7 cidades perto de Budapeste: o que fazer nos arredores

por Paula Batista

7 cidades perto de Budapeste: o que fazer nos arredores

A Hungria irá te surpreender ainda mais quando você conhecer as cidades perto de Budapeste. Engano seu pensar que a “Pérola do Danúbio” é o único lugar para conhecer no país, pois há diversas atrações no seu entorno tão encantadoras quanto a capital.

Nos arredores de Budapeste, destacam-se vilarejos cheios de charme, com cenários de contos de fadas, comidinhas típicas e bem perto da capital, possibilitando fazer uma visita e retornar à cidade no final do dia caso você opte em se hospedar na capital, já que os trens metropolitanos facilitam muito os passeios; assim como diversas linhas de ônibus.

Então digo que este artigo será de grande valia caso você esteja planejando um roteiro na Hungria com mais dias disponíveis e queira desbravar um pouco mais desse cantinho tão charmoso, interessante e de atmosfera jovem.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Budapeste

Seguro viagem para Europa »

 

Cidades perto de Budapeste

  1. Esztergorn
  2. Sentendre
  3. Gödöllő
  4. Visegrad
  5. Eger
  6. Lago Balaton
  7. Bratislava – Eslováquia

 CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Budapeste »

 

Lugares perto de Budapeste para visitar

Esztergom

Esztergom o que fazer
Imponente Basílica de Esztergom pode ser avistada de longe.

A charmosa e medieval Esztergom fica ao norte da Hungria na Europa, às margens do rio Danúbio, sendo a primeira capital do país entre os anos 1000 e 1256; a cidade foi destruída varias vezes durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruída e hoje é esse lugar encantador.

Devido à proximidade e a facilidade do acesso, dá pra ir e voltar de Budapeste no mesmo dia tranquilamente

Aqui está situada a maior basílica da Hungria, a Basílica de Esztergorn, que também é sede da igreja católica da Hungria e foi construída sobre as ruínas da fortaleza romana, considerada a construção mais importante da cidade.

A cidade por si só já é um museu ao ar livre, mas existem inúmeros museus tradicionais para visitar, assim como o Castelo de Esztergom e o Museu Cristão que fica dentro do castelo, o Museu Magyar, sem falar nas barraquinhas de rua com as melhores comidas típicas e a famosa pálinka (bebida tradicional do país).

Prepare o bolso para comprar muitos suvenirs, entre outros artesanatos.

Um fato bem interessante sobre Esztergorn é que do alto da colina avista-se a vizinha Eslováquia.

  • Distância: 49,1 km.

Excursão => Curva do Danúbio saindo de Budapeste

 

Szentendre

szentendre hungria
Szentendre é uma das cidades mais interessantes da Hungria.

Cidade do Condado de Peste às margens do Danúbio e muito conhecida pela arte e seus artistas, Szentendre (Santo André traduzindo para o português) faz parte da zona metropolitana da capital e pode ser visitada saindo por barco durante o verão (entre abril e setembro), carro ou trem; há quem faça o percurso de bicicleta também! Saiba mais sobre o transporte em Budapeste.

Se optar pelo trem, você pega na estação Batthyány Square, na linha vermelha do metrô e o trajeto leva cerca de 40 minutos.

Curiosamente, Szentendre é habitada por muitos Sérvios que se refugiaram quando suas terras foram habitadas pelos turcos do fim do século XVII e hoje em dia também vivem na cidade muitos artistas húngaros.

O que não falta nessa cidade pitoresca é muito artesanato nas ruas e as diversas galerias de arte; além dos museus, as casinhas coloridas, a pracinha principal, as sete torres das igrejas e as barraquinhas de comidas típicas.

Sem deixar de citar a igreja ortodoxa Blagovesztenszka (Nossa Senhora da Anunciação), considerada uma das mais bonitas do país.

Um pouco mais afastado da vila, existe um museu etnográfico a céu aberto, o Skanzen com aproximadamente 340 construções espalhadas pelas pequenas aldeias, o que enriquece o folclore da região.

  • Distância: 22,6 km.

Incrível => Excursão para Szentendre saindo de Budapeste

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Hungria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Gödöllő

godollo hungria
Gongo da Paz Mundial | Foto: Rlevente, via Wikimedia Commons.

A cidade de Gödöllő também fica na zona metropolitana, no Condado de Peste, a mais ou menos 30 quilômetros de Budapeste; bem fácil de chegar quando se parte de trem da capital.

Na cidade a principal atração é o Palácio de Gödöllő, rodeado por um lindo jardim; também conhecido como Palácio de Sissi, apelidado de Elizabeth, que foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria, trata-se de uma das maiores construções barrocas da Europa.

Infelizmente, não é permitido tirar foto dentro do Palácio, apenas nos jardins.

Outro marco importante para a comunidade é o Gongo da Paz Mundial, um círculo de bronze que foi doado pela Indonésia como símbolo da amizade, que foi inaugurado em 2007.

O Parque Erzsébet é outro atrativo que não pode passar despercebido.

Após a morte de Elizabeth, foram criados inúmeros parques pela Hungria homenageando-a, além de ruas e avenidas, pois ela era muito querida pelo povo húngaro; mas o maior e mais impressionante é o Godollo Park, que além da fascinante arborização, também é permitido e muito recomendado visitar o túmulo de Elisabeth, que julgo ser mais interessante que o parque.

  • Distância: 33,2 km.

Confira => Excursão Real de Sissi saindo de Budapeste

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Visegrad

visegrad hungria
Visegrad apresenta uma linda natureza e faz fronteira com a Eslováquia.

Trata-se de um vilarejo do Condado de Peste, localizado às margens do rio Danúbio ao norte de Budapeste.

Seu nome é de origem eslovaca e significa “Cidade Alta” ou “Castelo Alto”, pois fica em uma colina e tem uma vista sobre o Rio Danúbio que é de cair o queixo; faz fronteira com a Eslováquia e foi capital da Hungria em 1335.

Visegrad é uma simpática e pequena vila que lembra muito as cidadezinhas do interior do estado de Minas Gerais, com suas casinhas em tons pastéis e é pouco visitado por turistas que não são da região. Saiba também como montar um roteiro em Budapeste.

Você pode e deve visitar o imponente Castelo Medieval de Visegrad do século XIV, que é o principal atrativo e também é conhecido pelo fato de ter sido um dos refúgios do Conde Drácula; também popular como Palácio Real, foi a antiga moradia oficial dos reis da Hungria e que depois se tornou a residência de verão do rei Matias Corvino.

Na segunda semana de julho acontece o festival Royal Palace, onde se comemora a época de ouro da vila e todos se vestem a rigor no estilo medieval e realizam torneios de música, dança, cavalos e comidas.

  • Distância: 43,9 km.

Como ter? => Chip na Europa

 

Eger

eger hungria
Condado tem ruas de pedra e um clima medieval.

Eger é um condado urbano que está localizado no norte da Hungria, na região vinícola do país, sendo bem conhecido pelos vinhos tintos e principalmente um deles, o Bikavér (Vinho picante e ao mesmo tempo suave que os húngaros tomavam antes das batalhas).

É a única aldeia húngara na lista do patrimônio mundial da Unesco e é de fato bem pequena, mas cheia de história e monumentos interessantes, além dos parques naturais. Fica a mais ou menos 2 horas de Budapeste pelo trajeto de ônibus.

Há muito que visitar em Eger, em um dos pontos mais altos da cidade você pode visitar o Castelo de Eger e todo seu entorno; ao entrar nele você tem acesso ao Palácio Gótico, passagens subterrâneas e galerias de arte. Conheça também os principais pontos turísticos de Budapeste.

Na Universidade de Eger, vale a visita ao Museu Astronômico e a Câmara Obscura, a Dobo Square que é a principal praça da cidade com casarões antigos e clima de vila; não deixe de aproveitar os famosos banhos termais, visite a Basílica de São João, que é uma igreja bem grande e linda.

É bem interessante degustar os mais deliciosos vinhos diretamente dentro das cavernas do local, bem como passeios em outras vinícolas da região, considerada uma das mais importantes do país.

  • Distância: 141,2 km.

Imperdível => Excursão a Eger com degustação de Vinhos

 

Lago Balaton

principais destinos da hungria
Lago Balaton recebe diversos turistas e locais diariamente.

O maior lago de água doce da Europa Central e também conhecido como Mar Húngaro, devido à Hungria não ter costa marítima, o Lago Balaton fica próximo às cidades de Balatonfüred, Tihany e Balatonmáriafürdő, mas Siófok é o ponto com mais movimento do lago. Confira também dicas para chegar na capital húngara e para sair do aeroporto de Budapeste.

Com 77 km de extensão e 14 km de largura, é um destino tipicamente húngaro, ainda não muito conhecido entre os turistas, mas muito procurado na alta temporada pelo pessoal da região e fica com um delicioso clima de balneário, sendo um verdadeiro point e uma ótima opção para se refrescar durante o período de altas temperaturas na Hungria, mas também muito frequentado no inverno para patinação nas suas águas congeladas.

É uma ótima opção para quem quer fugir um pouco de metrópoles e daquele clima todo de cidades e museus.

  • Distância: 135,5 km.

Desfrute => Cruzeiro ao pôr-do-sol no lago Balaton

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Bratislava

o que fazer em Bratislava
Bratislava é uma capital européia que pode ser desbravada em 1 dia.

Em um pouco mais de 2 horas você vai de Budapeste a Bratislava, a capital da Eslováquia. Os 201 km que separam as duas capitais valem muito a pena serem percorridos, pois a cidade eslovaca é charmosa e com muita coisa legal para ver em apenas um dia, sendo possível fazer um bate-volta.

Você pode pegar um trem na Estação Central Keleti, que é a maneira mais confortável, de ônibus que é a mais barata ou alugando um carro, que te deixa mais livre para rodar outros lugares.

Além de ser a capital, é a principal cidade da Eslováquia e também faz fronteira com a Áustria. Com seu clima medieval e ares de cidadezinha de interior, você pode se programar para visitá-la em um dia, o que é totalmente possível; mas se tiver mais tempo para desbravar cada pedacinho e não perder nada será melhor.

Seu centro histórico é bem compacto e é possível ver as atrações caminhando, sem necessidade de transporte público.

A principal atração sem dúvidas é o Castelo de Bratislava, que pode ser visto do alto da colina ao chegar à cidade; nele é possível ver as fronteiras com a Hungria e Áustria, além de vistas lindas de toda a cidade.

A Praça Hviezdoslavovi é um charmoso point rodeado por restaurantes, cafés e a estátua de Pavol Hviezdoslavovi, o maior poeta eslovaco, cujo foi homenageado com o nome da praça. Para visitar este e outros países, confira dicas para um mochilão na Europa.

Por sua vez, a Praça Hlavné é a principal de Bratislava e com certeza você passará por ela durante a caminhada pela cidade; nela encontra-se a estátua de  Napoleão Bonaparte e o Old Town, que é a antiga prefeitura da cidade e hoje é o Museu da Cidade, o mais antigo de Bratislava, onde é possível subir até seu topo e ver quase toda a cidade.

  • Distância: 201,3 km.

Conheça => Tour histórico em Bratislava

 

Conheça as cidades perto de Budapeste

Após conhecer a capital da Hungria e desfrutar de tudo de bom que ela oferece, nada melhor que fugir para vilarejos e cidades próximas, onde se pode vivenciar de forma única a cultura local, sem aquele clima de cidade grande.

Neste artigo você pôde ver o que mais te agradou e montar um roteiro que se encaixe nas suas possibilidades de acordo com o tempo que possuí.

Provar uma comidinha típica na barraquinha, comprar um artesanato feito à mão, ver os habitantes levando um estilo de vida mais calmo e passear sem ver muitos carros nas ruas é de fato uma experiência única que deve ser vivida; caso você consiga encaixar mais dias na sua viagem.

São passeios baratos, já que o país tem um custo de vida bem tranquilo e que irão acrescentar muito na sua bagagem cultural.

O ideal para aproveitar este roteiro é se planejar bem e reservar os passeios com antecedência, para ter a certeza de que irá desfrutar deste país incrível do Leste Europeu.

Veja mais das belezas de Budapeste neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Hungria:

E você, quais destas cidades perto de Budapeste gostaria de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Paula Batista

ESCRITO POR

Paula Batista

Sou brasileira, mineira, mas constantemente confundida com estrangeira. Apaixonada por viagens e moda. Amo brigadeiro na mesma intensidade que detesto comida japonesa. Lugar favorito no mundo: Holanda. Sonho realizado: ter conhecido Israel. Curta minhas selfies e fotos tiradas por desconhecidos no meu Instagram: @pauletesb

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *