Pontos turísticos de Praga: mapa das 11 principais atrações

por Guilherme Tetamanti

Pontos turísticos de Praga: mapa das 11 principais atrações

Vou confessar: não esperava tanto dos principais pontos turísticos de Praga! Ela é uma das cidades mais bonitas e visitadas da Europa e mantém conservadas construções de diversos períodos históricos. Nesse artigo, preparei uma lista com as 11 melhores atrações de Praga, aqueles pontos de interesse imperdíveis que não podem ficar fora do roteiro.

Com uma grande variedade de belos prédios, parques, museus e monumentos, a capital da República Tcheca me encanta a cada passo. Além disso, a cidade é divertida e tem uma das noites mais animadas do Velho Continente.

Claro que falo aqui sobre cada um dos melhores lugares turísticos, contando um pouco de sua história e mostrando muitas fotos. Também fiz um mapa para facilitar a localização e mostrar que é possível visitar quase tudo a pé, ainda mais que caminhar por Praga já é uma das mais encantadoras atrações.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga

Seguro viagem para Europa »

 

Principais pontos turísticos de Praga

  1. Castelo de Praga
  2. Powder Tower
  3. Ponte de Carlos
  4. Karlova
  5. Relógio Astronômico
  6. Praça da Cidade Antiga
  7. Cidade Nova
  8. Bairro Judeu
  9. Petrin Hill
  10. Malá Strana
  11. Monumento Cultural Nacional Vyšehrad

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Praga »

 

Castelo de Praga

Principais pontos turísticos de Praga
Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel (com zoom, pois ao vivo é bem mais distante).

O Castelo de Praga (Pražský Hrad) é a construção mais famosa – e suntuosa – de Praga, na República Tcheca.

Localizado na parte mais alta da cidade, o castelo medieval começou a ser construído por volta do ano de 870, já abrigou diversos Reis da Boêmia, Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico e hoje é residência oficial do Presidente da República.

Para sua comodidade adquira antecipadamente o seu ingresso para o Castelo de Praga.

Arredores do Castelo de Praga
Arredores do Castelo de Praga | Foto: QVM.

Uma parte do Castelo de Praga é aberta à visitação. Além disso, ele fica em um complexo que engloba a Catedral de São Vito (construída em estilo gótico, datada do século 14), uma rua medieval chamada Golden Lane e a Galeria Nacional. Para completar, por estar numa altitude elevada, do Castelo de Praga se tem uma vista incrível desta cidade da Europa.

Pontos turísticos de Praga imperdíveis
Ladeiras para o Castelo de Praga | Foto: QVM.

Nota: se você sair da Ponte Carlos vá caminhando até o castelo. Existem duas formas de chegar a pé: pelas ladeiras e pelas escadas.

arredores do Castelo de Praga
Vista dos arredores do Castelo de Praga | Foto: QVM.

Prefira as primeiras para subir e deixe os degraus para a descida. Aproveite bem a caminho pois você encontrará lindas construções e ruas estreitas e cheias de surpresas arquitetônicas. Se preferir, marque também um pequeno tour pelo Castelo de Praga.

Mistérios => Excursão a pé Lendas e Fantasmas em Praga

 

Powder Tower (Prašná Brána)

Melhores pontos turísticos de Praga
A imponente Powder Tower.

A Powder Tower é a entrada oficial para a cidade antiga, um dos pontos turísticos de Praga mais imponentes. A torre foi construída para celebrar a coroação de um rei, por volta do ano de 1475 e era um dos 13 portões originais da cidade. Mais tarde ela passou a ter funções militares, como guardar pólvora (origem do nome atual).

Divertido => Tour por pubs em Praga

 

Ponte Carlos — Charles bridge (Karlův most)

Pontos turísticos de Praga
Charles Bridge, a principal e mais antiga ponte de Praga.

A Charles Bridge é uma das atrações mais famosas de Praga. Localizada sobre o Rio Moldava (Vltava) sua construção foi iniciada no século XIV no reinado do Rei Carlos IV (Karel IV).

atrações mais famosas de Praga
Castelo de Praga visto da Ponte Carlos | Foto: QVM.

Ela foi a única maneira de cruzar o Moldava até 1841 e servia de conexão entre a cidade antiga e o Castelo de Praga.

A ponte é toda de pedra, decorada com 30 estátuas em sua extensão. De lá se tem uma ótima vista da cidade, o que rende ótimas fotos.

fotos de Praga
Ponte Carlos lotada |  Foto: QVM.

Nota da editora: procure diversos ângulos para apreciar essa obra-prima. Sem dúvidas, esse é um dos espaços mais concorridos de Praga.

espaços mais concorridos de Praga
Esculturas na Ponte Carlos | Foto: QVM.

Fui no inverno (que era para ser baixa temporada) e a ponte estava lotada!!! Mas não deixei que isso me impedisse de observar as esculturas, os músicos e artistas que disputam atenção.

Lugares para ir em Praga
Final da tarde na Charles Bridge | Foto: QVM.

Ah, claro: espere o pôr do sol para se apaixonar de vez por Praga!

Vale a pena => Cruzeiro turístico em Praga

 

Karlova, rua mais famosa de Praga

Pontos de interesse em Praga

A Karlova é a rua que liga a Ponte Charles à Praça da Cidade Velha. A rua é incrível, cheia de galerias de arte, teatros, cafés e lojas.

Ao caminhar pela rua preste atenção nas fachadas das casas, elas são um espetáculo à parte. Não deixe de fazer um walking tour por Praga, melhor maneira de conhecer várias curiosidades sobre a cidade.

Recomendo => Jantar medieval com bebida ilimitada em Praga

 

Relógio Astronômico de Praga (Pražský Orloj)

Pontos turísticos de Praga
Praça da Cidade Antiga e o relógio astronômico de Praga.

Localizado na Praça da Cidade Antiga (Staroměstské Náměstí), o Relógio Astronômico está entre os pontos turísticos de Praga mais fotografados. Diariamente centenas de turistas ficam literalmente olhando a hora passar.

Está instalado na parede lateral do antigo Town Hall e atual prefeitura da cidade. Não deixe para depois e compre agora mesmo o seu ingresso para a Torre do Relógio Astronômico em Praga.

Além das horas, ele marca a posição da lua, do sol e vários outros detalhes celestes. O relógio conta ainda com um mostrador-calendário, com medalhões representando os meses.

O detalhe mais divertido é a “Caminhada dos Apóstolos”, quando a cada troca de hora acontece um show mecânico com as esculturas dos apóstolos em movimento.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A parte mais antiga do Orloj foi feita pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel em 1410, e ao longo de tantos séculos ele já passou por alguns reparos.

Prático => Transfer barato do aeroporto de Praga

 

Praça da Cidade Antiga, reúne alguns pontos turísticos de Praga

Atrações em Praga
A praça é ponto de encontro dos tours gratuitos.

A Praça onde fica o Relógio Astronômico é outra atração. Além do próprio relógio, ela é cheia de construções incríveis, bares e restaurantes.

Na praça também tem duas igrejas. Aproveite para entrar na de São Nicolas. Com sorte, você poderá assistir a um ensaio como eu vi de um coral de natal.

Praça principal de Praga
Igreja de São Nicolas | Foto: QVM.

A praça recebe vários shows gratuitos, conta com a presença constate de artistas de ruas e ainda é o principal ponto de encontro para um walking tour em Praga. Em dezembro é aqui onde acontece o mercado de natal mais importante da cidade.

Torre Gótica em Praga
Torre gótica da Prefeitura nos arredores da Praça | Foto: QVM.

É fácil encontrar lugares para provar alguns dos pratos típicos da cidade, como porco no rolete e o “Trdlo”, o doce característico de Praga, com seu aroma de canela que perfuma todos os cantos da cidade.

Economize => Praga City Card

 

Cidade Nova (Nové Město)

Lugares turísticos de Praga
Boulevard da cidade nova e o Museu Nacional.

A parte nova de Praga também tem vários atrativos e o principal é a Praça Wenceslau (Václavské Náměstí), que na verdade é um boulevard que começa no fim da Old Town e segue até o Museu Nacional.

Ao longo da avenida há várias lojas, restaurantes, grande parte do movimento turístico e hotéis em Praga.

Já o Museu Nacional, tem em seu acervo obras históricas e peças de ciências naturais. Além disso, a cidade nova tem o Teatro Nacional (importante casa para o teatro, ópera e música erudita), a Igreja de St. Cyril e Catedral Metodista.

Diferente => Banho de cerveja em Praga

 

Bairro Judeu (Josefov)

Atrações turísticas de Praga
Sinagoga no bairro judeu.

O bairro judeu foi um gueto e sua construção remonta ao século 10. Durante muitos séculos os judeus podiam morar somente nesta região da cidade.

Hoje o bairro abriga entre outras construções um cemitério judeu milenar, seis sinagogas e o prédio da antiga prefeitura. Tudo pode ser conhecido por meio de um walking tour na comunidade judaíca em Praga.

Para quem tiver interesse em explorar mais afundo os fatos, existem tours específicos para conhecer esse lado da história de Praga. Veja aqui a reserva com antecedência de uma excursão em Praga, que passa pela Praça da Cidade Velha e pelo Bairro Judeu

Incrível => Ônibus turísico de Praga

 

Petrin Hill

Parques de Praga
Petrin Hill e a réplica da Torre Eiffel.

A Petrin Hill é uma extensa área verde que forma um dos principais parques da cidade, com uma torre que foi inspirada na Torre Eiffel. É um ponto turístico que vale a pena ser visitado para ter vista privilegiada da cidade (o que rende belas fotos!).

Petrin Hill Praga, um dos pontos turísticos de Praga
Petrin Hill | Foto: QVM.

Para quem quiser ter uma vista ainda mais bonita, é possível subir a torre por escadas ou até mesmo de elevador, com entrada e taxa à parte para subir por ele. Você terá uma vista privilegiada de vários pontos turísticos de Praga.

vista ainda mais bonita de Praga
Entrada do Petrin Hill | Foto: QVM.

Para chegar ao parque, que fica no topo de uma colina, pode-se subir a pé ou de bondinho (se você tiver comprado o passe de 48 ou 72h do transporte público de Praga, você não paga o bondinho).

Nota da editora: ao chegar no local, aproveite para tomar uma cafezinho na cafeteria que fica embaixo no monumento. Para os dias frios, existe o lado interno, caso esteja quente aproveite a lanchonete ao ar livre no Petrin Hill. Nos arredores também tem uma igreja bem bonita e um observatório astronômico.

Principais pontos turísticos de Praga
Petrin Hill | Foto: QVM.

Neste parque existe também a Casa de Espelhos (Mirror Maze) cujo ingresso é vendido na mesma recepção que a subida para a torre.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Um aviso importante e que quase me impediu de subir é que a bilheteria não aceita nem Euro, nem cartão. Só Coroa Tcheca. Uma solução é comprar algo na cafeteria com Euro, receber o troco na moeda local e assim pagar o seu acesso (caso você não tenha feito cambio).

Imperdível => Ingresso para a Casa Dançante em Praga

 

Malá Strana, bairro famoso em Praga

Lugares turísticos de Praga
O muro em homenagem aos Beatles e John Lennon.

Malá Strana é o nome de uma região da cidade que fica no entorno do Castelo de Praga e tem várias atrações. Uma das principais é o Lennon Wall, que nada mais é que um muro grafitado em homenagem a John Lennon.

Desde 1980, pessoas desenham e escrevem na parede como forma de homenagear o cantor e os Beatles. Em 1988, durante o regime comunista, o muro foi pintado de branco, gerando um conflito com os estudantes.

E toda vez que ele era pintando de branco, na manhã seguinte os jovens criavam novos grafites e o cobriam com frases inspiradas na banda.

A região abriga ainda duas igrejas. A Igreja da Nossa Senhora Vitoriosa, onde está o Menino Jesus de Praga (uma estátua de cera de Jesus que tem fama de ser milagrosa).

A segunda Igreja de Malá Strana é a Catedral de São Nicolas, que tem um órgão onde ninguém menos que Mozart já se apresentou.

Para finalizar, é em Malá Strana que fica o Museu do Franz Kafka. O espaço conta um pouco da vida e obra do escritor, que nasceu em Praga. Para saber mais, leia o post Seguindo os passo de Franz Kafta, publicado no blog Aprendiz de Viajante.

Delícia => Cruzeiro com almoço no rio Moldava

 

Monumento Cultural Nacional Vyšehrad

Melhor ponto turístico de Praga

Um pouco mais ao sul da cidade e fora do roteiro turístico convencional, está localizado aquele que para mim é o melhor ponto turístico de Praga, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad.

São igrejas e capelas, monumentos e até ruínas de construções romanas, sendo um lugar que proporciona vista 360 graus de Praga.

Um dos principais pontos turísticos de Praga
Restaurante ao ar livre dentro do

Também há playgrounds para as crianças e um bar/restaurante ideal para quem procura um lugar menos movimentado para aproveitar o fim de tarde, sendo bastante procurado pela população local.

Confira => Excursão em cervejarias e tabernas

 

Quantos dias para ver os pontos turísticos de Praga?

Praga possui tantos pontos de interesse e atrações turísticos que 2 ou 3 dias é pouco para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Confira o post com dicas de roteiro e o que fazer em Praga em 1, 2, 3 ou 4 dias

Muita gente diz que é suficiente, mas particularmente gostei tanto da cidade, seus parques e o agito, que ficaria facilmente muito mais tempo em Praga. Logo eu volto 🙂

Pesquisando sobre os principais pontos turísticos de Praga? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Alice Dias

    Bom dia, vou para Praga sozinha na próxima semana. Vou fazer o meu próprio roteiro mas gostaria de encontrar junto das atrações qual a linha de metro mais próxima.

  2. Polly Batista

    Oi, Alice. Sugiro a leitura do post: Transporte público e como se locomover em Praga. Boa sorte!

  3. Sueli dias Pontes

    olá Guilherme , obrigada pelas dicas , vão me ajudar bastante , estou para Praga , Viena, Salzburg e Budapeste , vou sozinha , a região e tranquila , vc teria uma dica a mais por estar sozinha ? obrigada

  4. Polly Batista

    Oi, Sueli. Tudo bem? São destinos super seguros. Faça todas as reservas antecipadamente, principalmente de hotéis. Dê preferência aos bem localizados e, na dúvida, pegue Uber para voltar mais tarde da noite (fiz isso algumas vezes). Faça seu seguro viagem e tenha sempre seu passaporte e dados do seguro com você (em uma doleira). Eu estive recentemente em alguns desses destinos e os ônibus turísticos em Viena e Budapeste me ajudaram muuuuito. Outra coisa que faz toda diferença para mim ao viajar sozinha, é internet. É outra experiência. Me sinto muito mais segura, pq posso compartilhar minha localização em caso de me sentir insegura e resolver algum imprevisto que aconteça. Boa viagem!

  5. João

    Muito obrigado pelas dicas!!!! Estou viajando agora em julho de 2019!

  6. Polly Batista

    Eu que agradeço seu comentário! Boa viagem!!!!

  7. João

    Muito obrigado pelas dicas!!!!

  8. Alexandre Manoel

    Obrigado por compartilhar a experiência, viemos passar Natal e estou utilozando seu blog como referência! Abraços

  9. Polly Batista

    Olá, Alexandre! Que maravilha! Praga é incrível, não é?! Se quiser, marca #queroviajarmais nas suas fotos! Queremos acompanhar sua trip! Aproveita!

  10. Alessandra

    Você arrasa !! Vou para Praga em outubro e já estou anotando as dicas !

  11. Guilherme Tetamanti

    Oi Alessandra, Quem arrasa são os leitores, ainda mais com comentários assim que me enchem de orgulho. Obrigado pela visita :)

  12. Helo

    Obrigada pela indicação do post do Kafka : )