Cliffs of Moher: como ir às incríveis falésias na Irlanda

Cliffs of Moher: como ir às incríveis falésias na Irlanda

As incríveis paisagens da Irlanda são certamente um dos principais fatores para atrair tantos turistas ao país. Mas eles também encontram muita cultura, através da história da civilização viking. Aqui no blog tenho vários artigos sobre a Irlanda, mas neste falo especificamente sobre um dos atrativos do país, o Cliffs of Moher.

Foi durante uma viagem de carro com um casal de amigos pelo sul da Irlanda, procurando o que fazer sem gastar muito. Foi aí que conheci esse incrível lugar conhecido que são as falésias de Cliffs of Moher, que tem uma vista maravilhosas do Oceano Atlântico, e comecei a me apaixonar pelo país.

Existem tours a partir de várias cidades para visitar as falésias, mas recomendo alugar um carro e ir por conta própria. É um passeio fascinante e poder controlar meu tempo, fez toda a diferença. Fazer uma parada, ou até mesmo um piquenique para contemplar a vista, é seguramente uma das melhores partes do passeio.

Neste artigo te conto tudo sobre as falésias de Cliffs of Moher, onde fica, dicas úteis para conhecer o local, tours guiados, hotéis nos arredores e ainda uma situação um tanto bizarra que aconteceu comigo durante esse passeio por conta das diferenças culturais. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Seguro viagem para Europa

Hotéis nos arredores de Cliffs of Moher »

 

Tudo sobre as falésias de Cliffs of Moher

cliffs of moher onde fica
Cliffs of Moher são um dos principais atrativos turísticos da Irlanda.

As falésias de Cliffs of Moher são um dos principais atrativos turísticos da República da Irlanda, país da Europa que ocupa a maior parte da Ilha da Irlanda, onde também fica a Irlanda do Norte. Conhecida como Ilha da Esmeralda, a Irlanda é um país cheio de paisagens lindíssimas.

Não à toa, essas paisagens são cenários de muitos filmes e, claro, atraem visitantes vindo de todo canto do mundo. O mapa da Irlanda, para fins governamentais, é dividido em 4 províncias e cada uma delas é subdividida em um total de 32 condados. Essa divisão é importante saber para organizar melhor seu roteiro.

  • Leinster (capital Dublin)
  • Munster (capital Cork)
  • Connaught (capital Galway)
  • Ulster (capital Belfast)

Para te ajudar a organizar seu passeio para as falésias neste artigo abordo sobre os seguintes temas:

  1. Onde ficam as falésias de Cliffs of Moher
  2. O que fazer em Cliffs of Moher
  3. Passeios para Cliffs of Moher
  4. Hotéis próximos de Cliffs of Moher

Para iniciar nossa viagem, ainda que por enquanto apenas virtual para as falésias de Cliffs of Moher, veja este vídeo do site oficial de turismo da Irlanda com imagens lindas do lugar. Depois, tenho certeza que irá querer visitar a atração “de verdade” e não virtualmente.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cliffs of Moher »

 

1. Onde ficam as falésias de Cliffs of Moher

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As falésias de Cliffs of Moher ficam na costa oeste da Irlanda, no Condado de Clare, no lado oposto de onde está a capital do país, Dublin. Elas possuem uma extensão de 8 quilômetros a longo do Oceano Atlântico, sendo que o ponto mais alto, perto da pedra conhecida como Torre O´Brien, possui 214 metros de altura.

Do ponto mais alto é possível avistar as ilhas de Aran e a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os Doze Pins a norte em Connemara, e Loop Head a sul. Desde que o clima esteja seco e com sol, por isso fique de olho na previsão do tempo, já que na Irlanda a chuva não dá folga para os habitantes, marcando presença em 275 dias durante o ano.

Para chegar até as falésias você pode contratar um passeio guiado de vários outros destinos da Irlanda. Mas, se você curte dirigir, recomendo que alugue um carro em Dublin e faça o percurso até o local. Embora olhando no mapa pareçam ser bem distantes, são cerca de 2h30 de Dublin até Cliffs Of Moher.

Maravilhosas => Fotos da Irlanda

 

2. O que fazer em Cliffs of Moher

Dicas de Cliffs of Moher
Local é perfeito para fotos.

Cliffs of Moher é daqueles atrativos turísticos para contemplar a grandiosidade da natureza, onde você pode – e deve – tirar muitas fotos. Não há bilheteria ou porta de entrada para visitar o parque onde estão as falésias na Irlanda. Porém, esse controle é feito na entrada do estacionamento.

Quem estiver de carro e quiser economizar com a entrada, basta desembarcar os passageiros um pouco antes da entrada do estacionamento. Faça isso apenas se precisar realmente economizar!!! Depois você pegará uma pequena trilha do Centro de Visitantes, onde estão os mapas do local, até a parte alta das falésias.

   

Sei que é bem difícil acertar as previsão do tempo, sobretudo nesse país da Europa, mas procure em vários sites e tente fazer o passeio num dia de sol. Os diferentes tons do mar, misturados com o verde, a praia e o azul do céu, são espetaculares somente com a luz do sol.

O tempo que você ficará nas falésias depende muito do seu gosto por esse tipo de atração. Eu acho que poderia passar a maior parte do dia lá no alto, fazer um piquenique, tirar fotos e aproveitar bem a vista. Não à toa, as falésias são cenários de ensaios fotográficos e filmes.

Cliffs of Moher: Harry Potter

Há muitos filmes que tem como cenário atrações e cidades da Irlanda. Um dos que teve gravações nas falésias de Cliffs of Moher foi o filme da franquia Harry Potter. Lançado em 2007, Harry Potter e o Enigma do Prince usou as falésias nas cenas em que o protagonista vai com Dumbledore em uns penhascos em busca de uma das horcruxes criadas por Voldemort.

Lista => Castelos medievais da Irlanda

 

3. Passeios para Cliffs of Moher

O que fazer em Cliffs of Moher
Há diversas opções de tours guiados para as falésias de Cliffs of Moher.
  • Excursão de um dia às falésias de Moher e Ilhas Aran saindo de Galway: Neste passeio você irá dirigir pela impressionante paisagem de Burren, pegar um barco para as Ilhas Aran e veja os penhascos de Moher de barco. Há tempo ainda para alugar uma bicicleta ou caminhar pela região. A excursão tem duração de um dia e conta com guia em inglês.
  • Excursão de um dia para as Falésias de Moher: Saindo de Dublin, este passeio que dura 12 horas te leva a um dos destinos mais procurados da Irlanda, Cliffs of Moher. Há paradas na vila de pescadores de Kinvara e no Castelo de Bunratty, em Doolin, onde poderá almoçar, e em seguida ir para as falésias. Inclui transporte, guia em irlandês e entradas.
  • Excursão de 3 dias pela Costa Oeste: Voltada para pequenos grupos de até 18 pessoas, esta excursão te leva para os penhascos impressionantes de Moher e as montanhas do Vale Maam para descobrir antigos mosteiros, destilarias de uísque, cruzes celtas, e abadias históricos. Inclui guia em inglês e duas noites em hotel com café da manhã.
4. Hotéis próximos de Cliffs of Moher
falésias de moher
Doolin Inn é uma das opções de hospedagem perto de Cliffs of Moher | Foto: Booking.
  • Salt Cliff Cottage: A cerca de 1,7 quilômetro das Falésias de Cliffs of Moher, o Salt Cluff Cottage é uma casa de temporada com  categoria de 5 estrelas. Possui vista para o mar, jardim, churrasqueira, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo. Disponibiliza três quartos, TV, cozinha equipada com lava-louças e micro-ondas, máquina de lavar roupa e dois banheiros com chuveiro. Nota: 9,2
  • The Retreat: O The Retreat é um apartamento localizado a cerca de 5 quilômetros das Falésias de Cliffs of Moher. O local possui vista para o mar, piso em parquet, um quarto e um banheiro com chuveiro e secador de cabelo, área para refeições e cozinha completa com geladeira, forno e fogão, wi-fi gratuito. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Shannon, a 42 quilômetros do apartamento. Nota: 9,8
  • Doolin Inn: Localizado Doolin, com vista da Rua Fisher, este hotel 4 estrelas oferece wi-fi e estacionamento aos hóspedes, quartos equipados com TV, banheiro privativo com chuveiro e amenidades de banho gratuitas, área de estar. Você pode desfrutar de um farto buffet de café da manhã com bolos caseiros e café. está localizado a cerca de 5,2 quilômetros das Falésias de Cliffs of Moher. Nota: 9,3
  • Dale View: Localizado em Doolin, na região de Clare, o Dale View está localizado a cerca de 7,5 quilômetros das Falésias de Cliffs of Moher. O Cama e Café (B&B) oferece área de estar com TV e banheiro privativo com secador de cabelo, amenidades de banho gratuitas e chuveiro, café da manhã, wi-fi e estacionamento gratuitos. Nota: 9,7
Importante => Dicas da Irlanda

 

Situação curiosa que passei com a hospitalidade irlandesa

Cliff-of-moher na Irlanda
Diferença cultural me fez passar por uma situação um pouco bizarra na irlanda.

Estava viajando com um casal de amigos pela Irlanda, que estão morando em Cork. Alugamos um carro e partimos para um final de semana rodando por algumas cidades do país. Planejamos o roteiro e Cliffs of Moher foi a primeira parada; tudo seguia como planejado.

Mas, como toda boa aventura, essa trip não ia acontecer sem nenhum tipo de perrengue, não é? Um pouco antes de chegar no local, paramos o carro num mirante para tirar algumas fotos. De repente, como naquelas cenas de filme de suspense, um cara muito estranho surge do nada e começa a conversar com a gente.

Ele tinha um sotaque irlandês bastante carregado e era quase impossível entender o que falava, mas entendi que precisava de uma carona. Estávamos bem perto de nosso destino, o que já inviabilizaria o favor, além de minha amiga estar fazendo cara de buldogue velho pra mim. Eu meio sem graça, neguei a carona para o homem.

Minutos depois entramos no carro e fomos exercer nosso papel de turista. Estacionei o carro, pagamos as entradas e começamos o passeio. Tudo ia muito bem, quando vejo o mesmo homem, agora acompanhado de sua mulher, apontando pra mim. Olhei desconfiado, de cara feia como todo baixinho folgado e perguntei:

– O que foi? Porque está me olhando?

A mulher diz:

– Porque não deu carona para meu marido? Não conhece a hospitalidade irlandesa?

Apenas disse que não era uma prática comum em meu país, por motivos de segurança, bla, bla, bla.

O homem vira pra mulher e diz:

   

– Ele deve ser judeu.

Fiquei indignado, odeio qualquer tipo de preconceito ou pré-julgamento. Sai na fúria atrás dele e comecei a chutar, peguei um galho de árvore e dei na cabeça dele…kkkk, calma, isso foi apenas aquele segundo de imaginação doentia. Na verdade, bati boca com o casal até que o guarda do parque interveio e tudo se acalmou. Virei as costas e fui me divertir.

Não sou judeu e não tenha absolutamente nada contra a religião, esse não é o ponto. Apenas achei um cúmulo alguém ter uma atitude ofensiva por um motivo tão banal, sem importância alguma.

Agora o engraçado é que o mesmo homem que me chamou de judeu, estava pedindo carona, pois havia estacionado seu carro fora do estacionamento oficial e não havia pago as entradas para o passeio.

Os irlandeses são realmente muito hospitaleiros. Fiz vários amigos durante a viagem que sempre me convidavam para visitar o país e ficar em suas casas. Nos hotéis e pontos turísticos são sempre bastante solícitos e querem realmente que o turista tenha uma boa impressão. Agora, ofender turistas por causa de uma carona…talvez merecessem os chutes e palavrões.

Dica => Roteiro na Irlanda

 

Procurando o que fazer na Irlanda?

A Irlanda é um país com uma história fascinante, lindas paisagens e uma infinidade de atrações para os turistas. Bastante conhecida por ser o país dos pubs, oferece muito o que fazer para quem gosta de apreciar bons uísques e cervejas, inclusive a visita em fábricas e destilarias.

Veja ainda outros passeios em Dublin e ainda sugestões de comida irlandesa para você experimentar, seja na época do St. Patrick’s Day na Irlanda ou em outro período do ano. Seja qual for seu gosto por atrativos turísticos tenho certeza que irá curtir a Irlanda e querer conhecer cada cantinho da Ilha da Esmeralda.

Planejando o que fazer na Irlanda? Gostou de Cliffs of Moher? Ainda tem dúvidas sobre o destino? Foi e gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Lulu Freitas

    Parabéns pelo site, as dicas para a Irlanda são ótimas e usei muito na minha viagem para a Irlanda. Super obrigada!!! Queria deixar uma dica... Para quem tiver tempo, recomendo um bate-volta de Dublin (ou Belfast) até Giant's Causeway. É um cenário de beleza natural incrível e muito diferente, com sua praia com formações de pedras vulcânicas. Se for ok, posso deixar um link contando sobre o passeio...

  2. Guilherme Tetamanti

    Poxa, muito legal quando um leitor volta dizendo que aproveitou as dicas. Melhor ainda quando complementa com sua experiência :) Obrigado

  3. carmen noemia loureiro de almeida

    gostei dos seus comentários, é a primeira vez que acesso este site.

  4. Michel

    Já passei por lá, que pico irado! Visuais alucinantes mesmo, bom demais relembrar um pouco aqui no teu blog - que tá sempre mais irado! Abraço e sucesso sempre parceiro! Paz! Michel

  5. Guilherme Tetamanti

    Valeu Michel, O lugar é irado mesmo. Meio perigoso ficar ali tão perto do precipício, mas é sensacional. Abração