Mapa da Irlanda: 4 províncias turísticas para visitar no país

por Redação QVM

Mapa da Irlanda: 4 províncias turísticas para visitar no país

O mapa da Irlanda tem uma divisão bem diferente para nós brasileiros. Para fins governamentais, a República da Irlanda é dividida em 4 províncias (Leinster, Munster, Connacht e Ulster) e cada uma delas é subdividida em um total de 32 condados.

O principal e mais conhecido é o Condado de Dublin, capital do país, com cerca de 530 mil habitantes, localizada na província de Leinster. As atrações turísticas estão espalhadas por toda toda a ilha. De um lado, a grande e movimentada capital, e do outro, a costa oeste com belas paisagens, montanhas, lagos e fascinantes  vilarejos.

Assim, para facilitar o roteiro, dividi o mapa da Irlanda pelas quatro províncias pertencentes à ilha, destacando em cada uma as regiões mais importantes onde se encontra a maior variedade de atrações turísticas. Lembrando que por ser uma ilha pequena, é possível percorrer seus principais pontos em um  roteiro de poucos dias e de carro.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Irlanda

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Irlanda: regiões turísticas

  1. Leinster (capital Dublin)
  2. Munster (capital Cork)
  3. Connaught (capital Galway)
  4. Ulster (capital Belfast)
Mapa da Irlanda
Entenda como é o mapa da Irlanda e suas regiões.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Irlanda »

 

O que fazer no mapa da Irlanda

Antes de conhecer as regiões mais bonitas, veja imagens delas no vídeo do site oficial de turismo da Irlanda:

 

1. Província de Leinster

Cidades do mapa da Irlanda
Leinster é agora a província mais povoada da ilha.

A primeira província do mapa da Irlanda é de Leinster, onde se encontra a capital da República da Irlanda, Dublin, fundada pelos Vikings. Leinster é agora a província mais povoada da ilha, com mais de metade da população desse país da Europa vivendo ali.

A região foi fortemente colonizada ao longo dos séculos e, como consequência, há arquitetura medieval, normanda, georgiana e neolítica.

A província contém os condados de Carlow, Dublin, Kildare, Kilkenny, Laois, Longford, Louth, Meath, Offaly, Westmeath, Wexford e Wicklow. Sendo Dublin e Kilkenny os principais Condados e rota turística.

Roteiro => Cidades para bate-volta a partir de Dublin

 

Condado de Dublin

Regiões turísticas da República da Irlanda
A capital irlandesa oferece muito mais do que os clássicos pubs.

Dublin, a agitada e cosmopolita capital irlandesa, certamente será a porta de entrada para conhecer a ilha.

Localizada na costa oriental, a partir dela é possível conhecer vários outros pontos importantes do país. Apesar de ser a capital e maior cidade da Irlanda, é bastante compacta.

Pode ser explorada numa estadia rápida de 2 a 3 dias. A maior parte de seus monumentos e os principais pontos turísticos de Dublin está na área central da cidade e podem ser percorridos a pé.

A capital irlandesa oferece muito mais do que os clássicos pubs que garantem à cidade uma vida noturna agitada e cheia de festividades.

Prédios modernos e lojas luxuosas dividem espaço com a arquitetura georgiana, construções históricas e belos parques.

Para conhecer um pouco mais desse rico passado, não deixe de conhecer as incríveis Catedral de São Patrício sem enfrentar fila e a Igreja de Cristo, o Castelo de Dublin e o Kilmainham Gaol.

E como a Irlanda ganhou fama por seus pubs e cervejas, outro passeio que não pode faltar na sua lista é ao Guinness Storehouse.

E também não pode deixar de tomar uma “paint” no mais divertido pub da cidade, o famoso The Temple Bar, que fica na região mais turística e que leva o mesmo nome do pub. Confira a lista dos melhores pubs de Dublin.

E o que faz de Dublin especial, razão pela qual é tão desejada como um destino turístico, é seu povo. A capital da Irlanda é uma das mais encantadoras pela afetividade de sua população.

Uma vez em Dublin, aproveite o espírito da cidade, pois isto é o que tem de mais valioso na cidade.

Leia mais => Roteiro em Dublin

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Condado de Kilkenny

Dicas da Irlanda
A cidade já foi a capital medieval da Irlanda.

Kilkenny cidade com ares medievais, está a 130 km de Dublin. Foi fundada no século VI, na mesma época em que a igreja de St. Canice chegou até lá.

A cidade, que já foi a capital medieval da Irlanda, é conhecida por ainda conter um pouco dessa essência, seja nas ruas estreitas e nas construções com fachadas de madeiras, placas no idioma gaélico.

Ela se destaca pela sua tradição em artesanato de alta qualidade, pelos seus belos jardins públicos e, claro, pelo “Hurling(esporte mais popular na Irlanda), sendo o condado mais bem sucedido no esporte.

Em Kilkenny, encontra-se um dos castelos mais conhecidos da Irlanda, o Kilkenny Castle (adquira uma excursão ao castelo medieval em Kilkenny), que leva o mesmo nome da cidade e foi construído no ano de 840, no começo eram pequenos castelos de madeira, a construção atual só foi erguida mesmo no ano de 1190.

Tour => Excursão Glendalough, Wicklow, Kilkenny e Cães de Pastoreio

 

2. Província de Munster

O que fazer na Irlanda
Dois dos maiores condados da Irlanda encontram-se na costa de Munster.

Outra província do mapa da Irlanda é a de Munster. Dois dos maiores condados da Irlanda encontram-se na costa sudoeste de Munster: Cork e Kerry.

Cork uma das cidades mais adoradas pelos irlandeses, e o “Reino de Kerry” com cenário verdejante e a costa deslumbrante.

E, além deles, outros importantes condados, como Limerik e Waterford. Os condados de Munster são Clare, Cork, Kerry, Limerick, Tipperary e Waterford. Sendo Cork e Kerry as principais atrações turísticas as províncias da Irlanda.

Aproveite => Dicas de viagem para Irlanda

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Condado de Cork

O que fazer em Cork Irlanda
Cork é segunda maior cidade do país.

Conhecida como a “Mini Dublin”, localizada no extremo sul da Irlanda, a 250 km da capital, Cork é segunda maior cidade do país. Reserve uma excursão a pé guiada em Cork.

Fica dentro do Condado que leva o seu nome e é o maior em área de toda a ilha. Apesar do ar de interior, não deixa de ser um importante polo econômico, centro educacional. Veja o que fazer em Cork.

Tem importantes universidades, o que chama a atenção de estudantes de toda a Europa, tornando-a uma cidade jovial e repleta de cultura. Inclusive, saiba que a Irlanda é um dos destinos para intercâmbio mais populares.

Foi colonizada por Vikings entre 915 e 922, e invadida por britânicos e irlandeses durante a Guerra de Independência, em 1919.

É uma cidade de arquiteturas medievais, góticas, vitorianas, repleta de castelos e uma presença muito forte da cultura irlandesa preservada.

Outros povoados de grande valor turístico como Cobh, mundialmente conhecida por ter sido o último porto de escala do Titanic; e Kinsale, ponto de partida para o sul da trilha “Wild Atlantic Way”.

Incrível => Rota dos Castelos Medievais na Irlanda

 

Condado de Kerry

Pontos turisticos de Kerry Irlanda
Killarney é a principal cidade do Condado de Kerry.

No sudoeste da Irlanda, partindo de Dublin, são pouco mais de 300 km e cerca de 4 horas de viagem até chegar à cidade de Killarney, principal do Condado de Kerry, e início de uma das rotas turísticas mais famosas do país.

Conhecido pelo Anel de Kerry, um percurso que abrange a estrada 179 km circular. É imperdível fazer uma excursão Anel de Kerry Lagos de Killarney.

A partir de Killarney, posição em torno da Península Iveragh e passa por Kenmare, Sneem, Waterville, Cahersiveen e Killorglin.

Entre os pontos mais importantes estão: Muckross House (perto de Killarney), Staigue pedra forte e Derrynane House, a casa de Daniel O’Connell (Famoso cantor e apresentador Irlandes)

O Condado de Kerry possui pequenas aldeias, praias desertas, vestígios arqueológicos, castelos e parques nacionais.

A reserva Kerry International Dark-Sky foi a primeira com este estatuto na Irlanda, tendo inclusivamente alcançado a medalha de ouro, única da Europa Setentrional, região do Velho Continente onde fica o país.

O condado conta ainda com os lagos de Killarney e a península de Dingle. A região de Kerry, além de oferecer uma grande variedade de cenários de interesse histórico e cultural, atividades de lazer e esportes, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer caminhadas e escaladas.

Não perca => Roteiro na Irlanda

 

3. Província de Connaught

Cidades famosas da Irlanda
Galway é conhecida como o condado de paredes de pedra.

Connacht é constituído por condados na costa ocidental da Irlanda. É o local com paisagens estonteantes, incluindo Connemara, Ilha Achill, e a costa de Sligo, mundialmente famosa para prática de surf.

Os cinco condados de Connacht são Galway, Leitrim, Mayo, Roscommon and Sligo. Sendo o principal, Galway.

Entenda =>  St. Patrick’s Day na Irlanda

 

Condado de Galway

Galway, conhecida como o condado de paredes de pedra devido aos inúmeros muros que possui, é um dos locais de passagem obrigatória para quem visita a Irlanda, uma vez que conta com uma paisagem verdejante e uma atmosfera muito característica, devido às ruas e casas medievais.

Localizada na região Oeste do país, a pouco mais de 200 km de Dublin, é o ponto de partida para quem deseja visitar a principal atração turística do país, os Cliff’s of Moher, os famosos penhascos irlandeses a 80 km de Galway, cenário de filmes como Harry Potter e o Príncipe Mestiço. É imperdível a excursão pelos penhascos de Moher Explorer saindo de Galway.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Outras atrações importantes ficam próximas de Galway, como o Castelo de Kylemore que fica em Connemara e as Ilhas de Aran. Veja os motivos para viajar para Galway.

Ticket => Ônibus turístico em Dublin

 

4. Província de Ulster

Roteiro na Irlanda
Condado de Belfast, a Província de Ulster.

Entre as províncias do mapa da Irlanda, Ulster é a maior, já que seis dos nove condados pertencem à Irlanda do Norte, inclusive a capital, Belfast. Veja os principais pontos turísticos de Belfast.

A influência de várias culturas (escoceses, gaélicos, normandos e anglos-normandos) nas províncias da Irlanda formaram as paisagens de Ulster de maneira peculiar.

Composta de belezas naturais como o Parque Nacional de Glenveagh em Donegal, as Montanhas Mourne no Condado de Down.

E a região dos lagos de Fermanagh e a Calçada dos Gigantes em Antrim, fazem desta parte da ilha um local espetacular para visitar. Não fique de fora da excursão a Calçada dos Gigantes e Tour do Titanic saindo de Belfast.

A província contém os condados de Antrim, Armagh, Cavan, Donegal, Down, Fermanagh, Londonderry, Monaghan e Tyrone. Sendo Donegal o mais turístico de todos.

Turismo => Melhores passeios em Dublin

 

Condado de Donegal

Tudo sobre a Irlanda
Condado de Donegal é uma das regiões mais charmosas do mapa da Irlanda.

A pouco mais de 200 km de Dublin. Localizado no extremo noroeste da ilha, o Condado de Donegal é uma das regiões mais charmosas do mapa mundi e da Irlanda. Fica em um vale cercado pelas montanhas Barnesmore e pela Baía de Donegal.

Apesar de fazer parte da República da Irlanda, Donegal faz fronteira com apenas um outro condado na República, Leitrim.

A maior parte de sua fronteira terrestre é compartilhada com três condados da Irlanda do Norte: Londonderry, Tyrone e Fermanagh.

Experimente => Tour de 9 dias a toda a Irlanda

 

Dicas do mapa da Irlanda

A Irlanda é uma ilha de belezas naturais incríveis, com séculos de história e cultura. Por isso, todas as regiões do mapa da Irlanda são fascinantes e há várias províncias da Irlanda super interessantes. Se sempre se sentiu fascinado pela ilha, não espere mais para visitá-la.

Seja no verão com os dias mais longos e um clima mais agradável, seja no inverno chuvoso, de dias ventosos com nevoeiros e seu especial misticismo. Outro motivo para visitar esse país, é a sua culinária, divirta-se e encante-se também com os deliciosos pratos típicos da Irlanda.

De carro, trem ou ônibus, além de várias empresas de turismo que oferecem passeios desde Dublin e outras cidades estratégicas, é possível em um roteiro de poucos dias conhecer todo país. E o melhor: a Irlanda é um ótimo destino para mochilão na Europa.

Desde o agito da capital Dublin, até a Irlanda dos castelos medievais, e claro, paisagens de tirar o fôlego, nas diversas reservas naturais espalhadas pela ilha.

Você está com planos de viajar para Irlanda? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *