Transporte em Viena: meios públicos para se locomover

por Guilherme Tetamanti

Transporte em Viena: meios públicos para se locomover

É um alívio saber que é possível se locomover tranquilamente e com economia na capital da Áustria, com os eficientes meios públicos de transporte em Viena, fazendo os passeios com praticidade e comodidade.

Observando o mapa de Viena, nota-se que se trata de uma cidade mais cara do que o padrão europeu, então qualquer economia faz grande diferença no final do orçamento da viagem.

Entre os meios de locomoção, você pode optar pelo que mais combina contigo: trem (S-Bahn), ônibus, metrô (U-Bahn) e até utilizar o bonde em Viena (Strassenbahn).

Andar a pé de algum ponto a outro, não muito longe, também é uma boa opção, especialmente pelo centro para visitar alguns dos principais pontos turísticos.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Viena

Seguro viagem confiável para Europa »

 

Transporte público em Viena

*Vídeo oficial do turismo de Viena sobre os meios de transportes público da cidade.

O meio mais comum e rápido de se locomover em Viena, assim como na maiorias das cidades da Europa, é através do metrô, que possui cinco linhas (U1, U2, U3, U4 e U6), nas cores vermelho, roxo, laranja, verde e castanho, respectivamente.

Elas funcionam das 5h até a meia-noite e meia e nas sextas e sábados 24 horas sem parar.

Porém existem outras formas mais baratas de se locomover na capital da Áustria que vão além do transporte público convencional, como alugar um carro, utilizar o ônibus turístico, fazer roteiros a pé ou adquirir alguns dos passeios guiados em Viena.

 

Meios de transporte em Viena

  1. Metrô
  2. Bondinho Elétrico
  3. Bicicleta
  4. Alugar um carro em Viena
  5. Uber
  6. Caminhar em Viena
  7. Ônibus turístico (Hop-on Hop-off)

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na Europa »

 

1. Metrô (U-Bahn)

Como se locomover em Viena

As estações de metrô em Viena ficam espalhadas pela cidade e são facilmente identificáveis pelos turistas, pois cada uma delas possui uma placa azul com a letra “U” em branco.

Para ficar mais fácil a locomoção, compre um mapa ou baixe um aplicativo no celular, do sistema de transporte que é o Wiener Linien, que oferece até mesmo internet grátis nos postos de informação das 10 principais estações.

O legal é que o sistema de tickets do metrô é todo integrado com outros transportes em Viena, o chamado VOR Ticket. Ou seja, o ticket comprado vale para ônibus e bondinho também.

Você pode comprar online, nos guichês automáticos das estações e nos balcões de atendimento.

Há várias opções de bilhete: single ticket, 24 horas, 48 horas, 72 horas, uma semana, um mês e até um ano. Mas sempre com viagens dentro da cidade, na Zona 100. Caso for fazer viagem nas fronteiras, terá que adquirir um bilhete adicional.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Áustria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É recomendável comprar o bilhete dentro das estações de metrô, pois são mais baratos, mas podem ser adquiridos nas máquinas de bilhetes de ônibus e bondes, em bilheterias Wiener Linien, estações ferroviárias e em tabacarias com o logotipo WL.

Utilize o mapa para se locomover mais facilmente entre as estações | Foto: Metrô de Viena.

Valores aproximados dos bilhetes

  • Single Ticket: 2,40 euros (nas estações de metrô) e 2,20 euros (nas estações de bonde, ônibus ou internet);
  • Ticket 24horas: 8 euros;
  • Ticket 48 horas: 14.10 euros;
  • Ticket 72 horas: 17,10 euros.

Para economizar, creio que vale muito a pena comprar o Vienna Pass, que além de dar livre acesso a mais de 60 atrações, concede acesso preferencial a muitas das principais atrações, caso do Palácio de Schönbrunn,

Ele não dá acesso ao transporte público, mas te permite utilizar de forma ilimitada o ônibus turístico (Hop-on Hop-off). Para ter utilizar os meios convencionais para se locomover por vários dias sem limite, leia no final deste artigo sobre o Vienna City Card.

 

2. Bondinho Elétrico (Strassenbahn)

Bonde, metrô e ônibus de Viena

Os bondinhos fazem um percurso pelo centro de Viena e pelo subúrbio, que é facilmente acessível, independentemente da região onde ficar em Viena, sendo ótima opção para curtir as paisagens da cidade enquanto chega ao seu destino.

É bom comprar/conseguir um mapa com todas as linhas para se localizar melhor e entender os números e letras identificados nos bondes, mas eu particularmente prefiro usar o Google Maps. Eles rodam das 5h até a meia-noite e os bilhetes são vendidos nos mesmos lugares que vendem os bilhetes de metrô e ônibus.

 

3. Bicicleta faz parte do transporte em Viena

Transporte público

Em Viena há também a opção de alugar bicicletas, que ficam distribuídas em vários pontos da cidade; um serviço que é conhecido como Citybike Wien. Se você andar até 50 minutos é de graça, depois desse tempo o preço vai para 1, 2, 3 euros e assim por diante.

  • Dica: você pode andar com a bicicleta por 50 minutos, devolvê-la na estação mais próxima, esperar 15 minutos e pegar outra. Há uma máquina ao lado da estação de bike para fazer cadastro e poder alugá-la, mas ela somente aceita um cartão de crédito por pessoa.

 

   

4. Alugar um carro em Viena

Alugar um carro te permite conhecer livremente Viena no seu ritmo.

Esta é uma alternativa de transporte em Viena que agrada a muitos turistas, pois traz consigo a praticidade de locomoção desde o desembarque no aeroporto; já que o veículo pode ser retirado neste local, no estacionamento P$, do piso térreo e o trajeto para o centro da cidade demora cerca de 16 minutos.

Isso sem contar que alugar um carro em Viena oferece a comodidade de não precisar procurar as estações de metrô nem depender do transporte público.

Se esta é a sua opção, recomendo que faça a reserva do veículo online pela RentCars, pois assim você poderá comparar os preços e veículos que cada locadora apresenta, podendo escolher o que mais se adequa ao seu orçamento e necessidades; fato que com certamente te fará economizar com o veículo.

Por falar em economia, andar em Viena de carro alugado é ótimo para quem viajar em um grupo de amigos que divide as despesas, pois assim o valor da locação fica bem mais baixo para cada um.

Outra vantagem que vejo é que você pode pegar o veículo no Aeroporto Internacional de Viena e devolvê-lo em outro, seja em outra cidade ou país; basta a locadora escolhida também ter uma unidade no destino que pretende fazer a devolução.

 

5. Uber em Viena

Uber funciona normalmente nas áreas turísticas de Viena.

Outra alternativa para se locomover em Viena é através dos carros pedidos por aplicativo, em especial o Uber e o aplicativo local Taxi 40100, que funciona da mesma forma.

Basicamente, eles funcionam igual no Brasil e você pode contar diversos veículos à disposição em qualquer uma das áreas turísticas da cidade; o que  pode ser bom para pessoas que vão fazer pequenos deslocamentos ou que farão compras e não querem carregar peso no transporte público.

 

6. Caminhar em Viena

Fazer turismo em Viena caminhando na maior parte do tempo é perfeitamente possível.

Chegando ao centro de Viena, é tranquilo andar a pé para conhecer todos os seus pontos turísticos. Existem várias visitas guiadas a pé, inclusive free walking tours, como o passeio até a Catedral de São Estevão e a Ópera de Viena.

Neste caso, basta explorar os arredores, que são repleto de museus, igrejas e palácios para conhecer, alguns deles estão no artigo sobre os pontos turísticos imperdíveis em Viena.

A cidade tem avenidas largas, mas também alguns becos graciosos, o que faz um passeio a pé ser absolutamente maravilhoso; isso sem falar da arquitetura local e suas contruções, que certamente valem a pena ser admira de pertinho em cada esquina.

  • Dica: Para fazer uma excursão mais personalizada, recomendo este walking tour de 2 horas para pequenos grupos em Viena, que além de ter um guia especializado na condução, te leva para conhecer as principais atrações da cidade, além de adentrar em cafeterias vienenses tradicionais. Este passeio custa 25 euros.

 

7. Ônibus turístico Hop-on Hop-off em Viena

Ônibus turístico

Como em qualquer outra grande cidade na Europa, existe a opção de adquirir o bilhete do ônibus turístico em Viena, que deixa os visitantes em frente aos principais atrativos, de forma muito prática e confortável.

Existem diversas linhas disponíveis, com preços a partir de 31 euros, para um ou dois ou três dias de acesso. Para crianças o valor é menor! Outra vantagem é que você pode subir e descer do veículo quantas vezes desejar, o que ajuda de mais para aproveitar o seu roteiro turístico.

Confira todos os preços do Ônibus Hop-on Hop-off de Viena:

  • 1 dia- 38,35 euros por adulto e 21,92 euros por criança.
  • 2 dias – 43,82 euros por adulto e 27,39 euros por criança.
  • 3 dias – 54,77 euros por adulto e 38,35 euros por criança.

Se você optar pelo bilhete de 2 dias (Premium) ou pelo de 3 dias (Deluxe), terá direito ainda a uma excursão a pé guiada na capital austríaca. Ela dura 90 minutos, parte da Ópera e termina da Catedral de Santo Estevão, passando por diversos pontos turísticos da cidade.

Com dois andares cobertos, o ônibus conta com wi-fi, apara te manter conectado durante cada percurso e um guia local, que traz informações sobra cada atrativo de parada. Além do mais, o veículo conta com um guia de áudio em 13 idiomas, que também está disponível em português.

 

Rotas do ônibus turístico em Viena

O ônibus turístico de Viena possui duas rotas com itnerários diferentes: a rota vermelha, que começa a Ópera e conta com mais 15 paradas; e o Circuito Azul Schönbrunn, que parte do Palácio de Hofburg e dispõe de mais 8 destinos.

   

Confira como é cada rota do Hop-on Hop-off de Viena:

  • Rota Vermelha: Vienna State Opera, Casa da Música. Bairro dos Museus, Palácio de Hofburg, Prefeitura, Igreja Votiva, Augarten, Prater Park (Roda Gigante de Viena), Píer 3, Danúbio Azul, Cruzeiro Fluvial DDSG, Torre do Danúbio, Velho Danúbio, UNO CITY, Ilha do Danúbio Schwedenplatz (cruzeiro fluvial) e Stadtpark.
  • Circuito Azul Schönbrunn: Palácio de Hofburg, Haus des Meeres, Mariahilferstrasse, Palácio de Schönbrunn, Estação Ferroviária Central, Belvedere Superior, Belvedere Inferior, Casa da Música e Bairro dos Museus.

 

Dica: adquira o Vienna City Card

Cartão é excelente para se locomover na cidade | Foto: Vienna City Card.

Se você é, como eu, aquele tipo de viajante que gosta de passear ao máximo pelo destino, vista todas as atrações possíveis e para isso utiliza bastante o transporte público, te garanto que adquirir o Vienna City Card será a melhor maneira de economizar na viagem.

Com o cartão, você terá acesso ilimitado de todo o transporte público de Viena por 24, 48 ou 72 horas, a depender da opção escolhida.

Isso te dá muita liberdade para passear livremente pela cidade com economia, pois ele custa a partir de 17 euros; o que é muito mais barato do que comprar separadamente cada bilhete de metrô.

Confira os preços do Vienna City Card:

  • 24 horas – 20,69 euros por pessoa.
  • 48 horas – 30,43 euros por pessoa.
  • 72 horas – 35,30 euros por pessoa.

Outro detalhe importante é que, após adquirir o cartão, você pode utilizá-lo pela quantidade de dias escolhida por até um ano; ou seja, ele é ótimo para quem gosta de planejar a viagem com antecedência.

 

Descontos em atrações turísticas

Além do livre acesso pelos meios de transporte, o Vienna City Card também oferece desconto em diversas atrações turísticas, como por exemplo o Palácio Hofburg e o Palácio de Schönbrunn, além de museus, teatros, lojas e restaurantes.

Ao todo, o cartão dá desconto para 210 estabelecimentos na capital da Áustria.

 

Como se locomover em Viena

De acordo coma  minha experiência de viagem para a Áustria, uma das melhores formas de se locomover em Viena é utilizando o combo metrô + bondinho, além de fazer muita coisa de bicicleta e a pé, pois a cidade é incrivelmente linda e organizada.

Não perca a chance de conhecer cada detalhe deste lugar incrível da Europa através das caminhadas, pois Viena é uma cidade que merece ser vista beeeeeem devagar.

O Uber também está disponível em Viena, é geralmente mais barato que os taxis e caso ainda não utilize o aplicativo, ganhe R$ 20 de desconto em sua primeira corrida.

Para planejar melhor sua viagem, leia também o artigo que fiz sobre como ir do aeroporto ao centro em Viena, com dicas de traslados e transporte público para fazer o seu trajeto de chegada na capital da Áustria.

Pesquisando sobre o transporte púbico de Viena? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Vasconcelos

    Olá Guilherme, parabéns pelo site !! Você saberia me dizer se criança de 13 anos paga transporte público em Viena ? Já procurei essa informação em vários lugares e não encontrei.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Vasconcelos, Não sei te dizer com plena certeza, mas é provável que pague sim. Geralmente apenas crianças pequenas não pagam! Abs

  3. Laura Villar

    Olá, boa tarde! vou com mais 3 pessoas pra Vienna em Junho, mas logo na chegada planejamos uma viagem de 3 dias (Praga/Salzburg). gostaria de saber se é possível deixar as malas por mais de 24h nas estações de trem, pois estamos achando inviável fazer esse tour de 3 dias com as malas grandes. se tiver outra dica, agradeço muito! obrigada e parabéns pelo site!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Laura, Eu nunca precisei deixar bagagem por tanto tempo em armários, mas não vejo porque seria um problema. O único detalhe, é que em estações menores os armários podem não caber as malas. Já fui em estações que haviam apenas lockers para mochilas pequenas. Mas se for a estação principal de Viena, tudo ok! Eu hoje viajo com apenas uma mala pequena, na verdade é uma mochila híbrida, daquelas que tem rodinha e alça também! Nunca mais precisei me preocupar! Abraços

  5. Maria Bernadete Malerbo

    Parabéns!!!! um lugar onde encontrei tudo que precisava. Desde informações sobre hoteis, com opções para hostels até como usar transporte público. Amei. Muito obrigado pelas dicas. Seguindo..

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Maria :) Poxa obrigado. Muito bom saber que o blog é útil, ajudar é realmente a motivação! Abraços

  7. Isis

    Ola , irei passar um mês em vienna, gostaria de saber qual o preço do ticket mensal?

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Isis, Que demais passar um mês em Vienna, não deixe de explorar as vinícolas que ficam nos subúrbios da cidade. O ticket mensal custa 48,20, se quiser comprar online clique aqui. Aproveite :)