10 pontos turísticos de Atenas: mapa dos principais

por Guilherme Tetamanti

10 pontos turísticos de Atenas: mapa dos principais

Visitar Atenas é fazer uma viagem no tempo, na história e na mitologia. Conhecida como “berço da civilização ocidental”, a cidade abriga construções milenares que ajudam a narrar a história da humanidade. O número de monumentos, museus e outros espaços para visitar na cidade é grande, e boa parte deles estão concentrados na região central. Preparei uma lista, e até um mapa com os 10 principais pontos turísticos de Atenas, aqueles lugares imperdíveis que ninguém pode deixar de conhecer.

Afinal, Atenas é a cidade de alguns dos mais importantes filósofos da antiguidade, como Sócrates e Platão, e foi nela que surgiram conceitos como democracia, ética, entre outros. Lembra das aulas de história? Uma viagem para a Grécia, começando pelo mapa de Atenas, mostrará alguns dos melhores locais para reviver sua época de escola, como Acrópole, Plaka, Partenon entre outros, para você montar seu roteiro e ir além de Santorini e Mykonos, destinos mais buscados por brasileiros.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Grécia

Melhor seguro viagem para Europa »

 

Mapa dos pontos turísticos de Atenas

  1. Acrópole de Atenas
  2. Museu da Acrópole
  3. Antiga Ágora
  4. Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano
  5.  Ágora Romana
  6. Propileu da Acrópole e o Templo da Atena Niké
  7. Plaka
  8. Monte Licabeto e Kolonaki
  9. Praça Monastiraki
  10. Estádio Panatenáico

Obviamente, você encontrará diversas listas dos locais de interesse, mas pensei neste artigo para te mostrar os pontos turísticos imperdíveis para conhecer a história de Atenas. Dá só uma olhada neste vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Grécia sobre as belezas de Atenas.

Grande parte deles você conhecerá através de um free walking tour, passeio de bike guiado ou qualquer outro tour que contrate para desbravar a cidade. Mesmo que seja por conta própria e a pé, comprando o ticket turístico que permite a entrada em boa parte desses lugares.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Atenas »

 

1. Acrópole de Atenas

Principais pontos turísticos de Atenas

A Acrópole é sem dúvida a atração mais famosa de Atenas, talvez de toda a Europa, ao lado de lugares como a Torre Eiffel e Coliseu de Roma. Construída em 450 a.C, suas ruínas sobreviveram a inúmeras guerras e outras adversidades do tempo.

A palavra “acrópole” significa cidade alta, e a de Atenas fica no alto de uma colina com 150 metros de altura. Segundo a mitologia, as acrópoles eram construídas para proteger suas cidades. Adquira o bilhete de entrada + excursão guiada na Acrópole em Atenas.

A região abriga vários monumentos, o principal é o Paternon, templo dedicado à deusa padroeira da cidade. Também são famosos o Propileu, que é um grande portal que dá entrada para essa parte sagrada da Acrópole; o Teatro de Dionísio, que é o teatro mais antigo do mundo, datado de 500 a. C; e o Odeão de Herodes Ático, construído em 161 d.C. e até hoje é utilizado para festivais. Para quem gosta de história e mitologia, o lugar é imperdível. Não dá para parar de imaginar quanta história essas construções carregam!

Turismo => Passeios em Atenas

 

2. Museu da Acrópole

Pontos turísticos mais visitados de Atenas

O Museu da Acrópole fica no bairro Plaka, aos pés da Acrópole e é outro dos pontos turísticos de Atenas bastante visitado. Inaugurado em 2007, o espaço reúne várias peças, esculturas e outros objetos relativos a Acrópole.

Além disso, há vários vídeos e textos explicando a história de cada peça importante do museu. No terraço, há um café que oferece uma das vistas mais bonitas para a Acrópole, vale a pena visitar.

Conheça mais => Visita guiada ao Museu da Acrópole em Atenas

 

3. Antiga Ágora

Reconstrução da Stoa de Átolo, na Ágora de Atenas.
Reconstrução da Stoa de Átolo, na Ágora de Atenas.

Um dos espaços mais importantes da história de Atenas é a Antiga Ágora. Construído por volta de 2 a.C, ele abrigava os prédios da administração pública. Em sua forma original era uma grande praça.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No seu lado oeste ficavam os edifícios públicos, cada um representando um papel diferente na vida política da cidade. E por sua vez, em sua face leste, ficavam os mercados e feiras livres. Você pode visitar a Antiga Ágora na excursão de bicicleta por Atenas.

Templo de Hefesto, um dos principais pontos turísticos de Atenas.
Templo de Hefesto.

Um dos principais prédios da Antiga Ágora é o Templo de Hefesto, o monumento antigo mais bem preservado do mundo. Ele ainda tem todas as suas colunas intactas e conserva boa parte de seu teto original. Visite o Tempo de Hefesto e adquira uma excursão destaques mitológicos em Atenas.

 

4. Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano

Pontos turísticos imperdíveis em Atenas

O Templo de Zeus Olímpico é um dos maiores templos dedicados a Zeus. Sua construção começou em 512 a.C, mas só foi completada mais de 600 anos depois, em 125 d.C, pelo Imperador romano Adriano.

O templo encanta pela beleza e grandiosidade, mesmo que atualmente estejam de pé somente 15 das 104 colunas do templo original! Essa é uma das paradas do ônibus turístico em Atenas.

Locais para visitar em Atenas

Bem próximo, do lado de fora do complexo do templo, fica o Arco de Adriano, construído em 130d.C. As atrações ficam próximas aos Jardins Nacionais, no centro de Atenas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Confira => Roteiro em Atenas

 

5. Ágora Romana

Lugares para conhecer em Atenas

A Ágora Romana era uma construção destinada a fins comerciais. Com um grande pátio aberto a frente, no local existiam dois propileus, que são um tipo suntuoso de portões de entrada.

Uma boa pedida é adquirir uma excursão a pé pelo coração de Atenas. Um deles, o Portão de Atena, está preservado até hoje. O espaço também é conhecido como Ágora da César e Augustus.

Arredores => Praias próximas a Atenas

 

6. Propileu da Acrópole e o Templo da Atena Niké

Atrações turísticas em Atenas

O Propileu da Acrópole e o Templo de Atena Niké ficam no caminho de chegada a Acrópole. Os monumentos foram construídos por Péricles, que após a construção do Partenon, ordenou que fosse feita uma entrada à altura dos templos construídos no local.

Pontos de interesse em Atenas

A obra foi cuidadosamente quase que 100% construída em mármore branco extraído do Monte Pentélico. Um pouco mais a frente, está o Templo da Atena Niké, edificado com o mesmo material.

Dicas => Compras em Atenas

 

7. Plaka

Bairros turísticos em Atenas

Localizado bem aos pés da Acrópole, Plaka é o bairro mais turístico, eleito por muitos um dos melhores bairros onde se hospedar em Atenas.

As ruas estreitas são fechadas para os carros, o que permite que os visitantes caminhem à vontade, observando as construções e visitando as lojas e locais turísticos que estão espalhados por todos os lados.

Existem várias opções de restaurantes para experimentar as comidas típicas da região, mas é bom olhar o cardápio antes de sentar-se à mesa. Como o bairro é muito turístico, os preços costumam ser mais altos que o comum.

Praticidade => Traslado Particular do Aeroporto para hotel em Atenas

 

8. Monte Licabeto e Kolonaki

Melhor bairro de Atenas
Monte Licabeto, em Kolonaki | Foto: Bgabel, via Wikimedia Commons.

O bairro de Kolonaki é o mais chique e sofisticado de Atenas, onde moram os endinheirados da cidade. Suas ruas são cheias de lojas de grife, bares e restaurantes. Além disso, o bairro abriga o Monte Licabeto, ponto mais alto da cidade com 277 metros de altitude.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Através de uma excursão particular guiada a noite em Atenas você pode visitá-lo. O monte oferece uma das vistas mais bonitas de Atenas, acessível por um bondinho, de onde é possível observar toda a cidade e o mar ao fundo.

Gastronomia => Comidas típicas e restaurantes em Atenas

 

9. Praça Monastiraki

Pontos turísticos mais visitados de Atenas
Praça Monastiriaki.

A Praça Monastiriaki é um importante ponto de encontro no centro de Atenas. Ela leva esse nome pois no século XVII existia ali um mosteiro. Hoje o local nada tem da calmaria de um mosteiro, ao contrário, é bem movimentada, sempre cheia de gente circulando.

Em seus arredores há muitos restaurantes e bares, e além disso, o espaço abriga um famoso mercado de pulgas onde é possível encontrar de tudo, desde souveniers e artesanatos, até roupas e calçados.

Experimente => Excursão de degustação de comida grega em Atenas

 

10. Estádio Panatenáico

Lugares de interesse em Atenas
Estádio em 2009 | Foto: Badseed, via Wikimedia Commons.

Outro ponto turístico de Atenas que vale a pena visitar é o Estádio Panatenáico. O espaço foi construído para receber os Jogos das Panateneias, que eram disputados em homenagem à deusa Atena.

Sua primeira estrutura era de madeira, mas em 329 a.C ele foi reconstruído todo em mármore, por Arconte Licurgo, um dos membros da assembléia de nobres da Atenas antiga.  Tenha uma experiência incrível no tour das modalidades dos Jogos Olímpicos em Atenas.

Posteriormente, no ano de 140 d.C, ele foi ampliado por Herodes Ático, político que trabalhou em prol do Império Romano, e passou a ter capacidade de cerca de 50.000 assentos. Em 1895 foi restaurado para receber a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que aconteceu em 1896.

Dicas => Aeroporto de Atenas

 

Dicas de lugares imperdíveis em Atenas?

Pontos turísticos mais visitados de Atenas

Atenas é incrível e conhecer mais afundo sobre a história de seus pontos turísticos, da Grécia Antiga, é fundamental para entender como a cidade se desenvolveu e hoje é uma das metrópoles mais visitadas da Europa.

Confesso que é triste ver tantos monumentos incríveis parcialmente destruídos, nos faz pensar na ignorância de muitos povos, mas é parte da vida. Saiba quanto custa uma viagem para Atenas.

De fato existem outras dezenas de lugares históricos para visitar e incontáveis museus. Além disso, também existe uma Atenas que respira ares mais leves, muita cultura, street art, gastronomia, modernidade e vida noturna. Leia mais sobre baladas e vida noturna de Atenas.

E você, conhece a cidade? Quais pontos turísticos de Atenas acrescentaria na lista? Deixe suas dicas ou perguntas nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Sueli Nonato

    Olá Guilherme, imagina eu que fui Professora de História durante décadas, acho que irei chorar de emoção... Parabéns pelo blog Maravilhoso E Esparta?

  2. Polly Batista

    Oi, Sueli! Para quem é amo História é emoção em dobro!!! Ainda não conhecemos Esparta, mas deve ser fascinante também. Obrigada pelo comentário.

  3. Marcelo

    Valeu Guilherme... valiosas suas dicas. Partindo para Grécia com muita expectativa... Marcelo

  4. Carmen

    Ola Guilherme Obrigada,por teres essa disposição de repassares tudo o que voce viu e aprendeu nas tuas viagens. grande abraco, Carmen

  5. Guilherme Tetamanti

    Eu que agradeço sua visita :)