Viena

Fazer turismo em Viena é como viajar no tempo. É que a capital da Áustria não apenas respira cultura e história nas suas ruas e museus, ela vive a história no seu dia a dia. Nos bailes de gala que acontecem ao longo do ano, nos teatros, óperas, é como se a cidade fosse um museu a céu aberto.

Mas, não pense que isso faz com que os viajantes mais jovens ou os grupos de mochileiros dispensem visitar a cidade. Pelo contrário, é cada vez maior o interesse de jovens viajantes em conhecer a cidade que ainda é berço de grandes artistas como como Mozart, Franz Schubert, Anton Bruckner e Johannes Brahms.

Fora toda essa questão histórica e cultural, Viena é uma cidade lindíssimas, com muitas paisagens naturais de tirar o fôlego. Quer saber mais sobre o turismo em Viena? Veja neste artigo todos os posts sobre Viena, um verdadeiro guia turístico. É só clicar nos links para ler os artigos!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Viena

Seguro viagem Europa »

 

Turismo em Viena: Mapa da cidade

  • País: Áustria
  • Estado: Viena
  • Área: 414,90 km²
  • População: 1.899,055 hab

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Viena »

 

Tudo sobre Viena

viena turismo
Vista de Viena, Áustria

Viena é a capital da Áustria e um dos 9 estados austríacos. Tem aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, o que a faz a 7ª maior cidade da União Europeia, além de ser a 2ª maior cidade de língua alemã em toda Europa. Sim, é isso mesmo, o idioma oficial é o alemão. Há ainda outras línguas regionais como o esloveno, o croata e o húngaro.

A cidade fica na região nordeste da Áustria, na parte dos alpes. Seu clima é o continental úmido e, embora as temperaturas médias anuais fiquem em torno de 26ºC, no inverno faz muito frio por lá e costuma nevar. Os meses mais frios do ano são de dezembro a março.

Por isso, a melhor época para viajar para a capital austríaca é entre abril e outubro, quando as temperaturas estão mais amenas.

Não há voos direitos do Brasil para a Áustria, mas muitas companhias fazem o trajeto com paradas em outros países da Europa. Brasileiros não precisam de visto de turismo para o país, que faz parte da União Europeia. Por estar no bloco, sua moeda oficial é o Euro.

O código telefônico da Áustria é 43 e o da capital é 1. A capital austríaca está em fuso horário de 4 horas a mais que o Brasil, tendo como base o horário oficial de Brasília, mas na época do horário de verão essa diferença cai para 3 horas.

Demais => Ingresso para concerto em Viena

 

Mais sobre a história de Viena

pontos de interesse em viena
Castelo Belvedere.

Os vestígios dos primeiros habitantes na região são do Período Paleolítico, que começou a cerca de 2,5 milhões de anos.

Ao longo de sua história foi invadida e ocupada por diversas civilizações e, por isso, já foi a capital da Casa de Habsburgo, uma influente e nobre família europeia do século XIII, do Sacro Império Romano-Germânico (um território  multiétnico da Idade Média) e do Império Austríaco, além de uma importante cidade da Áustria-Hungria.

Durante as Guerras Napoleônicas foi ocupada duas vezes pelas tropas de Napoleão (1805 e 1809), sendo também impactada pelos conflitos da Revolução Francesa, que resultou na Insurreição em 1848. Nessa época, todas as tropas militares que ocupavam a cidade foram expulsas, dando início a um grande desenvolvimento do local, com a derrubada de muralhas e a construção de um anel viário.

Embora a Primeira Guerra Mundial não tenha afetado militarmente o território, a longa duração do conflito resultou em falta de comida para a população. Com o fim da guerra, acabou também o império Áustria-Hungria, que se tornou somente a República da Áustria.

Incrível => Tour guiado em um palácio em Viena

 

O que fazer em Viena

Viena é uma cidade encantadora, elegante, imperial e com muitos lugares para se conhecer. Para quem gosta de gastronomia, a cidade é um prato cheio, assim como para os apaixonados por história, ainda mais com tantos castelos, palácios e construções dedicados à Sissi, imperatriz da Áustria.

Viajar para Viena certamente será uma grande surpresa, por tamanha beleza clássica e variadas opções culturais.

Fique com o vídeo dessa bela cidade europeia, imagens do site oficial de turismo de Viena:

 

Onde ir em Viena

dicas de atrações em viena
Palácio de Schönbrunn, conhecido como Palácio da Sissi.

Viena mistura com muita elegância o novo e moderno com o clássico e o antigo. Você pode encontrar uma banda tocando música contemporânea e outra clássica nos arredores, jovens mochileiros e grupos de idosos, passear por prédios modernos e palácios construídos há séculos. É uma cidade encantadora e com muito para se conhecer.

Primeiro você precisa saber que a capital austríaca é uma cidade imperial e, como toda cidade imperial que se preze, é cheia de palácios e construções antigas – muitas delas dedicadas à Sissi, imperatriz da Áustria e posteriormente rainha da Hungria, devido ao seu casamento com o Imperador Francisco José.

No artigo sobre os principais pontos turísticos de Viena, fiz um mapa com os 11 atrativos que considero principais e imperdíveis na cidade como a Catedral, a Ópera de Viena, o maravilhoso Palácio de Schonbrunn, o parque Volksgarten, Karlskirche (Igreja de São Carlos), Kartner Strabe, a principal rua da cidade;  o Parlamento, uma das mais importantes atrações turísticas com arquitetura neoclássica da cidade, entre outros.

Para te ajudar na missão de separar os pontos turísticos que você mais quer conhecer (tipo todos!) e organizá-los dentro do roteiro, tenho um artigo sobre o que fazer em Viena, com dicas que considero essenciais para sua viagem.

E ainda uma sugestão com cidades perto de Viena para ir de trem, como a belíssima Salzburgo,  a terra natal de Mozart e cenário de ‘A Noviça Rebelde’. Rodeada por alpes e com um belíssimo centro histórico, ela é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. De trem, dá até pra visitar outro país, Bratislava é a capital da Eslováquia, mas a viagem de Viena até a cidade é rápida e compensa muito fazer um bate-volta.

Imperdível => Jantar à luz de velas e passeio na roda gigante de Viena

 

atrações turísticas viena
Catedral St. Stephan.

Além de conhecer os pontos turísticos da cidade, para montar o seu roteiro e, mais importante, para que você não fique confuso ao percorrer a cidade fiz uma série de artigo sobre assuntos, digamos, mais práticos.

Neste trago tudo sobre o transporte do aeroporto ao centro de Viena quando chegar na cidade. O aeroporto está localizado a cerca de 20 km do centro da cidade. Obviamente os taxis, transfers privados e o Uber, opções que fazem a conexão direta do aeroporto ao hotel, são as alternativas mais confortáveis e práticas.

Há ainda outro post sobre como se locomover em Viena, detalhando mais quais são e como funcionam os transportes públicos da cidade como trem (S-Bahn), ônibus, bondinhos (Strassenbahn) e metrô (U-Bahn).

Conheça também os melhores hotéis em Viena como Hilton Vienna, com ótima localização em Landstraße, bem próximo ao centro, próximo ao City Park, à Catedral de Santo Estêvão e em frente à estação de metrô.  E a House of Time está a  1,2 km da Roda Gigante e outra opções de hotéis nos melhores bairros para você ficar durante a viagem.

Outro tema bem importante é sobre a culinária da capital, uma vez que considero essencial experimentar a gastronomia local durante as viagens.

No artigo sobre as comidas típicas de Viena, falo sobre os pratos mais comuns para você chegar lá e saber o que pedir, como Schnitzel que é bem parecido com o nosso chamado bife à milanesa. Outra iguaria deliciosa é o Apfelstrudel, que é uma irreverente torta de maçã, encontrada em todo lugar do destino. A salsicha austríaca é outra delícia muito elogiada pelos turistas.

Nesse post você vai ver também dicas de restaurantes como o Naschmarkt (Mercado Central), onde há várias opções de restaurantes, cafés, bares e tendas com frutas e verduras frescas, pães, queijos e muitas outras delícias como peixes e frutos do mar. Por fim, um artigo com a minha sugestão de roteiro em Viena para até 4 dias de viagem.

Viena é uma das capitais europeias que mais vale a pena conhecer, sendo parada obrigatória principalmente para quem gosta de música erudita. A cidade reúne palácios, igrejas, museus, óperas, cafés, parques, entre vários outros atrativos que agradam a todo o tipo de viajante.

Prático => Ticket de ônibus turístico em Viena

 

Dicas de turismo em Viena

Há muita história, muita música e muita vida pelas ruas de Viena. A cidade ainda abriga a sede de diversas organizações internacionais de vários setores, incluindo um das 4 sedes da Organização das Nações Unidas (ONU), o que mostra a importância da capital da Áustria para o mundo.

Para fazer passeios pagos, acesse as várias opções de tours guiados em Viena.

Se quiser mais informações sobre a Áustria, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure no post índice. A RBBV reúne artigos de diversos blogueiros de viagem brasileiros.

E aí, Viena está na sua lista de destinos? Se já conhece a cidade, conte qual o seu ponto turísticos preferido.

Até + !!!

 

Background Tickets
Viena

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Viena

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Viena

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *