Restaurantes em Viena: 8 lugares onde comer bem e barato
Confesso que essa parte é a mais empolgante da viagem… conhecer a gastronomia e restaurantes em Viena. Como sempre brinco, além de viajar mais eu também “Quero Comer Mais”. Nesse artigo, mostro lugares onde comer bem e barato na capital austríaca.
Imagine conhecer sabores e combinações das quais você não está acostumado? É interessante conhecer o paladar de outras culturas, pratos e comidas típicas da Áustria, e mesmo que o ‘visual’ do prato escolhido não esteja muito bom, pode ser bem gostoso e vice-versa.
Mas só o fato de experimentar, é uma experiência incrível. Tenho algumas sugestões de comidas típicas de Viena, além de restaurantes bons e baratos que todos os visitantes deveriam conhecer.
O prato típico brasileiro é o ‘feijão com arroz’. Em Viena, o prato mais comum e que todos costumam ter em suas mesas é o Schnitzel. Para a alegria daqueles que não costumam experimentar comidas diferentes, esse é bem parecido com o nosso chamado bife à milanesa.
É uma carne de carneiro bem fina e macia, empanada e frita. Também é possível encontrar a opção de carne de porco ou frango. Ele geralmente é servido com batatas sauté e limão para molhar o filé, mas há também opções com saladas e batata frita.
Outra iguaria deliciosa é o Apfelstrudel, que é uma irreverente torta de maçã, encontrada em todo lugar de Viena. A salsicha austríaca é outra delícia muito elogiada pelos turistas. Feita de carne de porco e com queijo no recheio, a chamada Käsekrainer é servida cozida, cortada em pedaços com pão preto e mostarda.
Para quem gosta de carne, a picanha feita em Viena é bem gostosa e diferente na forma de criação do prato, chamado Tafelpitz. A carne não se come assada, mas cozida em uma sopa de verdura. A sopa é servida como entrada e depois a carne vem acompanhada com três tipos de molho, batatas tostadas e um creme de espinafre.
A maioria das sobremesas de lá não são exageradamente doces, como no Brasil, com dosagem de açúcar bem suave. E boa parte das receitas levam maçã, damasco e frutas vermelhas.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Viena
Vá direto ao ponto
Dicas de restaurantes em Viena
Bom, agora que você já sabe escolher os melhores pratos, podemos conhecer alguns dos principais restaurantes em Viena. Alguns são bem irreverentes e aconchegantes, outros para aproveitar os dias de sol principalmente no verão da Europa, mas todos definitivamente para saborear os pratos e apreciar o clima de Viena.
Veja também uma lista completa com os melhores bares de Viena (em inglês).
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Viena »
1. Naschmarkt – (Mercado Central)

Para começar a conhecer a cidade, é bem interessante ir ao mercado central.
Há várias opções de restaurantes em Viena, cafés, bares e tendas com frutas e verduras frescas, pães, queijos e muitas outras delícias como peixes e frutos do mar, fora que não são apenas típicas de Viena, também tem comidas de outras nacionalidades. Fica aberto de segunda a sábado.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Áustria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Minha dica é chegar num dia de manhã, de preferência com o sol bombando, e sentar numa das mesas na área externa do Neni, restaurante de uma família israelense que se instalou em Viena anos atrás, e hoje tem uma rede de 5 restaurantes espalhados por importantes cidades da Europa, como Zurique e Berlim.
Acompanhado por um amigo austríaco que mora desde criança em Viena, e traz todos os seus amigos para comer aqui, pedi esse combinado de humus, sabores tradicional, beterraba e manga com curry. Sério, é sensacional!!!
Confira => Excursão na Igreja de São Carlos em Viena
2. Café Central

O Café Central é um lugar muito bonito e vale a visita por diversos motivos, localizado num prédio histórico e foi inaugurado em 1876. Os doces e tortas são muito saborosos e a decoração de cada docinho também é convidativa.
Em geral, as cafeterias de Viena são consideradas Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, e praticamente todos os vienenses têm o costume de parar em algum momento do dia para um coffee and cake, ou café com bolo. Para pedir o seu café preferido é preciso saber os seus nomes específicos:
- Mokka: café expresso simples;
- Melange: café expresso com leite vaporizado e um pouco de leite;
- Einspanner: servido em um copo grande, o café preto vem com chantilly em cima;
- Verlangerter: é o café expresso com um pouco mais de água e pode ser servido com leite também.
A Luiza, do blog 360 Meridianos, fez um post bem legal sobre O Café Central e a cultura vienense dos cafés.
Prático => Ônibus turístico em Viena
3. Trzesniewski

A lanchonete Trzesniewski tem mais de 100 anos de tradição e fica na região central da cidade. Para aqueles que querem comer bem, gastando pouco, o local oferece pães com coberturas de 22 sabores de patês.
Alguns dos sabores são: patê de salame, de peito de frango, de bacon com ovo, de lagosta com ovo, de sardinha com cebola, de salmão com creme cheese e de champignon. De acompanhamento, vem uma cerveja local numa mini-caneca, que pode ser comprada como lembrancinha.
Vale a pena => Tour guiado em um Palácio em Viena
4. Esterhazy Keller

Construído em 1683 num imenso porão que serviu como local para abrigar os tonéis, e até mesmo uma taverna de vinho, o Esterhazy Keller é hoje um dos mais clássicos restaurantes em Viena, um lugar que você deve definitivamente conhecer. Um lugar cheio de histórias, ambiente inusitado e ótima comida.
Delícia => Jantar à luz de velas e passeio na roda gigante em Viena
5. LabStelle
O LabStelle é um restaurante que oferece produtos orgânicos e sazonais, fazendo questão de colocar no cardápio a lista de fornecedores parceiros, que são produtores locais. Um lugar sofisticado e bonito, mas que vale a pena presentear o paladar com suas iguarias contemporâneas, tem até comida vegetariana.
Aqui, são servidos também carnes de coelho, cordeiro, ostra, frango com limão, entre outros. Fica aberto para almoço e jantar.
6. Palmenhaus

Depois de visitar o palácio Hofburg, vai ser bem divertido almoçar nos fundos do palácio, em um dos jardins do imperador. E o mais excepcional é que o café Palmenhaus fica localizado dentro de uma estufa centenária. É lindíssimo e vale a visita!
Food tour => Visita gourmet em Viena
7. Mayer am Pfarrplatz
O Mayer am Pfarrplatz é um restaurante localizado na região das vinícolas vienenses, que estão dentro do perímetro urbano da cidade.
Então, dá para passear e depois relaxar no local, curtindo as sombras das parreiras no fundo do restaurante. O local já foi morada de Beethoven e tem muita história.
Ao ar livre e com um cardápio local diversificado, entre os pratos oferecidos estão os cogumelos grelhados com ovos, medalhão de porco e claro as comidas típicas de Viena, como o Schnitzel e a sobremesa Apfelstrudel, que além da versão comum de maçã, também oferece sabor creme de baunilha e damasco. Os pratos custam entre 12 e 18 euros e a garrafa de vinho.

Outra ótima opção com o mesmo conceito é o Sirbu. Vale verificar dia e horário que cada um está aberto, pois isso varia de acordo com a época do ano.
Arredores => Passeio por Wachau e Vale do Danúbio saindo de Viena
8. Schweizerhaus

O Schweizerhaus é um típico restaurante vienense localizado dentro de um dos principais parques da cidade, o Prater, onde está localizada a famosa roda gigante com as cujas cabines são vagões de trem.
As especialidades são o wiener schnitzel (bife à milanesa de Viena), o goulash (uma sopa de carne e vegetais), além do schweinsstelzen (joelho de porco à pururuca), que para mim foi uma experiência gastronômica… comi quase inteiro, que geralmente servem duas pessoas.
Falando em roda gigante, também é possível reservar uma cabine inteira para um jantar a dois, eventos ou mesmo para casamentos. Vejas as opções no site da Wiener Riesenrad.
Confira => Passeio a pé guiado por Viena
Gostou das comidas típicas de Viena?
Essas foram as dicas dos locais que considero marcantes para se visitar na capital da Áustria, mas certamente existem outros bares e restaurantes em Viena bem bacanas ao ar livre e com preços acessíveis na Rua Kohlmarkt, onde fica o pólo comercial da cidade.
A variedade de comidas é boa, e além dos tradicionais, são servidos: hambúrguer com batata frita e salada e até espaguete a bolonhesa. De 8 a 20 euros, são os valores de cada prato. Confira ainda quais são os melhores hotéis em Viena e os passeios em Viena que são imperdíveis.
Bom apetite e dá uma olhada nesse vídeo produzido pelo site oficial de turismo de Viena sobre a comida e bebida de Viena. Fantástico:
Pesquisando sobre a gastronomia e pratos típicos de Viena? Ainda tem dúvidas sobre onde comer em Viena e quais restaurantes conhecer? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
SIMONE ROCHA BARRETO DO NASCIMENTO
Estou adorando seu blog. Pretendo viajar com a família em dezembro ou janeiro e suas dicas são maravilhosas, completas . Parabéns e obrigada por compartilhar
Polly Batista
Oi, Simone. Muito obrigada pelo comentário! Espero que você aproveite muito essa viagem em família!!!!
José Mario Marotta
Dicas de Viena e Salzburgo foram ótimas. Passeios, restaurantes, melhores lugares para compras e transporte, além das peculiaridades de cada lugar
Polly Batista
Que bom que gostou, José Mário! Muito obrigada pelo comentário!
Karynne
Ola Guilherme, estou aqui lendo seus posts e procurei algo sobre a Polônia (Cracóvia e Varsóvia) e não achei nada. Vc ja foi?
Guilherme Tetamanti
Oi Karynne, Infelizmente não fui. No site da RBBV, você encontrará todos os blogs da rede que já publicaram sobre os destinos. Espero que ajude! Abraços