Castelo de Buda: história, ingressos e tickets do funicular

por Paula Batista

Castelo de Buda: história, ingressos e tickets do funicular

Um local que carrega memórias do passado medieval da Hungria, já foi lar dos reis húngaros e símbolo de poder e força da nação húngara. Estou falando do Castelo de Buda!

Construído em local estratégico, no alto das colinas de Buda e uma vista de tirar o fôlego, o Castelo já foi bombardeado, palco de muitos conflitos e hoje é um símbolo de resistência de um povo.

Neste artigo vou falar um pouco das particularidades desse atrativo, curiosidades, horários, passeios e outras informações que te farão querer mergulhar nesse mundo de história e magia.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Budapeste

Seguro viagem Europa »

 

Castelo de Buda: mapa

labirinto do castelo de buda
Mapa do Castelo de Buda | Foto: Prefeitura de Budapeste/Divulgação.

Se você está escolhendo o que fazer em Budapeste para aproveitar durante roteiro na capital da Hungria, recomendo que inclua o Castelo de Buda em seus passeios em Budapeste.

Ele é uma das principais atrações turísticas de Budapeste, parada obrigatória pra quem está visitando a capital da Hungria, na Europa. Por isso, neste artigo falo sobre:

  • História do Castelo de Buda
  • Como chegar ao Castelo de Buda
  • Funcionamento
  • O que fazer no Castelo de Buda
  • Tours e excursões para o Castelo de Buda
  • Hotéis perto do Castelo de Buda
  • Dicas para aproveitar bem o Castelo de Buda – onde comer e dicas gerais
  • Curiosidades do Castelo de Buda

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Castelo de Buda »

 

Tudo sobre o Castelo de Buda

História do Castelo de Buda

castelo de buda parlamento de budapeste
Foi construído entre 1410 e 1420 | Foto: Site oficial/Divulgação.

O Castelo de Buda, que também já foi chamado de Palácio Real e Castelo Real, é de fato um castelo com muita história.

Sua construção começou em 1410 e finalizou-se em 1420, com algumas partes a serem terminadas anos depois. Está localizado nas colinas do lado Buda da cidade, onde tem uma vista incrível do lado Peste e do Rio Danúbio.

Depois de várias guerras, reconstruções, destruições e modernizações ao longo dos anos, o Castelo de Buda foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.

Apesar de não ser a versão original da construção ainda assim é um marco importante para o país. E, por isso, vale super a pena fazer um walking tour privado no Distrito do Castelo de Buda.

 

Como chegar ao Castelo de Buda

O fato do Castelo de Buda ficar no alto das colinas não significa que exista alguma dificuldade de chegar até ele.

Para os que optam por uma agradável e íngreme caminhada, podem subir e descer andando pelas escadas que ficam ao lado da Ponte das Correntes.

budapeste dicas
Ponte das Correntes | Foto: QVM.

Ainda há a possibilidade de subir pela ladeira que fica ao lado esquerdo do funicular, também gratuita.

castelo buda ingresso
Subida pela lateral do funicular | Foto: QVM.

Porém, se quiser subir rápido existe o Funicular Budavári Sikló sobe e desce com turistas entre 7h30 e 22 horas. Você paga para subir.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Budapeste. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
transporte em budapeste
Funicular Budavári Sikló | Foto: Prefeitura de Budapeste/Divulgação.

Uma boa sugestão é subir pelo funicular e descer pela ladeira, que não é um passeio difícil e você ainda admira a vista, que vale muito a pena.

Há ainda 3 linhas de ônibus, 16, 16A e o 116, que saem da parte plana de Peste subindo o alto da colina. Para entender como se locomover na cidade desde o aeroporto de Budapeste, veja como utilizar o transporte em Budapeste.

 

Funcionamento

catacumbas budapeste
Pátios ficam abertos 24h | Foto: Prefeitura de Budapeste/Divulgação.

Os pátios do Castelo estão abertos 24 horas por dia, todos os dias da semana, o que vai variar é se tem algum festival ou evento onde vai precisar adquirir ingressos para entrar.

viajar para Budapeste
Vista do Parlamento da colina do Castelo | Foto: QVM.

Os museus do Castelo abrem de terça a domingo, das 10 às 18 horas entre março e outubro e das 10 às 16 horas, de novembro à fevereiro. O endereço oficial é Szent György tér 2, 1014, ou simplesmente nas Colinas de Buda.

castelo budapeste tickets
Vista do Castelo do lado Peste | Foto: QVM.

A entrada é gratuita para passear nos jardins, Pátio dos Leões e seus arredores, e para o Museu da História de Budapeste o ingresso custa HUF 1800, cerca de 30 reais e para Galeria Nacional Húngara HUF 2200, cerca de 35 reais.

Se você tem o Budapeste Card, a entrada é gratuita. Se não quiser subir a pé, pagará o funicular para chegar até o castelo, que fica no alto da colina.

 

O que fazer no Castelo de Buda

budapeste fotos
Pátio do Castelo | Foto: QVM.

Chegando ao Castelo, no térreo, há algumas exposições, como tapeçarias e esculturas. Indo para o andar subterrâneo você poderá ver o Palácio Medieval e a capela real do século XIV.

No subsolo também tem um labirinto com mais de 10 quilômetros de túneis, que foi aberto no século XI pela força da erosão. No passado esse labirinto serviu como adega, abrigo de guerra e esconderijo de armas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
o que fazer castelo budapeste
Jardins do Castelo de Buda | Foto: QVM.

No térreo é a bilheteria e serviços que o Castelo oferece, como um café, o guarda volumes e uma loja de souvenirs, e no primeiro andar tem algumas atividades interativas, muitos objetos e esculturas.

Nos Jardins do Castelo de Buda encontram-se monumentos maravilhosos, como a Fonte de Matias, que decora o pátio com a escultura de caçadores e o líder Matias Corvino.

o que fazer no castelo de buda
Estátuas nos jardins do castelo.

Além do Monumento ao Príncipe Eugênio de Savóia, uma estátua do príncipe; o Domador de Cavalos; o símbolo mitológico Turul; a Fonte das Crianças Pescando.

E ainda Csongor e Tunde, duas estátuas de duas figuras literárias; os dois pares de leões a guardar o portão monumental;

Além de as estátuas alegóricas representando a Guerra e a Paz, na entrada do Museu de História de Budapeste.

Falando nele, o Museu de História de Budapeste ocupa quatro andares do prédio, repleto de artefatos da época medieval e escavações da fundação do castelo e uma exposição sobre a história do país e da cidade.

igrejas na hungria
Galeria Nacional Húngara | Foto: Site oficial/Divulgação.

A Galeria Nacional Húngara, também conhecida como Museu Nacional de Arte, é um espaço de 3 andares e tem aproximadamente 100 mil obras, entre elas pinturas, esculturas, fotografias, entre outras.

Nessa parte do Castelo está a cúpula, onde se pode subir e se encantar com a vista do Rio Danúbio e do lado Peste.

castelo buda paga
Vista do café do Castelo do lado Peste, no inverno | Foto: QVM.

E por fim, mas nem de perto o menos importante, a Biblioteca Nacional Széchényi também faz parte do Castelo de Buda.

A biblioteca conta com uma coleção de em média dois milhões e meio de livros e é palco de exposições permanentes e temporárias.

 

Tours e excursões para o Castelo de Buda

Tours para o Castelo de Buda
Diversos passeios em Budapeste incluem o Castelo de Buda.

Para facilitar o seu passeio e fazer com que você evite as longas filas e possíveis atrasos, indico algumas excursões e tours pelo Castelo de Buda.

O o valor do ingresso já inclui guia e alguns deles até mesmo as entradas aos museus. É possível visitar o Castelo de Buda todo em um único dia e você pode aproveitar e passear nos atrativos que ficam na mesma região.

  • Budapeste: caminhada de castelo de 3 horas em Buda: A primeira opção de passeio, o nome já diz, tem duração de 3 horas, percorre toda a região turística de Buda, guia em língua inglesa, um lanche e bebida, mas não inclui a entrada aos museus!
  • Castelo de Buda: Excursão a pé Noturna, História e Mitos: A segunda opção é para quem tem sangue quente. Com duração de duas horas, este passeio é feito durante a noite, com guia em inglês vestido com trajes góticos que irá contar histórias sobre vampiros como Drácula.
  • Castelo de Buda: Excursão guiada a pé com historiador: A terceira que indico é uma ótima opção para quem gosta de história e detalhes minuciosos sobre os lugares, o tour dura 3 horas, inclui uma parada para café e olha que beleza, tem opções de guias em inglês, espanhol e português!

 

Hotéis perto do Castelo de Buda

onde ficar em budapeste
Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest | Foto: Booking.

Apesar do lado Peste ser o mais movimentado e ter mais opções de hospedagem, o lado Buda e suas redondezas não ficam para trás e há diversos hotéis em Budapeste nos dois lados.

É considerada uma região mais residencial e mais cara, mas com excelentes opções de hospedagem, e caso você opte em ficar nessa área, o que é bem viável, já que existem vários pontos turísticos de Budapeste ao redor e a facilidade de se locomover para a região central.

O Hotel Hilton Budapeste oferece um alto nível de conforto e a maravilhosa vista do rio Danúbio é um dos pontos fortes que mais atraem os turistas. Possui infraestrutura como academia de ginástica, quartos duplex, restaurante que servem tradicionais pratos húngaros e internacionais.

O café da manhã de qualidade, decoração impecável e serviço de concierge são com certeza razões para você escolher o Art’otel Budapeste by Park Plaza.

Além da vista incrível para o Castelo de Buda e para o rio Danúbio, conta com uma decoração moderna, um bistrô bar, café da manhã e SPA. Ótimo custo beneficio para um hotel 4 estrelas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
hoteis 4 estrelas em budapeste
Art’otel Budapeste by Park Plaza | Foto: Booking.

O Four Seasons Gresham Palace não pode ficar de fora dessa lista, já fica no final da Ponte das Correntes, a 17 minutos do Castelo de Buda e é o típico hotel 5 estrelas que passamos em frente e dá vontade de entrar e se hospedar de imediato.

   

Não só pela imponência do edifício, que é um exemplo de arquitetura art nouveau, mas pelo ambiente luxuoso que a gente já sente do lado de fora. Foi renovado em 2004 e suas instalações e serviços são de primeira linha, além de ter um restaurante muito bem conceituado.

No Kollázs Brasserie e Bar você pode desfrutar de um jantar ou um drink com vista para a colina de Buda, a Ponte das Correntes e o Rio Danúbio. Possui estacionamento privativo, piscina de borda infinita, academia, SPA, sauna, entre outros serviços.

 

Dicas para aproveitar bem o Castelo de Buda

onde comer em budapeste
Aproveite os cafés e restaurantes dentro e fora do castelo.

Dentro do Castelo de Buda você vai encontrar o restaurante Budapest Terrace, que além de proporcionar uma vista maravilhosa, oferece drinks, snacks, pratos quentes, saladas, café, entre outras opções para uma pausa nas visitas e relaxar um pouco.

Também tem um café, uma lojinha de souvenirs e um guarda volumes e ficam todos no térreo. Caso queira algo experimentar algo nos arredores, indico o Ruszwurm Café, que apesar de estar sempre cheio vale a pena a tentativa de experimentar os deliciosos e famosos bolos e tortas do local.

O café funciona todos os dias da semana, das 10 às 18  horas na Szentháromság u. 7, 1014. Caso prefira um restaurante, o Marvelosa, que serve pratos tipicamente húngaros, é uma ótima opção e um ambiente acolhedor localizado pertinho do Castelo.

O restaurante funciona de terça à sexta-feira, das 10 às 21 horas, sábados das 17 às 21 horas e domingos 10 às 18 horas, não abre às segundas. E fica na Lánchíd u. 13, 1013.

O Restaurante Zona também é próximo, serve pratos da culinária húngara e internacional. Funciona todos os dias de 10 a meia noite e fica na Lánchíd u. 7, 1013. Aproveite esses restaurantes em Budapeste para conhecer a comida típica local.

 

Curiosidades do Castelo de Buda

curiosidades do castelo de buda
Um dos labirintos do castelo | Foto: Site oficial/Divulgação.

As curiosidades sobre o Castelo de Buda são um pouco macabras, mas interessantes e deixarão seu roteiro de viagem pela Europa ainda mais bacana.

  • Ossadas femininas foram achadas no labirinto, o que dizem ser devido à existência de um harém turco nos anos de 1300
  • Há quem diga que o local foi esconderijo do famoso Conde Drácula, que saiu às pressas da Romênia, se abrigando na Hungria
  • O local oferece passeios noturnos (somente para os corajosos!), a fim de aterrorizar os visitantes, com trilha sonora e tudo mais. Vai encarar???

 

Mais do Castelo de Buda

Depois de muitas guerras, períodos conflituosos, divisão de reinos e diversas restaurações e reformas, o Castelo  de Buda segue firme trazendo o espírito medieval que já foi predominante na Hungria.

A história do país é de fato muito interessante e este local trás consigo a atmosfera do passado que deve ser preservada e sentida.

Há muito o que se ver no Castelo de Buda, cada parede, quadro, janela, tudo foi palco de fatos marcantes e ainda hoje permanece na memória desse povo que muito se orgulha do passado.

Por isso, passando por Budapeste, uma das mais lindas cidades da Europa, vá visitar o Castelo de Buda. É imperdível!

Aproveite e já calcule quanto custa viajar para Budapeste e entenda como são as estações do ano em Budapeste para aproveitar ainda mais a cidade.

Gostou das dicas? Já visitou o Castelo de Buda? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários abaixo.

ESCRITO POR

Paula Batista

ESCRITO POR

Paula Batista

Sou brasileira, mineira, mas constantemente confundida com estrangeira. Apaixonada por viagens e moda. Amo brigadeiro na mesma intensidade que detesto comida japonesa. Lugar favorito no mundo: Holanda. Sonho realizado: ter conhecido Israel. Curta minhas selfies e fotos tiradas por desconhecidos no meu Instagram: @pauletesb

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *