Roteiro em Praga: dicas sobre o que fazer de 1 a 4 dias

Roteiro em Praga: dicas sobre o que fazer de 1 a 4 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Quando planejei meu roteiro em Praga, no Leste Europeu, e comecei a descobrir o que fazer em Praga, logo percebi que 1 ou 2 dias não seriam suficientes para conhecer todos os encantos da capital da República Tcheca, que muitos dizem estar entre as mais lindas da Europa. Você perceberá que simplesmente não dá para passar tão pouco tempo quando você estiver frente à frente com suas belas paisagens.

Todavia, eu até achei que era exagero, afinal destinos como Paris, Roma e Berlim são bem famosos por suas belezas. Claro, guardadas as devidas proporções, Praga é tão linda quanto, e suas características medievais a tornam ainda mais impressionante. Por isso, não preciso dizer o quanto amei o destino.

O mais gostoso da cidade é que toda a visita pode ser feita a pé, utilizando o ótimo sistema de transporte público de Praga apenas para ir e vir do aeroporto, além de chegar até algum ponto turístico mais distante, o que é exceção.

Além disso, dá para agendar tours guiados super interessantes e adquirir ingressos pela internet para os lugares mais famosos. Aqui você descobre como economizar com as coisas legais para fazer em Praga, seja sua primeira vez na cidade ou se você já é apaixonado como eu e sempre quer voltar à capital da República Tcheca.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Praga

Seguro obrigatório para viajar na Europa »

Como fazer um roteiro em Praga

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Praga. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela República Tcheca, visitar Praga é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Praga é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Praga só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Praga:

  • 1° dia: Fazer o ônibus turístico de Praga, fazer um tour guiado a pé, Bairro Judeu, Relógio Astronômico e Antiga Prefeitura
  • 2° dia: Castelo de Praga, Cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava), Torre de observação de Petřín e o Labirinto de Espelhos.
  • 3° dia: Prédio Dançante (Dancing House), Castelo Vyšehrad e Pub Crawl de Praga.
  • 4° dia: City tour de bike, excursões e Castelo Karlštejn

Quantos dias ficar em Praga?

Quantos dias ficar em Praga?
A bela Praga oferece roteiro apaixonante.

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Praga, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente no centro histórico, onde estão as suas principais atrações.

Um dia em Praga: o que fazer?

Dicas de passeios em Praga
Roteiro em Praga, capital da República Tcheca.

Se você tem apenas 1 dia em Praga, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Praga ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de passeios imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Praga, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Ultimamente, minha preferência é fazer um tour geral pela cidade logo no começo da visita, pois assim me localizo e tenho informação suficiente para focar nos melhores passeios. O ônibus turístico de Praga é excelente e dura apenas 2 horas, com a opção de estender o tour com um passeio de barco.

Porém, um tour a pé em Praga é uma boa pedida, ainda mais que o centro histórico pode ser todo percorrido a pé. É a maneira mais inteligente – e barata – de começar a explorar Praga, pois além de conhecer seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město) e alguns dos principais pontos turísticos de Praga.

Os guias certamente podem ajudar com dicas de restaurantes, outros passeios e qualquer tipo de informação que provoque sua curiosidade. O custo do passeio é o valor da gorjeta que você decidir dar ao guia.

Em Praga, os tours começam geralmente na Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí), mas pergunte em seu hotel quais os horários de partida, ou faça uma rápida busca no Google.

Se quiser algo também barato, mas um pouco mais exclusivo, contrate um tour guiado privado em Praga. Um pouco mais caro, mas você não terá que disputar tanto a atenção do guia.

Na praça, você irá apreciar e descobrir curiosidades sobre o relógio astronômico (Oroloj), que é um dos únicos do mundo e produz um espetáculo de hora em hora, com bonecos de madeira que saem do relógio e viraram atração entre os turistas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Outras atrações da praça são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter uma vista panorâmica da cidade. Todas são acessíveis aos turistas, mas as visitas não fazem parte do tour gratuito.

O Bairro Judeu (Josefov) também tem tour interessante, pois sua história é parte importante no desenvolvimento de Praga, com atrações turísticas e personagens que se misturam com a própria cidade.

Monumentos, sinagogas e o antigo cemitério estão no roteiro, mas também existem tours mais específicos para quem pretende se aprofundar, como o passeio guiado no Bairro Judeu com bilhetes de entrada, custa 35 euros.

Claro que também é possível visitar os lugares por conta própria, inclusive com ingressos que permitem conhecer todo o complexo judaico.

Para finalizar o dia você pode curtir o pôr-do-sol na Ponte Carlos (Charles Bridge), uns dos cartões postais mais famosos de Praga e a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), inaugurada em 1402.

Hoje a ponte é acessível apenas para pedestres, o que a transformou num dos lugares mais concorridos de Praga, ainda mais com suas duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Praga que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Praga e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Praga:

Roteiro de 2 dias em Praga

Roteiro em Praga 2 dias
Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel.

O segundo dia é para conhecer a região do Castelo de Praga (Hradčany) e a Cidade Baixa (Malá Strana), que ficam localizadas do outro lado da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio.

É uma caminhada boa caso seu hotel esteja afastado, mas é tranquilo ir a pé para quem curte caminhar. O bonde n° 22, que é o mais utilizado pelos turistas, também leva até o castelo.

Desça na estação Královský Letohrádek para vir caminhando pelo jardim real (Královská Zahrada) ou então Pražský Hrad para chegar ainda mais perto da entrada do castelo.

Os arredores do castelo oferecem diversas atrações, como a Catedral de São Vito, Palácio Lobkowicz, museus e tantos outros pontos de interesse, que somente com mais tempo você conseguirá visitar.

O ideal é ir até a entrada do castelo, apreciar a feirinha de comida e artesanato aberta diariamente, e explorar tudo a pé.

Você não precisa gastar 1 centavo para caminhar por todo o complexo, apenas se quiser entrar na Catedral, Palácio, etc. Foi a minha opção, pois as filas estavam gigantescas e eu não havia comprado um Cartão Praga, que dá direto à entrada gratuita em mais de 50 atrações, sem precisar pegar filas. O preço é a partir de 58 euros, dependendo da quantidade de dias.

Desça a colina para entrar na Cidade Baixa, em direção a Igreja de São Nicolau (St. Nicholas Church) e ao muro dedicado a John Lennon (Lennon Wall), com os grafites em homenagem ao cantor e também aos Beatles, que no passado foi uma fonte de irritação para o comunismo, mas hoje é símbolo de ideias globais representando paz e amor.

Aproveite para almoçar na região, que oferece dezenas de opções de restaurantes, dos simples aos mais requintados.

O roteiro do 2° dia em Praga segue com visita ao Parque Petrín e duas de suas atrações: a Mini Torre Eiffel (Petrín Tower), com seus 64 metros de altura e mirante com vista privilegiada da cidade, além do Labirinto de Espelhos (Mirror Maze), ambos inclusos no Cartão Praga.

Também vim caminhando até o parque, mas para economizar pernas e tempo, basta pegar o bonde na estação Újezd LD, ao sul do muro do Lennon.

Para quem gosta de cerveja, bem no pé da torre há um bar que é o lugar ideal para descansar por alguns momentos antes de continuar o roteiro por Praga.

Dependendo do seu pique e de quanto tempo gastou até aqui, você pode terminar o dia fazendo um cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava), que geralmente dura de 1 a 2 horas, mas também com passeios de 3 horas que incluem almoço ou jantar. Custam a partir de 12 euros!

Como vim no verão e ainda havia tempo de sobra, minha opção foi curtir o entardecer – tomando cerveja tcheca – no Letná Park, mais ao norte. Nessa época do ano, é comum haverem DJ’s nos finais de semana, que ficam tocando música eletrônica até altas horas da manhã.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Praga sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Praga:

Roteiro de 3 dias em Praga

Praça Venceslau e o Museu Nacional
Boulevard da cidade nova, Praça Venceslau e o Museu Nacional.

Com a grande maioria dos pontos turísticos visitados, mas ainda com muito o que ver em Praga, no terceiro dia volte para a margem direita do Rio Moldava, mas agora para visitar o sul e arredores do centro histórico, região conhecida como Cidade Nova (Nové Město).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Praga. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Praça Venceslau e a rua que segue até o Museu Nacional de Praga são o centro de tudo, com muitas lojas, restaurantes, galerias, shoppings e hotéis em Praga renomados como Radisson Blu Alcron HotelHotel Kings CourtArt Nouveau Palace Hotel. Veja a lista completa no Booking.

Já na margem do rio, o Prédio Dançante (Dancing House) e sua arquitetura totalmente fora dos padrões da cidade, intrigam os turistas e proporciona fotos incríveis.

No alto, há um bar para quem quiser apenas aproveitar a vista do mirante (não é preciso pagar entrada, mas o consumo no bar é obrigatório), além do Ginger & Fred, restaurante moderno de gastronomia francesa e internacional. No térreo, há um espaço para exposições.

Um pouco mais ao sul está localizado aquele que para mim é o melhor ponto turístico de Praga, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad.

Aqui há igrejas, capelas, monumentos e até ruínas de construções romanas, sendo um lugar que proporciona vistas 360 graus de Praga, além de playgrounds para as crianças e um bar/restaurante ideal para quem procura um cantinho tranquilo para aproveitar o fim de tarde, bastante visitado por moradores e definitivamente fora da rota turística.

Vai por mim, vale passar uma tarde inteira no Vyšehrad.

Uma opção para quem quer conhecer vários lugares e não tem muito tempo na cidade é o Pub Crawl de Praga. Para quem não conhece, o Pub Crawl é um roteiro organizado geralmente por hostels, onde um grupo circula por bares e boates da cidade ao longo da noite e paga uma taxa única que inclui bebidas e entradas nos estabelecimentos.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Praga tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Praga:

Roteiro de 4 dias em Praga

Você percebeu que os três primeiros dias podem ser bastante intensos, por isso mesmo acho que o ideal é reservar um dia a mais para garantir que você aproveite tudo o que Praga tem a oferecer.

Sempre somos reféns do clima e, além disso, Praga tem uma agitada vida noturna e, se você estiver disposto, provavelmente aproveitará bastante.

Aproveite para ler o artigo sobre a Karlovy Lázně, uma das maiores baladas da Europa com 5 andares, cada um com um estilo de música diferente. Também há opções de noites folclóricas, pub crawl, apresentações de teatro e degustação de cerveja.

Também existem diversas opções de bike tours e excursões para conhecer outros castelos e cidades próximas.

Uma outra opção de passeio em Praga é visitar o Castelo Karlštejn (evites filas, localizado nos arredores da cidade, em meio a matas e florestas)

Fundado no século XIV pelo imperador Carlos IV, o castelo foi construído em estilo gótico e é um dos principais monumentos desta época em todo o país. Ele tinha como objetivo guardar as jóias da coroa e as relíquias sagradas.

Uma forma muito legal de conhecer Praga é de bicicleta, com o city tour de bike em Praga. Há vários locais que alugam bike ou oferecem excursões com circuitos pela cidade, ou por seus arredores.

Como Praga é pequena e muito plana, você consegue sem muitos esforços circular por toda a Cidade Velha. Outra opção é fazer um tour pelas margens do Rio Moldava (Vltava).

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico de Praga, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Praga, como a linda cidade medieval de Český Krumlov. Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

Quanto custa Praga por dia?

Para descobrir quanto custa Praga por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os principais hotéis de Praga, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Praga, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Praga?

O ideal para organizar o roteiro em Praga é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Praga, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Praga

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de atrações para o roteiro em Praga

O pacote de atrações em Praga, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como o Castelo de Praga, o Zoológico de Praga, o Museu Judaico e as sinagogas e muito mais.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados em Praga

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Praga, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Praga há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Praga.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em português em Praga. Os melhores são:

Roteiro pelos museus de Praga

Incluir no roteiro visitas nos museus de Praga é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de Praga, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de barco em Praga

Praga é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos no Rio Moldava.

Veja quais são os roteiro de cruzeiros em Praga para você incluir no roteiro em Praga, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus turístico em Praga

Os roteiros de ônibus em Praga são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com áudio-descrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus em Praga incluem paradas nas principais atrações da cidade, como o Castelo de Praga, o Prédio Dançante e muito outros.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro em Praga:

Roteiro de bicicleta em Praga

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Praga e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Praga são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares em Praga:

Roteiro a pé em Praga

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Praga é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Praga para fazer a pé:

Roteiro em Praga com crianças

Montar um roteiro em Praga com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Praga.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro gratuito em Praga

Nem todos os passeios em Praga precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Praga com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

Roteiro romântico em Praga para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Praga para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Praga, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Praga para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno em Praga

Planejar um roteiro noturno em Praga é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Praga:

Roteiro gastronômico em Praga

Durante seu roteiro em Praga, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Praga é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Praga:

Roteiro nos arredores de Praga

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Praga, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Praga e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Praga:

Roteiro em Praga no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em Praga no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira uma sugestão para curtir o friozinho em Praga:

Roteiro específico em Praga

Nada mais clássico do que um roteiro em Praga com cervejas. Aliás, essa atividade turística é uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer local. E você pode contratar os tours guiados com antecedência e economia, confira:

Transfers em Praga

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Praga são:

Roteiro para primeira vez em Praga

Na sua primeira viagem a Praga não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Praga, confira o que reservar antecipadamente:

Roteiro de aventura em Praga

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Praga oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo em Praga

Quer fugir do óbvio em Praga? Veja esse roteiro com o lado B em Praga e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro em Praga para viajar sozinho

Praga é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro em Praga para quem já conhece

Se é a a sua segunda vez em Praga ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Roteiro para relaxar em Praga

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos em Praga durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essas atrações relaxantes em Praga:

Roteiro para final de semana ou feriados em Praga

Vai passar um feriado em Praga e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira alguns passeios que acontecem nas temporadas de Natal, Réveillon ou outra comemoração típica local:

Roteiro barato em Praga

Programar um roteiro com pouco dinheiro em Praga não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Praga para você economizar.

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em Praga

Reservar os passeios em Praga antecipadamente fará que o seu roteiro na cidade seja bem aproveitado, com economia de tempo e dinheiro.

Fazendo a pré-reserva dos ingressos em Praga, evitamos as enormes filas nas atrações mais famosas da cidade como o Castelo de Praga e o Relógio Astronômico e tantas outras.

Após a realização do pagamento os ingressos chegam no seu e-mail, e ficam salvos no seu smartphone, evitando que você ande com vários papéis nas mãos. Algo muito prático e sustentável.

Se precisar de algum suporte, o atendimento é experiente está disponível 24/7 em português. Caso aja mudança de planos, conte com o benefício de cancelar gratuitamente até 48h antes.

Não escondo de ninguém que minha preferência é ficar mais tempo em cada cidade, para evitar aquela sensação de ir embora já com vontade de voltar. Te garanto, Praga é assim e caso fique apenas 1 ou 2 dias não terá a chance de ver tudo o que vale a pena.

Um roteiro de 3 dias inteiros em Praga é mais interessante, mas adicione mais tempo caso queira aproveitar a vida noturna.

Pesquisando sobre o que fazer em Praga? Ainda com dúvidas sobre o roteiro? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Praga?

No seu primeiro dia em Praga você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Ônibus turístico de Praga
Tour guiado a pé em Praga
Passeio guiado no Bairro Judeu com bilhetes de entrada
Entrada sem fila para o Relógio Astronômico
Ingresso Antiga Prefeitura

O que fazer em 2 dias em Praga?

No seu segundo dia em Praga aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Tour no Castelo de Praga
Cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava)
Praga: ingresso para a torre de observação de Petřín e o labirinto de espelhos

O que fazer em 3 dias em Praga?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em Praga que valem muito a pena:
Tours no Prédio Dançante (Dancing House)
Praga: Castelo Vyšehrad de 2,5 horas com Gorlice e Ingressos
Pub Crawl de Praga

O que fazer em 4 dias em Praga?

Com mais tempo em Praga programe-se para visitar alguns desses lugares incríveis:
City tour de bike em Praga
Excursões
Castelo Karlštejn

Vale a pena programar um roteiro em Praga antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Praga você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Praga.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Praga

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Praga? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Praga para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Praga. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Praga, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Praga. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela República Tcheca, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Praga

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Praga, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Praga

Ter um chip de celular em Praga com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Praga.

Seguro viagem em Praga

Contratar um seguro viagem para Praga é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Flavia Borges
    Oi Guilherme,tudo bem? Gostaria de algumas dicas sua, estarei indo a Prague dia 17/02/2020 e ficaremos ate o dia 21/02, estou indo com meus 2 filhos , 8 anos e 12 anos e minha filhona de 24 aninhos. O que vc me aconselha? Sera que seria mais conveniente os ônibus turísticos? ja que estarei com os meus filhos?
  2. Polly Batista
    Oi, Flávia. Tudo bem? Praga tem uma peculiaridade: a área mais histórica não conta com paradas do bus turístico. De toda forma, vc terá que caminhar bastante, pois são áreas exclusivas para pedestres. Talvez seja melhor você comprar passes e circular de tram (que tem mais acessos). Boa viagem!
  3. Marcelo Esmeraldo
    Minha dica de é de onde NÃO COMER em Praga. Há barracas na Praça da Cidade Antiga/Velha, próximo ao relógio astronômico, com um pernil lindíssimo, uma salada de batata apetitosa. Parece atrativo, mas é uma armadilha. A pegadinha é a seguinte: o preço do presunto está colocado em 100 gramas. Você pede um sanduíche e então te dão um super pedaço de meio kilo. Fazem o mesmo com a salada (batata, repolho e bacon), que é de fato ridícula de ruim. Por fim, a conversão de euro para coroas é super desfavorável! Eu poderia ter dito não, mas com uma fila atrás de você tudo fica mais dramático! Então, paguei 33 euros por uma comida de qualidade duvidosa, quando na cidade uma refeição de nível para duas pessoas, com entrada, prato principal e cervejas (e gorgeta), sai em torno de 40 euros. Não se trata de um caso isolado. Valendo, inclusive, uma menção desse site tão visitado/procurado. Segue o link com inúmeros comentários negativos: https://www.google.com/search?q=L4DR1+3V1T4T3&oq=L4DR1+3V1T4T3&aqs=chrome..69i57j33.759j0j7&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 Eu fui vítima. Não fui o primeiro nem serei o último. Essa informação deve ser dividida/compartilhada. Rogo para que essa informação seja noticiada no texto em destaque. O ocorrido me deixou muito chateado. O objetivo é alertar os nossos colegas viajantes.
  4. Polly Batista
    Olá, Marcelo. Tudo bem? Agradeço demais o seu relato, certamente ajudará outros viajantes! Muito obrigada!
  5. Vânia Wong
    Adorei o blog e as dicas. Pode me ajudar no roteiro? Julho. Chego dia 21, 17:30h em Praga e volto dia 31, 19h de Budapeste. Pensei em 3 dias inteiros em Praga, a dúvida é: 2 dias e 1/2 em Viena ou 3 dias e 1/2 em Budapeste? De qual tirar?
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Vânia, De qual cidade tirar dias, isso é muito pessoal kkkkk. Sou fã de Viena, fiquei 10 dias e adorei, recomendo! Abraços
  7. melayne
    Ola Guilherme, parabéns pelo seu excelente blog!! Eu e meu marido estamos indo pra Budapest, Viena e Praga agora no dia 18/4 e pesquisando vários blogs e sites inclusive no site do Prague Card, li que esse cartão não dá direito a furar filas e tambem não tem mais o free public transportation desde fevereiro de 2019. Essas informações estão corretas? Se o Prague Card não dá direito a furar filas, pensei em comprar o Prague City Pass pois no site deles está explicito que dão direito a furar as filas e entrar direto nas atrações. O que voce me diz? Aguardo suas respostas. Mais uma vez, parabéns e obrigada pela atenção. Melayne
  8. Polly Batista
    Oi, Melayne. Tudo bem?! Isso mesmo. Os sites oficiais são ótimos para confirmar esse tipo de informação. Se está explícito lá e você não quer mesmo enfrentar fila, vá de Prague City Pass. É um ótimo roteiro. Só cidades lindas!!! Boa sorte!
  9. LUÍS CLÁUDIO
    Caro Guilherme, suas dicas são ótimas. Muito obrigado. Irei com minha família para Praga em dezembro/2019, dos dias 19/12 a 22/12. Imagino que seja um frio bem severo, e por isso lhe indago, por gentileza, se nesse período também é possível aproveitar a Cidade? Quais seriam as atrações recomendadas? Desde já, muito grato.
  10. Polly Batista
    Oi, Luiz! Muito obrigado pelos elogios! Praga é linda em qualquer época do ano. Se sua família gosta de frio, poderão aproveitar a cidade no inverno (e com sorte, com neve). Nessa época tudo fica mais barato, menos lotado e com um beleza única. É possível aproveitar a cidade, sim! Você vai pegar os Mercados de Natal, que são lindos! Curtam bastante as comidas dessa época e priorizem ambientes fechados, como a entrada ao relógio de Praga, a visita ao Castelo de Praga etc. Boa sorte!
  11. Eliana
    Boa tarde! Gostei muito de suas dicas. Meu esposo e eu estamos planejando uma viagem para a Europa e gostaria de ir em Praga.
  12. Polly Batista
    Ah, que ótimo, Eliana! Aproveitem!!!
  13. marcelo caetano vieira
    oi .. podem me informar qual melhor maneiro e mais pratiica e segura de ir de Praga pra Munique? o trem da empresa oficial da republica tcheca( cd.cz.com) ou flix bus? ou outra maneira que não tarde muito. em caso de usar o trem da empresa acima citada, basta eu imprimir o voucher e comparecer na estação de trem pra embarque?
  14. Guilherme Tetamanti
    Oi Marcelo, Flix Bus é ótimo, sempre uso. Mas o trem também é bastante confortável, só um pouco mais caro. Basta mostrar o comprovante no celular. Abraços
  15. Diego
    Oi Guilherme. Obrigado por linkar um post do Meus Roteiros de Viagem no seu roteiro. Um abraço!
  16. Fátima Mitica
    Boa tarde, Acabei de chegar do Leste europeu, as suas dicas em Praga foram excelentes. Obrigada.
  17. Guilherme Tetamanti
    Oi Fátima, Bom saber que o blog ajudou :) Aproveite a viagem! Abraços
  18. Elis
    Oi Guilherme, Adorei seu blog, peguei varias dicas. Estou ido passar a páscoa em Praga. Estou super animada. Adoro viajar também. Boa sorte
  19. Guilherme Tetamanti
    Oi Elis, Bom saber que gostou e o blog ajudou no planejamento :) Boa viagem, se lembrar volte para contar como foi! Abraços
  20. Cibele Augusta de Oliveira
    Excelentes dicas, muito bem escritas e detalhadas...pensando em ficar 05 dias em Praga.Parabéns pelo blog!! Cibele.
  21. WASHINGTON CORREIA
    Olá Guilherme Boa Tarde Maravilha o seu roteiro em Praga. Já estive em Praga e realmente deixei de ir a alguns pontos que vc citou, vou retornar para curtir melhor. Muito linda a cidade. Obrigado Abraços
  22. Sthevan Rohwedder
    Obrigado, Guilherme. Seu roteiro ajudou eu montar o meu perfeitamente. Vou seguir todas as suas dicas! Muito obrigado e um grande abraço!
  23. Guilherme Tetamanti
    Oi Sthevan, Muito bom saber que ajudei! Abraços e boa viagem
Quero Viajar Mais