10 principais pontos turísticos de Belfast, na Irlanda do Norte

por Guilherme Tetamanti

10 principais pontos turísticos de Belfast, na Irlanda do Norte

A capital da Irlanda do Norte é uma gigantesca surpresa aos turistas que, anualmente, descobrem Belfast dentre as maravilhas da Grã Bretanha. Isso porque sua história possui uma riquíssima e única identidade, além de toda a tradição criada a partir da adesão ao império britânico. Veja, abaixo, os 10 principais pontos turísticos de Belfast e aproveite-a ao máximo!

Dessa forma, suas raízes são antigas e profundas, enquanto suas desavenças políticas e religiosas transformam a cidade em um espetacular mapa a ser desbravado. Vale muito a pena visitar a cidade.

Desde que se livrou da batalha entre católicos e protestantes, no final da década de 90, a cidade é dividida entre as duas religiões, cuja popularidade é bastante acirrada e, dessa forma, cria um clima de lembranças amargas e hostilidade de credo.

Para o turista, essa desavença se torna algo ainda mais valioso, pois tem a oportunidade de presenciar valores tão fortes quanto toda a história, cultura e arte presente na linda capital da Irlanda do Norte.

Planeje sua viagem => Hotéis com os melhores preços em Belfast

Seguro viagem para Europa »

 

O que fazer em Belfast?

  1. Peace Walls
  2. HM Prison Crumlin Road
  3. Grand Opera House
  4. St. George’s Market
  5.  Cavehill
  6. Cathedral Quarter
  7. Parliament Buildings
  8. Belfast Castle
  9. City Hall
  10. Titanic Museum

O vídeo do site oficial de turismo da Irlanda mostra alguns dos principais atrativos de Belfast! Comece por ele!

 

1) Peace Walls

Melhores pontos turísticos de Belfast
Muro foi construído para separar católicos de protestantes | Foto: Keith Ruffles, via Wikipedia Commons.

Construídos a partir de 1969, os muros de paz ou linhas de paz, são divisões entre bairros católicos e protestantes, cujo acirramento de atritos é constante por questões religiosas e também políticas da Irlanda do Norte. A principal explicação é que os católicos se consideram nacionalistas, independentes e irlandeses em sua essência; por outro lado, os protestantes se afirmam como britânicos e, por isso, se orgulham por pertencerem à Grã-Bretanha.

Os muros são visíveis em toda a cidade e neles há grafites com diversas mensagens de paz, além de conteúdo da história recente, que relembra alguns dos momentos mais violentos passados no país nos últimos anos.

É um dos pontos turísticos mais interessantes de Belfast, por ser inerente à cultura local e, por isso, ser parte de um movimento que vai contra a união – como aconteceu em Berlim, em 1989.

 

2) HM Prison Crumlin Road

Lugares imperdíveis em Belfast
Prédio tem valor histórico e cultural | Foto: HM Prison Crumlin.

A HM Prison Crumlin Road é uma prisão do período vitoriano e está situada ao norte da cidade e, pelo alto valor histórico presente em suas construção e arquitetura, passou a ser, desde 1996, um dos pontos turísticos mais visitados de Belfast.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Isso porque grande parte da história dos últimos 150 anos de prisões e execuções passou por ali e, devido ao peso de um país tão denso quanto a Irlanda do norte, a história de execução por enforcamento, dentre outras, passou a figurar, felizmente, como reflexo de um passado cada vez mais longínquo.

 

3) Grand Opera House

O que fazer em Belfast
Ópera serviu para celebrar fim da 2ª Guerra Mundial | Foto: Ardfern, via Wikipedia Commons.

Desenhado pelo prolífico arquiteto Frank Matcham, foi inaugurado em 1895 e, desde então, passou por diversos processos de adaptação às necessidades culturais e econômicas locais.

Por sua arquitetura baseada em traços orientais e importância histórica, o Grand Opera House foi de suma importância durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu para celebrar o fim de tal conflito.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

4) St. George’s Market

Lugares para conhecer em Belfast
O mercado foi construído em 1890 | Foto: Ardfern, via Wikipedia Commons.

Mais uma construção ao estilo vitoriano, o St. George’s Market é reflexo de uma era na qual o império britânico dominava suas colônias e, em Belfast, transformou-a em verdadeiro reflexo arquitetônico e cultural de suas extensões de poder.

Sua importância histórica data de 1890, quando foi inaugurado e, desde então, passou a ser utilizado para diversas finalidades, dentre as quais a de abrigar corpos durante a Segunda Guerra Mundial. Vale pela arquitetura e pelo valor cultural como uma das construções mais importantes ainda intactas.

 

5) Cavehill

Principais pontos turísticos de Belfast
Cavehill | Foto: Ross, via Wikimedia Commons.

Ou Cave Hill, é um pico cuja vista dá para ver toda a cidade, além de alguns pontos da Escócia. É bastante utilizado para transformar fotografias em verdadeiros cartões postais, pois sua beleza torna-o estonteante e a pureza da região denota o respeito do país por suas origens.

Nele, você verá, além de toda a região, o Napoleon Nose, um piso que se assemelha ao perfil do imperador Napoleão e, por isso, torna-o ainda mais querido pelos turistas. Vá em dias claros para ter uma vista ainda mais espetacular.

 

6) Parliament Buildings

O que não pode faltar em um roteiro por Belfast
Construção é majestosa | Foto: Dicky-Bob, via Wikipedia Commons.

O que não pode faltar em um roteiro por Belfast? O Parliament Buildings, ou os Edifícios do Parlamento, são construções literalmente majestosas, feitas a partir da necessidade de um edifício independente do parlamento para a Irlanda do Norte e, de tal forma, necessário para sediar eventuais presenças da Coroa Britânica, além de servir como base para reuniões durante a Segunda Guerra Mundial.

 

7) Cathedral Quarter

Melhores atrações de Belfast
Catedral St. Anne fica na região | Foto: Dicky-Bob, via Wikipedia Commons.

É um bairro que, a partir da Catedral de St. Anne, se estendeu e forma uma área comercial bastante movimentada e onde estão algumas das melhores atrações de Belfast A região também serve como reduto cultural para festivais locais, onde são celebrados sua história e importância para a construção naval e produção de linho, ambas as atividades que originaram a bairro.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

8) Belfast Castle

Principais pontos turísticos de Belfast
Castelo foi construído no século 12.

Situado aos pés do Cavenhill Park, o Belfast Castle tem uma vista panorâmica espetacular de toda a cidade, pois está construído a 400 metros acima do nível do mar. Desde o século XII, pertence ao imaginário local como um dos melhores pontos turísticos de Belfast, dos mais belos lugares para se visitar e conhecer a história da Irlanda do Norte, muito antes de ser dominada pela era vitoriana.

 

9) City Hall

Lugares mais bonitos da Irlanda do Norte
Prédio abriga Câmara Municipal | Foto: Wknight94, via Wikipedia Commons.

No coração de Belfast, você encontrará uma construção tão imponente quanto importante para o país, o City Hall, que abriga a Câmara Municipal da cidade e, desde 1898, a viu passar pela produção de linho, através da icônica Line Hall Street.

Depois, o local se tranformou em reduto da Rainha Victoria e, hoje, é um ponto de visita durante o ano inteiro, tendo a estátua de sua matriarca observando a tudo e todos, além de ser um ponto de descanso em dias ensolarados. Certamente um dos lugares mais bonitos da Irlanda do Norte

 

10) Titanic Museum

Pontos turísticos de Belfast
Prédio foi construído no centenário de inauguração do navio.

O Museu do Titanic é uma gigantesca construção inaugurada recentemente no centenário da inauguração do trágico e mítico navio. Com proporções monumentais, que lembram um navio pronto para zarpar, o museu conta a história da construção a inauguração da embarcação, servindo como reflexo da cultura da Irlanda do Norte há pouco mais de 100 anos.

À sua volta, estão o barco que guiou o suntuoso navio até seu ponto de partida, o prédio utilizado para sua construção, a risca no chão marcando onde popularmente foi quebrada a garrafa de sua inauguração e, dentro, há uma loja com bugigangas para todos os bolsos e gostos sobre o navio. Do lado de fora, há uma placa proporcionalmente grande para os turistas tirarem quantas fotos quiserem.

Dentre tantas informações sobre Belfast, os 10 pontos turísticos listados servem, inicialmente, para você se deslumbrar com uma cidade tão antiga quanto sua origem, datada da cultura céltica, passando pelo domínio do império britânico e, hoje, reduto histórico e político de conflitos entre seus moradores.

Belfast é um deslumbrante ponto turístico dentro da Europa, cuja importância histórica ultrapassa as linhas que delimitam suas fronteiras. É possível aprender tanto sobre a raça humana em suas longas curvas históricas e artísticas quanto sobre a história do Velho Continente. Uma verdadeira pérola a ser descoberta.

E você, já conheceu ou está nos seus planos ir à Irlanda do Norte? Descobriu outros lugares para conhecer em Belfast? Conte nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *