Castelos na Irlanda: castelos medievais lindos para visitar

por Carlos

Castelos na Irlanda: castelos medievais lindos para visitar

A Irlanda é um país repleto de castelos medievais que estão espalhados por todo seu pequeno território. Estima-se que há entre 300 e 400 castelos na Irlanda, entre alguns em ruínas, outros restaurados, e alguns que estão praticamente perfeitos. É cada um mais espetacular que o outro.

E eu, como um apaixonado por esse tipo de arquitetura e pelas histórias que envolvem essas construções medievais, separei aqui fotos e dicas dos 15 principais castelos da Irlanda, para você visitar quando estiver na Ilha Esmeralda. Mas não pense que foi uma tarefa fácil… Afinal com centenas de construções pelo país, é bem complicado selecionar os tops.

Você encontrará alguns na capital irlandesa, outros perto de Dublin e também os mais afastados. Por curiosidade, algumas famílias irlandesas costumam viver dentro de torres, casas fortificadas ou nos enormes castelos, já que a propriedade pertence a seus antepassados.

Por serem propriedades privadas e até moradia, infelizmente, nem todos os castelos na Irlanda são abertos à visitação. Mas, há vários que são pontos turísticos e transformaram-se em lugares imperdíveis para conhecer, como o Kilkenny Castle e demais belos palácios. Conheça agora alguns dos castelos na Irlanda para seu roteiro de viagem.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Irlanda

Seguro viagem para Europa »

 

Castelos da Irlanda: rota dos castelos medievais no país

Quantos castelos tem a Irlanda?
Castelos medievais são pontos turísticos muito visitados na Irlanda.

Embora seja um pequeno país da Europa localizado em uma das ilhas da região, a Irlanda é um destino com “muitas famas”. É isso mesmo, há a fama de ser um local que só chove (é quase verdade já que a média são 275 dias chuvosos no ano), de gostar muito de cerveja e uísque, além da fama de ter uma população muito simpática e acolhedora, esses totalmente verdade.

Mas, não para por aí. A Ilha da Esmeralda faz jus à fama de ter paisagens incríveis, sendo algumas naturais e outras construídas pelos povos que invadiram o país, como os romanos, como as centenas de castelos medievais espelhados pela ilha. Há quem prefira relacionar os castelos a fama de terra mágica, uma vez que há muitas lendas sobre fadas e duendes no país.

Fica a seu critério escolher se prefere trazer ainda mais mágica para os castelos irlandesas, que já são tão incríveis que parecem mesmo locais mágicos, ou apenas um legado de outros povos que passaram pela ilha. Independente da sua preferência, são atrativos que devem fazer parte do seu roteiro na Irlanda.

Antes de listar os castelos na Irlanda que selecionei para este artigo, veja este vídeo do site oficial de turismo da Irlanda com imagens das mais belas construções medievais do país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Irlanda »

 

Quantos castelos tem a Irlanda?

Não há uma contabilização muito precisa de quantos castelos estão localizados na Ilha Esmeralda, mas como citei no início do artigo, estima-se que há entre 300 e 400 castelos na Irlanda: alguns em ruínas, outros restaurados e alguns praticamente perfeitos.

Embora sejam atrativos turísticos que considero imperdíveis por toda a beleza e história, além de renderem fotos maravilhosas, dificilmente você conseguirá conhecer todos os castelos irlandeses, mesmo morando no país, até por conta de muitos serem propriedades privadas.

Para te ajudar selecionei algumas opções para você conhecer enquanto estiver viajando pelo país. Aproveite e conheça como é o mapa da Irlanda.

  1. Blarney Castle
  2. Trim Castle
  3. Kilkenny Castle
  4. Malahide Castle
  5. Leap Castle
  6. Ross Castle
  7. King John’s Castle
  8. Rock of Cashel
  9. Ashford Castle
  10. Dublin Castle
  11. Birr Castle
  12. Slane Castle
  13. Dunguaire Castle
  14. Bunratty Castle
  15. Rathfarnham Castle

Bônus:

  1. Carrickfergus Castle

 

Castelos medievais na Irlanda para conhecer

1. Blarney Castle

Castelos mais incríveis da irlanda
Blarney Castle fica em Cork.

O Blarney Castle, que está rodeado por um lindo jardim, fica em Cork e sua construção iniciou-se antes do ano 1200. Após ser destruído, teve sua atual composição erguida em 1446.

Esse tesouro da Irlanda é famoso por ter uma pedra que assegura o dom da eloquência a todos que a beijam. Para beijar a pedra que se encontra no topo do castelo, é necessário que a pessoa deite-se no chão e incline seu corpo para trás.

O castelo está localizado em Blarney, cidadezinha a 8 km do Centro de Cork. Para chegar basta pegar um ônibus a partir da estação central de Cork. Além do castelo, veja o que tem pra fazer em Cork.

  •  Excursão para o Castelo de Blarney saindo de Dublin: Se preferir vá até o castelo em uma excursão guiada com duração de 12 horas. Inclui visitar o Castelo e Jardins de Blarne, as ruínas medievais de Rock of Cashel e a Caverna das Bruxas, dentro do castelo.

 

2. Trim Castle

Principais castelos da Irlanda
Castelo já serviu para locação de filmes | Foto: Michal Osmenda, via Wikimedia Commons.

O Trim Castle, maior castelo normando do país, fica no condado de Meath e foi construído no século 12. Ficou bastante conhecido após ter sido cenário do filme ‘Coração Valente’.

Essa enorme torre de 20 lados um dia foi protegida por uma vala, muro de cortina e fosso em um terreno de 30 mil m². Em 2006, foi construído um hotel ao seu lado, o que foi motivo de muita discussão no país.

Faz parte da lista de Monumentos Nacionais da Irlanda já tendo sido restaurado, um custo de cerca de 4,5 milhões de euros, e reaberto ao público em 2000.

  • Excursão ao Vale Boyne e Trim Castle saindo de Dublin: Nesta opção de passeio você poderá explorar o vale de Boyne, onde estão locais neolíticos reconhecidos como Patrimônio pela Unesco, e o Castelo de Trim. A excursão dura 6 horas e inclui parada para almoço.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

3. Kilkenny Castle

Castelos medievais da irlanda
Castelos da Irlanda: Kilkenny Castle foi construído no século 10.

O Kilkenny Castle é um dos mais espetaculares castelos da Europa, datado de 1190. Fica na cidade de Kilkenny, a mais medieval da Irlanda, à margem do rio Nore, localizada a 130 quilômetros de Dublin.

Ao longo dos séculos, muitas adições e alterações foram feitas no edifício, tornando-se hoje uma estrutura de vários estilos arquitetônicos.

Na parte de trás do local, há um imenso gramado que lembra aqueles enormes campos de golfe. Parte do acervo da National Art Gallery encontra-se lá em exposição. A visita interna custa 8 euros, mas é possível se contentar apenas com uma visita externa.

Do outro lado da rua, você vai encontrar o Kilkenny Design Centre, um espaço com estúdios de artesãos da região. Nesse lugar, um dia, funcionaram os estábulos do Kilkenny Castle.

  • Excursão ao castelo medieval em Kilkenny: Neste passeio que tem duração de 7 horas, você sairá de Dublin e a poderá explorar a pitoresca vila medieval de Kilkenny e seu impressionante castelo normando. O guia te contará histórias e lendas de Kilkenny, como a bruxa mais velha da Irlanda e a divisão de Kilkenny entre as cidades inglesa e irlandesa.

 

4. Malahide Castle

Castelos próximos a Dublin
Malahide Castle tem fama de mal assombrado.

O Malahide Castle fica a 16km do Centro de Dublin, a capital irlandesa, e está incluso na lista dos principais lugares turísticos de Dublin. O castelo fica em um parque estadual e começou a ser construído no século XII.

Sua construção começou em 1185. Ao longo dos séculos, salas e fortificações foram adicionadas, modificadas e reforçadas até que o castelo assumisse sua forma atual.

Ainda hoje esconde várias lendas fantasmagóricas. Dizem que os espíritos de seus moradores são sentidos pelos corredores. Um dos residentes fantasmas mais famosos é o bobo da corte Puck.

  • Excursão pelo Castelo Malahide saindo de Dublin: Com duração de 4 horas, esta excursão de leva de Dublin para o histórico Castelo de Malahide e os jardins particulares de Lord Talbot, além de percorrer rota costeira cênica até Howth Head e passeie pela bela aldeia de Howth.

 

5. Leap Castle

Castelo perto de Dublin
Castelo guarda mistérios e lendas sangrentas | Foto: D. Brands, via Wikimedia Commons.

O Leap Castle fica em uma vila em Coolderry, no Condado de Offaly, e foi construído no final do século 15. É também conhecido por ser assombrado por muitos espíritos, incluindo uma besta violenta conhecida como ‘The Elemental’.

Em sua masmorra e calabouço foram encontrados muitos restos humanos. Ainda no século 15, um dos irmãos donos do castelo, que era padre, foi assassinado em sua própria capela por um outro irmão. Desde então, o lugar é conhecido como a Capela Sangrenta.

 

6. Ross Castle

Onde ver castelos na Europa
Castelo é uma típica fortaleza irlandesa | Foto: Digital Eye, via Wikimedia Commons.

O Ross Castle foi erguido às margens do lago Lough Leane, em Killarney, provavelmente no final do século 15. É considerado um exemplo típico de fortaleza irlandesa da Idade Média.

Ele foi a sede da família O’Donoghue. Segundo a lenda, o patriarca dos O’Donoghues ainda vive em um sono profundo sob as águas de Lough Leane.

   

O castelo é típico de redutos de chefes irlandeses construídos durante a Idade Média. A torre tinha bartizans quadrados em cantos diagonalmente opostos.

  • Tour no Ross Castle saindo de Killarney: Entre os tours para os castelos na Irlanda este é o mais “diferente”, uma vez que inclui um passeio de caiaque nos Lagos de Killarney oferecendo uma vista única para o Castelo de Ross. Tem duas horas de duração e inclui um guia para contar as histórias do castelo e região.

Conectado => Chip com internet na Europa

 

7. King John’s Castle

castelos na irlanda à venda
King John’s Castle | Foto: Eric The Fish, via Wikimedia Commons.

O King John’s Castle localiza-se no coração de Limerick, às margens do rio Shannon. Sua construção data do século 13 e serviu como assentamento viking. Ele passou recentemente por uma restauração custeada em 5,7 milhões de euros.

Sua nova área de exposição conta a história do Rei João (irmão de Ricardo Coração de Leão), desde os primeiros colonizadores até os conquistadores normandos. Do topo do castelo é possível avistar 360º da cidade de Limerick.

 

8. Rock of Cashel

Quais castelos ver na Irlanda?
Afrescos mais antigos do mundo podem ser visto em Rock of Cashel.

O Rock of Cashel, um grupo espetacular de edifícios medievais, está localizado no Condado de Tipperary. Leva esse nome por ter sido erguido sobre um rochedo chamado Cashel.

Possui paredes robustas que circundam um espaço que contém uma torre redonda completa, uma catedral gótica do século 13 e a melhor capela românica do século 12 da Irlanda, que abriga alguns dos afrescos mais antigos do mundo. O visual da região no topo do castelo é fantástico.

  • Excursão para Rock of Cashel Tour saindo de Dublin: Neste tour você viajará para o sul da Irlanda para conhecer o majestoso Castelo Cahir, a pitoresca cidade de Cork e a famosa rocha medieval de Cashel. São 12 horas de passeios incluindo guia e entrada para todas as atrações.

 

9. Ashford Castle

Principais castelos medievais da Irlanda
Imóvel hoje abriga um hotel estrelado | Foto: Jlahorn, via Wikimedia Commons.

O espetacular Ashford Castle é hoje um hotel cinco estrelas no Condado de Mayo. Datado de 1228, o castelo dispõe seus 82 quartos para os visitantes que queiram sentir o prazer de se hospedar na Idade Média com o conforto da modernidade.

O local já pertenceu à família Guinness, uma das mais tradicionais da Irlanda. Todo seu entorno, com os jardins, lagos e bosques, lembram um cenário de conto de fadas. Hospedar-se no Ashford Castle não sai por menos de 600 euros, a noite.

 

10. Dublin Castle

o que ver em dublin
Castelo de Dublin.

Castelo de Dublin, fundado em 1204, esconde muitas histórias passadas da realeza. Sua torre normanda chama a atenção, assim como o enorme pátio superior e o jardim na parte posterior do edifício, todos abertos ao público.

Ele está situado na Dame Street, no coração da cidade, em Dublin 2. Algumas dependências internas podem ser visitadas gratuitamente.

O local é um importante complexo governamental irlandês, antiga sede fortificada do governo britânico na Irlanda até 1922. Também já foi utilizado como cenário pra produções cinematográficas e seriados.

  • Tour no Castelo de Dublin: Este tour dá acesso prioritário ao Castelo de Dublin e na antiga biblioteca do Trinity College Dublin e confira as iluminuras do célebre Livro de Kells. Tem duração de 2h30 e conta com um guia para contar histórias e lendas sobre o local.

 

11. Birr Castle

castelo ballycarbery irlanda
Birr Castle | Foto: Tpower, via Wikimedia Commons.

Localizado na cidade de Birr, Condado de Offaly, a pouco mais de 110 quilômetros de Dublin, o Birr Castle é a residência do sétimo conde de Rosse. O castelo remonta à época medieval e ao longo dos anos sofreu com abandono, ocupações,  desmonte e incêndios.

O castelo está aberto para visitação pública, inclusive oferecendo visitas guiadas pela propriedade. Além da arquitetura e história do castelo em si, as atrações do local são os parques e jardins no entorno da propriedade, inclusive um bosque de sequoias batizado de Bosque de Gigantes e um telescópio.

O telescópio, batizado de Leviatã de Parsonstown, foi projetado no início da década de 1840 e concluído em 1845 pelo Terceiro Conde de Rosse.

O instrumento foi usado por várias décadas, sendo que o conde descobriu a natureza espiral de algumas das galáxias, e até 1914 era um importante centro astronômico do país. Foi desmontado e recentemente restaurado e reaberto ao público.

 

12. Slane Castle

castelos na irlanda à venda
Slane Castle | Foto: catherinecronina, via Wikimedia Commons.

O Slane Castle está localizado na vila de Slane, Condado de Meath, a pouco mais de 46 quilômetros de Dublin. Fica no vale de Boyne com vista para o rio Boyne, e apenas a alguns quilômetros do local da famosa Batalha de Boyne, uma das batalhas da Guerra Jacobita ocorrida na Irlanda e na Escócia com o objetivo de se separar do domínio inglês.

Foi construído há 300 anos e hoje ainda é lar da família Conyngham. Foi reconstruído em 1785 e hoje, além do lar da família, a propriedade realiza diversos tipos de eventos, como casamentos e shows. É isso mesmo, muitas pessoas visitam o castelo para acompanhar shows e festivais.

Na lista há festivais de música celtas, shows da cantora Madonna, dos grupos U2, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, entre outros. Para quem prefere apenas se focar nesta opção entre os castelos na Irlanda, o Slane Castle oferece diversos tipos de tours guiados na propriedade.

 

13. Dunguaire Castle

7 maravilhas da irlanda
Dunguaire Castle | Foto: Boomur, via Wikimedia Commons.

O próximo local da lista de castelos na Irlanda é o Dunguaire Castle, construído em 1520 pelo clã O’Hynes na costa sudeste da Baía de Galway, no condado de Galway, perto da vila portuária de Kinvara. A região onde fica o castelo está a pouco mais de 200 quilômetros da capital, Dublin.

A torre do castelo datada do século 16 possui 23 metros e seu muro de defesa foram restauradas parte em 1924 e parte em 1954 e os jardins ficam abertos aos turistas durante o verão. O Castelo de Dunguaire foi usado no filme de Walt Disney de 1969, Guns in the Heather , com Kurt Russell.

Aproveite => Excursão aos castelos de Connemara saindo de Galway

   

 

14. Bunratty Castle

castelo em ruínas na irlanda
Bunratty Castle | Foto: Jon Sullivan, via Wikimedia Commons.

O Bunratty Castle é um castelo classificado como Monumento Nacional da Irlanda, localizado em Bunratty, no Condado de Clare, a pouco mais de 200 quilômetros da capital irlandesa. A história do local começa com a construção de um forte em 1250 pelo normando Robert De Muscegros.

O local passou a ser propriedade de Thomas De Clare, que construiu o primeiro castelo de pedra no local. O castelo foi restaurado para o rei da Inglaterra, mas foi destruído em 1332.  Ficou em ruínas por 21 anos até ser reconstruído por Sir Thomas Rokeby, mas foi mais uma vez atacado pelos irlandeses e o castelo permaneceu nas mãos dos irlandeses depois disso.

Além do castelo, os visitantes podem conhecer os jardins e parques e ainda uma pequena vila localizada no entorno do castelo. Na vila de casas coloridas há prédios que representam escolas, casa do médico, lojas, pubs, agências dos correios e diversas pessoas interpretando os moradores da vila. E ainda um parque viking e a trilha das fadas, entre outros atrativos.

 

15. Rathfarnham Castle

castelo abandonado na irlanda
Rathfarnham Castle | Foto: AndrewH, via Wikimedia Commons.

Localizado nos arredores de Dublin, a menos de 10 quilômetros da capital irlandesa, o Rathfarnham Castle tem um visual bem diferente dos outros castelos na Irlanda citados ao longo do artigo. As pedras são brancas e não há torres, é mais uma casa fortificada, construída no século 16, e que faz parte da lista de Monumentos Nacionais da Irlanda.

O castelo original em Rathfarnham remonta ao período elisabetano. No final do século XVIII, a casa foi remodelada e durante a reforma foram encontrados muitos artefatos arqueológicos. O castelo foi vendido em 1985 e temia-se que fosse ser demolido, mas após pressão pública para salvar o prédio, em 1987 ele foi comprado pelo Estado e declarado Monumento Nacional.

O Castelo Rathfarnham reabriu ao público no dia 16 de outubro de 2015. No local acontecem diversas exposições, sobretudo nos jardins, e há também tours guiados promovidos pela administração onde o visitante pode conhecer o interior do local e saber mais sobre a história da propriedade.

 

Bônus: Carrickfergus Castle na Irlanda do Norte

o que ver na irlanda
Carrickfergus Castle fica na Irlanda do Norte | Foto: Andrew McCoubrey, via Creative Commons.

Embora essa lista seja de castelos na Irlanda e esse fica na Irlanda do Norte, como os dois países estão na mesma ilha esse atrativo entra como bônus. O Carrickfergus Castle fica na cidade de Carrickfergus, já na Irlanda do Norte.

Sua construção foi iniciada em 1177 e fez parte de ações militares até a Segunda Guerra Mundial. Já foi sitiado por escoceses, ingleses, franceses e até mesmo por irlandeses. Trata-se de uma das estruturas medievais mais bem preservadas de toda a Irlanda.

Apenas admirá-lo externamente já vale a visita. Mas se você quiser entrar nessa construção normanda, saiba que vale a pena conhecer o salão de banquetes restaurado, as exposições de vida medieval e os canhões do século 17 e 19, que já fizeram parte das defesas do castelo.

Conheça => Roteiro Game of Thrones na Irlanda do Norte

 

Quanto custa um castelo na Irlanda?

Se visitar os castelos na Irlanda ou se hospedar nas propriedades que abrigam hotéis não for suficiente para você, que tal a ideia de ter um castelo para chamar de seu? Se você acompanhar pela internet pode encontrar alguns castelos irlandeses à venda. E, quanto custa um castelo na Irlanda?

Bom, já aviso que não é nada barato e talvez você precise de mais que o dinheiro guardado no cofrinho. Um castelo que sediou as gravações de Game of Thrones, como sede da Casa Tully na ficção, estava à venda em 2018 por 500 mil libras. O Knockabbey Castle, no condado de Louth, estava disponível pelo preço de 1,6 milhão de euros.

“Barato” se comparado com os castelos Netterville Manor e Glin Castle, localizados nos condados de Meath e Limerick, respectivamente. O primeiro estava à venda por cerca de 2,250 milhões de euros e o segundo pela “bagatela” de 6,5 milhões de euros – isso em 2018. E aí, cabe no seu orçamento?

 

Outras dicas sobre os castelos da Irlanda

No seu roteiro pela Irlanda, visite sim alguns de seus castelos. Realmente é algo incrível de se ver se nos basearmos na época em que foram erguidos. Sem contar toda a história que cada um desses locais escondem, com seus reis, rainhas, guerras, batalhas e mortes.

Algumas dessas propriedades, como o Dublin Castelo, fazem parte das 7 Maravilhas da Irlanda. E há tantos castelos de fácil acesso que encontramos pelo país, que muitos dos quais visitei ficaram de fora da lista!

Por isso, aproveite este espaço para comentar sobre seus castelos da Irlanda favoritos!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Mariana Nascimento

    Nossa como você é detalhista e perfeccionista, parabéns pela matéria, parabéns por cada detalhe.

  2. KEYTIANE

    Olá Boa tarde Estou noiva e gostaria de me casar em um castelo em Irlanda Meu noivo mora aí e vamos nos cssar no final do ano que vêm. Gostaria que me desse ducas de alguns Não quero nada carocerimônia será simples com apenas 12 brasileiros e alguns amigos dai . Não tenho ideia de onde começar Pois não conheço quase nada por aí . Tenho que começar Pois tenho apenas 1 ano para resolver essas coisas. Grata

  3. Polly Batista

    Olá, Keytiane! Tudo bem?! Vai ser um sonho, hein?! Dá uma olhada nesses castelos que são hotéis: Luttrellstown Castle Resort, Farran House, Kilkea Castle, Clontarf Castle Hotel. Começa a pesquisa por eles! Boa Sorte!