia em Riga

Catedrais na Letônia
Visitar a Catedral de Riga é uma dica para o primeiro dia na cidade. | Foto: Maurice, via Creative Commons

Sem dúvida nenhuma, o seu primeiro dia em Riga precisa incluir um passeio pela cidade velha, declarada como patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997.

Aproveite que você estará em um verdadeiro museu ao ar livre, com prédios históricos por todos os lados, e aprecie os diferentes estilos arquitetônicos, que incluem Barroco, Gótico e Art Nouveau.

A minha sugestão é que você ande pela cidade com calma, apreciando cada detalhe. Permita-se demorar em cada uma das dezenas de ruas estreitas, apreciar a beleza local ou mesmo parar naquele café, ou restaurante que parecem ser tão convidativos. Recomendo contratar algum tour guiado pela Cidade Velha de Riga.

Durante a caminhada, você terá a oportunidade de passar pelos principais pontos turísticos da cidade. Eles incluem: a Casa das Cabeças Negras, a Igreja de São Pedro, a Catedral de Riga, a Prefeitura da cidade, a Casa dos Três Irmãos, o portão Sueco e a torre da Pólvora.

Em algumas dessas atrações você pode entrar, como é o caso da Igreja de São Pedro, que permite a entrada de visitantes em sua torre e oferece uma linda vista da cidade. Se você der sorte, ainda pode desfrutar de um dos diversos concertos que ocorrem na catedral de Riga.

Além disso, em outros locais há ainda exposições ou um pequeno museu, como é o caso da Casa das Cabeças Negras. A exposição que eles possuem irá te transportar diretamente para séculos passados. Portanto, reserve algum tempo caso queira conhecer melhor alguns desses locais.

 

Roteiro de 2 dias em Riga

Roteiro em Riga
O mercado é um passeio imperdível para mergulhar na cultura local. | Foto: Diego Delso, via Cretaive Commons

Sem dúvida alguma, o melhor jeito de conhecer a cultura de um lugar é através da comida. E neste ponto a Letônia tem muito a oferecer. Por isso, a minha sugestão é que você faça um passeio pelo Mercado Central de Riga no seu segundo dia na cidade.

Ele foi inaugurado em 1930, e é conhecido por ser um dos maiores mercados da Europa. São dezenas de lojas vendendo frutas e vegetais frescos, diversos tipos de laticínios, diferentes tipos de peixes e carne, defumados e muito mais.

   

Há ainda alguns restaurantes e fornecedores que vendem doces e pães fresquinhos, que acabaram de sair do forno.

Ou seja, pode ser uma excelente opção para o almoço ou café da manhã. E já que o papo é a culinária local, saiba tudo sobre os principais restaurantes de Riga.

Em seguida, recomendo que você visite o Parque Bastejkalna para uma agradável caminhada ao ar livre. Ele fica ao lado do Monumento da Liberdade de Riga. O parque é uma das mais antigas e maiores áreas verdes da cidade, além disso, durante os meses de verão ele é muito convidativo para você fazer um piquenique.

Para terminar o dia, conheça mais a respeito da história da Letônia, fazendo uma visita ao Museu da Ocupação da Letônia.

Durante a visitação você será guiado através dos tempos de ocupação russa, seguida pela ocupação nazista e retornando à ocupação russa durante o governo da antiga União Soviética.

Além disso, você também será capaz de reconhecer as consequências e influências dessas ocupações no povo letão. A entrada é gratuita, mas você pode fazer uma doação voluntária pela visita.

 

Roteiro de 3 dias em Riga

O que fazer em Riga
Fachada do Museu da História e da Navegação. | Foto: Diego Delso, via Creative Commons

No último dia do seu roteiro em Riga você pode incluir a visita a alguns museus.

Um dos que recomendo é o Museu da História de Riga e da Navegação. Esse é o museu público mais antigo do país, e um dos mais antigos da Europa, com inauguração em 1773.

No total são 16 salas de exposição que contam a criação e o desenvolvimento de Riga por um período de 800 anos. O acervo inclui ornamentos, ferramentas, armas antigas, uma réplica do navio Riga, pesos e medidas da época da Liga Hanseática, menor foto do mundo em uma câmera Minox, artefatos produzidos por ourives, dentre outros.

Outro museu bastante impressionante, é o Museu Letão de História Natural. Dentro do museu você poderá ver diferentes seções, tais como: evolução humana, animais taxidermizados do todo mundo, coleções de insetos, plantas e minerais, uma jornada pela história da Terra, erupções vulcânicas, sem falar nas partes da exposição que são interativas. A coleção possui quase 200 mil itens.

Uma ótima opção para o seu terceiro dia de roteiro em Riga é ir visitar o Jardim Botânico. Ele fica um pouquinho mais afastado do centro da cidade, mas sem dúvida alguma vale a pena. O local possui uma grande diversidade de flores e árvores, o que garante uma visita única a cada estação do ano.

São diversas opções como a praia de Jurmala, que fica a poucos minutos da capital. Há ainda o Museu Etnográfico a Céu Aberto da Letônia, que fica a apenas 15 km de distância.

Além disso, quem gosta de caminhadas ao ar livre ainda pode desfrutar de um passeio no Parque Nacional de Gauja, que fica a cerca de 50 km de Riga.

   

 

Roteiro em Riga: últimas dicas

Roteiro em Riga
Riga durante à noite. | Foto: Jorge Franganillo, via Creative Commons

Riga é uma cidade relativamente pequena, com pouco menos de 650 mil habitantes. Portanto, quem gosta de caminhar vai conseguir conhecer a cidade inteira em pouco tempo.

Isso pode ser também uma grande vantagem, já que se você tiver 3 dias na cidade vai conseguir ver tudo com calma, sem precisar andar vários quilômetros por dia. Ah, e não esqueça de agendar um dos traslados do aeroporto de Riga.

Outra vantagem é que se você preferir, pode incluir no seu roteiro uma ou mais viagens no estilo bate e volta. Isso porque os arredores de Riga também são bem interessantes e ficam bem pertinho. O mesmo é válido para conhecer as capitais vizinhas.

Vilnius está à apenas 4 horas de viagem, e Tallin a 5 horas. Portanto, a minha dica principal quando preparar o seu roteiro em Riga, é visitar os países bálticos vizinhos e apreciar a cultura local, tão rica e tão diferente do Brasil.

O que fazer em Riga
Riga, vista da torre da Igreja de São Pedro. | Foto: Diego Delso, via Creative Commons

Para conhecer essa região também é muito importante considerar em qual época do ano você irá viajar. Os invernos por aqui podem ser bem rígidos, com temperaturas negativas, bastante neve e dias bem curtinhos.

Por exemplo, em janeiro amanhece por volta das 8 horas e às 16 horas já está escuro de novo. Além disso, algumas atrações possuem horário de funcionamento reduzido durante esse período.

Já o verão tem temperaturas mais agradáveis, que ficam em torno dos 25°C, mas que às vezes podem chegar aos 30°C, e também oferecem dias bem longos.

Para se ter uma ideia, em julho, amanhece por volta das 4 horas da manhã e escurece lá para 22 horas. Ou seja, dá para aproveitar bastante cada minuto das suas férias.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas de roteiro em Riga. Se por acaso você ficou com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *