11 Receitas de Comidas típicas da República Tcheca

11 Receitas de Comidas típicas da República Tcheca

As comidas típicas de Praga, capital da República Tcheca, são muito parecidas com a alemã, que têm como base principalmente a carne de porco, a carne bovina e as batatas. Quem visita o país logo percebe que uma de suas principais vantagens é poder comer bem pagando pouco, principalmente quando comparamos a outras capitais da Europa.

Preparei uma lista com os pratos tradicionais e as principais comidas típicas de Praga, além de opções de restaurantes bons e baratos, mas também dicas de onde comer em lugares mais sofisticados. Bom apetite!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Praga

Precisa de seguro viagem para entrar na Europa? »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Praga, usando o cupom VIAJARMAIS15.

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Praga!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

Receitas de comidas típicas da República Tcheca

Particularmente adoro sair provando os pratos típicos de cada região, na surpresa mesmo, perguntando apenas qual é o ingrediente principal da refeição.

Às vezes isso não dá muito certo, mas descobrir o que comer em Praga foi uma deliciosa aventura, tudo muito bom. Claro, principalmente para quem não tem restrições às carnes.

Além de conhecer as comidas tradicionais e os restaurantes, sugiro passeios como o jantar medieval com bebida ilimitada em Praga, um city tour e cruzeiro com almoço em Praga ou ainda um walking tour na comunidade judaica em Praga.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »

 

1. Vepro-Knedlo-Zelo

Comidas típicas da República Tcheca
Vepro-Knedlo-Zelo | Foto: Pavel Ševela, via Wikimedia Commons.

O Vepro-Knedlo-Zelo foi considerado o prato nacional da República Tcheca, preparado com carne de porco, almôndegas e repolho (chucrute).

Devido à sua popularidade no país, é facilmente encontrado em praticamente todos os restaurantes de Praga.

 

2. Gulache

Comidas típicas de Praga
Gulache ou Goulash | Foto: Rkolarsky, via Wikimedia Commons.

O gulache é basicamente uma carne ensopada, preparada com legumes e muita pimenta, e vem sempre acompanhado de almôndegas, que em tcheco são chamadas de knedlíky.

A receita tradicional é feita com carne bovina, mas surgiram variações do prato e é possível encontra-lo com carne de veado, frango e até mesmo opções vegetarianas.

 

3. Lombo bovino marinado (Svíčková na Smetaně)

Comidas típicas de Praga
Comidas típicas de Praga.

Um dos pratos mais populares de Praga é o Svíčková na Smetaně. Traduzindo, nada mais é do que fatias de file mignon ao molho de cenoura, natas, cereja e limão. É muito comum servir pão e almôndegas para acompanhar o prato. Sim, eles adoram bolinhas de carne!

 

4. Joelho de porco / Eisbein

Pratos típicos de Praga
Eisbein | Foto: Clemens Pfeiffer, via Wikimedia Commons.

O joelho de porco é outro prato muito comum na culinária checa, assim como na Áustria, Alemanha e outros países vizinhos. É servido com legumes, pão e mostarda.

 

5. Queijo frito (Smazený Sýr)

É quase a única opção vegetariana na grande maioria dos restaurantes típicos, infelizmente. O queijo é frito e servido com batata frita, salada e molho tártaro.

 

6. Schnitzel (Rízek)

Comidas tradicionais da República Tcheca
Comidas típicas de Praga: Rízek | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

O prato, muito tradicional, consiste em fatias de carne empanada, que pode ser de vitela, porco ou frango, cobertas com pão ralado e fritas. É o nosso bife à milanesa.

 

7. Almôndegas

Já citei as almôndegas em alguns pratos, isso porque elas são um dos principais acompanhamentos do país, servidos junto com o prato principal e alguns molhos.

Elas podem ser preparadas com bacon, batata e pão, mas também há versões agridoces e recheadas com frutas, principalmente a ameixa.

 

8. Pecena Kachna

Pratos tradicionais na República Checa

O Pecena Kachna, ou pato assado, é um prato muito consumido pelos tchecos, geralmente servido com pão ou almôndegas e repolho roxo refogado.

 

9. Petiscos

Pratos típicos da República Checa

Para acompanhar as cervejas (que falo mais abaixo) há várias opções de petiscos.

Os mais comuns de encontrar nos cardápios da cidade são o topinka, um pão frito com alho, o utopenec, que são salsichas marinadas com pimentões e cebola crua e o nákladaný hermelín, um queijo tipo camembert tcheco marinado.

 

10. Sobremesas e doces

Dicas de doces tradicionais em Praga
Trdelnik | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Entre as sobremesas mais famosas estão a torta de maçã e os bolos tchecos recheados de doce de ameixa.

Outro doce muito comum em Praga é o trdelnik, um tipo de biscoito assado, coberto de açúcar e canela. Ele pode ser simples ou recheado com chocolate e outros doces, como a Nutela.

O trdelnik é muito popular e facilmente encontrado em feiras ou barraquinhas de rua ao redor de Praga, deixando um cheiro característico por onde passam os turistas.

 

11. Cervejas tchecas

Cervejas tchecas
Algumas das cervejas tchecas | Foto: Øyvind Holmstad, via Wikimedia Commons.

O grande destaque da gastronomia tcheca fica para as cervejas, que estão entre as melhores do mundo!

A qualidade da cerveja talvez possa ser explicada pelo grande consumo, sendo que o país tem o maior consumo per capita de cerveja do mundo, cerca de 160 litros de cerveja, por pessoa, por ano.

Há uma infinidade de marcas e o que não faltam são bares e pubs para o turista experimentar.

As cervejas checas mais famosas são Pilsner Urquell, Budvaeiser Budvar, Staropramen e para os amantes cervejeiros, a dica é experimentar marcas como a Gambrinus, Radegast e Krusovice.

Entre os melhores lugares para se tomar uma boa cerveja em Praga estão o U Pinkasu, um restaurante super antigo, aberto em 1843 e que também serve vários pratos típicos do país. Outra opção é o Agharta, um pub tradicional e com uma ótima programação musical.

Você pode conhecer esse e outros locais fazendo uma excursão em cervejarias e tabernas. Um pouco mais exótico é o banho de cerveja em Praga.

 

Dicas de restaurantes em Praga

Obviamente não é difícil encontrar um restaurante em Praga que sirva comidas típicas, mas visitar alguns deles é essencial para saborear o melhor da culinária tcheca. A região da Cidade Velha é onde estão concentrados o maior número de estabelecimentos tradicionais.

 

1. Matylda Restaurant

Dicas de restaurantes em Praga

O restaurante Matylda está entre os restaurantes mais cobiçados de Praga, tanto pelo excelente menu, quanto por sua principal característica: ele é um barco.

No site é possível acessa o menu e ver que o restaurante nem é tão caro, apesar de ter preços mais altos que o normal em Praga.

O preço da refeição completa, com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas começa em cerca de 25 euros.

 

2. Staroměstská Restaurace

O restaurante Staroměstská fica na Praça da Cidade Velha de Praga, bem no coração da capital tcheca.

Em seu cardápio estão diversos pratos típicos da cozinha tcheca, sempre acompanhados de uma boa cerveja. O endereço é Staroměstské Náměstí 19.

 

3. Klub Architektu

O Klub Architektu fica no bairro Staré Mésto (Cidade Velha) – aproveite para descobrir onde se hospedar em Praga – e oferece alguns dos principais pratos da cozinha tradicional tcheca. Ele funciona em uma antiga adega, com uma decoração minimalista e paredes de pedra. Anote aí o endereço: Rua Betlémské Namesti, número 169/5A.

 

4. U Tří Zlatých Lvů

O U Tří Zlatých Lvů é um restaurante/bar que serve comida tradicional tcheca. A qualidade da comida é ótima e os preços são muito acessíveis.

Entre seus pratos mais famosos estão o goulash, que é uma sopa de batata com carne servida dentro de um pão crocante e especialidade da casa, “costelas de porco assada”, que nada mais é que uma tábua de costeletas de porco picantes, acompanhadas de pão de alho e dois tipos de molho.

Ele fica no centro histórico, em uma praça chamada Uhelný.

 

A culinária típica da República Tcheca

A culinária de Praga (e as comidas típicas da República Tcheca em geral), é de fato baseada nas carnes, sendo que os pratos típicos mais famosos são feitos com porco, além dos deliciosos acompanhamentos.

Porém, as comidas tradicionais vão muito além disso, com variações que farão você perceber que existe um mundo de possibilidades para quem quiser explorar o que e onde comer em Praga.

Pesquisando sobre as comidas típicas da República Tcheca? Tem outras dicas de restaurante? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Praga – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Praga? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Praga

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas em Praga. Reservando ainda em dezembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Chip de celular em Praga

Ter um chip de celular em Praga com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Praga.

Seguro viagem com cobertura em Praga

Contratar um seguro viagem para Praga é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Cláudio Teixeira
    Não reparei se você mencionou, mas temos aquela maravilha de "água da vida" que é a BECHEROVKA, que acompanha com perfeição qualquer uma das espetaculares cervejas da República Checa! Parabéns pelo seu trabalho !!!!!!!
  2. Polly Batista
    Bem lembrado, Cláudio! Saudades da República Tcheca!
  3. Gisele
    Anotei todas as suas dicas. Parabéns pelo blog.
  4. Virginia Ferreira
    Aproveitei todas as dicas. estão no meu livro da viagem. Obrigada.
  5. Andrea
    Gostei das dicas! Obrigada!!
  6. Guilherme Tetamanti
    Fico feliz :)
  7. Marlene
    Olá Guilherme. Eu fui a Praga e realmente é demais. Carne de porco com batatas.....Fantástico. Adorei.
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Marlene, Também adorei a culinária tcheca, sem contar que é super barato! Abraços
  9. Débora
    Oi GUILHERME! Qse fui a praga e vendo esse post deu até um arrependimento de não ter ido!! kkkk Adooroo seu blog! Bjo bjo!!
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Débora, Pooooo tem que ir na próxima, Praga é demais. Fico feliz que goste do blog, eu sou suspeito kkkk Beijos
Quero Viajar Mais