Comidas típicas da Grécia e dicas de restaurantes em Atenas

por Guilherme Tetamanti

Comidas típicas da Grécia e dicas de restaurantes em Atenas

As comidas típicas da Grécia são uma das mais saudáveis e saborosas do mundo! Conhecida também como culinária mediterrânea, assim como a gastronomia de regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, ela é farta, colorida e muito variada.

As refeições têm como base ingredientes frescos e incluem muitas frutas, legumes, verduras, carnes e principalmente peixes e frutos do mar.

Outro item abundante na culinária grega é o azeite, que nunca falta na mesa de um grego. Uma das principais características é que há pouquíssima fritura, com preferência para alimentos grelhados ou assados.

Quem vai visitar o país deve ir preparado, pois todas as refeições são quase um ritual. É praticamente impossível sentar-se à mesa e fazer um lanchinho rápido, nem mesmo no café da manhã.

A mesa é sempre farta e as pessoas comem pequenas porções de pratos variados, como moussaka grega, alguns doces ou sobremesas e outras receitas, o que garante uma alimentação bem balanceada.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Atenas

Seguro para viajar na Europa »

Principais ingredientes da comida grega

Quando o assunto é culinária grega, o azeite é o grande protagonista. Todos os pratos são preparados a base de muito azeite e na Grécia, ele é um pouco diferente do que estamos acostumados a consumir no Brasil, por ser mais puro.

Entre as carnes as mais comuns são a de cordeiro, frango, porco, peixes e frutos do mar. Não é muito comum consumir carne bovina no país.

Para acompanhar as carnes, é muito comum o tomate, a berinjela, o pimentão, a cebola, a abobrinha e a batata. Entre os grãos, o feijão branco e o grão de bico são os mais consumidos.

*Vídeo do site oficial de turismo da Grécia.

É fácil perceber que o segredo da culinária grega está no tempero, que utiliza muitas ervas como tomilho, orégano, entre outros.

Além disso, os gregos consumem muito queijo, sobretudo de cabra, iogurte e um pão chamado pita, que se assemelha ao pão sírio.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Atenas »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Comidas típicas da Grécia

  1. Moussaka
  2. Gemista
  3. Iogurte
  4. Queijo feta
  5. Salada grega
  6. Tzatziki
  7. Gyros
  8. Spanakopita ou tiropita
  9. Avgolemono
  10. Kebab yaortlou
  11. Dolmades
  12. Pastitsio
  13. Baklava
  14. Frappé

Com tanta variedade, é comum o visitante ficar em dúvida do que comer, então preparei um guia com alguns dos principais pratos típicas da Grécia, além de restaurantes imperdíveis para conhecer em Atenas.

1. Moussaka

O que comer em Atenas, Grécia

A moussaka é uma espécie de lasanha (na maioria das vezes sem massa) que intercala camadas de beringela, carne de cordeiro moída, tomate, cebolas, molho branco e muito azeite!

É um prato servido na maioria dos restaurantes gregos. Aproveite para descobrir como ter internet na Grécia para pesquisar como chegar nos principais restaurantes.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

2. Gemista

Comidas típicas da Grécia
Foto: Badseed, via Wikimedia Commons.

A gemista é uma comida muito comum na Grécia. O prato consiste em um pimentão ou tomate recheado, com arroz, batatas ou carnes cozidas. Assim como tudo na Grécia, o destaque do prato é o tempero.

3. Iogurte

Café da manhã na Grécia
Tradicional café da manhã na Grécia.

As pessoas na Grécia consomem muito iogurte e ele nada tem a ver com o iogurte grego que encontramos nos supermercados brasileiros.

O grego original tem uma textura mais grossa e é bem menos doce do que estamos acostumados. É comum misturar frutas secas e mel na hora de comer.

4. Queijo feta

Culinária grega

O feta é o queijo mais comum na Grécia. Feito a partir do leite de cabra, ele é servido puro ou como ingrediente em vários pratos diferentes, como nas saladas, em tortas, entre outros.

5. Salada grega

Salada grega

A salada grega ficou famosa em todo o mundo. Os ingredientes principais são o tomate, a cebola, o pimentão, o pepino, as azeitonas e o queijo feta, tudo isto temperado com azeite, orégano e outras ervas.

6. Tzatziki

O que comer na Grécia

O tzatziki é um tipo de molho grego que tem como ingredientes principais o iogurte natural (de leite de ovelha ou de cabra), pepino, suco de limão, cebola, alho e azeite. Geralmente é servido como aperitivo e acompanhando o pão pita.

7. Gyros

Comidas tradicionais de Atenas

O gyros é uma opção para lanches rápidos quando se está na rua, você o encontrará facilmente durante seus passeios por Atenas. Ele nada mais é que um pão pita enrolado e recheado com carnes, legumes e até batata frita.

Os recheios mais comuns são tomate, cebola e o tzatziki. É muito fácil achar o prato, ele é comercializado na maior parte dos restaurantes, bares e em barracas na rua.

8. Spanakopita ou tiropita

Comidas típicas da Grécia

A spanakopita é um tipo de torta bastante comum na Grécia, mas que varia muito de região para região (e de restaurante para restaurante). Seu recheio é feito à base de espinafre, queijo e azeite. Sempre está presente em um passeio gastronômico em Atenas.

9. Avgolemono

Pratos tradicionais na Grécia
Foto: Alpha, via Wikimedia Commons.

O avgolemono é uma sopa bastante tradicional na Grécia. Seus ingredientes são o ‘ovo-limão’, caldo de carne, peixe ou legume engrossado com ovos e arroz.

10. Kebab yaortlou

O prato é um tipo de croquete de carne grelhada e vem acompanhado de carne seca, com tomate assado na brasa ao sal e azeite de oliva.

11. Dolmades

Dicas de comidas na Grécia
Foto: Lesya Dolyk, via Wikimedia Commons.

Outra comida típica da Grécia é o dolmades. Trata-se de um tipo de charuto, feito de folha de uva e recheado com arroz.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

12. Pastitsio

Pratos típicos de Atenas, Grécia

O pastitsio é muito comum na Grécia. O prato consiste em um macarrão com molho de carne de carneiro moída ou frutos do mar e bechamel.

   

13. Baklava

Sobremesas na Grécia

O baklava é uma sobremesa típica da Grécia. É uma espécie de torta de massa folhada e nozes. É comum ser servida com sorvete.

14. Frappé

Uma bebida muito comum na Grécia é o café gelado, ou frappé. O que mais se vê nas ruas são pessoas andando com seus copos de café gelado nas mãos.

E não é por menos, para quem gosta de café é uma delícia. Ele é servido com cubos de gelo e uma grande camada de espuma de leite para finalizar.

Dicas de restaurantes em Atenas

  1. Strofi
  2. Kuzina Restaurante
  3. Hermion

O que não faltam são opções de bons restaurantes em Atenas, e um dos mais tradicionais é o Strofi. Localizado bem perto da Acrópole, ele oferece uma das vistas mais belas para o monumento. Entre os pratos mais famosos do restaurante está a moussaka.

Vale a pena conhecer, tanto pela comida, quanto pelo ambiente. O espaço é muito agradável e é incrível comer admirando a vista. Outra opção muito frequentada é o Kuzina Restaurante, que serve vários pratos típicas da Grécia.

Além da boa comida, ele também oferece uma bela vista do alto de seu terraço. De um lado é possível observar o Templo de Zeus e do outro o Panteón, na Acrópole.

Para quem deseja um restaurante mais simples, a dica é o Hermion. Ele fica perto da catedral, em Plaka, e serve várias opções de comidas típicas da Grécia.

Vale a pena provar a salada grega e o tzatziki. Como sobremesa a dica é experimentar o baklava, um dos doces gregos mais tradicionais.

E você, conhece a cidade? Quais restaurantes de Atenas indica para outros viajantes? Fique à vontade para tirar suas dúvidas.

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *