Parlamento em Budapeste: o que fazer durante a visita

Parlamento em Budapeste: o que fazer durante a visita

Uma atração turística imperdível de visitar e que vale a pena estar na sua lista de pontos turísticos é o Parlamento em Budapeste.

É um icônico edifício construído entre 1884 e 1902, que exalta elegância e classe em seu estilo arquitetônico, deixando a margem do rio Danúbio ainda mais atrativa.

Também conhecido como Parlamento Húngaro, é onde se reúne a Assembléia Nacional da Hungria e é um dos maiores parlamentos do mundo, ficando atrás apenas dos Parlamentos da Romênia e Argentina.

É um dos edifícios que mais chama atenção na cidade, está estampado em cartões postais da cidade, pode ser visto do lado Peste, onde está localizado, e também do lado Buda.

À noite sua iluminação faz qualquer um cair de amores, pois fica ainda mais lindo. Meio milhão de visitantes são esperados todos os anos no Parlamento, o que o faz ser um dos principais símbolos da cidade, assim como o Castelo de Buda.

Vou comentar sobre os principais pontos desse atrativo, entre curiosidades e dicas sobre ingressos, portanto se prepare para não perder nenhum detalhe.

Vale a pena incluir o Parlamento quando estiver escolhendo o que fazer em Budapeste.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Budapeste

Seguro viagem Europa »

 

Parlamento em Budapeste: mapa

Se você está escolhendo o que fazer em Budapeste para aproveitar durante roteiro em Budapeste, recomendo que inclua o Parlamento em seus passeios em Budapeste. Por isso, neste artigo falarei sobre:

  • História do Parlamento em Budapeste
  • Prédio do Parlamento em Budapeste
  • Como chegar ao Parlamento em Budapeste
  • Funcionamento do Parlamento em Budapeste
  • O que fazer no Parlamento em Budapeste
  • Tour e excursões para o Parlamento em Budapeste
  • Hotéis próximos ao Parlamento em Budapeste
  • Curiosidades sobre o Parlamento em Budapeste

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Parlamento em Budapeste »

 

Tudo sobre o Parlamento em Budapeste

História do Parlamento em Budapeste

parlamento budapeste site oficial
Projeto é do arquiteto arquiteto húngaro Imre Steindl.

Diferente de muitos palácios e locais construídos para os governantes de Budapeste, capital da Hungria, na Europa, o Parlamento foi construído às margens do Rio Danúbio, ao mesmo nível da cidade.

O motivo era que o contexto seja remetido ao período de mudanças históricas da época, onde milhares de pessoas deixaram a submissão dos governantes.

A obra do arquiteto húngaro Imre Steindl foi inspirada nas casas do Parlamento de Londres, de estilo neogótico.

O local passou por duas guerras mundiais, várias revoltas e revoluções, resistindo fortemente às bombas, mas que faz com que o edifício esteja sempre em renovação.

Incrível => Excursão por Budapeste com visita ao Parlamento

 

Prédio do Parlamento em Budapeste

ingresso parlamento budapeste
Prédio possui 268 metros de comprimento, 123 metros de largura e 96 de altura.

Em 1986 foi inaugurado o prédio do Parlamento Húngaro, em comemoração ao aniversário de mil anos da Hungria.

São 268 metros de comprimento, 123 metros de largura e 96 de altura, um exterior no estilo neogótico composto por 242 estátuas de monarcas húngaros e militares, entre vários outros detalhes.

Em seu interior há mais de 12 quilômetros de corredores e mais de 700 salas e gabinetes, mas atualmente somente uma parte do prédio ainda é utilizada.

A ostentação de tanta riqueza no edifício é visível, como as colunas de granito, as diversas obras de arte espalhadas pelas salas, além de dois leões esculpidos na entrada principal e objetos e detalhes em ouro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Interessante => Passeio com historiador em Budapeste

 

Como chegar ao Parlamento em Budapeste

transporte na hungria
Fica a menos de 2 quilômetros do Castelo de Buda.

O imponente edifício fica localizado na Praça Kossuth Lajos, às margens do Rio Danúbio, no lado Peste.

Para o acesso por transporte público, como o metrô, utilize a linha M2; de bonde, a linha bonde 2; e de ônibus as linhas 15, 70, 78 e 115.

Sua localização é excelente e seu edifício é inconfundível, fica a 1 quilômetro da Basílica de Santo Estevão, 2 quilômetros da Grande Sinagoga.

Além de 3 quilômetros da Praça dos Heróis, e próximo de quem esta do outro lado da Ponte das Correntes, a menos de 2 quilômetros do Castelo de Buda.

Para entender como se locomover na cidade, veja como sair do aeroporto de Budapeste e utilizar o transporte em Budapeste.

Divertida => Excursão a pé guiada em Budapeste com visita ao Parlamento

 

Funcionamento do Parlamento em Budapeste

budapeste castelo de buda
Visitas não acontecem em dias de feriados nacionais e municipais.

As visitas ao Parlamento são em grupos, guiadas e estão disponíveis em húngaro, inglês, francês, hebreu, alemão, russo, italiano e espanhol, infelizmente não tem a opção em português.

Os horários variam de acordo com o idioma e, no caso do inglês, há visitas entre 10 às 15h30. O horário de funcionamento de segunda a sexta é das 8 às 18 horas e aos sábados e domingos das 8 às 16 horas.

Visitas não acontecem em dias de feriados nacionais e municipais. É sempre bom checar com antecedência os feriados locais para não ter surpresas.

   

O ingresso convencional pode ser comprado no site oficial do Parlamento, mas há passeios que incluem o local e que falarei mais adiante.

Após selecionar a data desejada para a visita e o idioma do tour, um desconto para cidadãos europeus e estudantes podem ser aplicados, se for o caso.

O valor do ticket é 34 euros pelo ingresso comum e 17 euros para estudantes ou cidadãos europeus.

Delícia => Excursão gastronômica em Budapeste

 

O que fazer no Parlamento em Budapeste

o que fazer em budapeste
Grande escadaria | Foto: Site oficial/Divulgação.

A visita começa nas Escadarias XVII, a principal dentre as outras 27 que existem no prédio, decoradas com ouro, estátuas e vidros. De lá são percorridos alguns corredores, com vista para a praça e para partes internas do prédio.

Em seguida chegamos na Old Upper House Hall, ou Antiga Câmara, que é um salão antigamente utilizado pelas plenárias da Assembléia Nacional, hoje é utilizado para conferências e reuniões, e também para fins turísticos.

Ao seguir para a Upper House Lobby, uma belíssima antessala, veremos esculturas que representam as profissões mais comuns do povo húngaro.

roteiro budapeste
Coroa húngara em exposição | Foto: Site oficial/Divulgação.

A próxima parada é considerada um dos mais esperados pontos de visita, o Hall do Domo, onde ficam as joias da coroa do país, esculturas dos antigos reis da Hungria.

O destaque fica para a Santo Estevão e sua coroa – e é o único lugar que é proibido fotografar. O tour encerra nas Grandes Escadarias, composta de 96 degraus cobertos com carpete vermelho.

Ainda aberto ao público, não deixe de visitar a Biblioteca do Parlamento, que funciona como uma biblioteca nacional sendo especializada em direito, e também o Centro de Informação e Documentação do Conselho da Europa.

Mais opções => Cidades perto de Budapeste

 

Tour e excursões para o Parlamento em Budapeste

Tour ha hungria
Diversos passeios em Budapeste incluem o Parlamento.

As visitas são guiadas e não é possível visita privada, apenas em grupos. Selecionei três opções de tours para o Parlamento.

Você já poderá comprar seu ingresso e evitar as quilométricas filas que dobram o quarteirão e ate mesmo a possibilidade dos mesmos se esgotarem.

Excursão Guiada Parlamento de Budapeste 45 Minutos: Nesta opção você fará um passeio, como o nome diz, de 45 minutos, com possibilidades de guia em alemão, francês, inglês, italiano e espanhol. O ingresso inclui a entrada no local e o guia.

Excursão Parlamento 1 Hora: Se você achou que na excursão anterior faltava um pouco mais de tempo para aproveitar o local, pode escolher esta opção com um hora de tour. Também é feito em alemão, francês, inglês, italiano e espanhol, e inclui serviço de busca na sua hospedagem.

Budapeste: Excursão ao Parlamento em Inglês e Cruzeiro: Na terceira opção, além do passeio de uma hora pelo Parlamento, também está incluso um cruzeiro à tarde pelo Rio Danúbio, tendo a oportunidade de ver outros pontos turísticos de Budapeste, com duração total de duas horas e meia, mas apenas no idioma inglês.

Dica => Tour guiado de bike em Budapeste

 

Hotéis próximos ao Parlamento em Budapeste

hoteis na hungria
Cortile Budapest Hotel | Foto: Booking.

A localização do Parlamento é excelente, portanto se você optar por algum hotel nas redondezas não poderá estar melhor localizado! Selecionei três opções e tenho certeza que qualquer um será uma ótima escolha.

A primeira opção é o Cortile Hotel, de categoria 4 estrelas, moderno, com decoração contemporânea, colorido e jovial, mas sem perder a elegância.

Possui uma piscina coberta de onde se vê a Basílica, e um rooftop bem charmoso, além de máquina de café nos quartos, o que é um diferencial para muitos hóspedes.

   

É um hotel com soluções inteligentes, que visam a economia de energia, Por exemplo, tem sensor de movimento para as luzes nos banheiros das suítes.

Fica na região central de Budapeste, a 13 minutos caminhando ate o Parlamento, 600 metros da Basílica de Santo Estevão e a 15 minutos a pé da Grande Sinagoga.

hospedagem na hungria
Hotel Parlament | Foto: Booking.

A segunda opção é o Hotel Parlament, que é um hotel boutique moderno e elegante, recentemente reformado, com decoração alegre e de muito bom gosto.

Você pode saborear um drink no lounge bar, relaxar no SPA que possui banheira de hidromassagem e sauna e o hotel ainda oferece aos hóspedes chá e café de 10 às 17 horas.

O café da manhã é variado e você pode pedir suco de laranja feito na hora. Nas proximidades do hotel encontram-se bares, restaurantes, a famosa rua de compras em Budapeste, a Vaci Ut, e fica também bem próximo ao Parlamento.

hotel bem localizado em Budapeste
Hotel Parlament | Foto: Booking.

A terceira é o 4 estrelas Prestige Hotel, com localização que o tornam um dos melhores hotéis de Budapeste, seu edifício histórico restaurado fica pertinho do Rio Danúbio e da Ponte das Correntes, dois atrativos icônicos de Budapeste.

Possui elevador panorâmico em um belíssimo átrio, muito bem decorado, cheio de detalhes e requinte que fazem a diferença, possui restaurante 2 estrelas Michelin, onde também é servido um café da manha estilo continental.

Conta com serviço de concierge, aluguel de bicicleta e oferece um menu de travesseiros aos hóspedes. Se quiser um lugar pra relaxar após bater perna pela cidade pode passar um tempinho na sauna ou jacuzzi.

Opção =>  Passeio noturno para apreciar a vista de Budapeste

 

Curiosidades sobre o Parlamento em Budapeste

Curiosidades sobre o Parlamento em Budapeste
Para o teto e ornamentos usaram mais de 40 kg de ouro | Foto: Site oficial/Divulgação.

O Parlamento tem algumas curiosidades e histórias interessantes, afinal de contas são tantos anos enfeitando a cidade que não poderia deixar passar alguns fatos como:

  • O arquiteto responsável pela obra ficou cego no decorrer da construção e nunca viu seu projeto pronto
  • A construção do Parlamento foi orçada em 18,5 milhões, mas finalizada em 38 milhões de koronas, moeda da época
  • Na biblioteca do Parlamento estima-se ter mais de 500 mil livros e documentos
  • Até os anos de 1990 o sistema de ar condicionado era através de ventiladores e gigantes blocos de gelo
  • Foram usados mais de 40 quilos de ouro para a ornamentação do Parlamento, como o teto, as esculturas e outros detalhes

Descubra​ => Roteiro de viagem pela Europa

 

Dicas do Parlamento em Budapeste

O cenário de um dos mais famosos cartões postais de Budapeste, que é uma das mais lindas cidades da Europa, é, de fato, uma das experiências mais interessantes a ser vivida na cidade e não deve ficar de fora do seu roteiro.

A visita ao parlamento em Budapeste vale a pena cada segundo do seu tempo gasto ali. Recomendo que você não deixe de fazê-la e inclua no orçamento de quanto custa viajar para Budapeste.

Visitar o Parlamento ou admirar sua fachada, seja de dia ou a noite e em qualquer das estações do ano em Budapeste, é um programa imperdível para os turistas.

E acredito que até mesmo para os moradores, que não devem se cansar nunca daquela beleza monumental. Veja mais das belezas de Budapeste neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

Gostou das dicas? Já visitou o Parlamento em Budapeste? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários abaixo.

 

ESCRITO POR

Paula Batista

ESCRITO POR

Paula Batista

Sou brasileira, mineira, mas constantemente confundida com estrangeira. Apaixonada por viagens e moda. Amo brigadeiro na mesma intensidade que detesto comida japonesa. Lugar favorito no mundo: Holanda. Sonho realizado: ter conhecido Israel. Curta minhas selfies e fotos tiradas por desconhecidos no meu Instagram: @pauletesb

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *