Estações do ano em Budapeste: primavera, verão, outono e inverno

por Paula Batista

Estações do ano em Budapeste: primavera, verão, outono e inverno

Pesquisar sobre as estações do ano em Budapeste ou mesmo sobre qualquer outro destino de viagem, principalmente no exterior, é extremamente importante.

E pode evitar muitos perrengues, como períodos de muita chuva ou algum outro evento natural provocado por baixas ou altas temperaturas.

Por isso, a seguir você poderá conhecer melhor um pouco mais das estações do ano em Budapeste. A capital da Hungria, tem climas extremos no inverno e no verão, este último quando o fluxo de turistas aumenta por estar mais quente e consequentemente os preços também.

Para mim não foi um grande problema, pois fiz uma viagem estilo backpacker em agosto. Cada estação tem suas particularidades, que devem ser levadas em consideração em vários aspectos, tais como: vestuário e calçados, os eventos que acontecem em cada período.

Além de o quão cheio a cidade fica, o que tem pra fazer em caso de chuvas, preços, entre outros. Vou falar um pouco de cada uma delas e você pode escolher a que mais te atrai em termos de um melhor aproveitamento da viagem.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Budapeste

Seguro viagem Europa »

 

Estações do ano em Budapeste

temperatura em budapeste em junho
Saiba como se preparar para uma viagem em relação ao clima do local.

Budapeste tem clima temperado, com estações do ano bem definidas, altas temperaturas no verão e baixas no inverno.

Durante as estações de transição, que são a primavera e o outono, é possível aproveitar temperaturas mais amenas na Hungria.

Por isso são consideradas por alguns as épocas ideais para essa viagem. Mas nada é um impedimento, visto que no verão a cidade é repleta de coisas pra fazer, ruas e baladas cheias de gente, clima de férias total, gente feliz.

E no inverno a cidade está mais calma, sem filas, com programas preparados para as condições climáticas e baixas temperaturas, ou seja, o viajante é bem-vindo o ano todo, vai depender do gosto de cada um e também da disponibilidade.

Dias longos, de aproximadamente 13 horas de luz solar, e curtos, de em média 8 horas, são comuns no verão e no inverno, respectivamente, assim como ocorre em muitas cidades da Europa. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, mas é comum chover mais durante o alto verão.

Isso é bom, já que ajuda a refrescar e ameniza um pouco do calor que faz nessa época. As características das estações do ano em Budapeste são bem marcantes e fáceis de distinguir devido à suas peculiaridades, que é o que vamos ver abaixo passando pelas características de cada uma delas. Leia também sobre o que fazer em Budapeste.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Budapeste »

 

Primavera em Budapeste

o que vestir em budapeste em maio
Esta é considerada a melhor época para visitar a cidade.

O início da primavera, no mês de março, ainda é frio e as temperaturas podem permanecer baixas por alguns dias, até chegarem aos 10ºC, que é quando marca o início da estação das flores.

Já o fim da primavera, em junho, é um mês de muita precipitação, o que é característico da transição da entre primavera para o verão pela região.

Portanto, não se assuste se chover bastante nessa época, mas também há dias lindos e muito céu azul, além de ser considerada por alguns viajantes a melhor época para essa viagem, sem fluxo intenso de turistas e possibilidades de passeios incríveis.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A primavera é uma estação transitória e além de ser considerada a melhor época para visitar Budapeste em decorrência das temperaturas mais agradáveis, sem neve e sem o tumulto de uma cidade europeia no verão.

É a época em que acontece o evento mais esperado do ano, o Festival da Primavera, que leva pra cidade exposições, teatro, concertos e programas ao ar livre. Confira os melhores passeios em Budapeste para fazer.

Sobre o que vestir durante a primavera, tenha consigo roupas leves, mas por ainda estar em transição entre as estações do ano em Budapeste  nunca se esqueça de um casaquinho e algumas peças mais quentes por precaução.

Incrível => Tour guiado pelo Castelo de Buda em Budapeste

 

Verão em Budapeste

verão na Hungria
Durante esta época as temperaturas podem passar dos 30ºC.

Entre junho e setembro é o tão sonhado e desejado verão europeu, que também significa férias escolares, estão todos indo viajar e superlotar as cidades.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não que isso seja algo negativo, pelo contrário, é uma época que dá para curtir o sol, excelentes festivais e ver as cidades exalando alegria.

Aproveite para ler sobre como montar um roteiro em Budapeste. É altíssima temporada em qualquer parte da Europa, e Budapeste que é um destino muito procurado nessa época pode ter alguns problemas como preços elevados – principalmente no quesito hospedagem – e pouca disponibilidade.

Portanto a dica é fazer sua reserva o quanto antes. As temperaturas costumam passar dos 30ºC, chegando a 35°C em alguns dias, as chuvas são constantes e a luz solar permanece por mais tempo, deixando os dias mais longos e assim mais tempo para passear ao ar livre.

Mesmo com altas temperaturas, é uma ótima época para conhecer Budapeste, pois o leque de opções de turismo e passeios são maiores, alguns deles são se refrescar em alguma das várias termas da cidade durante o dia e nas pool parties noturnas.

É possível também curtir o segundo maior evento do país, o Sziget Festival, que dura uma semana inteira do mês de agosto e que recebe apresentações das melhores bandas de pop, rock e indie da Hungria e de toda a Europa. Sobre o que vestir no verão, literalmente menos é mais!

Roupas frescas, tênis para os passeios ou para andar de bicicleta, digo que é praticamente impossível vestir alguma peça mais quente, mas é sempre recomendável ter um casaquinho para um possível friozinho repentino ou para um ar-condicionado.

Incrível => Cruzeiro turístico em Budapeste

 

Outono em Budapeste

O que fazer em Budapeste grátis
Noites durante o outono são frias | Foto: Elekes Andor, via Wikimedia Commons.

De setembro a dezembro é o período do outono em Budapeste, outra transitória entre as estações do ano em Budapeste com muitas vantagens, e uma delas é ser considerada baixa temporada, sem os extremos do verão ou inverno e a baixa de preços de hospedagem.

E ainda dá pra aproveitar os dias mais claros e as temperaturas amenas. Setembro ainda traz os vestígios do verão, como dias ensolarados e temperaturas em torno dos 20ºC durante o dia, mas não se engane, pois trás também noites mais frias.

De outubro para novembro já dá para sentir a temperatura cair bastante e até mesmo a neve pode querer aparecer. Além das chuvas constantes que marcam o fim dessa estação, especialmente em novembro.

Nessa época começa a Feira de Natal de Budapeste, considerada uma das 10 melhores da Europa. A partir de meados de novembro até o fim de dezembro é possível visitar dezenas de barracas com produtos locais, artesanato e gastronomia.

Não se esqueça de levar na mala roupas leves para o dia, e tenha sempre um casaco e algumas outras opções mais quentes, pois a temperatura durante o dia pode te enganar sobre como ela será à noite. Aproveite e leia sobre o que fazer na noite em Budapeste.

Delícias => Excursão gastronômica em Budapeste

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Inverno em Budapeste

inverno na Hungria
Temperatura neste período pode chegar a -4ºC.

Budapeste é de fato um destino que é possível visitar durante todo o ano, porem você irá encontrar cidades completamente diferentes em algumas estações do ano, como por exemplo no inverno, onde já não se vê a Budapeste tão colorida, mas sim a versão branquinha por causa da neve.

De dezembro a fevereiro a cidade costuma ser bem fria, com temperaturas entre -4 e 4ºC, a luz do sol não dura muito tempo e é uma época que neva muito, podendo ter até nevascas e tempestades. Diante disso, os turistas evitam esta entre as estações do ano em Budapeste.

Mas, mesmo no frio ela não perde seu charme, ainda mais para os moradores de países tropicais que veem no inverno e na neve algo diferente e raro. Mesmo com baixíssimas temperaturas e muita neblina, há muito que explorar na cidade.

Porém, é importante que você tenha um roteiro flexível em caso de temperaturas muito baixas e que impeçam de fazer um roteiro planejado previamente. O lago do Parque da Cidade se transforma na divertida pista de patinação no gelo Ice Rink.

Os restaurantes e pubs estão sempre cheios, o goulash e as sopas tradicionais ficam ainda mais deliciosos, e as piscinas termais com temperaturas entre 24 e 40 ºC são momentos que você não pode deixar de aproveitar. Há também muita atividade indoor, como espetáculos, balés e shows.

Sem esquecer dos mercados de Natal, que são atrações à parte. Leve roupas de inverno, acessórios para proteger as extremidades, calçados fechados e impermeáveis para passear na neve. Conheça também as cidades perto de Budapeste.

Interessante => Passeio com historiador em Budapeste

 

Curta as estações do ano em Budapeste

Não existe uma estação do ano ideal, cada viagem tem um propósito, cada viajante tem um perfil, e até mesmo um orçamento envolvido, e ainda devo dizer que nenhuma delas é um impeditivo para conhecer Budapeste, pois é uma cidade cheia de encantos e cada momento vivido ali irá valer a pena.

Mas é essencial que você saiba o que te espera em um destino em termos de clima, se faz calor, frio, se chove constantemente, para não ir despreparado e acabar não desfrutando a viagem como esperado.

Aproveite cada momento na capital da Hungria, pois Budapeste é um lugar alegre, cheio de vida, povo hospitaleiro, culinária rica, excelentes vinhos e uma cultura milenar. Além das roupas ideais, leve na mala muita disposição e volte com ela recheada de memórias e histórias.

Veja mais sobre o que fazer em Budapeste neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

Agora que já sabe tudo sobre as estações do ano em Budapeste, conte e compartilhe sobre o seu roteiro de viagem nos comentários!

 

ESCRITO POR

Paula Batista

ESCRITO POR

Paula Batista

Sou brasileira, mineira, mas constantemente confundida com estrangeira. Apaixonada por viagens e moda. Amo brigadeiro na mesma intensidade que detesto comida japonesa. Lugar favorito no mundo: Holanda. Sonho realizado: ter conhecido Israel. Curta minhas selfies e fotos tiradas por desconhecidos no meu Instagram: @pauletesb

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *