Roteiro em Atenas: o que fazer em 2, 3, 4 e 5 dias na Grécia

por Guilherme Tetamanti

Roteiro em Atenas: o que fazer em 2, 3, 4 e 5 dias na Grécia

Nem sempre é fácil montar um roteiro em Atenas, uma vez que ela é uma das cidades mais antigas do mundo, palco de muitos histórias e com diversos atrativos para se visitar.

Em resumo, Atenas é uma cidade incrível que deve ser explorada por inteiro, o que dificulta ainda mais a criação do roteiro, uma vez que às vezes você tem pouco tempo de viagem à capital da Grécia.

Muita gente me pergunta quantos dias ficar na cidade de Atenas para ver tudo o que ela oferece. Minha dica é ficar pelo menos três dias, que é um período em que é possível visitar os principais atrativos. Se tiver mais tempo, melhor ainda. Mas, caso tenha menos tempo, como 2 dias, não deixe de ir, só otimize ao máximo seus passeios, para aproveitar bastante.

Para te ajudar, preparei um roteiro de viagem com tudo o que fazer em Atenas para quem vai ficar até 5 dias na cidade, antes de partir para Mykonos ou Santorini, caso estejam programados.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Atenas

Opções de seguro viagem para a Europa »

 

Roteiro de viagem em Atenas: de 1 a 5 dias


*Vídeo do site oficial de turismo da Grécia.

Antes de montar seu roteiro de viagem por Atenas, a capital e maior cidade da Grécia, é importante ler este artigo para conhecer os principais pontos turísticos de Atenas e, assim escolher quais são os que você considera imperdíveis, como a Acrópole e o Partenon.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Atenas »

 

Roteiro de 1 dia em Atenas

Dica de roteiro em Atenas
Partenon é a construção mais visitada da Acrópole.

Quem chega a Atenas quer logo conhecer a Acrópole. E não é por menos, o mais famoso cartão postal da cidade é incrível, e não dá para ficar admirando só de longe.

A Acrópole fica numa região bem central da cidade, o que facilita a visita. Foi construída na parte mais alta do centro para facilitar a proteção por parte do exército grego.

Vale a pena reservar a parte da manhã para visitar todos os monumentos e curtir a vista lá de cima. Afinal, a área é enorme e há muita coisa para conhecer.

A construção mais visitada é o Partenon, construída no século 5 a. C, mas além dele há outros pontos muito interessantes de se visitar nesta região.

Como o Erechtheion, o templo que tem as famosas Cariátides, colunas em formato de estátuas femininas; a Ágora, o Teatro de Dionísio, o Templo de Zeus Olímpico e a Biblioteca de Adriano.

Além disso, reserve um tempinho para conhecer o Museu da Acrópole (uma verdadeira aula de história sobre a Grécia Antiga).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E por fim, há um restaurante muito bem avaliado e com uma vista incrível. Então vale a pena almoçar por lá. Confira uma excursão guiada ao novo Museu da Acrópole.

Na parte da tarde, minha sugestão é conhecer a Ágora Antiga. Ela está localizada bem perto da Acrópole e era um dos espaços mais importantes da cidade na antiguidade.

Na Ágora, vale a pena visitar o Templo de Hefesto, que é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, ele conserva suas colunas e o teto originais. Veja uma visita guiada à Ágora.

Para encerrar o dia, um passeio na Colina Filopapo. Localizada atrás da Acrópole. Há várias rotas para chegar a colina, que tem uma vista privilegiadíssima desse monumento histórico.

Além disso, é um dos lugares mais bonitos para ver o pôr-do-sol. Admire algumas das melhores vistas de Atenas com um tour no final da tarde na Colina Filopapo.

Para visitar a Acrópole e os monumentos que fazem parte dela é preciso comprar ingresso.

Você pode adquirir um ingresso somente para a Acrópole ou um combo com outras atrações, como a Ágora Antiga. Já para a Colina Filopapo não precisa de ingresso, apenas fôlego para chegar ao topo.

 

Roteiro de 2 dias em Atenas

Roteiro de viagem 2 dias em Atenas
Praça Monastiraki, em Atenas.

No segundo dia, minha sugestão é um passeio por um pela Praça Monastiraki, uma das mais famosas da cidade e ponte de encontro na cidade. A praça recebeu esse nome porque abrigava um mosteiro no século XVII.

   

Hoje, essa região é cheia de lojas, restaurantes e cafés. Ela abriga também um mercado das pulgas super legal de visitar, com opções de roupas, artesanatos, objetos de decoração, antiguidades, entre outros itens.

Na parte da tarde, aproveite para conhecer o charmoso bairro Psirri. É bem fácil chegar até lá, basta pegar a Rua Ermou, famosa por abrigar muitas lojas e restaurantes.

Vale a pena estender a visita ao bairro Psirri até à noite, quando seus bares ficam mais cheios e bastante animados. Esse bairro faz parte de um passeio turístico por Atenas.

 

Roteiro de 3 dias em Atenas

Roteiro de viagem em Atenas com sugestão de passeios
Estádio Panathinaikos é um dos mais antigos do mundo.

Para quem for fazer um roteiro de viagem em Atenas de 3 dias, minha sugestão é manter a programação anterior até o segundo dia.

Já no terceiro dia, a dica é aproveitar a manhã para fazer uma visita ao Museu Nacional Arqueológico, que é uma ótima aula de história sobre a civilização grega. O ingresso para o museu custa 10 euros.

Dando sequência ao passeio, você pode caminhar até o bairro de Kolonaki, considerado o mais elegante de Atenas, com construções belíssimas.

Além disso, ele abriga o Monte Licabeto, ponto mais alto da cidade, que fica a 277 metros acima do nível do mar. Tem até um passeio noturno de bicicleta elétrica por Atenas que passa pelo Monte Licabeto.

Lá de cima tem uma vista incrível da cidade inteira, sendo possível avistar inclusive o mar Egeu. O local também oferece uma vista bem interessante da Acrópole.

Para quem gosta de arte, bem pertinho do Monte Licabeto fica o Museu Benaki, fundado em 1930 e que hoje recebe diversas exposições, além de ter mais de 45 mil objetos históricos.

Na parte da tarde, a dica é visitar o Estádio Panathinaikos. Ele é um dos mais antigos estádios do mundo, tendo sediado em 1896 as primeiras Olimpíadas modernas.

Finalizando bem o terceiro dia, aproveite para desfrutar da noite em Plaka, um dos bairros mais animados de Atenas. Por lá há muitos bares, restaurantes e lojinhas.

 

Roteiro de 4 dias em Atenas

Roteiro de 4 dias em Atenas
Átrio do Jardim Nacional de Atenas.

Quem for ficar quatro dias na cidade pode visitar o Parlamento Grego e a Praça Syntagma. É nessa praça que os gregos se reúnem para manifestações políticas.

Então, certamente você já viu em alguma reportagem na época da crise econômica. Uma dica legal é esperar a troca da guarda, que são chamados de Evzones e usam uma roupa grega típica. Esses lugares estão inclusos no passeio de ônibus turístico por Atenas.

Bem pertinho dali fica o Jardim Nacional, um verdadeiro oásis dentro da capital. Criado em 1839, o jardim tem mais de 160 mil metros quadrados e abriga mais de 500 tipos diferentes de árvores e plantas de todo o mundo. É um espaço bem agradável, com muito verde e perfeito para relaxar um pouco.

 

Roteiro de 5 dias em Atenas

5 dias em Atenas o que fazer
Templos de Poseidon e Atenas ficam em Cabo Sunion.

Para quem vai ficar cinco dias em Atenas a dica é a aproveitar o quinto dia para dar uma fugidinha de Atenas para conhecer o Cabo Sunion, que fica a 65 quilômetros da capital grega.

   

É lá que ficam algumas das mais belas construções gregas, o Templo de Poseidon e o Templo de Atenas. Confira uma excursão guiada ao Cabo Sunion com visita aos tempos de Atenas.

O local, às margens do mar Egeu, é bastante mítico e cheio de lendas, a primeira menção a ele se deu no livro A Odisséia, de Homero. Para quem curte história e mitologia grega, é um passeio imperdível.

Aproveite para descobrir como comprar chip de internet na Grécia, e assim pesquisar bastante sobre os lugares que visita.

 

Roteiro em Atenas para uma viagem incrível

3 dias em Atenas

A Grécia é daqueles países que sempre estão na lista de sonhos de viagem das pessoas. E, isso não é à toa, afinal o país é o berço da civilização ocidental, possui diversos pontos turísticos naturais e outros tantos construídos pelo homem e muita história para contar.

Isso sem falar na linda arquitetura das ruas e casas, da agitada vida noturna grega e na gastronomia mediterrânea, que é fantástica.

Como destaquei acima, recomendo ficar, pelo menos, três dicas em Atenas. Assim, é possível visitar os principais pontos turísticos da cidade sem qualquer tipo de pressa ou afobação, curtindo de fato esses locais maravilhosos.

Mas, caso não seja possível, não é preciso ficar chateado, concentre os locais imperdíveis para os primeiros dias de roteiro.

Para quem tiver mais tempo na cidade, utilize a mesma linha de raciocínio e complete o roteiro de mais dias com outras atrações muito bacanas, que também valem a pena. Ai você pode visitar também os arredores de Atenas.

Seja quantos dias você tenha em seu roteiro pela Europa, não deixe a Grécia de fora. Nunca! E use sempre isso como “desculpa” para poder voltar ao berço de humanidade e conseguir explorar Atenas e as redondezas com mais tempo e calma.

E você, conhece a cidade? Quais pontos turísticos de Atenas acrescentaria na lista? Deixe suas dicas ou perguntas nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Simone

    Oi Guilherme! Mto bom suas dicas de viagem, estou lendo sobre as cidades que vou visitar. Vc tem indicação de guia que fale português em Atenas? Obrigada

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Simone, No site Get Your Guide você consegue fazer a busca e filtrar por idioma, inclusive português. Abraços