Comida irlandesa: pratos típicos da Irlanda para comer em Dublin

por Carlos

Comida irlandesa: pratos típicos da Irlanda para comer em Dublin

Nada melhor que começar este artigo afirmando que a comida irlandesa pode conter sua tradicional cerveja Guinness na receita. É importante saber também que os irlandeses têm uma paixão por batatas. Sendo assim, você encontrará esses ingredientes em muitos pratos típicos da Irlanda.

Para entender, cabe uma explicação histórica e cultural que resumo agora: o cultivo de batata podia ser feito em espaços pequenos e, aos poucos, o item se tornou o principal alimento da população mais pobre. Porém, na década de 1840 um fungo tomou conta das plantações acabando com cerca de 3/4 dos produtos. Mais de 3 milhões de pessoas passaram fome por conta disso.

Não se sabe ao certo se foi a falta do tubérculo durante a peste que o fez ficar mais famoso depois que tudo passou ou se realmente ele já era uma estrela antes disso. O que importa é que a batata é item indispensável em uma refeição na Irlanda, seja ela cozida, frita, assada ou em forma de purê.

Mas, saiba que os irlandeses não vivem apenas de batata e cerveja, há pratos bem tradicionais com diversos tipos de carnes, legumes e frutas, sobretudo as da família de berries (que são as frutas vermelhas). Assim, há bastante opção para você variar e, talvez, nem sentir saudades do arroz com feijão.

Isso se sua passagem por Dublin ou outros destinos da Irlanda for a passeio, porque se for um intercâmbio ou trabalho, já aviso que a saudade da dupla arroz com feijão e das frutas tropicais vai bater em algum momento. Mas, por hora, conheça os principais pratos típicos da Irlanda e experimente novos sabores.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Dublin

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os pratos típicos da Irlanda?

Quais são os pratos típicos da Irlanda?
Além de lindas paisagens, Irlanda possui interessantes pratos típicos para provar.

A Irlanda possui paisagens fascinantes e os viajantes sempre são recebidos com a recepção de um povo hospitaleiro, alegre e prestativo. Uma das curiosidades mais famosas da cultura irlandesa, são os pubs, bares que são ponto de encontro para uma cerveja gelada, com apresentações de música ao vivo e pratos típicos da culinária local.

E, por falar em culinária local, é sempre recomendado nos artigos do Quero Viajar Mais que o viajante busque informações sobre os pratos típicos do destino, para evitar problemas e alergias com determinados alimentos, mas também para saber mais da cultura irlandesa.

E, dessa forma, fazer uma viagem mais imersiva experimentando novos sabores e conhecendo os costumes do povo. Para te ajudar apresento neste artigo 12 itens entre comida e bebida que estão na lista de pratos típicos de Irlanda, além de sobremesas, que você encontrará em Dublin e outros destinos do país – no dia a dia e nas festas tradicionais irlandesas.

 

Pratos típicos da Irlanda

  1. Irish Stew
  2. Guinness Stew
  3. Coddle
  4. Boxty ou Potato Cake
  5. Colcannon
  6. Champ
  7. Fish & Chips
  8. Irish Breakfast
  9. Soda Bread
  10. Cerveja
  11. Irish Cider
  12.  Irish Coffee

 

Sobremesas típicas da Irlanda

  1. Mince Pies
  2. Gur Cake
  3. Bolo Porter
  4. Scones
  5. Trufas irlandesas

Antes de conhecer mais das comidas típicas que você poderá experimentar na Irlanda, veja este vídeo produzido pelo setor oficial de turismo do país, o Tourism Ireland:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Dublin »

 

O que comer em Dublin?

1. Irish Stew

Pratos típicos da Irlanda
Irish Stew | Foto: jeffreyw, via Wikipedia Commons.

O primeiro prato de comida irlandesa que destaco é o Irish Stew. Trata-se de um belo de um ensopado – também chamado como guisado – feito com carne de cordeiro, batata, cebola, cenoura e salsa picada.

Esse prato tradicional da Irlanda na Europa possui uma variação feita com carne bovina e cerveja Guinness (aproveite entrada Sem Fila com Cerveja Grátis na Guinness Storehouse em Dublin).

É uma refeição muito consumida no longo e úmido inverno irlandês. Para que a carne fique bem macia, ela deve ser cozida lentamente, durante cerca de 2h30.

Conheça => Mapa da Irlanda

 

2. Guinness Stew

Comida Irlandesa
Guinness Stew | Foto: HarshLight, via Wikipedia Commons.

Nem é preciso dizer que essa receita de comida irlandesa possui a tradicional cerveja como ingrediente –  falarei da cerveja mais para frente neste artigo.

O Guinness Stew é um cozido feito de carne e temperado com salsinha, alho e pimenta. Acompanha cenouras e purê de batata. E a bebida indicada para acompanhar o prato é uma Guinness, claro!

Diversão =>  Melhores pubs de Dublin

 

3. Coddle

restaurantes brasileiros em Dublin
Coddle | Foto: Kari Haley, via Creative Commons.

Esse prato é uma especialidade de Dublin. É feito com linguiça defumada ou salsicha de porto. Leva ainda bacon, batatas e cebola. Pode ser encontrado também com cevada incluída no modo de preparo.

É muito comum para usar as sobras de alimentos e, por isso, nem sempre há uma receita exata para a preparação do alimento. Era considerado um prato favorito dos escritores Seán O’Casey e Jonathan Swift e aparece em referências a Dublin, como nas obras de James Joyce .

Maravilhosas => Fotos da Irlanda

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4. Boxty ou Potato Cake

o que comer em Dublin
Boxty ou Potato Cake | Foto: Diádoco, via Creative Commons.

Seguindo a lista de comida irlandesa, chegamos ao Boxty ou Potato Cake. Seria algo como uma panqueca de batata servida frita, mas que também pode ser cozida. Na verdade, a construção desse prato possui uma grande variação.

Tem como acompanhamento bacon, linguiça, ovos ou cogumelos. Ele também pode ser servido com purê de batata – isso mesmo, uma panqueca de batata acompanhada de purê de batata, reforçando o amor dos irlandeses por este tubérculo.

Diversão =>  Tour no Castelo de Dublin

 

5. Colcannon

restaurantes dublin preços
Colcannon | Foto: VegaTeam, via Creative Commons.

O Colcannon é uma comida irlandesa preparada com repolho, batatas e alho. As batatas são amassadas e temperadas para serem misturadas à cebola dourada na manteiga e no creme de leite.

Esse preparo servirá de cobertura para o repolho picado em pedaços grandes. Pode ser servido com bacon, carne ou manteiga. É facilmente encontrado em restaurantes e supermercados do país.

Lista => Castelos medievais da Irlanda

 

6. Champ

prato típico irlandês
Champ | Foto: Glane23, via Creative Commons.

Continuando as opções com batata na lista de comida irlandesa, temos o Champ (também chamado de brúitín na língua local). Este prato é nada mais, nada menos que um tradicional purê de batatas irlandês. Inclusive, ele até lembra o prato anterior, o Colcannon.

Porém, ele vem tradicionalmente acompanhado de salsinha e pimenta preta e não de repolho, sendo uma grande diferença entre os pratos. Também pode ser servido como acompanhamento de carnes e salsichas, por exemplo.

Dica =>  Como se locomover em Dublin

 

7. Fish & Chips

Comidas típicas de Dublin, na Irlanda
Fish & Chips | Foto: Benreis, via Wikipedia Commons.

Achou que somente na Inglaterra que você encontraria o famoso Fish & Chips? Pois é, esse clássico prato britânico também é muito consumido na Irlanda, entrando na lista de item da culinária irlandesa. E é uma opção que não tem erro, praticamente todo mundo gosta.

Seja na Inglaterra, na Escócia, no País de Gales ou na Irlanda, saborear essa refeição feita com peixe empanado frito e batatas fritas wedges é algo obrigatório e, convenhamos, delicioso.

Aventura =>  Excursão guiada de bicicleta em Dublin

   

 

8. Irish Breakfast

Onde comer comidas típicas irlandesas
Irish Breakfast | Foto: O’Dea, via Wikipedia Commons.

Não há nada mais pesado e com cara de almoço que um autêntico café da manhã irlandês. É uma das curiosidades da cultura da Irlanda que sempre comento, uma vez que é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, ou pelo menos do que eu estou acostumado.

Essa refeição típica da Irlanda leva salsichas, fatias de bacon, cogumelos, ovos fritos, white pudding (linguiça de porco), black pudding (linguiça de sangue), tomate frito, feijão com molho e torradas. Para beber, chá ou café. É indicado também para curar a ressaca.

O feijão com molho de tomate da Irlanda é meio adocicado e é um item muito consumido no país. Ele vem enlatado e pode ser encontrado nos supermercados. Eu, que não como feijão tradicional porque não gosto, curtia de vez em quando comprar umas latas. Além de bom, custa centavos de euro.

Mas se você prefere deixar o feijão para o almoço e deseja apreciar um pão básico no café da manhã, saiba que a Ilha Esmeralda produz pães maravilhosos, como o próximo item desta lista de comida irlandesa, o Soda Bread.

O que os irlandeses comem no almoço e no jantar?

Bom, depois desse big café da manhã você deve estar se perguntando o que os irlandeses comem no almoço e no jantar. Eu também me perguntei, já que com um café da manhã desse não dá para comer muito durante o dia. É que, na verdade, nem sempre eles comem tudo isso de café da manhã.

No dia a dia é bem mais comum eles comerem mingau de aveia mistura com frutas e mel. De qualquer forma, independente do café da manhã, no almoço eles costumam pegar mais leve e comer apenas sanduíches – de preferência com crocantes batatas chips como recheio.

Já o jantar, que costuma ser feito pelas famílias entre 17 e 18 horas, eles fazem uma refeição mais caprichada que o sanduíche do almoço, mas com menos opções e calorias do que um Irish Breakfast completo. Portanto, se você fizer aquele pratão no almoço, pode ter certeza que os irlandeses irão estranhar.

Importante => Dicas da Irlanda

 

9. Soda Bread

comida irlandesa Soda Bread
Soda Bread | Foto: Heather “Moria”, via Wikimedia Commons.

O Soda Bread tem como base o bicarbonato de sódio, a farinha e o buttermilk, não levando fermento. Pode ser feito com alho e ervas e ainda conter sementes, farelo e aveia. Outros ingredientes podem ser adicionados, como manteiga, ovo, passas ou nozes.

A base desse pão é utilizada desde a época da colonização europeia nas Américas, uma vez que o bicarbonato de sódio (à época era uma versão anterior, o carbonato de sódio) fermenta o pão rapidamente e não exige grandes habilidades do cozinheiro. Por isso, também é conhecido como pão rápido.

Desse pão é feito o Pudim de Soda Bread, quando se pega o pão já pronto, corta em cubos e embebe em uma mistura de creme de leite, leite, gemas, açúcar e baunilha. Essa versão pode ser servida com sorvete ou creme inglês. O pão e também o pudim são itens bem tradicionais na comemoração do St Patrick’s Day na Irlanda.

Fácil => Como ir do aeroporto ao centro de Dublin

 

10. Cerveja

Cerveja é mais que um prato típico, é um patrimônio da Irlanda.

A Guinness pode não ser muito famosa no Brasil, por ser uma cerveja escura e pesada para os padrões tupiniquins. Porém, é uma das cervejas mais apreciadas em diversas partes do mundo, com uma história que está enraizada nos costumes e tradições irlandesas.

Em resumo, cerveja é mais que um prato típico do país, é um patrimônio da Irlanda, sendo utilizado inclusive em diversas das receitas listas acima. E quem vai para a Dublin pode conhecer a fábrica da Cervejaria Guinness e ainda fazer degustação dos rótulos da empresa.

Dicas => O que fazer em Dublin

 

11. Irish Cider

bebidas irlandesas
Irish Cider | Foto: James Qualtrough, via Creative Commons.

Ainda falando de bebidas típicas da Irlanda, uma opção para quem não curte muito cerveja é a Irish Cider ou Cidra Irlandesa – embora ela seja conhecida também como Cerveja de Maçã. A bebida feita com maçãs é fabricada em regiões da ilha há milhares de anos.

Hoje, a cidra é responsável por 7,5% do álcool consumido na Irlanda; sendo que em todo o país são consumidos cerca de 64 milhões de litros por ano (cada pessoa consome no ano entre 13 e 23 litros da Cidra Irlandesa). Existem 45 produtores comerciais de maçã na Irlanda, com 29% da área de plantação destinada à bebida.

Conheça => Pacotes para Europa

 

12. Irish Coffee

 Irish Coffee
Irish Coffee.

Na Irlanda, assim como muitas receitas de comidas, o cafezinho tradicional também recebe um toque especial de bebidas típicas, sendo que neste caso é o uísque e não a cerveja, como alguns dos pratos dessa lista de comida irlandesa. O Irish Coffee ou Café Irlandês é famoso no mundo inteiro.

Além do café e do uísque irlandês, o drink leva creme de leite fresco batido com açúcar, em ponto de chantilly. Cremoso e delicioso! A receita foi inventada durante a Segunda Guerra Mundial e é considerado um café para os fortes, sendo perfeito para os dias mais frios no país.

Há quem diga que foi um chefe de cozinha que criou a receita na década de 1940 para aquecer e animar os passageiros de um voo atrasado devido as péssimas condições climáticas da região. Independente da origem, a bebida é muito popular no país, tendo algumas variações no preparo como o licor Baileys no lugar do uísque.

Divertido => Excursão para Cork de Dublin

 

Sobremesas típicas da Irlanda

1. Mince Pies

comida irlandesa sobremesa
Mince Pies | Foto: Mermaid Photography, via Creative Commons.

Na lista de comida irlandesa não poderia faltas umas opções de sobremesa, não é? Começo esta parte com o Mince Pies, uma tortinha doce muito tradicional no cardápio de Natal da Irlanda. O recheio é feito de frutas secas, maçã, gengibre, canela, raspas de casca de laranja e suco.

É um prato muito comum nos países de língua inglesa. No século 13, quando os ingleses e outros europeus cruzaram o continente até o Oriente Médio em busca de especiarias, essa foi uma das receitas que trouxeram da região. Antigamente, inclusive, a torta costumava ter como ingrediente principal a carne, que era picada e misturada com frutas e especiarias.

   

Imperdível => Cliffs of Moher

 

2. Gur Cake

Como é a cultura irlandesa?
Gur Cake | Foto: Rwxrwxrwx, via Wikimedia Commons.

Outra sobremesa bem tradicional na Irlanda é o Gur Cake –  também conhecido como gudge ou donkey’s gudge nome originário dos estudantes que matavam aulas e ganhavam o apelido de gurriers.

O bolo consiste em uma espessa camada de recheio entre duas camadas finas de massa úmida e adocicada. O recheio é uma pasta marrom escura, contendo uma mistura de bolo e pão ralado, frutas secas. Na padaria é vendido como na foto, cortado em quadrados.

Prático => Dublin Pass

 

3. Bolo Porter

curiosidades da irlanda
Bolo Porter | Foto: Brett Jordan, via Wikimedia Commons.

Assim como o Soda Bread, o Bolo Porter ou Porter Cake, é figurinha fácil nas barraquinhas de comida durante as comemorações do St. Patrick´s Day. O bolo é feito com mistura da massa de um bolo simples com frutas secas, especiarias e cerveja preta forte, preferencialmente a Guinness.

É daquelas sobremesas pesadas, sabe, quando o bolo quase lembra um pudim de pão, mas extremamente saborosa e molhadinha. Não à toa é uma sobremesa queridinha em toda a Irlanda. Por isso, não deixe de experimentar enquanto estiver no país.

Dica => Roteiro na Irlanda

 

4. Scones

o que os irlandeses comem no almoço
Scones servidos com creme e geleia | Foto: Takeaway, via Wikimedia Commons.

Scones são pães típicos da culinária da Grã-Bretanha, geralmente feitos de farinha de trigo ou farinha de aveia. O sabor do bolinho é adocicado e leva uma cobertura de creme de ovos, mas há variações salgadas também.

Os Scones foram escolhidos como o representante da República da Irlanda para Café Europe durante a Presidência Austríaca da União Europeia em 2006. Eles entram na categoria de pães rápidos, sendo muito consumidos no chá da tarde.

Além dos países da Grã-Bretanha, como a Irlanda, os Scones são bastante populares na Argentina e no Uruguai. Eles foram levados para lá por imigrantes irlandeses, ingleses e escoceses e por imigrantes galeses na Patagônia.

Opções => Melhores hotéis na Irlanda

 

5. Trufas irlandesas

dicas da irlanda
Trufas irlandesas levam chocolate e uísque.

Na lista de comida irlandesa também há sobremesas que levam bebidas alcóolicas, é o caso das Trufas Irlandesas de Uísque.

A receita da preparação do doce tem origem na culinária suíça que mistura o chocolate com creme de leite fresco e manteiga. No fim há o toque irlandês que deixa a receita ainda mais gosta, que é o uísque tradicional do país.

Imperdível => Passeio de Galway até as falésias de Moher

 

Pratos típicos de Dublin

Deu fome? Se não deu agora, vai dar em Dublin. Aquele frio comum e típico da terra dos leprechauns pedirá uma boa refeição durante os passeios em Dublin.

Esses são alguns dos pratos mais famosos da comida irlandesa e que você encontrará nos restaurantes em Dublin, nos supermercados e em outros destinos do país. E há ainda mais opções que você poderá conhecer enquanto estiver em terras irlandesas.

Reforço ainda a importância de você conhecer alguns pratos típicos antes mesmo de embarcar caso você tenha alguma restrição alimentar, sobretudo alergias, para evitar qualquer contratempo.

Fora isso, se joga na culinária da Irlanda porque tenho certeza que terá surpresas agradáveis e conhecerá sabores inesquecíveis. Vai na minha que será ótimo. E, caso você vá fazer intercâmbio, vá experimentado aos poucos para se acostumar com o paladar, que logo estará tomando um Irish Breakfast completo com naturalidade.

E caso você conheça outras receitas de comida irlandesa. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Compartilhe nos comentários abaixo 😉

Até mais!!!

ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *