St. Patrick´s Day na Irlanda: curiosidades e como é a festa

St. Patrick´s Day na Irlanda: curiosidades e como é a festa

O St. Patrick’s Day na Irlanda é um dos eventos mais famosos do país, tanto que a festa é reproduzida em vários lugares do mundo. Muitas dessas cidades, inclusive, não tem ligação com o homenageado, o São Patrício.

Também conhecida como St. Paddy’s Day ou simplesmente Paddy’s Day, a data é uma tão importante para os irlandeses, que foi transformada em feriado.

O país todo fica em festa, as ruas das cidades enfeitadas de verde e num dos símbolos usados por St. Patrick, o trevo de três folhas.

Esse trevo representava a Santíssima trindade católica: Pai, Filho e Espírito Santo. Além, claro, de trazer boa sorte. Com certeza o St. Patrick’s Day é a data mais esperada pelos irlandeses e turistas que invadem as ruas de várias cidades do país.

Como citei, não só na Ilha Esmeralda, como é conhecida a Irlanda, que comemora a data. Os brasileiros há algum tempo foram envolvidos pela energia e alegria da festa. Já é comum encontrar no Brasil, festejos que envolvem o St. Patrick’s Days, como em São Paulo.

Como brasileira que ama conhecer as diversidades culturais do mundo, tive o prazer de chegar na Irlanda para fazer meu intercâmbio às vésperas da maior festa do país e vou mostrar nesse artigo como é participar do St. Patrick’s Day na Irlanda.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Irlanda

Seguro viagem para Europa »

 

St. Patrick’s Day na Irlanda

Como é a festa de St Parick´s Day na Irlanda
Festa acontece na capital, Dublin, e em outras cidades da Irlanda.

As festividades do St. Patrick’s Day na Irlanda começam às vésperas da data oficial, dia 17 de março.

Ainda no início do mês, as ruas já começam a ficar enfeitadas de verde e os diversos pubs, que são uma das maiores atrações desse país da Europa, já planejam programações diferenciadas.

As decorações chamam a atenção de qualquer turistas e também dos locais para curtir o St Patrick’s Day. Há muita música, e claro, não pode faltar a grande diversidade de cervejas irlandesas e de outras partes do mundo para complementar a festa. Confira as comidas típicas da Irlanda (e bebidas também!).

A festa na Irlanda é comemorada de forma tradicional pelas famílias cristãs irlandesas, que durante a manhã vão à igreja e à tarde assistem ao “St. Patrick’s Day Parades”.

As parades são os desfiles organizados pela própria comunidade irlandesa (escolas, clubes, órgãos governamentais, entre outros).

Festa de São Patrício na Irlanda
Monumentos tem iluminação verde | Foto: Giuseppe Milo, via Wikimedia Commons.

Cada grupo organiza seu desfile, apresentando-se à comunidade e fazendo com que os turistas conheçam um pouco da cultura do país. Nesse dia, as avenidas principais das cidades são fechadas para a circulação de carros.

Apenas os desfiles que duram cerca de 2 horas passam por elas. As pessoas vestem verde, pintam o rosto, e assistem com entusiasmo a chamada “parada”, que para nós pode ser comparada com os desfiles tradicionais do 7 de setembro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Após os desfiles de St Patrick’s Day na Irlanda, a festa acontece no diversos pubs das cidades. Os turistas e irlandeses se divertem juntos, trajados ou não com as roupas verdes, chapéus e o que mais possa caracterizar o St. Patrick.

pubs para todos os gostos, com muita música. O que não pode faltar são os procurados “pints” (chopps) de Guinness, e até mesmo os famosos Whisky irlandês.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Irlanda »

 

Quem foi o St. Patrick’s?

História de St. Patrick
Imagem do São Patrício | Foto: Gavigan, via Wikimedia Commons.

São Patrício foi um missionário cristão que evangelizou os irlandeses e acabou se tornando o padroeiro do país. Vale a pena visitar a Catedral de São Patrício sem enfrentar fila em Dublin.

O nome original do santo era Maewyn Succat e apesar de sua importância para a Irlanda, teria nascido na Grã-Bretanha, na cidade inglesa de Banwen, no final do século IV.

A suposta data de sua morte é dia 17 de março de 461, daí a data da celebração do St. Patrick’s Day. Patrício não é um santo mitológico, tudo que se sabe sobre sua vida teria sido narrado por ele mesmo em um relato escrito sobre sua história.

Aos 16 anos, foi capturado por piratas e vendido como escravo para a Irlanda. Durante os anos que passou escravizado se voltou para Deus.

   

Depois de 6 anos conseguiu fugir e voltar para a casa de sua família, foi então estudar em um mosteiro em Gauls (região da atual na França) e passou a se dedicar a sua vida religiosa.

Nesse período, segundo a história, teve um chamado de Deus para voltar ao lugar onde esteve preso e converter os pagãos da Irlanda ao cristianismo.

Quando se tornou sacerdote, assumiu o nome Patrick (Patrício em português significa pai). Hoje, o catolicismo é a maior religião da Irlanda, feito atribuído à São Patrício há 1.600 anos.

 

Onde ver o St. Patrick’s Day na Irlanda

Paradas no St. Patrick´s Day
Parada de St. Patrick | Foto: Dmitry Dzhus, via Wikimedia Commons.

Dublin é a cidade que mais recebe turistas, principalmente na época do St Patrick’s Day na Irlanda. Pessoas de toda Europa e outras partes do mundo visitam a Irlanda nessa data já que a festa é um dos pontos turísticos de Dublin.

Se você já está na Ilha Esmeralda, não precisa se deslocar para a capital para participar dos festejos, várias cidades do interior também comemoram a data e homenageiam o St. Patrick. Cork, a segunda maior cidade da Irlanda tem sido um destino muito procurado no país.

E assim como na capital, você pode curtir a “St. Patrick’s Parade” e depois escolher um pub, ou quem sabe vários e aproveitar a festa que só acaba de madrugada. A cidade fica tão movimentada, que provavelmente você ficará em dúvida sobre o que fazer em Cork.

Outras cidades do interior, também preparam diferentes e inusitadas formas de comemorar o feriado. Comida, artesanato, atrações e shows locais, luzes, tudo para colorir e animar as festividades.

Lembrando que na Irlanda, assim como em outros países da Europa é proibido beber pelas ruas, é permitido apenas dentro dos estabelecimentos.

 

O que usar no St. Patrick’s Day

Por que usar verde no St. Patrick´s Day
Na festa as pessoas usam sempre roupa ou acessórios verdes.

O que não pode faltar no St. Patrick’s Day na Irlanda é a cerveja, é claro, mas também a cor verde. E não é difícil encontrar pelas cidades os acessórios usados nos festejos. As lojas já se preparam para a procura e você encontra de todos os tipos de enfeites e para todos os bolsos.

Um dos principais símbolos e marca registrada do St. Patrick é famoso trevo de três folhas (shamrock), que ele usou para evangelizar os pagãos celtas, já que o trevo era considerado uma planta sagrada da Irlanda e representava o início da primavera.

A partir disso, devido a cor do trevo, surgiu também a cor utilizada na festa. O verde é tão utilizado no dia de comemoração, que até “chopp” na cor verde pode ser encontrado. Mas, a primeira cor associada ao Saint Patrick’s Day não foi a verde, e sim o azul.

No entanto, após a Rebelião Irlandesa de 1798, na qual soldados utilizavam um trevo em suas lapelas, a cor verde se popularizou na celebração e o trevo tornou-se um símbolo do nacionalismo irlandês. Outro famoso símbolo da festa é o duende, conhecido como Leprechaun.

St Patrick’s Day comidas
No St Patrick’s Day até o chopp fica verde.

É muito comum ver pessoas utilizando fantasias e decorações ligadas ao personagem, que sempre está associado a muita alegria, música e dança.

Provavelmente esse símbolo tenha vindo do folclore celta, que era repleto de fadas, duendes, e seres com poderes especiais.

No folclore celta, leprechauns eram almas excêntricas e as principais características e trajes usados por eles, seria a barba longa e ruiva, paletó e cartola verde.

   

Daí os trajes que mais encontramos pelas lojas e ruas das cidades no dia dos festejos do St. Patrick’s Day.

A harpa também é uma das marcas do festival, isso porque o instrumento musical é considerado um símbolo nacional irlandês. E claro, não poderia faltar a bandeira irlandesa, símbolo de nacionalismo, amor à pátria.

As três cores da bandeira irlandesa estão ligadas intrinsecamente à história da ilha (verde simboliza o cristianismo, laranja as religiões protestantes e no meio das duas cores, o branco faz alusão à paz).

 

Vale a pena ver o St Patrick’s Day na Irlanda

A Irlanda durante todo o ano é um país em festa. Tem a vida noturna repleta de música e pubs animados, desde os mais tradicionais que datam até mais de mil anos, até os mais contemporâneos com características mais populares e músicas de todas as culturas.

Seja fazendo um roteiro em Dublin ou em outra cidadezinha irlandesa, onde é possível fazer um bate-volta de Dublin, vale a pena conhecer o país.

E por que não na época mais animada do ano para os irlandeses e para quem está visitando o país, que é o St Patrick’s Day na Irlanda? Lembrando que a festa acontece todos os anos, no mês de março.

Um país antigo, repleto de tradições, que recebe durante todo o ano pessoas das mais diversas nacionalidades. Seja para conhecer suas belas paisagens, estudar um outro idioma, ou simplesmente para viver a experiência de estar em um lugar com tantas diferenças culturais.

Veja mais dessa tradição neste vídeo do site oficial de turismo da Irlanda sobre St. Patrick Day em Dublin:

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar para o país e comemorar o St. Patrick’s Day na Irlanda.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *