Atenas

O turismo em Atenas é uma aula de história. Mas, ainda mais interessante que aquela que você vê nos livros, uma vez que você pode chegar perto de construções milenares. E ainda passar por locais onde grandes filósofos e pensadores criaram conceitos que são a base da nossa civilização, como a democracia.

Passeando pelas rua de Atenas, a capital da Grécia, você entenderá um pouco mais o pensamento dos países aqui do Ocidente. Vai conhecer mais sobre a história da humanidade e verá porque a cidade é chamada de “berço da civilização ocidental”.

Além disso, poderá ver paisagens de tirar o fôlego, monumentos e templos grandiosos, museus e ainda lojas, restaurantes, street art e uma vida noturna bem animada.

Quer saber mais sobre o turismo em Atenas? Veja neste artigo todos os links para os principais posts de Atenas, desde pontos turísticos, onde se hospedar e como se locomover na cidade, além de sugestão de roteiro e muito mais. Só clicar!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Atenas

Seguro viagem Europa »

 

Turismo em Atenas: Mapa da cidade

  • País: Grécia
  • Área total: 412 km²
  • População urbana: 3 090 508
  • População metropolitana: 3 781 274

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Atenas »

 

Tudo sobre Atenas

Turismo em Atenas

Atenas é a capital da Grécia e a maior cidade do país, onde moram mais de 664 mil pessoas. É uma das cidades mais antigas da Europa e do mundo, uma vez que o território está sendo habitado continuamente há mais de 3.400 anos.

E ainda considerada o berço da civilização ocidental e da democracia. Era o centro artístico, educacional e filosófico do país desde a Antiguidade, quando foram criados a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles.

Hoje, além de uma metrópole cosmopolita, ainda é o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia, sendo classificada como uma cidade global. Foi considerada a 39ª cidade mais rica do mundo em 2012.

Fazer turismo em Atenas é ainda mais bacana, quando você pensa que ela já abrigou uma das maravilhas do mundo antigo, a Estátua de Zeus, que, infelizmente foi destruída no ano de 470 a.C., mas ainda lembrada pela importância.

Imperdível => Excursão de Atenas à Meteora de trem

 

Mais sobre a história de Atenas

Dicas de turismo em Atenas
Universidade de Atenas | Foto: Sébastien Bertrand, via Wikimedia Commons.

Na época do primeiro milênio a.C. Atenas já era importante na Grécia, sendo uma das principais pólis (cidades-estados) do país.

Se destacou e cresceu ainda mais durante a Idade do Ouro da Grécia entre 300 e 800 a.C., além de principal centro cultural e intelectual do Ocidente.

Foi bem próspera até cerca de 529 d.C., quando o Império Bizantino (uma espécie de continuação do Império Romano) dominou o país e fechou muitas escolas de filosofia.

Foi se recuperando discretamente ao longo dos anos. Mas, em 1458, o Império Otomano (turco) dominou a região e o desenvolvimento freou.

templos a grecia
Templo de Zeus | Foto: Argos, via Wikimedia Commons.

Ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX muitos grupos tentaram tomar o poder e o resultado disso foi a destruição de parte da cidade e de muitos prédios.

Quando se tornou capital do Reino da Grécia, em 1833, era quase inabitada. Mas, aos poucos foi se recuperando e, em 1837 inaugurou a Universidade de Atenas.

Na 2ª Guerra Mundial foi ocupada pelo exército da Alemanha Nazista e passou por muitos problemas após a guerra. Em 1981, quando passou a fazer parte da União Europeia.

Com isso, voltou a crescer de forma gradativa e constante, “ganhando” até alguns problemas de cidades grandes como poluição e congestionamento. Além de expansão do turismo em Atenas e em toda a Grécia.

Prático => Bilhete de entrada para Acrópole em Atenas

 

Outras informações sobre Atenas

melhores atrações de atenas

O clima de Atenas é considerado mediterrâneo, assim como o restante da Grécia. Porém, a cidade está cerca de montanhas que bloqueiam o vento, o que faz com que Atenas tenha um clima mais árido que demais cidades gregas.

Com isso, o verão é muito quente, seco e abafado. Em Atenas se fala grego e a moeda da Grécia oficial é o Euro.

Para ligar para o país, você deve usar o código telefônico 30 Grécia e 1 Atenas. O fuso horário é + 5 horas em relação a Brasília, aumentando para + 6 horas durante o horário de verão grego e ficando + 4 horas no horário de verão brasileiro.

Por fazer parte da União Europeia e do Tratado de Schengen, a Grécia não solicita visto de turismo para brasileiros que vão ficar até 90 dias no país, porém, é preciso levar o passaporte válido e fazer seguro viagem.

Recomendo => Teatro Grego Antigo em Atenas

 

O que fazer em Atenas

Visitar Atenas é fazer uma viagem no tempo, na história e na mitologia. Conhecida como “berço da civilização ocidental”, a cidade abriga construções milenares que ajudam a narrar a história da humanidade.

Confere só o vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Grécia mostrando as belezas de Atenas.

 

 

Onde ir em Atenas

Roteiro de 5 dias na grécia
Pathernon de Atenas

Conhecer Atenas é o sonho de muitos viajantes e por diversos motivos, como a história da cidade e dos país, pela influência na cultural ocidental e ainda pelas paisagens e atrativos turísticos.

Para te ajudar na organização da viagem de turismo em Atenas, sugiro pesquisar e selecionar os pontos turísticos de Atenas que você mais quer ver, assim fica mais fácil montar o roteiro.

Este artigo é um mapa com os 10 principais e imperdíveis atrativos da cidade como a Acrópole de Atenas e o Museu da Acrópole; a Antiga Ágora, onde fica o Templo de Hefesto; o Templo de Zeus; o Templo de Atena Niké.

Além do Monte Licabeto; o estádio Panatenáico, onde aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896; entre outros atrativos.

pontos turísticos da grecia
Templo de Hefesto.

Para isso, você pode fazer diversos passeios em Atenas e, se quiser conhecer a região, como as praias mais bonitas nos arredores de Atenas.

E, estando na Grécia, você precisa saborear os pratos típicos da culinária grega. Veja minhas indicações de restaurantes em Atenas.

E, se quer conhecer lugares para sair à noite na cidade, leia os artigos sobre como é a vida noturna, seja em bares em Atenas ou nas melhores baladas em Atenas, como Rua Ipitoi, um dos lugares mais visitados da noite em Atenas, abriga vários bares e cafés super estilosos e cheios de vida.

onde comer em atenas

Outra rua badalada da cidade é a Kolokotroni. Ela tem um bar do lado do outro e é até difícil escolher em qual ir. Um dos mais legais é o Latin Jazz (número 9 da rua). Ele toca música brasileira, latina e americana dos anos 60-70-80.

Mais um espaço que está cada vez mais badalado é o The Fouar Bar. Ele fica na rua Xristopoulou 6. Ao chegar na porta ninguém imagina que o espaço seja um bar, parece uma porta residencial.

Se você deseja fazer compras em Atenas até pode ser bem divertido por conta da grande variedade de lojas tradicionais, barracas nos mercados de pulga e pela beleza dos objetos vendidos na cidade.

Aliás, comprar produtos típicos se tornou econômico para turistas de todo o mundo.

Principalmente, por conta da crise econômica que afetou drasticamente o país, os preços caíram bastante na Rua Ermou, shopping e comércio em geral. No artigo linkado acima você verá os melhores shoppings e ruas, além das lembrancinhas mais bacanas.

Imperdível => Ônibus turístico em Atenas, Pireu e Rivera

 

pontos turísticos de atenas
Estádio Panatenáico.

Para montar seu roteiro e aproveitar melhor a viagem, veja como ir do aeroporto de Atenas para o Centro. O transporte público de Atenas tem boa infraestrutura, atendendo com qualidade de sobra moradores e quem viaja a turismo.

Em breve, você pode ler o artigo dos  hotéis recomendados em Atenas por nossos leitores (em breve).

E se o seu roteiro permitir conhecer cidades próximas à Atenas, como as praias que citei anteriormente, vale descobrir como ir de Atenas para Zakynthos, pois você pode chegar em Zakynthos através de um voo ou ferry boat.

como se deslocar em atenas

Nem sempre é fácil montar um roteiro em Atenas, uma vez que ela é uma das cidades mais antigas do mundo, palco de muitos histórias e com diversos atrativos para se visitar.

Ela é uma cidade incrível que deve ser explorada por inteiro, o que dificulta ainda mais a organização das visitas, uma vez que, às vezes, você tem pouco tempo de viagem à capital da Grécia. Por isso, na minha sugestão de roteiro em Atenas deixo até 5 dias na cidade.

E, para finalizar, a boa noticia é: caso você não saiba, a Grécia é um dos países baratos da Europa para conhecer, o que torna o turismo em Atenas ainda mais atrativo. Dessa forma, leia o post sobre quanto custa viajar para Atenas.

 

Dicas de turismo em Atenas

Se quiser outras dicas sobre o que fazer na Grécia e em Atenas, você pode dar uma olhada no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem). A RBBV reúne artigos de vários blogueiros de viagens com informações sobre o destino.

E você, já conhece para Atenas? Tem vontade de conhecer? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até + !!!

 

Background Tickets
Atenas

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Atenas

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Atenas

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *