Belfast

Fazer turismo em Belfast é como ter uma aula da história sobre a Irlanda do Norte. É que nas ruas e edificações da capital norte-irlandesa estão resquícios da Guerra Civil.

Essa guerra aconteceu por conta de desavenças políticas e tradições religiosas que sempre dividiram o país entre católicos e protestantes.

Agora, tudo isso é visto sob o aspecto da paz, causando ainda mais curiosidade aos viajantes. Além disso, a cidade é cercada por belas paisagens e montanhas, o que aumentam o clima de tranquilidade.

Ao mesmo tempo que Belfast não para de crescer. Por suas ruas já é possível ver edifícios modernos e muitos atrativos culturais, arte urbana como grafite e outras intervenções artísticas. Sem falar que a região é cenário de Game of Thrones e até do Titanic.

Assim, na pequena cidade se mistura história e modernidade, arquitetura e paisagens naturais. Perfeito para um ótimo roteiro de viagem, principalmente já conhece Dublin.

Quer saber mais sobre o turismo em Belfast? Veja neste artigo os links para os posts sobre Belfast neste blog de viagem, com os principais pontos turísticos da cidade, como fazer compras, clima, como se locomover, onde ficar, tours de 1 dia ou mais e tudo o que fazer em Belfast.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Belfast

Seguro viagem para a Europa »

 

Mapa turístico de Belfast

  • País: Irlanda do Norte
  • Área total: 132,5 km²
  • População total: 340 200 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Belfast »

 

Tudo sobre Belfast

turismo em belfast
City Hall | Foto: Roger Price, via Wikimedia Commons.

Belfast é a capital e maior cidade da Irlanda do Norte, sendo também a maior cidade da província (espécie de estado) de Ulster e ainda a 2ª maior cidade de toda a ilha da Irlanda na Europa.

A ilha inclui a República da Irlanda, que ocupa a maior parte do território e a Irlanda do Norte. O país pertence ao Reino Unido, junto a Escócia, a Inglaterra e o País de Gales e vive sob o comando da Rainha Elizabeth II.

Há aproximadamente 340 mil habitantes em Belfast e por eles falam inglês e irlandês. A cidade fica próxima ao rio Lagan e possui trechos de montanhas nos dois lados.

O clima em todo o país é temperado marítimo ou oceânico. É ameno e úmido, com céu nublado e chuvas o ano inteiro. No verão, as temperaturas ficam em torno de 17°C e no inverno aproximadamente 6°C.

o que fazer em belfast
Jardim Botânico de Belfast

O fuso horário de Belfast é de + 3 horas em relação ao horário de Brasília. E o código telefônica é 44 referente ao Reino Unido e 1232 para Belfast.

Por pertencer ao Reino Unido, as regras para vistos na Irlanda do Norte são as mesmas de outros países do grupo, como a Inglaterra. Para brasileiros, não é preciso visto de turismo e de estudo por um período de até 6 meses.

Há voos tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro há voos para a capital, Belfast, com conexões em outros países da Europa. Assim fica mais fácil fazer turismo em Belfast.

História => Excursão a pé sobre conflitos políticos em Belfast

 

Mais da história de Belfast

atrações imperdíveis belfast

A área onde hoje é Belfast é ocupada desde a chamada Era ou Idade do Bronze (aproximadamente 3.300 a.C.). Aos poucos a cidade foi crescendo e se tornou importante na região no século XVIII.

Além de um grande centro comercial e industrial entre os séculos XVIII e XX. Foi na segunda metade do século XX que estourou a mais conhecida das batalhas da guerra civil, conhecida como The Troubles.

É que embora faça parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte não queria fazer parte da Grã-Bretanha e um dos principais motivos era o fato de que os norte-irlandeses, em sua grande maioria, eram católicos e os bretões protestantes.

roteiro no reino unido
Rua de Belfast | Foto: Andreas F. Borchert, via Wikimedia Commons.

Se fossem anexados pela Grã-Bretanha, haveria a imposição de conversão. A guerra civil começou em 1960 e terminou com um acordo assinado em 1998.

Durante o período de guerra, ainda surgiu o IRA, Exército Republicano Irlandês, que realizava atentados para reunir as irlandas e deixá-las longe da Grã-Bretanha.

Após o acordo, aos poucos, o país voltou a crescer e se tornou seguro para os viajantes, embora ainda haja o muro que dividiu a cidade e bairros onde há apenas católicos ou protestantes.

Divertido => Excursão de bicicleta pelo bairro Cathedral de Belfast

 

O que fazer em Belfast

A capital da Irlanda do Norte é uma gigantesca surpresa aos turistas que, anualmente, descobrem Belfast dentre as maravilhas da Grã Bretanha. Isso porque sua história possui uma riquíssima e única identidade, além de toda a tradição criada a partir da adesão ao império britânico.

O vídeo do site oficial de turismo da Irlanda mostra alguns dos principais atrativos de Belfast!

 

Onde ir em Belfast

roteiro na irlanda do norte
Castelo de Belfast

A capital da Irlanda do Norte, Belfast, é riquíssima em história. Cada canto da cidade conta um pouco da guerra civil, das tradições religiosas que ainda dividem o país entre católicos e protestantes.

Isso ao mesmo tempo que a cidade se moderniza e cresce. Vale muita a pena fazer turismo em Belfast e conhecer mais da sua história.

atrações de belfast
Muros grafitados em Belfast

Por isso, fiz um artigo com os principais pontos turísticos de Belfast. Entre as atrações, uma das mais impactantes é o Peace Walls, muros construídos a partir de 1969 para separar os católicos dos protestantes.

Os muros de paz ou linhas de paz, são divisões entre bairros católicos e protestantes, cujo acirramento de atritos é constante por questões religiosas e também políticas da Irlanda do Norte.

A principal explicação é que os católicos se consideram nacionalistas, independentes e irlandeses em sua essência; por outro lado, os protestantes se afirmam como britânicos e, por isso, se orgulham por pertencerem à Grã-Bretanha.

Os muros são visíveis em toda a cidade e neles há grafites com diversas mensagens de paz, além de conteúdo da história recente, que relembra alguns dos momentos mais violentos passados no país nos últimos anos.

Você pode conhecer o muro em um passeio de táxi por pontos turísticos políticos de Belfast.

o que ver em belfast

Outros atrativos bacanas da cidade são a HM Prison Crumlin Road, é uma prisão do período vitoriano e está situada ao norte da cidade e, pelo alto valor histórico presente em suas construção e arquitetura, passou a ser, desde 1996, um dos pontos turísticos mais visitados de Belfast.

O Grand Opera House desenhado pelo prolífico arquiteto Frank Matcham, foi inaugurado em 1895 e, desde então, passou por diversos processos de adaptação às necessidades culturais e econômicas locais.

O St. George’s Market é reflexo de uma era na qual o império britânico dominava suas colônias e, em Belfast, transformou-a em verdadeiro reflexo arquitetônico e cultural de suas extensões de poder.

dicas de viagem belfast
O mercado foi construído em 1890 | Foto: Ardfern, via Wikipedia Commons.

Além do Cave Hill, é um pico cuja vista dá para ver toda a cidade, além de alguns pontos da Escócia. É bastante utilizado para transformar fotografias em verdadeiros cartões postais, pois sua beleza torna-o estonteante e a pureza da região denota o respeito do país por suas origens.

O Belfast Castle também tem uma vista maravilhosa, mas apenas da própria Belfast,  pois está construído a 400 metros acima do nível do mar. Desde o século XII, pertence ao imaginário local como um dos melhores pontos turísticos de Belfast, dos mais belos lugares para se visitar e conhecer a história da Irlanda do Norte, muito antes de ser dominada pela era vitoriana.

O City Hall que abriga a Câmara Municipal da cidade e, desde 1898, a viu passar pela produção de linho, através da icônica Line Hall Street.

museus em belfast
Museu do Titanic em Belfast

E também o Museu do Titanic, uma gigantesca construção inaugurada em 2012, no centenário do lançamento do famoso navio, que foi construído na cidade.

À sua volta, estão o barco que guiou o suntuoso navio até seu ponto de partida, o prédio utilizado para sua construção, a risca no chão marcando onde popularmente foi quebrada a garrafa de sua inauguração e, dentro, há uma loja com bugigangas para todos os bolsos e gostos sobre o navio.

Do lado de fora, há uma placa proporcionalmente grande para os turistas tirarem quantas fotos quiserem. Recomendo um tour em Belfast com Titanic Experience.

lugares para conhecer em belfast
Construção do Parliament Buildings é majestosa | Foto: EHRENBERG Kommunikation, via Wikipedia Commons.

Os atrativos incluem ainda Parliament Buildings, construções que abrigam o parlamento e atividades da coroa britânica.

Além de tudo o que a cidade tem para oferecer para quem faz turismo em Belfast, estando na Irlanda do  Norte sugiro conhecer o paredão de pedras Giant’s Causeway e ainda fazer um roteiro nos cenários de Game os Thrones.

Completo => Tour Game of Thrones de 3 dias saindo de Belfast

 

Dicas de turismo em Belfast

Com a descrição do artigo, não é preciso repetir que Belfast e toda a Irlanda do Norte são destinos lindíssimos e que você deveria conhecer.

Mas, eu insisto, que vale a pena e você irá se surpreender com a cidade e com toda a história da formação do país e de seus conflitos. Isso sem contar as paisagens de tirar o fôlego.

Para outras informações, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Irlanda do Norte que reúne  artigos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Belfast? Conte o que mais gosta no destino. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

 

Background Tickets
Belfast

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Belfast

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Belfast

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *