O que fazer em Viena e dicas para organizar sua viagem

por Guilherme Tetamanti

O que fazer em Viena e dicas para organizar sua viagem

Saber o que fazer em Viena é fundamental para quem pretende conhecer uma das mais elegantes capitais europeias.

Cada vez mais Viena está nos roteiros dos mochilões pela Europa; por isso, este artigo traz um guia completo de Viena e traz dicas essenciais sobre pontos turísticos, locomoção, gastronomia e hospedagem. O que, com certeza, te ajudará a planejar uma viagem para a cidade.

A capital austríaca é uma cidade imperial, cheia de palácios e construções antigas – muitas delas dedicadas à Sissi, imperatriz da Áustria e posteriormente rainha da Hungria, devido ao seu casamento com o Imperador Francisco José.

Mas há também uma Viena mais nova e muito moderna. É bem interessante conhecer os dois lados. Além disso, a cidade tem uma importância cultural enorme para a Europa. Ela abriga muitos museus, teatros e casas de ópera.

Vale lembrar que Viena é um grande reduto da música erudita, sendo berço grandes nomes da música clássica, com Mozart e Schubert. Venha descobrir tudo sobre a cidade.

Descubra aqui o que fazer em Viena em 2 dias, no inverno o que comer, onde se hospedar, como se locomover e quais são os passeios mais procurados pelos turistas.

Planeje sua viagem => Hotéis mais bem avaliados em Viena

Tire suas dúvidas sobre seguro de viagem para Europa »

 

O que fazer em Viena?

*Vídeo feito pelo site oficial do Turismo de Viena com os principais atrativos da cidade

A lista sobre o que fazer em Viena, capital da Áustria, é enorme. São muitos atrativos e possivelmente você não vai conseguir ver todos em uma única viagem.

Com vários castelos e palácios, a cidade é uma grande aula de história. Além disso, para quem curte música erudita, ela é um prato cheio, já que na Europa é berço de artistas como Mozart, Franz Schubert, Anton Bruckner e Johannes Brahms. Na cidade vale a pena assistir um Concerto no Palácio de Viena.

Neste artigo, você confere informações e links para artigos sobre:

  • Pontos turísticos de Viena
  • Passeios em Viena
  • Quando ir e melhor época
  • Onde ficar em Viena
  • Como chegar ao centro de Viena
  • Como se locomover em Viena
  • Gastronomia e onde comer em Viena
  • O que fazer em Viena em cinco dias

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Viena »

 

Pontos turísticos de Viena

Palácio de Schonbrunn
Palácio de Schonbrunn é um dos pontos turísticos mais procurados de Viena.

Viena é linda e, sem dúvidas, uma capital muito turística e que atraí cada vez mais viajantes do mundo todo, inclusive do Brasil. Isso se deve muito aos seus atrativos turísticos, que impressionam pela arquitetura e pela história que carregam.

Preparei um mapa dos 11 principais pontos turísticos de Viena para ninguém deixar de visitar, são eles:

  • Igreja de São Carlos – Conhecida pelos austríacos como Karlskirche, a igreja tem sua construção datada de 1737. Além da bela arquitetura com culunas enormes e cúpula de bronze, o espelho d’agua em frente traz ainda mais beleza ao local.
  • Ópera de Viena – Situado no Centro Histórico de Viena (Innere Stadt), este prédio construído em 1869 realiza concertos em homenagem a Mozart, que são sempre muito procurados por quem visita a capital.
  • Catedral de Santo Estevão – A Catedral de Viena ostenta o orgulho vienense de ser uma das raras construções importantes da Europa Central a permanecer intacta após a Segunda Guerra Mundial. A entrada é gratuita para a igreja; porém para acessar a torre é preciso desembolsar 4,50 euros.
  • Kartner Strabe – Entre a Catedral de Santo Estevão e a Ópera de Viena, fica situada esta que é a principal rua da cidade. Exclusiva para pedestres, ela é o grande centro de compras da cidade; além de contar com bares e restaurantes que possuem mesas e cadeiras a céu aberto.
  • Palácio de Schönbrunn – Um dos cartões-postais de Viena, ele fora construído no século XVII e até os dias atuais impressiona pela imponência, tanto pelos salões e aposentos pelo lado de dentro, como pela estrutura externa. Adquira aqui um tour guiado pelo Schönbrunn Palace e conheça este local magnífico.
  • Edifício do Parlamento Austríaco – O prédio administrativo do governo local também é um ponto turístico, pois se trata de uma construção arquitetônica gigantesca, com estátuas, mosaicos e uma arquitetura grega que remete ao templo de Athena.
Atrações turísticas de Viena
Parlamento austríaco possui templos da Grécia Antiga como inspiração arquitetônica.
  • Volksgarten – Basicamente é um jardim, mas se parece mesmo com um bosque encantado que é digno dos contos de fadas. Este foi o primeiro parque da cidade a ser aberto a população e hoje em dia é muito comum ver famílias caminhando, almoçando nos restaurantes e fazendo piqueniques no local.
  • Donauturm – Esta é a Torre do Danúbio, que possui 275 metros de altura e apresenta um visual exuberante do rio mais famoso da Europa. A dica aqui é almoçar ou jantar no restaurante da torre, que proporciona um visual deslumbrante de 360º.
  • Museumsquartier e Maria-Theresien-Platz – Aqui ficam os mais famosos museus da capital austríaca, como o Museu de História Natual, Museu de História da Arte e o Museu de Arte Moderna. Veja também na praça a famosa escultura da Imperatriz Maria Teresa.
  • Palácio Imperial de Hofburg – Principal símbolo do Império Austro-Húngaro, o local é um dos mais visitados da Áustria. Ele conta com atrativos como salões suntuosos, abiblioteca imperial, escola espanhola de equitação e o Museu de Sisi. O requinte e o luxo do palácio é realmente impressionante.
  • Palácio Belvedere (Obras de Gustav Klimt) – Te garanto que é outro palácio que vale a pena visitar, seja pela riqueza e relevância cultural das obras de arte lá presentes ou simplesmente pela deslumbrante área externa, que conta com um belo jardim francês e um lago. Não deixe também de aproveitar os mercados de Natal do Belvedere se viajar para Viena no inverno.
Atrações de Viena
Imponente Palácio Belvedere apresenta uma coleção de arte fabulosa | Foto: QVM.

Mas, há ainda vários outros pontos turísticos bacanas na cidade para conhecer. Para quem for ficar mais dias no destino, uma dica legal é explorar o entorno da cidade. A Áustria tem várias cidades interessantes de conhecer além de Viena.

Tem cidades históricas, com construções milenares, tem cidades com belezas naturais incríveis, tem inclusive eleitas  patrimônio da humanidade pela Unesco.

Em muitos casos dá para conhecer outras cidades próximas fazendo um bate volta de trem nos arredores de Viena, assim você vai e volta no mesmo dia, sem perder tempo da viagem.

 

Passeios em Viena

Tudo sobre Viena
Viena tem muitos atrativos e pontos turísticos que podem ser conhecidos com passeios guiados.

Por experiência própria, te garanto que adquirir ingressos e passeios turísticos te ajudar muito a conhecer alguns destinos específicos, sendo Viena um deles. Isso porque trata-se de uma capital com muita história, além te possuir lugares que merecem ser conhecidos com detalhes.

Ao fazer um tour acompanhado de um guia local, você tem o privilégio de aprender mais sobre a cultura e as tradições vienenses; isso sem contar todo o conforto e praticidade que um tour guiado proporcionam.

Dentre os passeios imperdíveis em Viena que são mais procurados pelos turistas que visitam a cidade, destaco a experiência de desfrutar do Strudel Show no Palácio de Schönbrunn, assistir a um Concerto de Mozart e Strauss, um jantar à luz de velas na Roda Gigante e caminhar pela Viena de Hitler.

Outros tours que também são bem interessantes de fazer são: excursão por Wachau e Vale do Danúbio, conhecer a Escola de Equitação, visita gourmet em Kronprinz Rudolph, caminhada do tesouro imperial, tour das Quatro Estações na Igreja de São Carlos,  aventura na City Scavenger Hunt e excursão pelos Alpes de Hallstatt

Vale a pena também explorar a cidade no ônibus Hop-on Hop-off, que conta com duas rotas turísticas para te levar as atrações da cidade; você pode adquirir o bilhete para 1, 2 ou até 3 dias e utilizá-lo de forma ilimitada durante o período solicitado.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Áustria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Quando ir e melhor época

Quando ir para Viena?
Viena é uma das capitais europeias que ficam mais charmosas no inverno | Foto: Tokfo, via Wikimedia Commons.

A Áustria, assim como a maioria dos países localizados na Europa, tem as estações do ano bem definidas, com um verão com bastante calor e um inverno mais rígido.

Portanto, para decidir quando ir para capital austríaca você já pode analisar qual sua estação mais gosta e ainda se prefere conhecer lugares novos no frio ou no calor.

As temporadas mais cheias do país, de julho a agosto, são no verão, que é chuvoso e tem temperatura média de 26º C.

Já em janeiro e fevereiro, a cidade está mais tranquila, mas o frio é intenso, podendo chegar a menos 1º C. Se não gosta de extremos, vá na primavera ou outono quando as temperaturas são mais amenas.

Confira as médias recentes do clima em Viena em cada mês do ano:

  • Janeiro – Mínima de -4 ºC e máxima de 14ºC
  • Fevereiro – Mínima de -5 ºC e máxima de 20 ºC
  • Março – Mínima de -5 ºC e máxima de 23 ºC
  • Abril – Mínima de -5 ºC e máxima de 23 ºC
  • Maio – Mínima de -1 ºC e máxima de 29 ºC
  • Junho – Mínima de  12 ºC e máxima de 29 ºC
  • Julho – Mínima de 13 ºC e máxima de 29 ºC
  • Agosto- Mínima de 13 ºC e máxima de 29 ºC
  • Setembro – Mínima de 6 ºC e máxima de 28 ºC
  • Outubro – Mínima de 3 ºC e máxima de 23 ºC
  • Novembro – Mínima de -3 ºC e máxima de 19 ºC
  • Dezembro – Mínima de -3 ºC e máxima de 11 ºC

Há muito o que fazer em Viena no inverno, afinal este é um destino onde o turismo esta centrado em museus, palácios e também nas aconchegantes cafeterias; por isso fique tranquilo e sinta-se a vontade para visitar a capital da Áustria em qualquer época do ano.

Onde ficar em Viena?

O que fazer em Viena
Melhores hotéis de Viena estão localizados no distrito 1, o mais central da cidade.

Uma dúvida recorrente de todo viajante é onde se hospedar. Sempre ficamos em dúvida de qual o melhor bairro, se ele é seguro, se é fácil se deslocar etc. No caso dessa cidade, antes de escolher é preciso entender como a cidade funciona.

Viena é dividida em distritos, são 23 no total, sendo o número 1 o mais central e o que reúne boa parte dos atrativos turísticos da cidade  como o Palácio de Habsburg, o Museu de História da Arte, o Rathaus e a Ópera.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Desta forma, o ideal na hora de escolher qual bairro ficar, é optar por um que fique na região do distrito 1, pois nele estão os melhores hotéis em Viena.

Mas, vale destacar que sendo o local mais próximo das atrações turísticas, transportes públicos e ainda com as lojas mais chiques e famosos café, o distrito 1 é o mais caro para se hospedar.

No geral, há muitas acomodações luxuosas e é preciso procurar bem as propriedades mais econômicas.

Para saber com detalhes como funciona cada uma destas regiões leia o artigo sobre onde se hospedar em Viena, onde trago dicas de hotéis baratos, com custo-benefício e os melhores situados em cada uma delas.

 

Como chegar ao centro de Viena?

Aeroporto internacional de Viena | Foto: Arne Müseler, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto Internacional de Viena, conhecido como Schwechat Airport, fica a cerca de 20 km do centro da cidade. Ele é um terminal muito importante dentro da Europa, sendo ponto de escala para diversos destinos.

Para sair do aeroporto e se deslocar até o centro há várias opões, que agradam a diferentes tipos de turistas, são elas:

Para quem busca por mais conforto e praticidade, recomendo os traslados do aeroporto; já para os viajantes que desejam autonomia para se deslocar ou está em amigos que pretendem dividir as despesas, alugar um carro é uma excelente opção.

Por sua vez, uma viagem mais econômica pode ser iniciada com um percurso mais barato de trem ou ônibus do aeroporto ao centro da capital da Áustria.

Eu explico direito cada uma das delas no artigo sobre como ir do aeroporto ao Centro de Viena, onde detalho os tipos de bilhetes disponíveis para usar no trem (diário, mensal, apenas uma viagem ou oito dias corrido, por exemplo) e dou dicas para o uso tranquilo dos meios de transporte coletivo na cidade.

 

Como se locomover em Viena?

Meios de transporte em Viena
Cada estação de metrô de Viena é muito funcional | Foto: Kai Brinker, via Wikimedia Commons.

Assim como a maior parte das capitais europeias, a capital austríaca tem um transporte público muito eficiente, e é possível fazer os deslocamentos com muita facilidade e comodidade.

Os principais meios de transporte que a cidade oferece são o trem (S-Bahn), os ônibus, os bondinhos (Strassenbahn) e o metrô (U-Bahn).

Além disso, dependendo de onde você escolher se hospedar, uma das melhores formas é andar a pé ou fazer um tour de bike por Viena. Assim, além de economizar, você ainda curte a cidade de uma forma diferente, conseguindo explorar pontos que as vezes passaria batido se estive de carro, metrô, trem, etc.

Confira todas as dicas de como se deslocar no post sobre os meios públicos para se locomover em Viena, o uso dos bilhetes para o transporte público.

 

Como é a gastronomia vienense

O que fazer
Schnitzel é, sem dúvidas, o prato típico mais tradicional da Áustria.

Uma das melhores coisas de viajar é experimentar sabores diferentes. E o que não faltam são pratos e sabores diferentes para a gente conhecer. São vários pratos típicos e ótimos restaurantes para você experimentar.

Confira quais são as comidas típicas mais populares de Viena:

  • Schnitzel – é o prato mais consumido em Viena, que se assemelha ao bife à milanesa brasileiro, por ser empanado, mas na Áustria é feito com carne de carneiro. Geralmente vem acompanhado de batatas.
  • Käsekrainer – ela é nada menos que a típica salsicha austríaca, que possui a peculiaridade de ser recheada com queijo. Muito comum de ser encontrada em eventos e jogos de futebol, ela é presença certa em sanduíches nos bares da cidade.
  • Leberkäse – trata-se de um bolo de cerne que tem o formato de um presunto, que pode ser servido em um prato pricinpal ou então no famoso sanduíche Leberkäsesemmel.
  • Tafelspitz – a picanha vienense é deliciosa mas, diferentemente do que ocorre na maior parte no mundo, ela não é grelhada; seu preparo é cozido em uma sopa de verdura.
  • Knödels – são bolinhos de trigo recheados com frutas, sendo que a mais comum no país que tenha recheio de ameixa e que seja servido bem quentinho.
  • Apfelstrudel – popular também no Brasil, o Strudel de Maçã é a sobremesa mais famosa da Áustria, feito também com uva passa no recheio e coberto por um delicioso creme doce.
strudel de maça
Strudel de Maçã é quase uma “obrigação” experimentar para quem visita a cidade.

Eu dou mais dicas de onde e o que comer no post com dicas de comidas típicas e lugares para comer bem e barato em Viena, afinal escolher um bom restaurante pode fazer toda a diferença no seu dia durante a viagem.

Dentre eles está o Mercado Central de Viena, ou Naschmarkt, que possui cafés, bares, restaurantes e diversas iguarias locais para você experimentar e comprar, como por exemplo frutos do mar, queijos, carnes e frutas.

Há ainda outros estabelecimentos que valem a pena fazer ao menos uma refeição, como o elegante Café Central, a lanchonete Trzesniewski, o LabStelle com seus produtos orgânicos, café Palmenhaus (dentro do Palácio de Hofburg) e o tradicional Esterhazy Keller, que foi construído em 1683.

Não deixe de se informar para se alimentar bem e barato durante sua estadia na cidade.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O que fazer em Viena em cinco dias?

O que fazer em Viena
Saiba o que fazer em cada dia para otimizar sua viagem em Viena,

Eu sempre digo que, para aproveitar bastante uma viagem para Viena, é preciso fazer ao menos 4 dias de um roteiro bem planejado; isso porque trata-se de um destino muito rico em atrativos culturais, históricos, arquitetônicos e, claro, gastronômicos também.

   

Com base na minha experiência de turismo na capital austríaca, um bom roteiro ficaria assim:

Roteiro em Viena – Dia 1 (Centro Histórico)

  • Ópera de Viena
  • Palácio de Hofburg
  • Catedral de São Estevão
  • Museu da História da Arte
  • Escola Espanhola de Equitação
  • Parques Volksgarten e Burggarten.

 

Roteiro em Viena – Dia 2

  • Palácio Belvedere
  • Edifício Hundertwasserhaus
  • Teatro Burgtheater
Pontos turísticos de Viena
Jovens de Viena adoram relaxar nos bancos do Quarteirão dos Museus.

Roteiro em Viena – Dia 3

  • MuseumsQuartier
  • Naschmarkt (Mercado Central)
  • Palácio de Schönbrunn

 

Roteiro em Viena – Dia 4

  • Edifício Rathaus
  • Republic Österreich (Parlamento austríaco)
  • Naturhistorisches Museum (Museu de História Natural)
  • Kunsthistorisches Museum

 

Roteiro em Viena – Dia 5 (Bate-volta em Salzburg)

  • Casa de Mozart
  • Fortaleza de Hohensalzburg
  • Palácio de Hellbrunn

Para mais dicas, leia o artigo que preparei sobre como montar um roteiro completo de viagem para Viena, que comtempla desde você que fará uma viagem mais longa, até quem pretende passar pela Áustria por apenas 1 dia eu uma Eurotrip vindo de um país vizinho ou próximo.

 

Dicas do que fazer em Viena?

Atrações mais bonitas
Aproveite as dicas e faça turismo na bela cidade de Viena.

Em 2016, quando visitei a cidade para produzir conteúdo aqui no blog comentei que era um destino maravilhoso, mas ainda não muito procurado pelos viajantes brasileiros.

De lá para cá, os brasileiros começaram a se render aos encantos austríacos e, assim como viajantes do mundo inteiro, tem escolhido a Áustria como um dos destinos para o mochilão pela Europa.

Assim, a capital da Áustria entrou no mapa dos mochileiros que, a partir daí, passaram a divulgar as maravilhas do local e atrair cada vez mais pessoas.

Neste artigo, separei as dicas de tudo o que você precisa saber para fazer seu roteiro e embarcar para Áustria: desde o que fazer na cidade, como chegar ao centro saindo do aeroporto e como se locomover pela cidade, onde se hospedar e quais as comidas típicas e os melhores restaurantes da capital da Áustria.

Com isso, acredito que você irá conseguir organizar o seu roteiro de forma que poderá curtir completamente os seus dias na cidade. Mas, caso não consiga aproveitar todos os pontos turísticos e atrações terá sempre uma desculpa para voltar à capital da Áustria.

Minha última dica para você aproveitar a viagem e ainda economizar é: adquira o Vienna City Card, pois com eles você pode utilizar o transporte público de maneira ilimitada e possui desconto em até 210 estabelecimentos da cidade, entre pontos turísticos, lojas de roupas e restaurantes.

Curtiu as dicas sobre o que fazer em Viena? Deixe nos comentários suas dicas imperdíveis para o viajante que pretende conhecer o país.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *