Mapa da Europa Oriental: 5 lugares para turismo na região

por Pâmela Queiróz
5/5 - (3 votes)

Mapa da Europa Oriental: 5 lugares para turismo na região

O Mapa da Europa Oriental muitas vezes fica de fora do planejamento de viagem dos brasileiros pelo Velho Continente. A preferência são pelos clássicos destinos da Europa Ocidental.

Porém, essa é uma decisão com grandes chances de mudar depois que você ler este artigo e conhecer os países da Europa Oriental (alguns chamam também de Europa Central e até Leste Europeu).

Os países e cidades dessa região são lugares ricos em história e cultura e muitos deles despontam como os mais descolados da Europa (é só pensar em Praga, a estonteante capital da República Tcheca!).

Mas existem muitos outros lugares que valem a pena fazer turismo! Confira alguns deles agora. Selecionei destinos menos turísticos, mas igualmente belos.

Descubra => Quanto custa viajar com internet paraEuropa

Cotação de seguro viagem para Europa »

 

Mapa da Europa Oriental para turismo

  1. Bulgária – Sófia
  2. Chipre – Nicósia
  3. Croácia – Zagreb
  4. Eslováquia – Bratislava
  5. Eslovênia – Liubliana

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Europa »

 

Informações da Europa Oriental

Dicas da Europa Oriental
Europa Oriental é formada por 25 países.

Agora que você já sabe quais são os países da Europa Oriental, conheça mais sobre o Mapa da Europa Oriental.

A população da Europa Oriental chega perto de 300 milhões de habitantes. E os países mais desenvolvidos são a Eslováquia, Hungria, República Tcheca e Romênia.

O menor país do território leste é o Chipre, com pouco mais de 9 mil m² de extensão, e os rios mais importantes da região leste são o Danúbio, Volga, Ural, Don e Dniepre.

Entre as línguas falantes desses países da Europa estão o albanês, búlgaro, checo, croata eslovaco, húngaro, polaco, romeno, russo e sérvio.

Outro ponto interessante é que nesse lado da Europa, o catolicismo ortodoxo é a religião dominante, mas islamismo tem muitos adeptos em países como a Bósnia Herzegovina e Montenegro.

Dos países da Europa Oriental, apenas a Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca e Romênia fazem parte da União Europeia (UE).

A Croácia e Eslovênia compartilham o Mar Adriático. Veja mais da região no vídeo acima produzido pelo site oficial de turismo da Europa.

 

Destinos lindos na Europa Oriental

1. Bulgária – Sófia

mapa da europa ocidental
Basílica de Sófia, na capital da Bulgária.

A Bulgária é mais um país lindo e barato do Leste Europeu, possuindo muitas construções históricas, belezas naturais e cultura rica. Por falar nesta região, veja esse roteiro pelo Leste Europeu.

Ela faz fronteira com diversos países: Romênia a norte, Sérvia e Macedônia do Norte a oeste, Grécia e a Turquia a sul e Mar Negro a leste.

Este país fica na região sudeste da Europa e é o 16º maior país do velho continente, sendo que a sua capital, Sófia, é a maior cidade Búlgara.

No entanto, este destino também é procurado por quem quer conhecer outras cidades, como Plovdiv, Varna e Burgas.

Entre os pontos positivos de visitar a Bulgária é o custo da viagem. Isso porque você pode viajar por Sófia gastando menos de 30 euros por dia.

Para visitar a Bulgária, os brasileiros não precisam de visto prévio. Isso porque o país faz parte do Tratado de Schengen.

 

Turismo na Bulgária

dicas da bulgaria
Teatro Nacional Ivan Vazov.

A Bulgária respira história há séculos – o primeiro povoado búlgaro surgiu por volta do século 8 a.C. Já no século 14 d.C. o local se tornou a atual capital – Sófia.

Dessa forma, os búlgaros e os impérios Bizantinos dominaram o sudeste europeu até antes da invasão pelos turcos otomanos.

Dito isso, apresento a seguir o seu roteiro turístico, que pode começar por Sófia. Na capital, você pode visitar a Basílica de Santa Sófia e a Igreja de São Jorge Rotunda.

Ainda em funcionamento, a igreja foi construída pelo imperador romano Constantino, e é a mais antiga da Europa.

leste europeu resumo
Bulgária é o 16° maior país da Europa.

Depois de fazer um pouco de turismo religioso, que tal caminhar pelas calçadas de Sófia? Elas são famosas pela coloração amarelada.

Na sequência, siga para o Teatro Nacional de Sófia, a construção chama atenção e você ainda pode caminhar pelos jardins do prédio.

Outra parada obrigatória em Sófia é o Parlamento Búlgaro. Além de importante, ele também fica próximo a Galeria Nacional, ao antigo Palácio Real de Sófia, a Casa do Partido Comunista e o Mercado Central.

Mas não perca a vista dos mosteiros, porém, uma dica adiantada é fazer este tour à noite, pois as luzes tornam os lugares ainda mais belos.

 

Outras dicas da Bulgária

praias da bulgaria
Bulgária tem um litoral extenso e belas praias.

O que muita gente esquece de te contar sobre a Bulgária é que ela possui praias muito bonitas. O seu litoral é bem comprido, em relação a outros países europeus, chegando a 380 quilômetros de extensão.

Ah, e as praias são banhadas pelo Mar Negro. Por exemplo, aproveite alguns dos passeios em Sunny Beach é uma das boas praias da Bulgária.

Alguns pontos curiosos sobre este destino é que ele é cortado pela Cordilheira dos Bálcãs, o que rende aos viajantes uma bela vista das montanhas, além de muitas opções de passeio para quem curte o turismo de aventura.

A Bulgária também está entre os três países com sítios arqueológicos mais importantes da Europa, atrás apenas da Grécia e Itália.

Se você vai visitar este país, deve colocar na sua lista provar um vinho típico búlgaro, já que a produção vinícola de lá é super famosa e remonta a Idade da Pedra.

Por fim, o óleo de rosa búlgara é usado para fazer alguns dos perfumes mais caros do mundo, então caso você tenha acesso a ele, dê o devido valor a essa essência.

 

2. Chipre – Nicósia

mapa europa 2019
Nicósia, capital do Chipre.

O Chipre é um país diversificado e pequeno, que fica entre a Europa e Ásia. Com um clima muito procurado pelos viajantes, já que os verões são quentes e os invernos amenos, já foi, inclusive, o berço de Afrodite.

E ainda pode te surpreender pela quantidade de paisagens, diga-se de passagem, elas são incríveis e intocadas.

O Chipre é a maior Ilha do Mediterrâneo Oriental, ficando ao sul da Turquia. O que te permite, neste caso, visitar também a Síria, o Líbano, Israel, o Egito e a Grécia, países que fazem fronteira com ele.

Nicósia, capital do país, está localizada às margens do Rio Pedieos. A cidade é sede do governo e também o principal centro de negócios de Chipre.

Além disso, este destino oferece muita beleza e diversas especialidades gastronômicas, como as tradicionais mezze, uma série de petiscos servidos como prato principal, o queijo halloumi e a aguardente zivania.

 

Turismo em Chipre

chipre
Sítio Arqueológico Curium | Foto: Wknight94 talk, via Wikimedia Commons.

Você já percebeu que no Chipre poderá fazer muitas coisas diferentes. As atrações turísticas vão desde passeios em praias até em zonas arqueológicas.

Por falar nisso, vá conhecer os sítios arqueológicos de Curium e os de Colossos. Eles possuem formas belíssimas, estão no centro da ilha e estão ligados ao culto de Afrodite.

Ficou interessado neste roteiro? Então saiba que o sítio arqueológico de Curium conta com mosaicos conservados, protegidos por uma estrutura de madeira, além de uma bela arquitetura.

Da cidade, você pode seguir para os Banhos da Casa Efstolios, para o Anfiteatro e para as ruínas de alguns templos, entre eles o de Apolo.

europa oriental e ocidental
Chipre ainda possui diversas praias maravilhosas.

Outro passeio imperdível é visitar o Monte Olimpo, o ponto mais alto do país com quase 2 mil metros de altura e com uma vista incrível da cidade.

Porém, se você quiser ficar na capital do Chipre, Nicósia, encontrará ainda vestígios da cultura do oriente médio, lembrando Istambul. Mas vamos combinar, cada um possui a sua beleza.

Na região sul você pode saberá mais sobre a história local e a linha de separação da cidade. Outros pontos de interesse são a cidade portuária de Paphos, onde ficam os túmulos reais, as ruínas de Kato Paphos, as igrejas e locais de culto.

Já na cidade de Ágio, é possível visitar também a igreja e túmulos de Agios Georgios, a povoação e os doces de Geroskipou, além do Mosteiro de Agios Neofytos.

   

 

Dicas de viagem do Chipre

mapa da europa oriental chipre
Agia Napa.

Em Chipre a moeda que circula é o euro. Já as línguas oficiais são o grego e o turco. Porém, muitas pessoas falam inglês na ilha.

Para visitar Chipre os brasileiros não precisam de visto, mas precisam ter um passaporte com validade mínima de 3 meses.

Vale registrar aqui também que, segundo muitos visitantes deste país, as melhores praias estão na parte oriental da ilha, na área de Agia Napa.

Isso porque elas são limpas, possuem águas azuis transparentes e contam com infraestrutura adequada para receber os viajantes. Busque por algum dos bons passeios com guia por Agia Napa.

Outro destaque de Agia Napa, é a infraestrutura turística, uma vez que na região há hotéis, apartamentos para alugar, diversos restaurantes e bares, além de barcos para passear pela ilha.

 

3. Croácia – Zagreb

O Mapa da Europa Oriental
Teatro em Zagreb, capital na Croácia.

A Croácia possui muitos destinos turísticos incríveis. Para você ter uma ideia, no país há cidades banhadas pelas águas cristalinas do Mar Adriático, além de diversos parques naturais.

Os locais mais visitados ficam por conta das cidades de Zagreb, a capital, Dubrovnik, Pula, Hvar, Split, Zadar, Vis e Brac.

O país também faz fronteira ao norte com a Eslovênia e a Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. Mas a Croácia faz ainda fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

Zagreb está localizada entre às margens do Rio Sava e da encosta do Monte Medvednica, a 120 metros acima do nível do mar.

roteiro croácia
Zagreb tem cerca de 800 mil habitantes.

A cidade é encantadora, conta com aproximadamente 800 mil habitantes, e inspiradora muito, não só os moradores, mas também os visitantes.

Na capital croata você pode visitar desde museus, como o das Relações Cortadas e o de Arte Naïv, e também a Torre Lotrščak, que oferece uma vista linda de Zagreb.

Mas não esqueça que, para chegar ao topo da torre é preciso muito fôlego, já que você irá subir 300 degraus.

 

Turismo na Croácia

Roteiro pela Croácia, Europa Oriental
Uma das cidades mais visitadas das Croácia é a litorânea Split.

O primeiro ponto de partida da rota pela Croácia, é o Korčula. Segundo a lenda, esta é a terra de Marco Polo. Mas, independente de histórias, a ilha vale a vista já que possui uma beleza indescritível e praias imperdíveis.

Esta cidade conta com várias travessas, todas elas tem início e fim no mar. Veja como reservar passeio de Catamarã em Korčula. Além disso, na região de Lumbarda é possível fazer mergulho nas águas do Mar Adriático.

Na sequência, conheça Sipan. Ela faz parte das Ilhas Elafiti, do condado de Dubrovnik. Nesta região, além das paisagens, você confere também restaurantes marisqueiros e muita tranquilidade.

Outra ilha que merece a sua atenção é Lošinj. Ela fica no golfo de Kvarner e era, no século XIX, o principal porto do Adriático.

Roteiro para Croácia: Dubrovnik
Dubrovnik.

Por falar em roteiros imperdíveis, é preciso conhecer o Parque Natural de Lastovo, única ilha croata declarada Parque Natural. Além de ser um lugar de paisagens magníficas, ela também é famosa pelos vinhos.

Visite também Slavonia, região que fica na Croácia Central e é banhada por 3 rios – Sava, Drava e Danúbio. Só por este detalhe já deu para perceber que ela é muito bonita.

E outro ponto positivo deste destino é que ele não recebe tanto turismo. Em outras palavras, lá você vai ficar à vontade para apreciar todas as visitas e fazer muitas fotos.

 

Dicas de viagem pela Croácia

Roteiro pela Europa Oriental
Ponte na entrada da cidade de Zadar.

A Croácia te reserva muitas surpresas e algumas delas você encontrará caminhando pelas ruas do país. Então aproveite a oportunidade para conhecer a Praça Kaptol, que abriga a Catedral da Assunção da Virgem Maria, de 1899.

Outro lugar imperdível é a cidade baixa. Nela está localizada a Praça Trg Josipa Jelačić. Ela é o coração de Zagreb, e possui em seu entorno restaurantes, bares e lojas.

A moeda corrente na Croácia é o Kuna Croata. Então, é melhor trocar o dinheiro por euro, sai mais em conta, em relação ao dólar. No entanto, no país existem vários caixas eletrônicos internacionais e casas de câmbio.

A língua oficial é o croata, mas você encontra pessoas que falam inglês para se comunicar e a melhor notícia, brasileiros não precisam de visto.

Mas não esqueça, você sempre precisa ter um passaporte com pelo menos 3 meses de validade.

 

4. Eslováquia – Bratislava

Dicas da Eslováquia, Europa Oriental
Castelo da Bratislava, na Eslováquia.

Dominada pelos húngaros do século X até o início do século XX, a Eslováquia fica na Europa Central, basicamente, no coração do Velho Continente.

Ela faz fronteira com a República Tcheca e Áustria a oeste, com a Polônia ao norte, com a Ucrânia ao leste e Hungria ao sul.

O país possui mais de 49 mil km² e muitas regiões montanhosas. Para você ficar atento, a Eslováquia faz parte, tanto do Tratado de Schengen quanto da União Europeia. Brasileiros que a visitam não precisam de visto prévio.

A Bratislava, capital eslovaca, está localizada no sudoeste do país, junto das fronteiras da Áustria e Hungria. Ela é cortada pelo Rio Danúbio e é a maior entre as capitais da Europa.

Além disso, os Cárpatos, uma das cordilheiras do velho continente, começam na cidade. Lá também está a sede da presidência, do parlamento e do governo eslovaco.

 

Turismo na Eslováquia

Roteiro pela Eslováquia, Europa Oriental
Castelo de Spiš faz parte da lista de patrimônios da Unesco.

Mesmo sendo um país pequeno, a Eslováquia pode te surpreender em seu roteiro pela Europa Oriental (em breve). Ela possui muitos pontos turísticos, como castelos, cavernas, lagos, montanhas e até grutas.

Além disso, Bratislava possui uma fortaleza medieval, edifícios renascentistas e barrocos, além de ser o primeiro local que você deve visitar neste país.

Por ser cortada pelo Rio Danúbio e possuir vista para as cordilheiras, Bratislava revela paisagens lindíssimas aos visitantes.

   

Além disso, nela você encontra museus, teatros e muitas opções de lazer. Vale destacar, que o centro da cidade é compacto, permitindo fazer tours a pé.

europa oriental eslovaquia
Montanhas da Eslováquia.

Aproveite e conheça o Castelo de Bratislava, a Catedral de São Martinho, a Praça Hlavné, a Estátua Cumil – O Observador, o Portão de São Miguel, a Igreja Azul e o Castelo de Devín.

Seu tour também pode começar por Bardejov! Este centro medieval está rodeado por montanhas, bosques e lagos. Conta com uma paisagem incrível.

Na sequência, que tal conhecer o Castelo de Spiš? O local faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco, e também é famoso por ser um dos maiores castelos em ruínas da Europa Oriental.

 

Mais dicas de viagem da Eslováquia

Já que você está em um país que possui o Rio Danúbio bem ao centro da capital, que tal um passeio de barco? Existem várias opções para fazer o tour pelo rio.

Mas uma das mais escolhidas pelos turistas é o traslado de Catamarã a partir de Viena, na Áustria. Ao chegar em Bratislava, porém, você tanto pode optar por ficar na cidade quanto retornar de barco ou ônibus.

 

5. Eslovênia – Liubliana

Dicas da Eslovênia, Europa Oriental
Lago Bled, na Eslovênia, é o mais bonito do mundo.

A Eslovênia é mais um pequeno país da Europa Oriental. Ela faz fronteira ao norte com a Áustria, a leste com a Hungria, a leste e a sul com a Croácia e a oeste com a Itália e Mar Adriático.

Apesar de não ser um dos países europeus mais famosos do mundo, ela possui o lago mais bonito do planeta, o Bled. Além disso, a cidade está bem no centro de quatro regiões: os Alpes, a Dinárica, a Panónica e Mediterrânica.

A capital, Liubliana também é conhecida por sua beleza e áreas verdes, como o Parque Tivoli e Rio Ljubljanica.

Na cidade você também poderá apreciar museus e vistas lindíssimas enquanto toma uma boa xícara de café. Neste roteiro você encontra ainda cachoeiras e nascentes, e ainda castelos de estilo celta e fortalezas.

 

Turismo na Eslovênia

Roteiro de viagem pela Eslovênia, Europa Oriental
Liubliana, capital da Eslovênia.

Na Eslovênia o seu tour pode se iniciar pelo antigo Castelo de Liubliana. Além da construção, você também pode aproveitar para conhecer as pontes e prédios ali perto, já que o próximo local é o Centro Histórico medieval.

O Centro Histórico é formado por três praças: a Stari, o Gornji e Mestni. E nesta região você ainda conhece a Catedral de Liubliana. O tamanho da construção é um destaque, já que está no meio de prédios barrocos e modernos.

Conforme já adiantei acima, um dos locais mais belos, não só do país, mas do mundo é Lago Bled. Não é possível transformar em palavras a beleza do local. Então, não deixe de visitar esta região.

dicas da eslovenia
Piran.

Apesar da beleza, dizem que os eslovenos gostam mais do lago Bohinj. Neste caso, aproveite para vivenciar o tour guiado pelo Lago Bled e ao Lago Bohinj.

Ao visitar a Eslovênia, você precisa conhecer também a cidade de Piran. Considerada a mais bonita do país, ela não vai te decepcionar.

É cheia de ruas estreitas e casas construídas estrategicamente nas encostas. Além disso, o pôr do sol costuma ser esplêndido desta cidade.

 

Mais informações da Eslovênia

Mapa da Eslovênia, Europa Oriental
Parque Nacional de Triglav.

Outro lugar imperdível na Eslovênia é o Parque Nacional de Triglav, que fica próximo da fronteira com a Itália e a Áustria. Este é o único parque nacional do país, mas um dos mais antigos da Europa, sendo criado em 1924.

Mas se a idade dele te surpreende, isso acontece porque você ainda não o viu de perto. O cume mais alto é quem dá o nome ao parque. Para você ter uma ideia, ele possui 2.864 metros de altura e é também o ponto mais alto do país.

Além disso, o Triglav abrange quase todos os Alpes Julianos e possui florestas, cavidades de natureza cársica e lagos glaciais, além de cascatas. Entre elas, Savica e Kozjak.

Vale ressaltar que não existem voos diretos do Brasil para Eslovênia. Então, para chegar lá, provavelmente, você precisará fazer escala em Paris, na França.

Mas se quiser chegar ao país por terra, mais especificamente de trem, pode partir de Zagreb, na Croácia, Budapeste, na Hungria ou Viena, na Áustria.

Esse roteiro por sua vez, pode custar desde 20 até 55 euros. Outra boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para conhecer este país e a moeda circulante por lá é o euro.

 

Lugares na Europa Oriental

Agora, o difícil será escolher quais dos países da Europa Oriental você irá visitar primeiro, mas tenho certeza você irá encontrar um país europeu para chamar de seu.

Ah, e não deixe de ler também sobre as mais bonitas cidades da Europa Oriental (em breve), assim como sobre os 5 países diferentes da Europa Oriental.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *