10 Principais pontos turísticos de Belfast, Irlanda do Norte

10 Principais pontos turísticos de Belfast, Irlanda do Norte

A capital da Irlanda do Norte é uma gigantesca surpresa aos turistas que, anualmente, descobrem Belfast dentre as maravilhas da Grã Bretanha. Isso porque sua história possui uma riquíssima e única identidade, além de toda a tradição criada a partir da adesão ao império britânico. Veja, abaixo, os 10 principais pontos turísticos de Belfast e aproveite-a ao máximo!

Dessa forma, suas raízes são antigas e profundas, enquanto suas desavenças políticas e religiosas transformam a cidade em um espetacular mapa a ser desbravado. Vale muito a pena visitar a cidade.

Desde que se livrou da batalha entre católicos e protestantes, no final da década de 90, a cidade é dividida entre as duas religiões, cuja popularidade é bastante acirrada e, dessa forma, cria um clima de lembranças amargas e hostilidade de credo.

Para o turista, essa desavença se torna algo ainda mais valioso, pois tem a oportunidade de presenciar valores tão fortes quanto toda a história, cultura e arte presente na linda capital da Irlanda do Norte.

Planeje sua viagem => Hotéis com os melhores preços em Belfast


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Irlanda do Norte?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Seguro obrigatório para entrar na Europa »

O que fazer em Belfast?

  1. Peace Walls
  2. HM Prison Crumlin Road
  3. Grand Opera House
  4. St. George’s Market
  5.  Cavehill
  6. Cathedral Quarter
  7. Parliament Buildings
  8. Belfast Castle
  9. City Hall
  10. Titanic Museum

O vídeo do site oficial de turismo da Irlanda mostra alguns dos principais atrativos de Belfast! Comece por ele!

1) Peace Walls

Um muro coberto de grafite margeia o caminho em um parque de Belfast, cercado por grama exuberante e árvores altas.
Muro foi construído para separar católicos de protestantes | Foto: Keith Ruffles, via Wikipedia Commons.

Construídos a partir de 1969, os muros de paz ou linhas de paz, são divisões entre bairros católicos e protestantes, cujo acirramento de atritos é constante por questões religiosas e também políticas da Irlanda do Norte.

A principal explicação é que os católicos se consideram nacionalistas, independentes e irlandeses em sua essência; por outro lado, os protestantes se afirmam como britânicos e, por isso, se orgulham por pertencerem à Grã-Bretanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os muros são visíveis em toda a cidade e neles há grafites com diversas mensagens de paz, além de conteúdo da história recente, que relembra alguns dos momentos mais violentos passados no país nos últimos anos.

É um dos pontos turísticos mais interessantes de Belfast, por ser inerente à cultura local e, por isso, ser parte de um movimento que vai contra a união – como aconteceu em Berlim, em 1989.

2) HM Prison Crumlin Road

Lugares imperdíveis em Belfast
Prédio tem valor histórico e cultural | Foto: HM Prison Crumlin.

A HM Prison Crumlin Road é uma prisão do período vitoriano e está situada ao norte da cidade e, pelo alto valor histórico presente em suas construção e arquitetura, passou a ser, desde 1996, um dos pontos turísticos mais visitados de Belfast.

Isso porque grande parte da história dos últimos 150 anos de prisões e execuções passou por ali e, devido ao peso de um país tão denso quanto a Irlanda do norte, a história de execução por enforcamento, dentre outras, passou a figurar, felizmente, como reflexo de um passado cada vez mais longínquo.

3) Grand Opera House

A Grand Opera House em Belfast exibe uma fachada arquitetônica ornamentada contra um céu azul claro.
Ópera serviu para celebrar fim da 2ª Guerra Mundial | Foto: Ardfern, via Wikipedia Commons.

Desenhado pelo prolífico arquiteto Frank Matcham, foi inaugurado em 1895 e, desde então, passou por diversos processos de adaptação às necessidades culturais e econômicas locais.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Irlanda do Norte!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Por sua arquitetura baseada em traços orientais e importância histórica, o Grand Opera House foi de suma importância durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu para celebrar o fim de tal conflito.

4) St. George’s Market

Em meio à atmosfera movimentada do mercado interno de Belfast, as pessoas apreciam uma seleção vibrante de frutas e vegetais sob luzes decorativas.
O mercado foi construído em 1890 | Foto: Ardfern, via Wikipedia Commons.

Mais uma construção ao estilo vitoriano, o St. George’s Market é reflexo de uma era na qual o império britânico dominava suas colônias e, em Belfast, transformou-a em verdadeiro reflexo arquitetônico e cultural de suas extensões de poder.

Sua importância histórica data de 1890, quando foi inaugurado e, desde então, passou a ser utilizado para diversas finalidades, dentre as quais a de abrigar corpos durante a Segunda Guerra Mundial. Vale pela arquitetura e pelo valor cultural como uma das construções mais importantes ainda intactas.

5) Cavehill

Principais pontos turísticos de Belfast
Cavehill | Foto: Ross, via Wikimedia Commons.

Ou Cave Hill, é um pico cuja vista dá para ver toda a cidade, além de alguns pontos da Escócia. É bastante utilizado para transformar fotografias em verdadeiros cartões postais, pois sua beleza torna-o estonteante e a pureza da região denota o respeito do país por suas origens.

Nele, você verá, além de toda a região, o Napoleon Nose, um piso que se assemelha ao perfil do imperador Napoleão e, por isso, torna-o ainda mais querido pelos turistas. Vá em dias claros para ter uma vista ainda mais espetacular.

6) Parliament Buildings

Os edifícios do Parlamento Stormont, em Belfast, Irlanda do Norte, ostentam uma fachada grandiosa com uma longa entrada emoldurada por uma vegetação exuberante.
Construção é majestosa | Foto: Dicky-Bob, via Wikipedia Commons.

O que não pode faltar em um roteiro por Belfast? O Parliament Buildings, ou os Edifícios do Parlamento, são construções literalmente majestosas, feitas a partir da necessidade de um edifício independente do parlamento para a Irlanda do Norte e, de tal forma, necessário para sediar eventuais presenças da Coroa Britânica, além de servir como base para reuniões durante a Segunda Guerra Mundial.

7) Cathedral Quarter

Vista de ângulo baixo de uma catedral de pedra com torres alcançando o céu de Belfast. Um poste de luz decorativo fica graciosamente à esquerda.
Catedral St. Anne fica na região | Foto: Dicky-Bob, via Wikipedia Commons.

É um bairro que, a partir da Catedral de St. Anne, se estendeu e forma uma área comercial bastante movimentada e onde estão algumas das melhores atrações de Belfast.

A região também serve como reduto cultural para festivais locais, onde são celebrados sua história e importância para a construção naval e produção de linho, ambas as atividades que originaram a bairro.

8) Belfast Castle

Principais pontos turísticos de Belfast
Castelo foi construído no século 12.

Situado aos pés do Cavenhill Park, o Belfast Castle tem uma vista panorâmica espetacular de toda a cidade, pois está construído a 400 metros acima do nível do mar.

Desde o século XII, pertence ao imaginário local como um dos melhores pontos turísticos de Belfast, dos mais belos lugares para se visitar e conhecer a história da Irlanda do Norte, muito antes de ser dominada pela era vitoriana.

9) City Hall

A Prefeitura de Belfast, com sua icônica cúpula verde e estátuas, ergue-se majestosamente enquanto os pedestres se movimentam em um dia tipicamente nublado em Belfast.
Prédio abriga Câmara Municipal | Foto: Wknight94, via Wikipedia Commons.

No coração de Belfast, você encontrará uma construção tão imponente quanto importante para o país, o City Hall, que abriga a Câmara Municipal da cidade e, desde 1898, a viu passar pela produção de linho, através da icônica Line Hall Street.

Depois, o local se transformou em reduto da Rainha Victoria e, hoje, é um ponto de visita durante o ano inteiro, tendo a estátua de sua matriarca observando a tudo e todos, além de ser um ponto de descanso em dias ensolarados. Certamente um dos lugares mais bonitos da Irlanda do Norte

10) Titanic Museum

Pontos turísticos de Belfast
Prédio foi construído no centenário de inauguração do navio.

O Museu do Titanic é uma gigantesca construção inaugurada recentemente no centenário da inauguração do trágico e mítico navio. Com proporções monumentais, que lembram um navio pronto para zarpar, o museu conta a história da construção a inauguração da embarcação, servindo como reflexo da cultura da Irlanda do Norte há pouco mais de 100 anos.

À sua volta, estão o barco que guiou o suntuoso navio até seu ponto de partida, o prédio utilizado para sua construção, a risca no chão marcando onde popularmente foi quebrada a garrafa de sua inauguração e, dentro, há uma loja com bugigangas para todos os bolsos e gostos sobre o navio. Do lado de fora, há uma placa proporcionalmente grande para os turistas tirarem quantas fotos quiserem.

Dentre tantas informações sobre Belfast, os 10 pontos turísticos listados servem, inicialmente, para você se deslumbrar com uma cidade tão antiga quanto sua origem, datada da cultura céltica, passando pelo domínio do império britânico e, hoje, reduto histórico e político de conflitos entre seus moradores.

Belfast é um deslumbrante ponto turístico dentro da Europa, cuja importância histórica ultrapassa as linhas que delimitam suas fronteiras. É possível aprender tanto sobre a raça humana em suas longas curvas históricas e artísticas quanto sobre a história do Velho Continente. Uma verdadeira pérola a ser descoberta.

E você, já conheceu ou está nos seus planos ir à Irlanda do Norte? Descobriu outros lugares para conhecer em Belfast? Conte nos comentários abaixo!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Irlanda do Norte – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Irlanda do Norte? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Irlanda do Norte

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Belfast. Se possível, ainda em dezembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na Irlanda do Norte

Ter um chip de celular na Irlanda do Norte com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Irlanda do Norte.

Qual o melhor seguro viagem na Irlanda do Norte?

Contratar um seguro viagem para a Europa é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais