Tudo sobre o que fazer em Riga, capital da Letônia

por Carolina Romeiro

Tudo sobre o que fazer em Riga, capital da Letônia

Saber tudo o que fazer em Riga pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso porque apesar de a Letônia ser muito bonita, ter muitas atrações turísticas incríveis e sempre surpreender os seus visitantes, ela ainda é pouco explorada como destino de viagem, principalmente entre os brasileiros.

Mas posso te garantir, quem viaja para o centro e o leste europeu vira fã de carteirinha e sempre acaba voltando. Portanto, se você está procurando destinos de férias diferentes, então eu vou te ajudar com isso. Aqui você irá encontrar muitas informações sobre Riga, a capital letã, e como aproveitar ainda mais a sua viagem. E não perca a chance de explorar os lindos países bálticos e outros destinos únicos pela Europa.

Confira agora as minhas dicas do que fazer na Letônia, onde se hospedar em Riga e como explorar tudo o que o centro histórico da capital tem para te oferecer. Vamos lá!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Riga

Seguro viagem Europa »

 

Principais pontos turísticos de Riga

Pontos turísticos de Riga
Casa das Cabeças Negras | Foto: Diliff, via Creative Commons

A capital da Letônia, possui um centro histórico (também chamado de cidade velha ou Old Town) com uma arquitetura bastante impressionante. É nesta área que estão os principais pontos turísticos de Riga. Por ali, são inúmeros prédios com arquitetura art nouveau e muita história para contar.

Portanto, durante a sua viagem aproveite para andar tranquilamente por essa região de Riga e apreciar a as construções.

É possível explorar o centro histórico sozinho, mas se você preferir pode contratar os serviços de tours guiados que irão te levar para conhecer cada detalhe desta linda cidade, e ainda te proporcionar a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade. Confira uma lista que preparei com os melhores passeios em Riga.

Dentre os passeios guiados que eu recomendo estão o centro Histórico de Riga e tour Art-Nouveau para conhecer bem a cidade; excursão a pé de cultura e gastronomia e degustação no Mercado Central de Riga para mergulhar de cabeça nas comidas típicas da Letônia. Para quem quiser se aprofundar na história do país, a minha dica é fazer o tour soviético ou então visitar o Museu da Ocupação da Letônia.

Como não poderia deixar de ser, os arredores também possuem muitos lugares que merecem ser visitas.

São inúmeras belezas naturais, tais como as praias de Jurmala, o Parque Nacional de Gauja e a cidade de Cēsis. Para quem quiser ainda uma visita mais personalizada pode também optar pelos tours guiados que estão disponíveis para o Palácio Rundāle, próximo à fronteira com a Lituânia, e para o delta do Rio Gauja, com a caminhada dos ecossistemas.

Imperdível => Cruzeiro de Estocolmo para Riga

 

Onde ficar em Riga

Hotéis em Riga
O Grand Hotel Kempinski tem uma vista linda da cidade é um dos luxuosos hotéis. | Foto: Booking

Outro ponto crucial na hora de preparar a sua viagem é a escolha de onde se hospedar. Dúvidas como qual o melhor bairro e quais os melhores hotéis são frequentes. Afinal de contas, se escolher um local muito distante da parte mais turística da cidade, você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro com deslocamentos.

Sem sombra de dúvida, o melhor lugar para se hospedar é na região da cidade velha. Como a maior parte das atrações turísticas estão lá, a maioria dos hotéis também está nesta região.

E você encontrará opções mais econômicas como o Rixwell Hotel Konventa Seta. Além de opções com melhor custo benefício como, por exemplo, o Wellton Riga Hotel & SPA e hotéis de luxo como o Pullman Riga Old Town.

Já aquelas pessoas que quiserem ficar um pouquinho mais distante, os bairros de Avoti, entre 20 e 30 minutos de caminhada da Catedral São Pedro, ou o Āgenskalns, que fica a pouco menos de 2 km do centro, também são ótimas opções. Nem sempre os preços são menores do que no centro, portanto, pesquise a hospedagem com bastante atenção.

Ao mesmo tempo que alguns turistas preferem economizar na hospedagem, outros fazem questão de ficar em um local que ofereça uma experiência única. E Riga também tem muitas opções de hotéis de luxo para você escolher. Alguns exemplos são: Grand Hotel Kempinski Riga, Grand Poet by Semarah e Sherlock Art Hotel.

Mais opções =>  Passeios guiados na Letônia

 

Como se locomover em Riga

Transporte em Riga
Há ônibus e vans que fazem aeroporto-centro. | Foto:Markus Winkler, via Creative Commons

Tão importante quanto escolher os passeios em Riga, é saber se deslocar pela cidade. Como Riga é uma cidade relativamente pequena, você consegue conhecer praticamente todos os pontos turísticos sem precisar utilizar o transporte público.

Entretanto, é sempre bom saber como fazer isso, afinal de contas essa pode ser uma boa alternativa na hora do cansaço e para economizar um tempinho na viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Assim que chegar em Riga, você poderá ir do aeroporto para o centro de Riga pode ser de ônibus ou van por cerca de € 2,00. A linha de ônibus que faz este percurso é a de número 22 e as vans são as linhas 222 e 241. Para mais detalhes a respeito do sistema de transportes de Riga, como itinerários e valor da passagem, você pode consultar o Riga Satiksme.

Você também pode utilizar táxis ou os aplicativos de transporte para se deslocar em Riga. Os taxis que circulam pela cidade são da AirBaltic. E os aplicativos que funcionam em Riga são o Uber e o Taxify.

Além destas opções você também pode alugar um carro pela RentCars, assim você pode ter mais autonomia não apenas para circular pela cidade, como também para escolher o que fazer nos arredores de Riga.

Para saber em detalhes sobre como se locomover nesta capital, confira o artigo que preparei sobre o transporte em Riga.

Conheça => Excursão soviética em Riga

 

Onde comer em Riga

Onde comer em Riga
O Rupjmaizes kārtojums é uma sobremesa típica da Letônia. | Foto: Krists Luhaers, via Creative Commons

Na culinária tradicional da Letônia os principais ingredientes utilizados nos preparos dos pratos incluem batata, pão preto, alho, beterraba, repolho, carne de porco e coalhada. E por mais que estes ingredientes possam parecer bastante básicos, eles podem gerar uma grande variedade de pratos deliciosos.

Alguns dos pratos típicos que você não pode deixar de provar são: Cūkas galerts, Kūpināta Zivs, Sīpolu sitenis, Pelēkie zirņi ar speķi e Rupjmaizes kārtojums. Você poderá encontrar estas delícias em diversos restaurantes pela cidade.

E, como experimentar a culinária local faz parte da experiência de viagem, vale a pena incluir alguns restaurantes em Riga na sua lista do que fazer na cidade. Eu recomendo os seguintes locais: Aka, Lido Vērmanītis eValtera Restorāns.

Para os turistas que gostam muito de aproveitar a vida noturna, as minhas recomendações de lugares para curtir a noite em Riga são: Labietis Brewpub, com excelentes cervejas artesanais; Aussie Bar, com um ótimo happy hour; Kiwi Bar, para quem gosta de esportes; e o The Armoury Bar, com um ambiente único.

Já dentre as melhores baladas da cidade, posso recomendar o Skyline Bar ou o Coyote Fly.

Desfrute => Cruzeiro pelo Canal Boat em Riga

 

Dicas sobre Riga

Arredores de Riga
A praia de Jurmala está nos arredores de Riga. | Foto: Scotch Mist, via Creative Commons

A preparação do seu roteiro em Riga e do que fazer na capital pode incluir até 3 dias de viagem. Aproveite que a cidade não é muito grande e além de conhecê-la visite também os arredores de Riga. Você não irá se arrepender.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Como viajar do Brasil para o Centro e Leste Europeu não é muito barato e exige muitas horas de viagem, aproveite para incluir outros destinos no seu roteiro. Eu recomendo uma visita para a Lituânia, Estônia, Polônia ou República Tcheca.

Outro ponto importantíssimo na hora de preparar a sua viagem para Riga é com relação à estação do ano. No final de outubro as temperaturas começam a diminuir, podendo até mesmo nevar, e voltam a subir somente em meados de maio.

Os meses de janeiro e fevereiro são os mais frios na Letônia e, portanto, exigem roupas adequadas para suportar as temperaturas negativas. Além disso, os dias também são bastante curtos, durante o inverno o dia começa a clarear entre 8h e 9h, e escurece entre 15h30 e 16h.

 

Verão em Riga

Por outro lado, durante o verão as temperaturas podem chegar aos 30°C, mesmo que por apenas alguns dias. O tempo de claridade é muito maior, com o dia amanhecendo por volta das 4h e escurecendo entre 22h e 23h.

Ou seja, dá para aproveitar ainda mais a sua viagem. Este é também o período de férias na Europa, o que significa que é alta temporada e alguns destinos em Riga ou nos arredores poderão ter mais turistas.

O resultado dessa diferença entre inverno e verão é que muitas atrações funcionam apenas em uma determinada estação. Outro ponto importante é com relação ao horário de funcionamento, que geralmente é menor durante o inverno e maior durante o verão.

Com isso, fique atento ao que você escolher fazer e se será realmente possível aproveitar e desfrutar de tudo o que você planejou para a sua viagem.

Incrível =>  Tour pelas paisagens do Mar Báltico

 

Aproveite o que Riga tem para oferecer

Para que você consiga tirar o maior proveito da sua viagem, eu preparei uma série de artigos, explicando detalhadamente sobre o transporte em Riga, dando dicas de onde se hospedar, quais pontos turísticos visitar, onde comer, como aproveitar a vida noturna na cidade e do que fazer nos arredores da capital da Letônia.

Eles irão te ajudar a planejar tudo o que fazer em Riga e assim ter uma viagem inesquecível!

Gostou do artigo? Se ainda tiver alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo que te ajudo!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *