Roteiro em Praga: dicas sobre o que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias

por Guilherme Tetamanti

Roteiro em Praga: dicas sobre o que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias

Quando planejei meu roteiro em Praga, no Leste Europeu, e comecei a descobrir o que fazer em Praga, logo percebi que 1 ou 2 dias não seriam suficientes para conhecer todos os encantos da capital da República Tcheca, que muitos dizem estar entre as mais lindas da Europa. Você vai perceber que simplesmente não dá para passar tão pouco tempo quando você estiver frente à frente com suas belas paisagens.

Todavia, eu até achei que era exagero, afinal destinos como Paris, Roma e Berlim são bem famosos por suas belezas. Claro, guardadas as devidas proporções, Praga é tão linda quanto, e suas características medievais a tornam ainda mais impressionante. Por isso, não preciso dizer o quanto amei o destino.

O mais gostoso da cidade é que toda a visita pode ser feita a pé, utilizando o ótimo sistema de transporte público de Praga apenas para ir e vir do aeroporto, além de chegar até algum ponto turístico mais distante, o que é exceção.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga

Seguro viagem para Europa »

 

Quantos dias ficar em Praga?

Quantos dias ficar em Praga?
Roteiro em Praga: A bela Praga oferece roteiro apaixonante.

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso passear pelas ruas de Praga, que você pode planejar um roteiro com 4 dias e esse tempo será muito bem-vindo. A cidade tem muito o que fazer e sua vida noturna agitada é um incentivo a mais para fazer dos seus dias na capital da  República Tcheca, Europa, inesquecíveis.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »

 

Roteiro de viagem em Praga

Ônibus turístico em Praga
Roteiro em Praga: Noites em Praga.

Ultimamente, minha preferência é fazer um tour geral pela cidade logo no começo da visita, pois assim me localizo e tenho informação suficiente para focar nos passeios em Praga preferidos. O ônibus turísico de Praga é excelente e dura apenas 2 horas, com a opção de estender o tour com um passeio de barco.

Porém, o free walking tour de Praga é uma boa pedida, ainda mais que o centro histórico pode ser todo percorrido a pé (não sabe o que é free walking tour? Conheça!)

Incrível => Cruzeiro com jantar em Praga

 

Roteiro de 1 dia em Praga

O que fazer em Praga
Roteiro em Praga: Guarda-chuvas coloridos são as referências para encontrar os tours.

Eu acho que o free walking tour é a maneira mais inteligente – e barata – de começar a explorar Praga, pois além de conhecer seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město) e alguns dos principais pontos turísticos de Praga.

Os guias certamente podem ajudar com dicas de restaurantes, outros passeios e qualquer tipo de informação que provoque sua curiosidade. O custo do passeio é o valor da gorjeta que você decidir dar ao guia.

Dicas de passeios em Praga
Roteiro em Praga, capital da República Tcheca.

Esse tipo de tour não precisa de agendamento prévio, basta aparecer no ponto de encontro para participar. Em Praga, os tours começam geralmente na Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí), mas pergunte em seu hotel quais os horários de partida, ou faça uma rápida busca no Google.

Se quiser algo também barato, mas um pouco mais exclusivo, contrate um tour guiado a pé em Praga. Um pouco mais caro, mas você não terá que disputar tanto a atenção do guia.

Barato => Ônibus conversível pelo centro de Praga

Roteiro em Praga
Roteiro em Praga: Praça central e o relógio astronômico de Praga.

Na praça, você irá apreciar e descobrir curiosidades sobre o relógio astronômico (Oroloj), que é um dos únicos do mundo e produz um espetáculo de hora em hora, com bonecos de madeira que saem do relógio e viraram atração entre os turistas.

Outras atrações da praça são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter uma vista panorâmica da cidade. Todas são acessíveis aos turistas, mas as visitas não fazem parte do tour gratuito.

Monumento mais bonito de Praga
Roteiro em Praga: Relógio Astronômico de Praga.

O Bairro Judeu (Josefov) também está incluso no tour, pois sua história é parte importante no desenvolvimento de Praga, com atrações turísticas e personagens que se misturam com a própria cidade.

Monumentos, sinagogas e o antigo cemitério estão no roteiro, mas também existem tours mais específicos para quem pretende se aprofundar, como o passeio guiado no Bairro Judeu com bilhetes de entrada, custa 35 euros.

Claro que também é possível visitar os lugares por conta própria, inclusive com ingressos que permitem conhecer todo o complexo judaico.

Navegação => Cruzeiro durante o dia em Praga

Roteiro de 2 dias em Praga
Roteiro em Praga: Charles Bridge, a principal e mais antiga ponte de Praga.

Para finalizar o dia você pode curtir o pôr-do-sol na Ponte Carlos (Charles Bridge), uns dos cartões postais mais famosos de Praga e a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), inaugurada em 1402.

Hoje a ponte é acessível apenas para pedestres, o que a transformou num dos lugares mais concorridos de Praga, ainda mais com suas duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.

Leia também => Comidas típicas da República Tcheca

 

Roteiro de 2 dias em Praga

O segundo dia é para conhecer a região do Castelo de Praga (Hradčany) e a Cidade Baixa (Malá Strana), que ficam localizadas do outro lado da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio, duas das opções que indico no artigo sobre onde ficar em Praga.

Roteiro em Praga 2 dias
Roteiro em Praga: Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel.

É uma caminhada boa caso seu hotel esteja afastado, mas é tranquilo ir a pé para quem curte caminhar. O bonde n° 22, que é o mais utilizado pelos turistas, também leva até o castelo.

Desça na estação Královský Letohrádek para vir caminhando pelo jardim real (Královská Zahrada) ou então Pražský Hrad para chegar ainda mais perto da entrada do castelo.

Passeio => Tour imperdível pelo Castelo de Praga

Roteiro a pé por Praga
Roteiro em Praga: Vista panorâmica de Praga.

Os arredores do castelo oferecem diversas atrações, como a Catedral de São Vito, Palácio Lobkowicz, museus e tantos outros pontos de interesse, que somente com mais tempo você conseguirá visitar.

O ideal é ir até a entrada do castelo, apreciar a feirinha de comida e artesanato aberta diariamente, e explorar tudo a pé.

Mistério => Excursão a pé sobre lendas e fantasmas de Praga

O que fazer em Praga
Catedral de São Vito, cercada pelos aposentos do Castelo.

Você não precisa gastar 1 centavo para caminhar por todo o complexo, apenas se quiser entrar na Catedral, Palácio, etc. Foi a minha opção, pois as filas estavam gigantescas e eu não havia comprado um Cartão Praga, que dá direto à entrada gratuita em mais de 50 atrações, sem precisar pegar filas. O preço é a partir de 58 euros, dependendo da quantidade de dias.

Atrações turísticas em Praga
Lennon Wall em Praga.

Desça a colina para entrar na Cidade Baixa, em direção a Igreja de São Nicolau (St. Nicholas Church) e ao muro dedicado a John Lennon (Lennon Wall), com os grafites em homenagem ao cantor e também aos Beatles, que no passado foi uma fonte de irritação para o comunismo, mas hoje é símbolo de ideias globais representando paz e amor.

Aproveite para almoçar na região, que oferece dezenas de opções de restaurantes, dos simples aos mais requintados.

Roteiro de viagem em Praga
Mini Torre Eiffel vista do Parque Petrín.

O roteiro do 2° dia em Praga segue com visita ao Parque Petrín e duas de suas atrações: a Mini Torre Eiffel (Petrín Tower), com seus 64 metros de altura e mirante com vista privilegiada da cidade, além do Labirinto de Espelhos (Mirror Maze), ambos inclusos no Cartão Praga.

Também vim caminhando até o parque, mas para economizar pernas e tempo, basta pegar o bonde na estação Újezd LD, ao sul do muro do Lennon.

Para quem gosta de cerveja, bem no pé da torre há um bar que é o lugar ideal para descansar por alguns momentos antes de continuar o roteiro por Praga.

Segway => Excursão por Praga

Cruzeiros em Praga
Cruzeiros noturnos com jantar.

Dependendo do seu pique e de quanto tempo gastou até aqui, você pode terminar o dia fazendo um cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava), que geralmente dura de 1 a 2 horas, mas também com passeios de 3 horas que incluem almoço ou jantar. Custam a partir de 12 euros!

Confira => Excursão pela Capela de Ossos em Praga

Dicas de roteiro em Praga
Roteiro em Praga: Fim de tarde com música no Letná Park.

Como vim no verão e ainda havia tempo de sobra, minha opção foi curtir o entardecer – tomando cerveja tcheca – no Letná Park, mais ao norte. Nessa época do ano, é comum haverem DJ’s nos finais de semana, que ficam tocando música eletrônica até altas horas da manhã.

 

Roteiro de 3 dias em Praga

Atrações turísticas de Praga
Roteiro em Praga: Boulevard da cidade nova, Praça Venceslau e o Museu Nacional.

Com a grande maioria dos pontos turísticos visitados, mas ainda com muito o que ver em Praga, no terceiro dia volte para a margem direita do Rio Moldava, mas agora para visitar o sul e arredores do centro histórico, região conhecida como Cidade Nova (Nové Město).

Praça Venceslau e a rua que segue até o Museu Nacional de Praga são o centro de tudo, com muitas lojas, restaurantes, galerias, shoppings e hotéis em Praga renomados como Radisson Blu Alcron HotelHotel Kings CourtArt Nouveau Palace Hotel. Veja a lista completa no Booking.

Sugestão => Bilhete para o teatro em Praga

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
O que fazer em Praga em 2 dias
Roteiro em Praga: prédio dançante não pode faltar no seu roteiro em Praga.

Já na margem do rio, o Prédio Dançante (Dancing House) e sua arquitetura totalmente fora dos padrões da cidade, intrigam os turistas e proporciona fotos incríveis.

No alto, há um bar para quem quiser apenas aproveitar a vista do mirante (não é preciso pagar entrada, mas o consumo no bar é obrigatório), além do Ginger & Fred, restaurante moderno de gastronomia francesa e internacional. No térreo, há um espaço para exposições.

Música => Concerto barato em Praga 

Dicas do que fazer em Praga em 3 dias
Restaurante ao ar livre dentro do Vyšehrad.

Um pouco mais ao sul está localizado aquele que para mim é o melhor ponto turístico de Praga, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad.

Aqui há igrejas, capelas, monumentos e até ruínas de construções romanas, sendo um lugar que proporciona vistas 360 graus de Praga, além de playgrounds para as crianças e um bar/restaurante ideal para quem procura um cantinho tranquilo para aproveitar o fim de tarde, bastante visitado por moradores e definitivamente fora da rota turística.

Vai por mim, vale passar uma tarde inteira no Vyšehrad.

Viajando com crianças? => Show de marionetes em Praga

 

Roteiro de 4 dias em Praga

Você percebeu que os três primeiros dias podem ser bastante intensos, por isso mesmo acho que o ideal é reservar um dia a mais para garantir que você aproveite tudo o que Praga tem a oferecer.

Sempre somos reféns do clima e, além disso, Praga tem uma agitada vida noturna e, se você estiver disposto, provavelmente aproveitará bastante.

Dica de ouro => Entrada sem fila para o Relógio Astronômico

Vida noturna em Praga
Uma das pistas da Karlovy Lázně.

Aproveite para ler o artigo sobre a Karlovy Lázně, uma das maiores baladas da Europa com 5 andares, cada um com um estilo de música diferente. Também há opções de noites folclóricas, pub crawl, apresentações de teatro e degustação de cerveja. Saiba mais sobre a vida noturna de Praga.

Vida noturna de Praga
Rua de Praga.

Também existem diversas opções de bike tours e excurssões para conhecer outros castelos e cidades próximas.

Descubra =>  Como ir do aeroporto para o centro de Praga

 

Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias em Praga?

Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias em Praga
Vista noturna da capital da República Tcheca, Praga.

Não escondo de ninguém que minha preferência é ficar mais tempo em cada cidade, para evitar aquela sensação de ir embora já com vontade de voltar. Te garanto, Praga é assim e caso fique apenas 1 ou 2 dias não terá a chance de ver tudo o que vale a pena.

Um roteiro de 3 dias inteiros em Praga é mais interessante, mas adicione mais tempo caso queira aproveitar a vida noturna.

 

O que fazer em Praga: lugares turísticos

Uma das cidades mais bonitas e agitadas da Europa, falo isso porque pude ver bem de perto, Praga oferece uma infinidade de passeios e atrações turísticas para se fazer. Castelos medievais, construções históricas, parques e incríveis museus certamente farão parte do roteiro.

Aqui separei algumas dicas com os melhores passeios da cidade, que você precisará desembolsar dinheiro para participar caso queira fazer parte do tour. É bem difícil indicar quais são os melhores tours de Praga, pois minhas preferências podem ser diferentes das suas.

O que posso garantir é a qualidade dos passeios, ainda mais aqueles que possuem boas avaliações, pois já utilizei as empresas que indico.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »

 

Castelo de Praga

Melhores passeios de Praga
Atrações turísticas de Praga: Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel.

Sem dúvida, o passeio que nenhum turista pode deixar de fazer é conhecer o Castelo de Praga. O Castelo, localizado na parte mais alta da cidade, é na verdade um complexo histórico de extrema beleza arquitetônica e importância cultural, que engloba castelos, igrejas e uma pequena vila.

Entre as principais atrações estão o Antigo Palácio Real, que apesar de não ser tão grande, é muito bonito; a Catedral de São Vito, uma belíssima igreja em estilo gótico construída no século XIV; e uma rua medieval chamada Golden Lane, onde é possível se ter uma ideia de como era o estilo de vida medieval.

A Golden Lane abriga ainda a casa onde Franz Kafka morou, o mais importante escritor Tcheco. Completam o complexo a Galeria Nacional, a Basílica de São Jorge e o Palácio Rosenberg.

Quem visita o local pode escolher dois tipos de ingressos: o tour de 2,5 hs com ingresso incluso, ou o ingresso com apenas uma introdução ao castelo. Evite as filas comprando antecipado!

 

Castelo Karlštejn

Melhores tours em Praga
Atrações turísticas de Praga: Castelo Karlštejn | Foto: Lukáš Kalista, via Wikimedia Commons.

Uma outra opção de passeio em Praga é visitar o Castelo Karlštejn(evites filas, compre o ingresso aqui), localizado nos arredores da cidade, em meio a matas e florestas.

Fundado no século XIV pelo imperador Carlos IV, o castelo foi construído em estilo gótico e é um dos principais monumentos desta época em todo o país. Ele tinha como objetivo guardar as jóias da coroa e as relíquias sagradas.

Veja esse tour para o Castelo Karlštejn saindo de Praga »

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Praça da Cidade Velha

Atrações turísticas em Praga
Atrações turísticas de Praga: Praça central e o relógio astronômico de Praga.

A Staroměstké Náměstí é a mais famosa praça de Praga. Mas não é para menos, localizada bem no centro da Cidade Velha, ela abriga em seu entorno o Relógio Astronômico, a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolas, assim como várias lojas e restaurantes.

Além do vai e vem de turistas, é muito comum encontrar artistas de rua que fazem da praça seu palco. Só tenha atenção caso seu orçamento esteja apertado, evitando comer nos restaurantes do entorno da Praça, pois os preços costumam ser mais caros que do restante da Cidade Velha.

Veja também => Praga a pé + ônibus + cruzeiro no rio de 1 hora

 

Museus de Praga

Praga tem diversos museus que valem a pena conhecer, os principais são:

Museu Judaico de Praga

Localizado no antigo bairro Judeu de Praga (Josefov), o museu judaico foi criado em 1906 para documentar a história, os costumes e as tradições da comunidade judaica da Boêmia, da Morávia e de Praga.

Uma das curiosidades do museu, é que durante a Segunda Guerra, a Alemanha Nazista investiu no espaço para que ele se tornasse o museu de uma “raça extinta”, levando para seu acervo vários objetos de sinagogas e de outras comunidades de judeus da Europa Central. Saiba mais no site oficial.

 

Museu Franz Kafka

O Franz Kafka Museum fica próximo a Ponte Carlos e apresenta de forma interativa, a vida e obra do mais famoso escritor da República Tcheca.

 

Museu do Comunismo

O Museu do Comunismo conta um pouco da história das quatro décadas que o país viveu em um regime comunista.

O museu reúne artefatos e recria situações comuns da época, além de lembrar de passagens importantes da história recente do país, como a “Primavera de Praga”, em 1968, e a “Revolução de Veludo”, em 1989.

 

Museu Nacional

Localizado ao final da Praça Wenceslau, o Museu Nacional foi construído em 1859. Um dos fatos interessantes do museu é que sua fachada preserva as marcas de balas causadas pela invasão soviética em 1968. Além disso, o museu tem coleções de ciências naturais, mineralogia e antropologia.

Cartão Praga => Entradas e descontos nos museus e diversas atrações

 

Noite em Praga

Tours em Praga
Atrações turísticas de Praga: Uma das pistas da boate Karlovy Lázně.

Se você está em Praga, pelo menos uma vez tem que cair na noite da cidade, uma das mais badaladas da Europa. Existem opções de excursões noturnas que são bem divertidas.

Não vale muito a pena citar nomes de pubs e boates (com excessão da Karlovy Lázně), porque isso varia muito de temporada para temporada, mas a cidade oferece opções para todos os gostos e bolsos!

Uma opção para quem quer conhecer vários lugares e não tem muito tempo na cidade é o Pub Crawl de Praga. Para quem não conhece, o Pub Crawl é um roteiro organizado geralmente por hostels, onde um grupo circula por bares e boates da cidade ao longo da noite e paga uma taxa única que inclui bebidas e entradas nos estabelecimentos.

 

City Bike

Uma forma muito legal de conhecer Praga é de bicicleta, com o city tour de bike em Praga. Há vários locais que alugam bike ou oferecem excursões com circuitos pela cidade, ou por seus arredores.

Como Praga é pequena e muito plana, você consegue sem muitos esforços circular por toda a Cidade Velha. Outra opção é fazer um tour pelas margens do Rio Moldava (Vltava). Conheça todas as opções de tours de bicicleta e mountain bike em Praga.

 

Cruzeiro pelo Rio Moldava (Vltava)

Passeios em Praga
Atrações turísticas de Praga: Cruzeiros noturnos com jantar.

Os cruzeiros pelo Rio Moldava apresentam Praga sob outra perspectiva. No passeio de barco você tem vistas panorâmicas de alguns dos principais atrativos da cidade, como o Castelo de Praga, a Ponte Carlos, o Rudolfinum, Parque Letná, o Teatro Nacional e muitos outros belos edifícios e monumentos históricos.

Há várias opções de excursões aquáticas em Praga, desde passeios simples (com 1 ou 2 horas de duração), até opções mais requintadas com almoço ou jantar incluídos, para os mais românticos.

Pesquisando sobre o que fazer em Praga? Ainda com dúvidas sobre o roteiro? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Flavia Borges

    Oi Guilherme,tudo bem? Gostaria de algumas dicas sua, estarei indo a Prague dia 17/02/2020 e ficaremos ate o dia 21/02, estou indo com meus 2 filhos , 8 anos e 12 anos e minha filhona de 24 aninhos. O que vc me aconselha? Sera que seria mais conveniente os ônibus turísticos? ja que estarei com os meus filhos?

  2. Polly Batista

    Oi, Flávia. Tudo bem? Praga tem uma peculiaridade: a área mais histórica não conta com paradas do bus turístico. De toda forma, vc terá que caminhar bastante, pois são áreas exclusivas para pedestres. Talvez seja melhor você comprar passes e circular de tram (que tem mais acessos). Boa viagem!

  3. Marcelo Esmeraldo

    Minha dica de é de onde NÃO COMER em Praga. Há barracas na Praça da Cidade Antiga/Velha, próximo ao relógio astronômico, com um pernil lindíssimo, uma salada de batata apetitosa. Parece atrativo, mas é uma armadilha. A pegadinha é a seguinte: o preço do presunto está colocado em 100 gramas. Você pede um sanduíche e então te dão um super pedaço de meio kilo. Fazem o mesmo com a salada (batata, repolho e bacon), que é de fato ridícula de ruim. Por fim, a conversão de euro para coroas é super desfavorável! Eu poderia ter dito não, mas com uma fila atrás de você tudo fica mais dramático! Então, paguei 33 euros por uma comida de qualidade duvidosa, quando na cidade uma refeição de nível para duas pessoas, com entrada, prato principal e cervejas (e gorgeta), sai em torno de 40 euros. Não se trata de um caso isolado. Valendo, inclusive, uma menção desse site tão visitado/procurado. Segue o link com inúmeros comentários negativos: https://www.google.com/search?q=L4DR1+3V1T4T3&oq=L4DR1+3V1T4T3&aqs=chrome..69i57j33.759j0j7&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 Eu fui vítima. Não fui o primeiro nem serei o último. Essa informação deve ser dividida/compartilhada. Rogo para que essa informação seja noticiada no texto em destaque. O ocorrido me deixou muito chateado. O objetivo é alertar os nossos colegas viajantes.

  4. Polly Batista

    Olá, Marcelo. Tudo bem? Agradeço demais o seu relato, certamente ajudará outros viajantes! Muito obrigada!

  5. Vânia Wong

    Adorei o blog e as dicas. Pode me ajudar no roteiro? Julho. Chego dia 21, 17:30h em Praga e volto dia 31, 19h de Budapeste. Pensei em 3 dias inteiros em Praga, a dúvida é: 2 dias e 1/2 em Viena ou 3 dias e 1/2 em Budapeste? De qual tirar?

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Vânia, De qual cidade tirar dias, isso é muito pessoal kkkkk. Sou fã de Viena, fiquei 10 dias e adorei, recomendo! Abraços

  7. melayne

    Ola Guilherme, parabéns pelo seu excelente blog!! Eu e meu marido estamos indo pra Budapest, Viena e Praga agora no dia 18/4 e pesquisando vários blogs e sites inclusive no site do Prague Card, li que esse cartão não dá direito a furar filas e tambem não tem mais o free public transportation desde fevereiro de 2019. Essas informações estão corretas? Se o Prague Card não dá direito a furar filas, pensei em comprar o Prague City Pass pois no site deles está explicito que dão direito a furar as filas e entrar direto nas atrações. O que voce me diz? Aguardo suas respostas. Mais uma vez, parabéns e obrigada pela atenção. Melayne

  8. Polly Batista

    Oi, Melayne. Tudo bem?! Isso mesmo. Os sites oficiais são ótimos para confirmar esse tipo de informação. Se está explícito lá e você não quer mesmo enfrentar fila, vá de Prague City Pass. É um ótimo roteiro. Só cidades lindas!!! Boa sorte!

  9. LUÍS CLÁUDIO

    Caro Guilherme, suas dicas são ótimas. Muito obrigado. Irei com minha família para Praga em dezembro/2019, dos dias 19/12 a 22/12. Imagino que seja um frio bem severo, e por isso lhe indago, por gentileza, se nesse período também é possível aproveitar a Cidade? Quais seriam as atrações recomendadas? Desde já, muito grato.

  10. Polly Batista

    Oi, Luiz! Muito obrigado pelos elogios! Praga é linda em qualquer época do ano. Se sua família gosta de frio, poderão aproveitar a cidade no inverno (e com sorte, com neve). Nessa época tudo fica mais barato, menos lotado e com um beleza única. É possível aproveitar a cidade, sim! Você vai pegar os Mercados de Natal, que são lindos! Curtam bastante as comidas dessa época e priorizem ambientes fechados, como a entrada ao relógio de Praga, a visita ao Castelo de Praga etc. Boa sorte!

  11. Eliana

    Boa tarde! Gostei muito de suas dicas. Meu esposo e eu estamos planejando uma viagem para a Europa e gostaria de ir em Praga.

  12. Polly Batista

    Ah, que ótimo, Eliana! Aproveitem!!!

  13. marcelo caetano vieira

    oi .. podem me informar qual melhor maneiro e mais pratiica e segura de ir de Praga pra Munique? o trem da empresa oficial da republica tcheca( cd.cz.com) ou flix bus? ou outra maneira que não tarde muito. em caso de usar o trem da empresa acima citada, basta eu imprimir o voucher e comparecer na estação de trem pra embarque?

  14. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcelo, Flix Bus é ótimo, sempre uso. Mas o trem também é bastante confortável, só um pouco mais caro. Basta mostrar o comprovante no celular. Abraços

  15. Diego

    Oi Guilherme. Obrigado por linkar um post do Meus Roteiros de Viagem no seu roteiro. Um abraço!

  16. Fátima Mitica

    Boa tarde, Acabei de chegar do Leste europeu, as suas dicas em Praga foram excelentes. Obrigada.

  17. Guilherme Tetamanti

    Oi Fátima, Bom saber que o blog ajudou :) Aproveite a viagem! Abraços

  18. Elis

    Oi Guilherme, Adorei seu blog, peguei varias dicas. Estou ido passar a páscoa em Praga. Estou super animada. Adoro viajar também. Boa sorte

  19. Guilherme Tetamanti

    Oi Elis, Bom saber que gostou e o blog ajudou no planejamento :) Boa viagem, se lembrar volte para contar como foi! Abraços

  20. Cibele Augusta de Oliveira

    Excelentes dicas, muito bem escritas e detalhadas...pensando em ficar 05 dias em Praga.Parabéns pelo blog!! Cibele.

  21. WASHINGTON CORREIA

    Olá Guilherme Boa Tarde Maravilha o seu roteiro em Praga. Já estive em Praga e realmente deixei de ir a alguns pontos que vc citou, vou retornar para curtir melhor. Muito linda a cidade. Obrigado Abraços

  22. Sthevan Rohwedder

    Obrigado, Guilherme. Seu roteiro ajudou eu montar o meu perfeitamente. Vou seguir todas as suas dicas! Muito obrigado e um grande abraço!

  23. Guilherme Tetamanti

    Oi Sthevan, Muito bom saber que ajudei! Abraços e boa viagem