Restaurantes em Viena: onde comer bem e comidas típicas

por Guilherme Tetamanti

Restaurantes em Viena: onde comer bem e comidas típicas

Confesso que essa parte é a mais empolgante da viagem… conhecer a gastronomia e restaurantes em Viena.

Como sempre brinco, além de viajar mais eu também “Quero Comer Mais”. Por isso, nesse artigo te mostro lugares onde comer bem e barato na capital austríaca, pois trata-se de cidade muito bem conceituada quando o assunto são bons restaurantes.

Imagine conhecer sabores e combinações das quais você não está acostumado? É interessante conhecer o paladar de outras culturas, pratos e comidas típicas da Áustria, e mesmo que o ‘visual’ do prato escolhido não esteja muito bom, pode ser bem gostoso e vice-versa.

Mas só o fato de experimentar, é uma experiência incrível. Tenho algumas sugestões de comidas típicas de Viena, além de restaurantes bons e baratos que todos os visitantes deveriam conhecer.

Em Viena, a carne vermelha predomina nas refeições, sendo presença marcante  na maioria dos pratos típicos; porém existem outros pratos deliciosos também para quem não aprecia ou come a iguaria.

A maioria das sobremesas servidas na cidade não são exageradamente doces, como no Brasil, com dosagem de açúcar bem suave. E boa parte das receitas levam maçã, damasco e frutas vermelhas.

Planeje-se => Dicas de onde ficar hospedado em Viena

Seguro viagem para Europa: como fazer? »

 

O que se come na Áustria?

  • Wienerschnitzel
  • Käsekrainer
  • Leberkäse
  • Tafelspitz
  • Knödel
  • Wiener Apfelstrudel

 

Wienerschnitzel

Schnitzel austria
Schnitzel é, sem dúvidas, o prato mais consumido em Viena.

Trata-se do prato típico brasileiro é o “feijão com arroz” dos austríacos, que pode ser encontrado na grande maioria das casas e restaurantes do país.

Em Viena não poderia ser diferente, sendo que o prato mais comum e que todos costumam ter em suas mesas é o Schnitzel. Para a alegria daqueles que não costumam experimentar comidas diferentes, esse é bem parecido com o nosso chamado bife à milanesa.

Esta é uma carne de carneiro bem fina e macia, empanada e frita, mas também é possível encontrar a opção de carne de porco ou frango. Ele geralmente é servido com batatas sauté e limão para molhar o filé, mas há também opções com saladas e batata frita.

 

Käsekrainer

salsicha austriaca
Saboreie a autêntica salsicha austríaca acompanhada da mostarda local | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

A salsicha austríaca é outra delícia muito elogiada pelos turistas. Feita de carne de porco e com queijo no recheio, a chamada Käsekrainer é servida cozida ou frita, cortada em pedaços com pão preto e mostarda.

Além de ser vendida em várias barras de rua, a salsicha austríaca é muito popular nos estádios de futebol do país, onde é vendida dentro de um sanduíche; portanto se ver um jogo está nos seus plano de viagem, aproveite para saboreá-la.

 

Leberkäse

comidas típicas da Áustria
Presunto austríaco pode ser apreciado tanto em sanduíches como em pratos principais.

Também tradicional em Viena, o Leberkäse é uma espécie de bolo de carne, que é utilizado como presunto no Brasil; ele não é recomendado para quem está de dieta, pois ele é bastante gorduroso.

A forma que te recomendo experimentá-lo é o Leberkäsesemmel, que é um sanduíche de pão com recheio deste presunto bem quentinho.

 

Tafelspitz

Áustria culinária
Experimente a peculiar e única picanha austríaca | Foto: RobertK, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de carne, a picanha feita em Viena é bem gostosa e diferente na forma de criação do prato, chamado Tafelpitz. A carne não se come assada, mas cozida em uma sopa de verdura.

A sopa é servida como entrada e depois a carne vem acompanhada com três tipos de molho, batatas tostadas e um creme de espinafre.

 

Knödel

doces em viena
Knödel é um bolinho doce feito de batatas e recheado com frutas.

Ao contrário do que o ter “almondega” signifa no Brasil, o Knödel vienense é um sobremesa, que basicamente é um bolinho de trigo e batata, que normalmente é recheado de ameixa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Áustria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na Áustria, é costume comer comer estes colinhos quentes e te garanto que experimentá-los logo que estão prontos é muito mais gostoso.

 

Wiener Apfelstrudel

strudel de maça
Doce recheado de maçã é uma mais importantes tradições vienenses.

Outra iguaria deliciosa e indispensável para quem visita Viena é o Apfelstrudel, que é nada menos que uma inigualável torta de maçã, encontrada em todo lugar do país e que se tornou muito popular em todo o mundo.

Mas é nas cafeterias e restaurantes da capital austríaca que você saboreia o doce de forma legítima, com creme na cobertura e uva passa no recheio.

ADQUIRA AQUI os mais badalados passeios gastronômicos em Viena »

 

Onde comer bem e barato em Viena?

*Vídeo produzido pelo site oficial do turismo de Viena.

Bom, agora que você já sabe escolher os melhores pratos típicos para saborear a tradicional culinária da Áustria, podemos conhecer alguns dos principais restaurantes em Viena.

Alguns são bem irreverentes e aconchegantes, outros são bons para aproveitar os dias de sol principalmente no verão da Europa, mas todos definitivamente eu te recomendo para saborear os pratos e apreciar o clima de Viena.

 

Melhores restaurantes em Viena

  1. Naschmarkt – (Mercado Central de Viena)
  2. Café Central
  3. Trzesniewski
  4. Esterhazy Keller
  5. LabStelle
  6. Palmenhaus
  7. Mayer am Pfarrplatz
  8. Schweizerhaus

   

 

1. Naschmarkt – (Mercado Central)

Comidas típicas da Áustria
Combinado de humus no Neni.

Para começar a conhecer a cidade, é bem interessante ir ao mercado central, que é bem próximo de muitos pontos turísticos de Viena e certamente você passará algumas vezes por ele durante o seu roteiro.

Há várias opções de restaurantes em Viena, cafés, bares e tendas com frutas e verduras frescas, pães, queijos e muitas outras delícias como peixes e frutos do mar, fora que não são apenas típicas de Viena, também tem comidas de outras nacionalidades. Fica aberto de segunda a sábado.

Minha dica é chegar num dia de manhã – de preferência com o sol bombando no verão – e sentar numa das mesas na área externa do Neni, restaurante de uma família israelense que se instalou em Viena anos atrás, e hoje tem uma rede de 5 restaurantes espalhados por importantes cidades da Europa, como Zurique e Berlim.

Acompanhado por um amigo austríaco que mora desde criança em Viena, minha experiência foi enriquecedora, até porque ele levou seus amigos para comer aqui, pedi esse combinado de humus, sabores tradicional, beterraba e manga com curry. Sério, foi sensacional!!!

Para conhecer ainda melhor o mercado, adquira esta excursão gastronômica guiada pelo Naschmarkt.

 

2. Café Central

Dicas de restaurantes típicos em Viena
Algumas das opções de doces no Café Central.

O Café Central é um lugar muito bonito e vale a visita por diversos motivos, localizado num prédio histórico e foi inaugurado em 1876. Os doces e tortas são muito saborosos e a decoração de cada docinho também é convidativa.

Em geral, as cafeterias de Viena são consideradas Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco, e praticamente todos os vienenses têm o costume de parar em algum momento do dia para um coffee and cake, ou café com bolo.

Para pedir o seu café preferido é preciso saber os seus nomes específicos:

  • Mokka: café expresso simples;
  • Melange: café expresso com leite vaporizado e um pouco de leite;
  • Einspanner: servido em um copo grande, o café preto vem com chantilly em cima;
  • Verlangerter: é o café expresso com um pouco mais de água e pode ser servido com leite também.

A Luiza, do blog 360 Meridianos, fez também um post bem legal sobre O Café Central e a cultura vienense dos cafés.

 

3. Trzesniewski

Dicas de restaurantes em Viena
Foto: Gryffindor, via Wikimedia Commons.

A lanchonete Trzesniewski conta com mais de 100 anos de tradição e fica na região central da cidade. Para aqueles que querem comer bem, gastando pouco, o local oferece pães com coberturas de 22 sabores de patês.

Alguns dos sabores são: patê de salame, de peito de frango, de bacon com ovo, de lagosta com ovo, de sardinha com cebola, de salmão com creme cheese e de champignon.

De acompanhamento, vem uma cerveja local numa mini-caneca, que pode ser comprada como lembrancinha.

Faça um excursão gastronômica com degustação em Viena e aprecie mais da culinária local.

 

4. Esterhazy Keller

Melhores restaurantes de Viena
Um dos corredores do centenário Esterhazy Keller.

Construído em 1683 num imenso porão que serviu como local para abrigar os tonéis, e até mesmo uma taverna de vinho, o Esterhazy Keller é hoje um dos mais clássicos restaurantes em Viena, um lugar que você deve definitivamente conhecer.

Trata-se realmente de um lugar cheio de histórias, ambiente inusitado e ótima comida.

 

5. LabStelle

Restaurante é um dos mais elegantes da cidade | Foto: LabStelle.

O LabStelle é um restaurante que oferece produtos orgânicos e sazonais, fazendo questão de colocar no cardápio a lista de fornecedores parceiros, que são produtores locais. Um lugar sofisticado e bonito, mas que vale a pena presentear o paladar com suas iguarias contemporâneas, tem até comida vegetariana.

Aqui, são servidos também carnes de coelho, cordeiro, ostra, frango com limão, entre outros. Fica aberto para almoço e jantar.

 

6. Palmenhaus

Gastronomia típica da Áustria
Restaurante fica no próprio Palácio de Hofburg | Foto: Wolfgang H. Wögerer, via Wikimedia Commons.

Depois de visitar o palácio Hofburg, que é um dos lugares mais visitados da cidade, vai ser bem divertido almoçar nos fundos do palácio, em um dos jardins do imperador.

   

E o mais excepcional é que o café Palmenhaus fica localizado dentro de uma estufa centenária. É lindíssimo e vale a visita!

 

7. Mayer am Pfarrplatz

Onde comer na Áustria
Área externa do Sirbu te permite almoçar e desfrutar da natureza ao mesmo tempo.

O Mayer am Pfarrplatz é um restaurante localizado na região das vinícolas vienenses, que estão dentro do perímetro urbano da cidade.

Então, dá para passear durante o dia e depois relaxar no local, curtindo as sombras das parreiras no fundo do restaurante. O local já foi morada de Beethoven e tem muita história.

Ao ar livre e com um cardápio local diversificado, entre os pratos oferecidos estão os cogumelos grelhados com ovos, medalhão de porco e claro as comidas típicas de Viena, como o Schnitzel e a sobremesa Apfelstrudel, que além da versão comum de maçã, também oferece sabor creme de baunilha e damasco. Os pratos custam entre 12 e 18 euros e a garrafa de vinho.

Outra ótima opção com o mesmo conceito é o Sirbu. Vale verificar dia e horário que cada um está aberto, pois isso varia de acordo com a época do ano.

Para saborear as safras locais, reverse este tour rural com degustação de vinhos em Viena., que conta com um guia que fala inglês e ainda incluí um refeição (almoço ou jantar), com dois pratos locais.

 

8. Schweizerhaus

Dicas de pratos típicos da Áustria
Menu do Schweizerhaus e a roda gigante de Viena.

O Schweizerhaus é um típico restaurante vienense, que fica localizado dentro de um dos principais parques da cidade, o Prater, onde está se situa a famosa roda gigante de Viena, cujas cabines são vagões de trem.

As especialidades são o wiener schnitzel (bife à milanesa de Viena), o goulash (uma sopa de carne e vegetais), além do schweinsstelzen (joelho de porco à pururuca), que para mim foi uma experiência gastronômica… comi quase inteiro, que geralmente servem duas pessoas.

Falando em roda gigante, também é possível reservar uma cabine inteira para um jantar a dois, eventos ou mesmo para casamentos. Inclusive, você pode ter uma experiência romântica no local.

Adquira um ingresso para a roda gigante de Viena e torne esta experiência ainda mais completa, apreciando uma das mais belas vistas que a cidade oferece, pois dela é possível ver os bosques locais, o rio Danúbio e o Marchfeld.

 

Gostou das dicas de restaurantes em Viena?

Essas foram as dicas dos locais que considero marcantes para se visitar durante o seu roteiro de viagem por Viena, mas certamente existem outros bares e restaurantes na capital austríaca bem bacanas ao ar livre e com preços acessíveis, especialmente na Rua Kohlmarkt, onde fica o polo comercial da cidade.

A variedade de comidas é boa, e além dos tradicionais, são servidos: hambúrguer com batata frita e salada e até espaguete a bolonhesa.

Minha última dica é: aproveite muito o sabor da culinária austríaca! Afinal de contas, fazer uma imersão na gastronomia local é fundamental para conhecer um destino, pois a comida é parte mais do que integrante de uma cultura.

Aproveite a viagem e bom apetite!

Pesquisando sobre a gastronomia e pratos típicos de Viena? Ainda tem dúvidas sobre onde comer na capital da Áustria e quais restaurantes conhecer? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. SIMONE ROCHA BARRETO DO NASCIMENTO

    Estou adorando seu blog. Pretendo viajar com a família em dezembro ou janeiro e suas dicas são maravilhosas, completas . Parabéns e obrigada por compartilhar

  2. Polly Batista

    Oi, Simone. Muito obrigada pelo comentário! Espero que você aproveite muito essa viagem em família!!!!

  3. José Mario Marotta

    Dicas de Viena e Salzburgo foram ótimas. Passeios, restaurantes, melhores lugares para compras e transporte, além das peculiaridades de cada lugar

  4. Polly Batista

    Que bom que gostou, José Mário! Muito obrigada pelo comentário!

  5. Karynne

    Ola Guilherme, estou aqui lendo seus posts e procurei algo sobre a Polônia (Cracóvia e Varsóvia) e não achei nada. Vc ja foi?

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Karynne, Infelizmente não fui. No site da RBBV, você encontrará todos os blogs da rede que já publicaram sobre os destinos. Espero que ajude! Abraços