10 comidas típicas da Letônia: tudo sobre a culinária

por Carolina Romeiro

10 comidas típicas da Letônia: tudo sobre a culinária

As comidas típicas da Letônia são um resultado da combinação das tradições locais com as diversas influências externas da Europa e mais regiões.

Dentre elas podemos citar as culturas dos países vizinhos, bem como elementos trazidos pelos alemães. Durante o governo da antiga União Soviética a população da Letônia também precisou ser bem criativa para lidar com a escassez de alimentos.

Muitos dos pratos típicos da Letônia são muito parecidos com os pratos lituanos, alguns deles eu confesso que achava muito estranho e nem sequer tinha vontade de experimentar.

Mas nenhuma experiência de viagem ou de morar no exterior é completa sem experimentar a culinária tradicional. Um dos costumes da Letônia é justamente a preparação de conservas.

Já que elas permitiam que os alimentos colhidos durante o verão e outono pudessem ser consumidos durante o inverno. Aproveite a sua viagem para a Letônia para e prove as comidas típicas, incluídos doces e bebidas tradicionais do país.

E para te ajudar nesta aventura gastronômica, preparei este artigo com as comidas típicas da Letônia para você saber o que comer durante a sua visita ao país. Vamos lá!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Riga

Seguro viagem obrigatório na Europa »

 

Culinária da Letônia

costumes da letônia
Comidas da Letônia são preparadas basicamente utilizando cinco diferentes ingredientes.
  1. Ervilha cinza e bacon (Pelēkie zirņi ar speķi)
  2. Pão escuro de centeio (Īstā rupjmaize e saldskābā maize)
  3. Cūkas galerts
  4. Grūdenis
  5. Peixe defumado (Kūpināta Zivs)
  6. Sīpolu sitenis
  7. Sopa de azedinha (skābeņu zupa)
  8. Sopa doce de mirtilo (Melleņu zupa ar klimpām)
  9. Rupjmaizes kārtojums
  10. Riga Black Balsam (Melnais Balzāms)

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios na Letônia »

 

Receitas tradicionais da Letônia

As comidas típicas da Letônia são preparadas basicamente utilizando cinco diferentes ingredientes: batatas, carne de porco (eles aproveitam praticamente tudo do porco), coalhada (ou queijo cottage), tomates, pepinos e frutas silvestres.

Tudo isso ainda acompanhado por pão escuro de centeio e peixes. É claro que, como em todo país, pode ter variações em cada uma das cidades da Letônia, mas esses costumam ser os elementos básicos da gastronomia local que você encontrará em muitos restaurantes de Riga.

 

1. Ervilha cinza e bacon (Pelēkie zirņi ar speķi)

comida tipica da lituania
Ervilha cinza | Foto: JIP, via Wikimedia Commons.

Este primeiro prato das comidas típicas da Letônia, de nome complicado, consiste em ervilha cinza e bacon. Essa é uma comida típica muito tradicional da Letônia, feita há muitos séculos.

O prato também é um dos poucos que tem origem letã, sem nenhuma influência externa.

Surgiu no campo, onde a população tinha uma alimentação principal vegetariana, consumindo apenas porções de carne em ocasiões especiais, sendo muito consumido nas ceias natalinas.

O Pelēkie zirņi ar speķi é preparado cozinhando-se as ervilhas, em seguida um ensopado é preparado com cebola frita e pequenos cubos de bacon. Esta é receita ideal para os dias frios e escuros de inverno, além de ser bastante saudável.

 

2. Pão escuro de centeio (Īstā rupjmaize e saldskābā maize)

o que comer em riga
Pão escuro de centeio.

Os pães escuros de centeio são muito tradicionais não apenas na Letônia, como também na Lituânia.

Tradicionalmente eles são assados em fornos à lenha, entretanto você encontrará uma grande variedade deles nos mercados pelo país.

Alguns possuem um sabor diferenciado, sendo levemente adocicados e azedos, como é o caso do saldskābā maize. Já o pão īstā rupjmaize é preparo somente com ingredientes naturais, sem a adição de nenhum tipo de aditivo, além de ser de longa fermentação, podendo durar até três meses após ser assado.

Os pães escuros de centeio são excelentes para acompanhar sopas. Apesar disso, os letões adoram comer esses pães com praticamente todas as refeições, sendo uma das mais tradicionais comidas típicas da Letônia.

 

3. Cūkas galerts

alimentação na letonia
Galerts | Foto: Gmelfi, via Wikimedia Commons.

Este é um prato que também é muito comum na Lituânia, sendo tradicionalmente servido durante a ceia natalina. Ele é uma espécie de “pudim” feito com carne de porco ou frango, e cenoura.

O preparo do prato consiste basicamente em cozinhar um pedaço de carne com osso e temperos por um longo período, até que a carne fique literalmente desmanchando.

Esse longo cozimento faz com que todo o colágeno que fica no osso também saia. Depois deste longo cozimento, a mistura é despejada em um recipiente para esfriar. Em seguida é possível desenformar essa mistura que realmente parece um pudim.

Eu confesso que esse era um prato que eu nunca tive muita vontade de experimentar entre as comidas típicas da Letônia. Entretanto, depois que eu provar preciso dizer que adorei e recomendo muito que você também experimente essa iguaria.

Dicas => Tour soviético em Riga

 

   

4. Grūdenis

comida de inverno na Letonia
Prato é feito com cevadinha cozida.

O Grūdenis é um prato semelhante a um mingau, sendo basicamente feito com cevadinha cozida, pequenos pedaços de carne de porco, batata e cenoura cozida.

A ideia é cozinhar tudo junto mesmo, até que fique quase desmanchando. Esse é um prato muito nutritivo e muito apreciado pelos letões, principalmente durante o inverno. Aproveite para saber mais sobre como é o clima da Letônia.

 

5. Peixe defumado (Kūpināta Zivs)

comidas tipicas da letonia Kūpināta Zivs
Arenque defumado.

Com um litoral relativamente grande e a necessidade de preservar a comida por um tempo maior, o costume de comer peixe defumado é muito presente no país.

Dentre os peixes mais comumente utilizados nas comidas típicas da Letônia estão o arenque, o bacalhau, o lúcio e enguias.

Os peixes defumados podem ser consumidos sozinhos, e também são excelentes para acompanhar uma caneca de cerveja. Eles também podem ser acompanhados de batata cozida e cebola, formando um prato chamado Liepajas menciņš.

Apenas um alerta para quem for comer esse peixe, é preciso tomar cuidado porque dependendo do peixe os espinhos são comuns. Outra dica, os peixes defumados costumam ser bastante salgados.

 

6. Sīpolu sitenis

Sīpolu sitenis comidas típicas da Letônia
Prato lembra muito o goulash, como o da foto.

O Sīpolu sitenis é uma das comidas típicas da Letônia e excelente para te sustentar durante os longos dias de caminhadas na natureza que o país oferece.

Ele nada mais é do que carne bovina cortada em iscas ou em bife com um delicioso molho de sour cream, cebola e endro. Claro que o acompanhamento deste prato são as batatas cozidas e alguns vegetais.

Ele se parece muito com o conhecido estrogonofe (que aliás possui origem russa) ou com o goulash, que é um prato de origem húngara, mas muito apreciado e consumido na República Tcheca.

 

7. Sopa de azedinha (Skābeņu zupa)

Skābeņu zupa
Skābeņu zupa | Foto: Food Leaders, via Creative Commons.

A Skābeņu zupa ou sopa de azedinha é uma saborosa entrada que você poderá experimentar em diversos restaurantes pelo país.

Ela é muito nutritiva e uma excelente para os dias de inverno, ou mesmo se você não quiser fazer uma refeição muito pesada.

A sopa consiste basicamente em uma mistura de azedinha com cevadinha, costela de porco, cenoura, batata e ovo cozido. E como não poderia deixar de ser, ela vem acompanhada com fatias de pão escuro de centeio.

De Riga => Tours gastronômicos em Riga

 

8. Sopa doce de mirtilo (Melleņu zupa ar klimpām)

comidas tipicas da letonia Melleņu zupa ar klimpām
Mirtilo é o ingrediente principal da sopa.

Agora vamos às sobremesas entre as comidas típicas da Letônia. A primeira delas é um tanto quanto diferente, consistindo em uma espécie de sopa doce de mirtilo com dumplings (ou bolinho de massa).

O preparo da sopa inclui basicamente ferver o mirtilo, até que ele praticamente desmanche, em água e um pouco de açúcar. Os dumplings são preparamos com massa simples, em uma mistura de farinha, açúcar, ovo e água.

O prato sem dúvida tem um visual muito bonito, e já adianto, o sabor melhor ainda.

   

Por isso, experimente essa deliciosa sobremesa durante a sua viagem.

 

9. Rupjmaizes kārtojums: doce da Letônia

comidas típicas da Letônia doces
Rupjmaizes kārtojums | Foto: Krists Luhaers, via Creative Commons.

Essa sobremesa letã pode possuir uma combinação um pouco inusitada para os padrões brasileiros de doces. Apesar disso ela é muito apreciada no país e você deveria dar uma chance e provar essa delícia.

É um tipo de pavê que combina sabores doces, salgados e picantes. O doce consiste basicamente em camadas de um espesso molho de cranberry (oxicoco) ou de lingonberry.

A próxima camada é de chantilly e por fim croutons de pão preto de centeio. Algumas pequenas modificações podem ser feitas de acordo com o restaurante ou pessoas que prepara.

 

10. Riga Black Balsam (Melnais Balzāms)

comidas típicas da Letônia riga black balsam
Riga Black Balsam | Foto: Iscream icecream, via Wikimedia Commons.

Durante a sua viagem para a Letônia você não pode deixar de experimentar o famoso Riga Black Balsam. Não é de comer, é uma bebida, mas entra na lista de comidas típicas da Letônia.

Segundo os letões ele é muito bom para ajudar na digestão, mas ele nada mais é do que um licor à base de vodka e com uma grande variedade de ervas, dentre elas: pimenta, gengibre, framboesa, mirtilo e flor de tília.

Ele pode ser tomado tanto em pequenas doses, como misturado com suco de groselha ou ainda fazer parte de coquetéis. Só não vá exagerar, o teor alcoólico da bebida é de 45%.

 

Receitas e comidas típicas da Letônia

Agora que você já sabe o que comer durante a sua visita, não deixe de experimentar as principais comidas típicas da Letônia.

Falta apenas descobrir qual moeda levar para a Letônia, para gastar nos restaurantes sem peso na consciência.

Todos são muito deliciosos e por mais que a combinação não seja muito atraente, não deixe de encarar essa aventura gastronômica. Eu garanto que você não irá se arrepender.

O que achou das minhas dicas sobre as comidas típicas da Letônia? Se você ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo que eu te ajudarei.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *