Roteiro em Dublin: o que fazer em 1, 2, 3, 4 e 5 dias

por Carlos

Roteiro em Dublin: o que fazer em 1, 2, 3, 4 e 5 dias

Está planejando conhecer a maravilhosa Irlanda? Então, vem comigo que neste artigo te darei várias dicas para organizar seu roteiro em Dublin, a animada e cheia de pontos turísticos capital do país e que é imperdível em qualquer viagem pelas terras irlandesas.

Basicamente, as atrações turísticas mais importantes da capital irlandesa estão concentradas na parte central da cidade, tendo poucos pontos de interesse a uma certa distância. O que facilita na montagem de um roteiro em Dublin, seja de 1, 2, 3, 4 ou 5 dias de viagem.

Para aproveitar bem tudo o que fazer, indico fazer passeios a pé seja sozinha ou com outros viajantes. É a chance que você tem de conhecer locais “perdidos”, não tão famosos ou mesmo que são mais frequentados pelo locais do que turistas – geralmente aí há vários tesouros valiosos.

Além disso cada ponte ou rua de Dublin, cada construção celta da época dos vikings ou castelos pode lhe render belas fotos, seja no inverno ou verão. E para os pontos turísticos mais distantes, a dica é utilizar o excelente transporte público local. Vamos montar seu roteiro em Dublin?

Planeje sua viagem => Melhor região de Dublin para hospedagem

Seguro viagem para Eurotrip »

 

Roteiro em Dublin: dicas para montar o seu

o que fazer em dublin
Dublin é uma cidade cheia de atrativos para todas as idades.

Já citei em outros artigos que além de capital, Dublin é a maior cidade da Irlanda com mais de 500 mil habitantes.  Ao mesmo tempo que é uma visita a uma cidade agitada, moderna chegar em Dublin é como uma viagem às antigas e tranquilas vilas medievais celtas.

E, para completar, os irlandeses são uma população muito simpática e receptiva. Além de ser um povo que preza muito pela qualidade de vida. Por isso, eles têm sempre uma atividade cultural bacana acontecendo na cidade, em qualquer época do ano. Sendo um dos destinos mais visitados do país, inclusive os brasileiros que lotam Dublin para fazer intercâmbio ou turismo.

Fica na costa leste do país, na província de Leinster, e é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda. E, não à toa o aeroporto de Dublin está entre os mais movimentados da Europa. Até por isso há muitas opções para ir do Aeroporto de Dublin ao Centro e também transporte público na cidade.

Para te ajudar a organizar seu roteiro em Dublin, neste artigo falarei sobre os seguintes temas:

  • O que fazer em Dublin
  • Onde ficar em Dublin
  • Roteiro de 2 dias em Dublin
  • Roteiro de 3 dias em Dublin
  • Roteiro de 4 dias em Dublin
  • Roteiro de 5 dias em Dublin
  • Quantos dias ficar em Dublin

Antes de conhecer as dicas para montar seu roteiro de viagem na cidade, recomendo que assista ao vídeo do site oficial de turismo de Dublin que mostra as belezas da capital irlandesa. Você vai adorar.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Dublin »

 

O que fazer em Dublin

Roteiro em Dublin, Irlanda
Luas pode te levar para lugares maravilhosos em Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

A lista de atrativos de Dublin que são interessantes é bem grande, além de sempre estar acontecendo algum evento ou festival na cidade, e isso o ano inteiro. Uma vantagem é que grande parte desses atrativos fica no Centro Histórico, assim você pode fazer seus passeios a pé sozinho ou com seus companheiros de viagem ou ainda agendar um tour guiado.

Para você entender, a cidade é cortada pelo rio Liffey e em cada lado do rio há regiões nominadas por números, assim como os bairros de Paris. No lado norte ficam as regiões ímpares (Dublin 1, Dublin 3, Dublin 5 e assim sucessivamente até Dublin 17) e, no lado sul, as pares (Dublin 2, Dublin 4 até Dublin 24).

A região central equivale a Dublin 1 e Dublin 2. Isso é importante saber para se localizar mais facilmente, sobretudo se você for como eu que me considero meio desordenado quando procuro visitar uma cidade, e muitas vezes não gosto de seguir um passo a passo. Mas, saiba que todas as vezes que me perdi fazendo turismo, encontrei lugares incríveis.

Se você quiser fazer isso em Dublin, pegue o Luas (VLT) e se perca nas regiões mais distantes do Centro. Há igrejas medievais magníficas pela cidade, pubs frequentados apenas por irlandeses. No inverno, procure por passeios com estudantes brasileiros no Facebook para o Tickcnock Forest, parque voltado ao mountain bike onde costuma ter bastante neve.

Entre os pontos turísticos de Dublin separei 10 como imperdíveis – há detalhes de cada um no artigo dos pontos turísticos da cidade, citado acima:

  1. St Patrick’s Cathedral
  2. Guiness Storehouse
  3. St Stephen’s Green
  4. Dublin Castle
  5. Christ Church Cathedral e Dublinia
  6. Trinity College
  7. Temple Bar
  8. Phoenix Park
  9. Malahide Castle
  10. Hanover Quay Studio

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Onde ficar em Dublin

Região do Parque St Stephen’s Green | Foto: Dronepicr, via Wikimedia Commons.

Como grande parte dos atrativos e passeios turísticos acontecem na região central da cidade, a maior procura dos viajantes é por acomodações nos arredores do Centro Histórico e, em consequência, tem a maior quantidade e as melhores opções de hotéis.

Para se hospedar recomendo escolher hotéis nas seguintes regiões:

  1. Temple Bar
  2. Saint Stephen’s Green
  3. Ballsbridge

O bairro conhecido como Temple Bar, ou templo dos bares, fica no coração de Dublin. É uma boa opção para ficar em Dublin, pois tem os melhores pubs de Dublin para curtir a vida noturna e fica pertinho da Viking Area, com suas magníficas construções medievais celtas.

Quem prefere ficar um pouco fora do agito, mas ainda em excelente localização, deve procurar hotéis no bairro de Saint Stephen’s Green, que fica algumas quadras ao sul de Temple Bar. Nele, estão importantes pontos turísticos de Dublin, como a Merrion Square, o Parque St Stephen’s Green e Saint Patrick’s Cathedral.

Já Ballsbridge é uma região bem tranquila, rica e tradicional. Suas ruas são largas e repletas de árvores, trazendo uma sensação de tranquilidade para quem passa por aqui para escolher entre as boutiques elegantes e bistrôs. Na Baggot Street, os pubs movimentados com música ao vivo ficam cheios quando há jogos de rugby, futebol ou algum show no Aviva Stadium.

 

Roteiro de 2 dias em Dublin

Dia 1 em Dublin

Roteiro de 2 dias em Dublin
Trinity College é um dos destinos do seu 1º dia em Dublin.

Com um roteiro em Dublin de apenas dois dias, sugiro que comece a conhecer a cidade pelo Centro – e fique hospedado o mais central possível para aproveitar mais a cidade. Vá para a rua mais famosa de Dublin, a O’Connell Street. Em seu canteiro central há um monumento de 120 metros de altura em forma de agulha chamado Spire.

Ele funciona como um ponto de encontro e localização. O Spire está próximo ao General Post Office, histórico prédio dos correios que foi um dos lugares tomados pelos rebeldes que fizeram o levante em 1916. Siga a O’Connell Street até a O’Connell Bridge, ponte que corta o rio Liffey e que divide Dublin 1 de Dublin 2.

Você chegará na Trinity College, uma universidade em Dublin, fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I, e poderá visitar seu interior está aberto aos turistas. Outra forma de chegar até a Trinity College é adquirindo um ingresso para o tour a pé pelos 10 destaque da cidade de Dublin que dura 2h30 e inclui um guia para te contar sobre cada ponto de parada.

Depois de se encantar com esse complexo educacional, siga pela Dame Street até o Dublin Castle. Visite, também, seus jardins na parte posterior do edifício. Inclusive você pode ter acesso prioritário, sem filas reservando um tour no Castelo de Dublin. Nessa região está o Temple Bar, área destinada a dezenas de pubs. Conheça o mais famoso deles, o The Temple Bar.

Roteiro de viagem em Dublin
Parque St Stephen’s Green é o meu lugar preferido em Dublin.

Minha dica é que estando na região de Temple Bar faça uma pausa tomar uma pint de Guinness, mas recomendo que seja em um pub mais “roots” e com menos turistas. Uma ótima forma de chegar ao Temple Bar é adquirindo um tour a Pé Destaques e Cantos Escondidos de Dublin.

   

Que tal relaxar em um parque? Atravesse a famosa Grafton Street e chegue no St Stephen’s Green, meu lugar preferido em Dublin. Aproveite para caminhar pelo parque e depois sentar-se em seus bancos para comer algo. É um programa delicioso mesmo em dias mais frios, pois a paisagem do parque também é linda no inverno.

Com as baterias recarregadas voltemos ao roteiro no primeiro dia em Dublin. Caminhe pelas ruas próximas como a Harcourt Street e George Street para apreciar a arquitetura vitoriana. Ou até mesmo ande às margens o rio Liffey. Há muito o que ver e fotografar nesse trajeto.

Para a noite é dica é simples: encontre um pub para comer um Fish & Chips e tomar uma Guinness. A entrada costuma ser gratuita, mesmo se houver bandas tocando. Quem sabe você não dá sorte e encontra artistas tocando a tradicional música irlandesa.

 

Dia 2 em Dublin

o que conhecer em dois dias por Dublin
St Patrick’s Cathedral é a cereja do bolo.

No segundo dia uma das cidades mais bonitas do mundo vá visitar a área medieval de Dublin, que fica próxima ao Temple Bar. Comece por a Christchurch Cathedral, magnífica igreja de 1038, e Dublinia, um museu focado nos vikings, que é interligado a Christchurch por uma ponte.

Circule pelas proximidades e fique doido com as maravilhas medievais do local, como a St Audoen’s Church, por exemplo. A cereja do bolo é a majestosa e imponente St Patrick’s Cathedral, a casa do padroeiro da Irlanda. Gaste todo o tempo necessário para conhecer esse que é um dos maiores símbolos da Ilha Esmeralda.

A catedral possui um agradável jardim onde podemos curtir um descanso e contemplar esse edifício erguido entre os anos de 1254 e 1270. Reserve uma excursão a Catedral de São Patrício sem Fila em Dublin. Agora chegou o momento de visitar outro grande símbolo desse país: a fábrica da Guinness.

Roteiro de 3 dias por Dublin
Visita à cervejaria é um dos pontos altos do 2º dia.

Aprenda como a cerveja é produzida e prove uma pint da bebida no Gravity Bar, um bar redondo cercado por vidros com vista em 360° que fica no sétimo andar do prédio, oferecendo uma visão panorâmica da cidade. Você pode adquirir a entrada sem fila com cerveja grátis na Guinness Storehouse em Dublin.

Ainda sobrará tempo para uma visita ao Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa. Alugar uma bike é minha dica. Caso contrário, você conhecerá bem pouco desse enorme lugar. Termine seu dia na Henry Street, acessada através da O’Connell Street, passeando por seu calçadão e visitando suas lojas.

À noite, já sabe: escolha um dos centenas de pubs  de Dublin e experimente a variedade de cervejas que eles oferecem. Há a opção de agendar um passeio tradicional pelos pubs de Dublin conhecendo três ou quatro lugares e ainda experimentando as diversas bebidas típicas do país.

 

Roteiro de 3 dias em Dublin

Dia 3 em Dublin

Roteiro de 4 dias em Dublin
Malahide fica a 16km de Dublin.

Vai ficar mais tempo em Dublin? Ótimo! Assim é possível aproveitar também as cidades perto de Dublin e fazer passeios no estilo bate-volta. Recomendo que mantenha o roteiro que sugeri para os primeiros dois dias uma vez que eles se concentram nas atrações no coração de Dublin.

Sendo assim, para o terceiro dia a dica é pegar o Dart, trem que corta a costa de Dublin, e explorar os arredores. Viaje 16 quilômetros na direção norte até Malahide para conhecer o Malahide Castle. O castelo fica em um parque estadual e começou a ser construído no século XII.

Aproveite para passear pela região e conhecer sua praia. Eu sei que o frio irlandês nos impede de dar um mergulho no mar, mas molhar os pés já está valendo. Caso queira mais conforto e privacidade garanta uma excursão pelo Castelo Malahide e Costa Norte saindo de Dublin.

 

Roteiro de 4 dias em Dublin

Dia 4 em Dublin

Vila portuária de Howth é opção nos arredores de Dublin | Foto: Urko Dorronsoro, via Creative Commons.

Tendo quatro dias para seu roteiro em Dublin sugiro seguir mais um pouco nos arredores da capital irlandesa. Recapitulando, nos dois primeiros dias a ideia é explorar a região central da cidade e os muitos pontos turísticos de Dublin localizados nessa região, conforme roteiro acima.

Para o terceiro dia minha sugestão foi pegar o trem e visitar a bela Malahide, que fica a 16 quilômetros, sendo assim um percurso bem curto que te permita voltar a Dublin ao final do passeio. Para este quarto dia, recomendo que você siga viagem também com o Dart para a direção sul.

Nesta região encontramos locais belíssimos com praias que são diferentes das que estamos acostumados no Brasil – a começar pela temperatura da água, tipo de areia e mesmo pelo sol tropical brasileiro. Separei três dos lugares mais visitados. Escolha um deles. Ou que tal todos?

  • Howth: é uma vila portuária a 15  quilômetros do Centro da capital irlandesa. Siga até o Howth Summit e encontre seus cliffs e trilhas, além de contemplar uma linda vista do mar. Também pode ser acessada através de ônibus circular. Marque uma excursão para Howth de dia inteiro e aproveite tudo o que a vila tem para oferecer;
  • Dalkey: é um vilarejo distante 18 quilômetros do Centro de Dublin, que abriga as casas dos músicos mais famosos da Irlanda: Bono Vox e The Edge, da banda U2. É uma boa oportunidade para você conhecer a cidade e, quem sabe, por acaso você dá de cara com um deles circulando pela cidade natal;
  • Bray: já a cidade de Bray fica a 20 quilômetros do Centro de Dublin e possui uma praia de pedras bem peculiar. Suas ruas são cheias de pousadas, lojas e restaurantes. Essa cidade abriga diversos festivais durante o ano todo. Esse lugar é uma das paradas de um tour de 10 dias pela Irlanda.

 

Roteiro de 5 dias em Dublin

Dia 5 em Dublin

Estátua de Oscar Wilde no parque Merrion Square | Foto: Rodhullandemu, via Wikimedia Commons.

E chegamos ao quinto e último dia do seu roteiro em Dublin. Aposto que passou muito rápido e você viu ou ouvir falar de vários outros lugares bacanas que gostaria de conhecer.

É uma pena não ter mais tempo na cidade, mas, por outro lado, um roteiro de 5 dias é mais que a maioria das pessoas costuma separar para Dublin e região – não sabem o que estão perdendo, não é mesmo?

   

Vou aproveitar o último dia para voltar a fixar sua atenção a bela capital da Irlanda. Por isso, vou indicar alguns locais interessantes para completar seu roteiro em Dublin. E o primeiro deles é o Hanover Quay Studio, no Grand Canal Dock, local que esconde o estúdio onde a banda U2 costumava ensaiar.

Como nem todas as pessoas se interessam por esse tipo de passeio, deixei a dica para o último dia. Nada impede de você, fã do U2, de fazê-lo já nos primeiros dias. E também caso a música ou o grupo especificamente não te interessem você pode colocar outro passeio no lugar ou mesmo explorar melhor um atrativo que gostou muito de conhecer. Fica a seu critério.

Outro parque legal para conhecer em Dublin é o Merrion Square. Lá, encontra-se uma estátua de Oscar Wilde, o mais famoso escritor da Irlanda, além de tantas outras esculturas. Pela região ainda podemos visitar o The National Gallery of Ireland e o National History Museum você pode visitá-los adquirindo o Dublin Pass com mais de 30 atrações em Dublin.

Ainda falando de esculturas, nas margens do rio Liffey está o Famine Memorial, conjunto de estátuas que representam ‘A Grande Fome’, evento que ocorreu na Irlanda entre 1845 e 1849 e matou mais de um milhão de pessoas. Está bem ao lado do belo Custom House, prédio clássico da era Geogiana, construído entre 1781 e 1791.

 

Quantos dias ficar em Dublin?

Dá para conhecer Dublin em dois dias, mas sugiro que tenha de 5 a 7 dias.

Essa é uma pergunta um tanto quanto complicada, uma vez que depende de diversas questões como: quantos dias livres você tem para viajar? quantos destinos estão no seu roteiro? você é um viajante de imersão, daqueles que gostam de conhecer os locais e fazer atividades cotidianas, ou só conhecer os pontos turísticos e tchau? qual é seu orçamento?

Acredito que quem gosta muito de viajar, assim como eu, sempre gostaria de chegar em um país e passar 30 dias explorando ele por completo e até os países vizinhos, de acordo com o tamanho do destino. Mas, nem sempre temos tanto tempo para viajar ou temos e queremos conhecer o maior número de lugares possíveis. Cada um tem uma visão sobre o tema.

No geral, o roteiro de 2 dias em Dublin é indicado para quem não terá muito tempo na cidade e necessita conhecer apenas os principais pontos turísticos. É pouco, mas se for apenas o tempo que você tem é possível aproveitar a maior cidade do país. Quanto mais dias melhor porque você conhecerá mais.

Se me perguntar o ideal, eu separaria de 5 a 7 dias para conhecer Dublin e as cidades no entorno e entre 10 e 15 dias para explorar todo o país – o que pode incluir ainda conhecer alguns destinos da Irlanda do Norte e talvez até cidades no norte da Inglaterra. Que tal?

 

Dicas de roteiro em Dublin

Dublin é uma cidade perfeita para alguns dias de viagem, por isso, sejam apenas dois dias ou uma temporada para fazer intercâmbio de inglês, você terá bastante opções de atrativos para conhecer e de passeios para fazer e isso em qualquer época do ano.

E, para completar, os irlandeses são uma população muito simpática e receptiva. Além de ser um povo que preza muito pela qualidade de vida. Dessa forma, você sempre poderá aproveitar os parques da cidade, fazer caminhadas no Centro Histórico e outras tantas atividades ao ar livre. Por isso, tenha um tênis confortável e aproveite para “bater perna” por Dublin.

Um grande destaque para as atividades irlandesas é, claro, a Festa de Saint Patrick´s Day, que acontece no país em março, sendo uma época maravilhosa para se estar na cidade e conhecer a tradição bem especial. Destaco ainda que com mais dias você poderá atravessar o país para conhecer as falésias de Cliffs of Moher e a cidade de Galway, que fica bem próxima das falésias.

Destaco ainda que o idioma oficial do país é o irlandês gaélico, mas você pode ficar tranquilo que o inglês também é oficial. Em toda a Irlanda, a moeda oficial é o Euro. O país tem fama de ser muito úmido, afinal são cerca de 275 dias de chuva durante o ano, mas apesar do clima de Dublin ser temperado marítimo, chove menos, e os invernos frios e verões suaves.

Veja no artigo mais dicas de Dublin e aproveite tudo o que a capital da Irlanda tem para oferecer aos seus visitantes de poucos dias ou intercambistas de longa temporada. Não importa o tempo que você ficará na cidade, tenho certeza que logo verá que Dublin é uma das cidades mais incríveis do mundo e que se apaixonará por ela!

Você já conheceu Dublin? Tem vontade de visitá-la? Quem já conhece aproveite e conte aqui suas experiências! E para quem está organizando o roteiro em Dublin, conte o que mais ficou com vontade de conhecer. Deixe nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *