Como ir do aeroporto de Viena para o centro e outros bairros

por Guilherme Tetamanti

Como ir do aeroporto de Viena para o centro e outros bairros

Descobrir como ir do aeroporto de Viena ao centro, ou mesmo para os principais bairros ideais para turistas, não é difícil.

Os transportes disponíveis para se locomover do aeroporto até o coração da cidade são: ônibus, táxi, transfers privados e aluguel de carros, mas a opção mais comum é o trem.

Há vários tipos de bilhetes tanto para ônibus, quanto para trem. Escolha o mais adequado para sua estadia em Viena: bilhete de uma viagem, bilhete diário, bilhete para três dias corridos, bilhete para oito dias corridos ou bilhete mensal.

Um dica útil é manter-se à direita ao utilizar escadas rolantes, deixando a esquerda para os apressados. Os Vienenses tem fama de serem estressados e de estarem sempre com pressa.

Todas as estações de metrô e bonde estão adaptadas para atender deficientes auditivos, visuais e cadeirantes. Então não há motivo para preocupação. Caso você não esteja nessa categoria, respeite os assentos reservados a este público, pois aqui a regra é levada bem a sério.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para Eurotrip

Hotéis mais reservados por brasileiros em Viena »

 

Aeroporto de Viena

Como sair do aeroporto de Viena
Aeroporto recebe milhões de pessoas todos os meses que chegam e saem da cidade.

O aeroporto de Viena, na Áustria, é conhecido também como Schwechat International Airport, está localizado a cerca de 20 km do centro da cidade, o que significa um trajeto de apenas 16 minutos em um dia sem tráfego intenso se você estiver de carro.

O aeroporto existe desde 1938 e por estar numa região central da Europa, é um hub importante e seus quatro terminais operam vôos dentro do continente e para países da Ásia, África, Oriente Médio, além de Estados Unidos e Canadá.

Para você ter ideia da magnitude, em 2014 passaram pelo aeroporto cerca de 22 milhões de pessoas e os passageiros contam com uma variedade de bares, restaurantes e cafés.

Também há opções de free shops, carregadores de malas e carrinhos, achados e perdidos, guarda-volumes, entre outros serviços.

Para chegadas tardias ou partidas logo pela manhã, o NH Wien Airport é a escolha de hotel ideal, pois não é necessário nenhum tipo de transfer por estar situado bem em frente ao saguão de desembarque do aeroporto. Opções mais econômicas, e ainda perto do aeroporto, são: Arion Airport Hotel e Das Reinisch.

CLIQUE AQUI para agendar traslados do aeroporto de Viena »

 

Como sair do Aeroporto internacional de Viena?

aeroporto viena
Aeroporto fica a 20 km do centro de Viena | Foto: Arne Museler, via Wikimedia Commons.
  1. Carro Alugado
  2. Traslado de ônibus
  3. Traslado privado
  4. Trem
  5. Táxi e Uber do aeroporto de Viena

 

1. Carro alugado

aluguel de carro na Áustria
Alugar um carro em Viena é é uma opção muito aderida por brasileiros que visitam a cidade.

Para quem quer mais autonomia de conhecer a cidade no seu ritmo sem depender do transporte público ou está em grupo para dividir as despesas, o aluguel de carro é, com certeza, uma boa pedida.

Minha recomendação para locar um veículo em Viena é utilizar a RentCars, site que reúne as locadoras mais confiáveis e te apresenta quais oferecem os preços mais baixos e todos os acessórios que cada carro para aluguel possui.

Após escolher o carro de sua preferência, basta fazer a reserva online e retirá-lo no aeroporto ao desembarcar na capital austríaca. Para fazer a retirada do veículo no Aeroporto de Viena, as empresas de locação ficam no estacionamento P4, no piso térreo.

Outra vantagem de fazer a reserva antecipada ela Rentcars é que você pode pegar o veículo no aeroporto de Viena e devolvê-lo em outro, o que é perfeito para quem deseja visitar outras cidades partindo da capital austríaca.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Áustria. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

2. Traslado de ônibus

onibus em viena
Ônibus vai do aeroporto para regiões centrais | Foto: Da Harry, via Wikimedia Commons.

O custo de deslocamento é de uma viagem única: 8 euros, para adultos, 4 euros para crianças até 15 anos, abaixo de 6 anos é gratuito. Porém, se você optar comprar ida e volta, sai mais em conta.

Há um ônibus (linha 1185) 24 horas que vai do aeroporto a Morzinplatz/Schwedenplatz, regiões bem centrais de Viena, com duração aproximada de 25 minutos.

Outra linha, a 1187, vai para as estações Meidling e Westbahnhof, em um trajeto de 45 minutos e os horários do ônibus que saem do aeroporto são das 6h à meia noite. Esse é ideal para quem escolher a hospedagem perto do Palácio de Schonbrunn, principal cartão-postal da cidade

Já a linha 1183, que vai para o centro comercial Donau Zentrum, passa pelas estações Kagran e Kaisermühlen, e o horário é entre 7h10 e 20h10, com duração de 40 minutos do aeroporto ao centro.

  • Dica: se você adquirir o Vienna Card mais barato para utilizar o transporte público de forma ilimitada por até 72 horas e ainda ter desconto em várias atrações da cidade, desça na Maysedergasse para fazer a retirada do cartão e já começar a se locomover livremente pela capital.

 

3. Traslado Privado

traslado do aeroporto de viena
Seja levado com todo o conforto para o seu hotel em Viena.

Para quem busca conforto desde o desembarque, não quer se preocupar com transporte público e não perder tempo para sair do aeroporto de Viena, a dica mais recomendada é contratar um traslado privado, que irá te levar diretamente para a hospedagem ou outro local que preferir.

Se esta é a opção que mais combina com você, minha recomendação é este traslado privado do aeroporto de Viena para o hotel em que irá se hospedar. O veículo, de transporte – que comporta até 4 pessoas – possui ar-condicionado e capacidade para 3 bagagens padrão; isso sem contar que o motorista fala inglês, o que pode facilitar muito na comunicação.

Em média o tempo do percurso calculado pela equipe do traslado é de 25 minutos, o que pode variar de acordo com a localização da sua hospedagem e com o trânsito local.

Este mesmo transfer também realiza o trajeto do centro para o aeroporto; para isso, basta fazer a reserva online e marcar o ponto de encontro e horário desejado.

   

O traslado privado em Viena é ideal para o perfil de turista que busca uma chegada prática e confortável, mas que pretende utilizar o transporte público ao longo da sua permanência na cidade.

 

4. TremTransporte do aeroporto ao centro de Viena

Há duas opções de trem, o CAT que é mais conhecido e o S-Bahn. Qualquer um que você escolher vai desembarcar na estação Landstrasse/Wien Mitte, localizada no centro de Viena.

De lá, fica fácil chegar ao hotel onde escolheu se hospedar em Viena e aí é só pegar um metrô das linhas U3, U4 ou um táxi, que não ficará caro uma vez que você já estará numa região central.

O CAT (City Airport Train) é um trem bem moderno, confortável, bonito e vai direto até a estação, sem paradas. Como é um trem que pertence ao aeroporto, logo que chegar já haverá sinalizações de onde embarcar, é bem fácil.

O CAT funciona de segunda a domingo com embarque de 30 em 30 minutos, nos dois sentidos: do aeroporto ao centro e vice-versa. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Os bilhetes custam 12 euros para quem compra na máquina da estação e 11 euros para compra online. Você pode adquirir de forma antecipada 4 tickets (42 euros) ou até 10 tickets (99 euros), o que resulta em economia caso esteja em um grupo maior de pessoas.

Como ir do aeroporto ao centro de Viena

Se quiser pagar mais barato, escolha o trem público S-Bahn, no caso o S7 para ir ao centro;. Afinal de contas, como ele o ticket simples custa 2,40 euros; crianças pagam 1,20 euro e idosos 1,50 euro.

Este trem demora um pouco mais que o CAT, pois para em algumas estações, cerca de 30 minutos de viagem. O trem S-Bahn fica na mesma plataforma que o CAT e tem saídas a cada 30 minutos.

É preciso comprar o bilhete para duas zonas, que são dois tickets comuns, um vale para sair do aeroporto e o outro para entrar nas estações dentro da cidade. Caso você tenha um ticket prolongado (semanal, de 24h ou 48h) será preciso comprar apenas mais um bilhete para completar a passagem.

A vantagem é que o bilhete do aeroporto ao centro pode ser usado, no período de uma hora, em outros transportes, como ônibus ou metrô pra chegar até os principais atrativos turísticos em Viena.

Ou seja, você vai chegar na estação e provavelmente terá que pegar mais uma condução para chegar ao seu hotel, então poderá usar o mesmo ticket.

O segredo é não se esquecer de validar o ticket após a compra nas máquinas eletrônicas, pois lá quase não existem pessoas em balcão. Se a fiscalização pegar você andando sem validar ou sem bilhete algum, a multa é alta.

 

5. Táxi e Uber do aeroporto de Viena

taxi em viena
Corrida doa aroporto possui preço fixo de 36 euros para o centro | Foto: Governo de Viena.

O táxi é uma opção para aqueles que têm muita bagagem, não querem carregar peso e também para quem não está preocupado em economizar ou vai dividir com alguém.

Dependendo de onde você vai, o valor fica entre 30 e 60 euros, mas a dica é pegar um ônibus ou trem até o centro e aí sim pegar um táxi até a porta do hotel onde se hospedará.

Os carros ficam em frente à porta de saída do saguão do aeroporto e os táxis oficiais são: Airport Driver, Airport Transfer Service, Flughafentaxi e Taxi 40100.

O Uber também está disponível em Viena, é geralmente mais barato que os taxis. A tarifa fixa do aeroporto ao centro é de 30 euros.

 

   

Táxi direto do Aeroporto de Viena

Para quem deseja fazer a viagem de forma direta e rápida do aeroporto para o hotel, pode solicitar um dos táxis do aeroporto. Eles possuem o preço fixo de 36 euros e comportam até 4 passageiros.

Ao todo, são 24 empresas que possuem táxis no Aeroporto Internacional de Viena e são encontrados veículos com facilidade. Você pode também baixar o aplicativo Taxi 40100, que está disponível tanto para IOS como para Android e funciona basicamente como o Uber.

O mesmo procedimento vale para pegar o táxi do centro ou hotel para o aeroporto.

 

Como ir da estação de trem de Viena para o centro?

Westbahnhof Viena
Estação de trem de Westbahnhof em Viena.

Outra forma clássica para se chegar em Viena é de trem, afinal existem muitos países ao redor que os turistas brasileiros sonham em conhecer, são eles: Alemanha e Suíça (oeste), Itália, Eslovênia e Croácia (sul), Hungria, Eslováquia e Polônia (leste) e República Tcheca (norte).

Por isso é clássico o viajante vir de alguns destes destinos durante uma eurotrip de trem e fazer o deslocamento de um estação em Viena para o hotel em que pretende se hospedar.

Porém, você que pretende optar por esta via de transporte precisa saber que as estações da cidade não ficam exatamente no centro de Viena. Confira as distâncias:

  • Westbahnhof: 6,2km do centro.
  • Meidling: 10 km do centro.
  • Südbahnhof: 5,9 km do centro.

Ao escolher desembarcar em uma destas estações, a melhor maneira de chegar ao centro é utilizar os transportes públicos de Viena, pois existem linhas de metrô e ônibus que realizam este trajeto de forma direta.

 

Do aeroporto ao centro de Viena

aeroporto de viena chegadas
Aproveite sua passagem pela capital da Áustria desde o desembarque no aeroporto.

Obviamente os transfers privados, o carro alugado e o Uber, opções que fazem a conexão direta do aeroporto ao hotel, são as alternativas mais confortáveis e práticas.

Porém, uma vez que esteja no metrô através do CAT ou S-Bahn, qualquer parte turística da cidade é facilmente acessível, ainda mais com os bondes de superfície existentes em Viena.

O que é preciso levar em consideração é a sua prioridade: se o primordial é o conforto, recomendo o traslado privado ou alugar um veículo; porém se a ideia é a fazer a viagem de forma mais econômica, considere o ônibus ou utilizar o trem.

Sem dúvida é também importante entender tudo sobre o transporte local, afinal este é um ponto fundamental para otimizar toda a logística do seu roteiro por Viena e se deslocar mais rapidamente pelos atrativos da cidade, pois otimizar tempo é a premissa de uma bom viajante.

Siga estas dicas que preparei e comece com tranquilidade a sua vigem por um dos destinos mais elegantes da Europa.

Pesquisando sobre como ir do aeroporto de Viena ao centro? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ana Cristina Mancebo

    Guilherme vou voltar para Viena de trem vindo de Praga e gostaria de saber como faço para ir direto para o aeroporto. A estação de trem que chego em Viena e a Haupthanhof.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ana Cristina, A Haupthanhof é a estação principal, você pode pegar as linhas S1 ou S4 para ir até o aeroporto. Veja aqui no Google Mapas, já tracei o rota. Abraços

  3. Alexandre

    Olá Vou pegar o metro até a Wien Mitter e de lá pegar o S7 até o aeroporto. Nas suas dicas tu diz que temos que comprar 2 bilhetes para ir até o aeroporto por causa do limite da cidade. Gostaria de saber qual o nome desse bilhete….nas maquinas automaticas eu encontro a opçao de comprar um bilhete combinado até o aeroporto ?? ou tenho que comprar os bilhetes separados ?? Desde já agradeço

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Alexandre, Você colocará a estação de origem e destino, aí a máquina indicará qual o bilhete! Abraços