Roteiro em Praga: dicas sobre o que fazer de 1 a 4 dias
Quando planejei meu roteiro em Praga, no Leste Europeu, e comecei a descobrir o que fazer em Praga, logo percebi que 1 ou 2 dias não seriam suficientes para conhecer todos os encantos da capital da República Tcheca, que muitos dizem estar entre as mais lindas da Europa. Você vai perceber que simplesmente não dá para passar tão pouco tempo quando você estiver frente à frente com suas belas paisagens.
Todavia, eu até achei que era exagero, afinal destinos como Paris, Roma e Berlim são bem famosos por suas belezas. Claro, guardadas as devidas proporções, Praga é tão linda quanto, e suas características medievais a tornam ainda mais impressionante. Por isso, não preciso dizer o quanto amei o destino.
O mais gostoso da cidade é que toda a visita pode ser feita a pé, utilizando o ótimo sistema de transporte público de Praga apenas para ir e vir do aeroporto, além de chegar até algum ponto turístico mais distante, o que é exceção.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga, dicas de hotéis
Quantos dias ficar em Praga?
Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso passear pelas ruas de Praga, que você pode planejar um roteiro com 4 dias e esse tempo será muito bem-vindo. A cidade tem muito o que fazer e sua vida noturna agitada é um incentivo a mais para fazer dos seus dias na capital da República Tcheca, Europa, inesquecíveis.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »
Roteiro de viagem em Praga
Ultimamente, minha preferência é fazer um tour geral pela cidade logo no começo da visita, pois assim me localizo e tenho informação suficiente para focar nos passeios em Praga preferidos. O ônibus turísico de Praga é excelente e dura apenas 2 horas, com a opção de estender o tour com um passeio de barco.
Porém, o free walking tour de Praga é uma boa pedida, ainda mais que o centro histórico pode ser todo percorrido a pé.
Incrível => Cruzeiro com jantar em Praga
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Roteiro de 1 dia em Praga
Eu acho que o free walking tour é a maneira mais inteligente – e barata – de começar a explorar Praga, pois além de conhecer seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město) e alguns dos principais pontos turísticos de Praga.
Os guias certamente podem ajudar com dicas de restaurantes, outros passeios e qualquer tipo de informação que provoque sua curiosidade. O custo do passeio é o valor da gorjeta que você decidir dar ao guia.
Esse tipo de tour não precisa de agendamento prévio, basta aparecer no ponto de encontro para participar. Em Praga, os tours começam geralmente na Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí), mas pergunte em seu hotel quais os horários de partida, ou faça uma rápida busca no Google.
Se quiser algo também barato, mas um pouco mais exclusivo, contrate um tour guiado a pé em Praga. Um pouco mais caro, mas você não terá que disputar tanto a atenção do guia.
Barato => Ônibus conversível pelo centro de Praga
Na praça, você irá apreciar e descobrir curiosidades sobre o relógio astronômico (Oroloj), que é um dos únicos do mundo e produz um espetáculo de hora em hora, com bonecos de madeira que saem do relógio e viraram atração entre os turistas.
Outras atrações da praça são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter uma vista panorâmica da cidade. Todas são acessíveis aos turistas, mas as visitas não fazem parte do tour gratuito.
O Bairro Judeu (Josefov) também está incluso no tour, pois sua história é parte importante no desenvolvimento de Praga, com atrações turísticas e personagens que se misturam com a própria cidade.
Monumentos, sinagogas e o antigo cemitério estão no roteiro, mas também existem tours mais específicos para quem pretende se aprofundar, como o passeio guiado no Bairro Judeu com bilhetes de entrada, custa 35 euros.
Claro que também é possível visitar os lugares por conta própria, inclusive com ingressos que permitem conhecer todo o complexo judaico.
Navegação => Cruzeiro durante o dia em Praga
Para finalizar o dia você pode curtir o pôr-do-sol na Ponte Carlos (Charles Bridge), uns dos cartões postais mais famosos de Praga e a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), inaugurada em 1402.
Hoje a ponte é acessível apenas para pedestres, o que a transformou num dos lugares mais concorridos de Praga, ainda mais com suas duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.
Leia também => Comidas típicas da República Tcheca
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Praga. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Roteiro de 2 dias em Praga
O segundo dia é para conhecer a região do Castelo de Praga (Hradčany) e a Cidade Baixa (Malá Strana), que ficam localizadas do outro lado da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio,
É uma caminhada boa caso seu hotel esteja afastado, mas é tranquilo ir a pé para quem curte caminhar. O bonde n° 22, que é o mais utilizado pelos turistas, também leva até o castelo.
Desça na estação Královský Letohrádek para vir caminhando pelo jardim real (Královská Zahrada) ou então Pražský Hrad para chegar ainda mais perto da entrada do castelo.
Passeio => Tour imperdível pelo Castelo de Praga
Os arredores do castelo oferecem diversas atrações, como a Catedral de São Vito, Palácio Lobkowicz, museus e tantos outros pontos de interesse, que somente com mais tempo você conseguirá visitar.
O ideal é ir até a entrada do castelo, apreciar a feirinha de comida e artesanato aberta diariamente, e explorar tudo a pé.
Mistério => Excursão a pé sobre lendas e fantasmas de Praga
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Você não precisa gastar 1 centavo para caminhar por todo o complexo, apenas se quiser entrar na Catedral, Palácio, etc. Foi a minha opção, pois as filas estavam gigantescas e eu não havia comprado um Cartão Praga, que dá direto à entrada gratuita em mais de 50 atrações, sem precisar pegar filas. O preço é a partir de 58 euros, dependendo da quantidade de dias.
Desça a colina para entrar na Cidade Baixa, em direção a Igreja de São Nicolau (St. Nicholas Church) e ao muro dedicado a John Lennon (Lennon Wall), com os grafites em homenagem ao cantor e também aos Beatles, que no passado foi uma fonte de irritação para o comunismo, mas hoje é símbolo de ideias globais representando paz e amor.
Aproveite para almoçar na região, que oferece dezenas de opções de restaurantes, dos simples aos mais requintados.
O roteiro do 2° dia em Praga segue com visita ao Parque Petrín e duas de suas atrações: a Mini Torre Eiffel (Petrín Tower), com seus 64 metros de altura e mirante com vista privilegiada da cidade, além do Labirinto de Espelhos (Mirror Maze), ambos inclusos no Cartão Praga.
Também vim caminhando até o parque, mas para economizar pernas e tempo, basta pegar o bonde na estação Újezd LD, ao sul do muro do Lennon.
Para quem gosta de cerveja, bem no pé da torre há um bar que é o lugar ideal para descansar por alguns momentos antes de continuar o roteiro por Praga.
Segway => Excursão por Praga
Dependendo do seu pique e de quanto tempo gastou até aqui, você pode terminar o dia fazendo um cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava), que geralmente dura de 1 a 2 horas, mas também com passeios de 3 horas que incluem almoço ou jantar. Custam a partir de 12 euros!
Confira => Excursão pela Capela de Ossos em Praga
Como vim no verão e ainda havia tempo de sobra, minha opção foi curtir o entardecer – tomando cerveja tcheca – no Letná Park, mais ao norte. Nessa época do ano, é comum haverem DJ’s nos finais de semana, que ficam tocando música eletrônica até altas horas da manhã.
Roteiro de 3 dias em Praga
Com a grande maioria dos pontos turísticos visitados, mas ainda com muito o que ver em Praga, no terceiro dia volte para a margem direita do Rio Moldava, mas agora para visitar o sul e arredores do centro histórico, região conhecida como Cidade Nova (Nové Město).
A Praça Venceslau e a rua que segue até o Museu Nacional de Praga são o centro de tudo, com muitas lojas, restaurantes, galerias, shoppings e hotéis em Praga renomados como Radisson Blu Alcron Hotel, Hotel Kings Court e Art Nouveau Palace Hotel. Veja a lista completa no Booking.
Sugestão => Bilhete para o teatro em Praga
Já na margem do rio, o Prédio Dançante (Dancing House) e sua arquitetura totalmente fora dos padrões da cidade, intrigam os turistas e proporciona fotos incríveis.
No alto, há um bar para quem quiser apenas aproveitar a vista do mirante (não é preciso pagar entrada, mas o consumo no bar é obrigatório), além do Ginger & Fred, restaurante moderno de gastronomia francesa e internacional. No térreo, há um espaço para exposições.
Música => Concerto barato em Praga
Um pouco mais ao sul está localizado aquele que para mim é o melhor ponto turístico de Praga, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad.
Aqui há igrejas, capelas, monumentos e até ruínas de construções romanas, sendo um lugar que proporciona vistas 360 graus de Praga, além de playgrounds para as crianças e um bar/restaurante ideal para quem procura um cantinho tranquilo para aproveitar o fim de tarde, bastante visitado por moradores e definitivamente fora da rota turística.
Vai por mim, vale passar uma tarde inteira no Vyšehrad.
Viajando com crianças? => Show de marionetes em Praga
Roteiro de 4 dias em Praga
Você percebeu que os três primeiros dias podem ser bastante intensos, por isso mesmo acho que o ideal é reservar um dia a mais para garantir que você aproveite tudo o que Praga tem a oferecer.
Sempre somos reféns do clima e, além disso, Praga tem uma agitada vida noturna e, se você estiver disposto, provavelmente aproveitará bastante.
Dica de ouro => Entrada sem fila para o Relógio Astronômico
Aproveite para ler o artigo sobre a Karlovy Lázně, uma das maiores baladas da Europa com 5 andares, cada um com um estilo de música diferente. Também há opções de noites folclóricas, pub crawl, apresentações de teatro e degustação de cerveja. Saiba mais sobre a vida noturna de Praga.
Também existem diversas opções de bike tours e excurssões para conhecer outros castelos e cidades próximas.
Descubra => Como ir do aeroporto para o centro de Praga
Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias em Praga?
Não escondo de ninguém que minha preferência é ficar mais tempo em cada cidade, para evitar aquela sensação de ir embora já com vontade de voltar. Te garanto, Praga é assim e caso fique apenas 1 ou 2 dias não terá a chance de ver tudo o que vale a pena.
Um roteiro de 3 dias inteiros em Praga é mais interessante, mas adicione mais tempo caso queira aproveitar a vida noturna.
O que fazer em Praga: lugares turísticos
Uma das cidades mais bonitas e agitadas da Europa, falo isso porque pude ver bem de perto, Praga oferece uma infinidade de passeios e atrações turísticas para se fazer. Castelos medievais, construções históricas, parques e incríveis museus certamente farão parte do roteiro.
Aqui separei algumas dicas com os melhores passeios da cidade, que você precisará desembolsar dinheiro para participar caso queira fazer parte do tour. É bem difícil indicar quais são os melhores tours de Praga, pois minhas preferências podem ser diferentes das suas.
O que posso garantir é a qualidade dos passeios, ainda mais aqueles que possuem boas avaliações, pois já utilizei as empresas que indico.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »
Castelo de Praga
Sem dúvida, o passeio que nenhum turista pode deixar de fazer é conhecer o Castelo de Praga. O Castelo, localizado na parte mais alta da cidade, é na verdade um complexo histórico de extrema beleza arquitetônica e importância cultural, que engloba castelos, igrejas e uma pequena vila.
Entre as principais atrações estão o Antigo Palácio Real, que apesar de não ser tão grande, é muito bonito; a Catedral de São Vito, uma belíssima igreja em estilo gótico construída no século XIV; e uma rua medieval chamada Golden Lane, onde é possível se ter uma ideia de como era o estilo de vida medieval.
A Golden Lane abriga ainda a casa onde Franz Kafka morou, o mais importante escritor Tcheco. Completam o complexo a Galeria Nacional, a Basílica de São Jorge e o Palácio Rosenberg.
Quem visita o local pode escolher dois tipos de ingressos: o tour de 2,5 hs com ingresso incluso, ou o ingresso com apenas uma introdução ao castelo. Evite as filas comprando antecipado!
Castelo Karlštejn
Uma outra opção de passeio em Praga é visitar o Castelo Karlštejn(evites filas, compre o ingresso aqui), localizado nos arredores da cidade, em meio a matas e florestas.
Fundado no século XIV pelo imperador Carlos IV, o castelo foi construído em estilo gótico e é um dos principais monumentos desta época em todo o país. Ele tinha como objetivo guardar as jóias da coroa e as relíquias sagradas.
Veja esse tour para o Castelo Karlštejn saindo de Praga »
Praça da Cidade Velha
A Staroměstké Náměstí é a mais famosa praça de Praga. Mas não é para menos, localizada bem no centro da Cidade Velha, ela abriga em seu entorno o Relógio Astronômico, a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolas, assim como várias lojas e restaurantes.
Além do vai e vem de turistas, é muito comum encontrar artistas de rua que fazem da praça seu palco. Só tenha atenção caso seu orçamento esteja apertado, evitando comer nos restaurantes do entorno da Praça, pois os preços costumam ser mais caros que do restante da Cidade Velha.
Veja também => Praga a pé + ônibus + cruzeiro no rio de 1 hora
Museus de Praga
Praga tem diversos museus que valem a pena conhecer, os principais são:
Museu Judaico de Praga
Localizado no antigo bairro Judeu de Praga (Josefov), o museu judaico foi criado em 1906 para documentar a história, os costumes e as tradições da comunidade judaica da Boêmia, da Morávia e de Praga.
Uma das curiosidades do museu, é que durante a Segunda Guerra, a Alemanha Nazista investiu no espaço para que ele se tornasse o museu de uma “raça extinta”, levando para seu acervo vários objetos de sinagogas e de outras comunidades de judeus da Europa Central. Saiba mais no site oficial.
Museu Franz Kafka
O Franz Kafka Museum fica próximo a Ponte Carlos e apresenta de forma interativa, a vida e obra do mais famoso escritor da República Tcheca.
Museu do Comunismo
O Museu do Comunismo conta um pouco da história das quatro décadas que o país viveu em um regime comunista.
O museu reúne artefatos e recria situações comuns da época, além de lembrar de passagens importantes da história recente do país, como a “Primavera de Praga”, em 1968, e a “Revolução de Veludo”, em 1989.
Museu Nacional
Localizado ao final da Praça Wenceslau, o Museu Nacional foi construído em 1859. Um dos fatos interessantes do museu é que sua fachada preserva as marcas de balas causadas pela invasão soviética em 1968. Além disso, o museu tem coleções de ciências naturais, mineralogia e antropologia.
Cartão Praga => Entradas e descontos nos museus e diversas atrações
Noite em Praga
Se você está em Praga, pelo menos uma vez tem que cair na noite da cidade, uma das mais badaladas da Europa. Existem opções de excursões noturnas que são bem divertidas.
Não vale muito a pena citar nomes de pubs e boates (com excessão da Karlovy Lázně), porque isso varia muito de temporada para temporada, mas a cidade oferece opções para todos os gostos e bolsos!
Uma opção para quem quer conhecer vários lugares e não tem muito tempo na cidade é o Pub Crawl de Praga. Para quem não conhece, o Pub Crawl é um roteiro organizado geralmente por hostels, onde um grupo circula por bares e boates da cidade ao longo da noite e paga uma taxa única que inclui bebidas e entradas nos estabelecimentos.
City Bike
Uma forma muito legal de conhecer Praga é de bicicleta, com o city tour de bike em Praga. Há vários locais que alugam bike ou oferecem excursões com circuitos pela cidade, ou por seus arredores.
Como Praga é pequena e muito plana, você consegue sem muitos esforços circular por toda a Cidade Velha. Outra opção é fazer um tour pelas margens do Rio Moldava (Vltava). Conheça todas as opções de tours de bicicleta e mountain bike em Praga.
Cruzeiro pelo Rio Moldava (Vltava)
Os cruzeiros pelo Rio Moldava apresentam Praga sob outra perspectiva. No passeio de barco você tem vistas panorâmicas de alguns dos principais atrativos da cidade, como o Castelo de Praga, a Ponte Carlos, o Rudolfinum, Parque Letná, o Teatro Nacional e muitos outros belos edifícios e monumentos históricos.
Há várias opções de excursões aquáticas em Praga, desde passeios simples (com 1 ou 2 horas de duração), até opções mais requintadas com almoço ou jantar incluídos, para os mais românticos.
Pesquisando sobre o que fazer em Praga? Ainda com dúvidas sobre o roteiro? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *