Berna

Fazer turismo em Berna é como uma viagem no tempo. É que a capital da Suíça conserva em seu centro histórico as charmosas construções com arquitetura medieval da época da fundação da cidade, deixando aquele clima de “filme antigo”.

E como se esse charme todo não fosse suficiente para atrair viajantes do mundo todo, Berna tem ainda outras “cartas na manga” para fazer com que todos se apaixonem por ela: tem paisagens maravilhosas, muitos pontos turísticos interessantes, gastronomia típica suíça, com influência alemã.

Além disso, um povo educado, amistoso e eventos culturais o ano inteiro. Se ainda não for suficiente, saiba que a cidade é linda e fotogênica em qualquer época do ano. Por isso, você pode visitá-la quanto os termômetros estiverem na sua temperatura preferida.

Ficou curioso para conhecer a capital suíça e quer saber mais sobre o turismo no destino? Veja neste post os links para os artigos sobre Berna, com seus pontos turísticos, como se locomover, onde ficar e tudo o que fazer no inverno ou verão.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Berna

Seguro viagem para a Suíça »

 

Mapa turístico de Berna

  • País: Suíça
  • Língua oficial: alemão
  • População: 133,798 hab.
  • Densidade: 2 600 hab./km²

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berna »

 

Tudo sobre Berna

capital da suiça
Berna é a capital da Suíça e do cantão (espécie de estado), também chamado de Berna.

É uma cidade germanófona, o que significa que tem forte influência da cultura germânica ou alemã. Isso acontece em várias partes do país, que é dividido em regiões de acordo com a influência do país vizinho.

Por exemplo: Berna, assim como Zurique, Lucerna e as cidades dos Alpes Suíços (Zermatt, St. Moritz, Interlaken e Davos) ficam na região alemã, a maior do país.

Já a região francesa da Suíça é formada pelas cidades de Lausanne, Genebra, Montreux, o Vilarejo de Gruyères, entre outras; e as cidades mais famosas da região italiana da Suíça são Lugano, Bellinzona e Locarno.

A capital suíça tem aproximadamente 134 mil habitantes e pouco mais de 51 km². Todo o centro histórico, a chamada Cidade Medieval, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1983.

Curioso => Tour guiado pelo relógio de Berna

 

Mais da história da capital da Suíça

Dicas de turismo em Berna

Historiadores acreditam que na região onde hoje fica Berna havia uma comunidade celta administrada pelo Império Romano no século II a.C., mas os registros mais precisos da capital suíça são da Idade Média, quando há indícios de um povoado na região.

A cidade foi fundada em 1191 por Berthold V, Duque de Zähringer, uma antiga família nobre alemã.

Com a morte dele, em 1218, se tornou uma cidade imperial livre. E, em 1353 se juntou a Confederação Helvética, que reuniu pequenas cidades-estados e formou 8 cantões, que são a base da divisão administrativa da Suíça moderna.

Ao longo de sua história, passou por um grande incêndio em 1405 que destruiu boa parte das casas de madeira da cidade, trocada pelo estilo enxaimel (aqueles tradicionais com hastes de madeira) e depois por arenito.

Pela Guerra dos 30 anos (1618 e 1648), quando foram construídos vários fortes na cidade; peste bubônica; e ainda ocupação pelas tropas francesas de 1798 a 1802.

Mas, apesar de cada revés, Berna se recuperava e continuava a crescer e se desenvolver, sem deixar de preservar sua história e seu centro.

Recomendo => Excursão a pé por Berna

 

Outras informações de Berna

precisa de visto para berna

A Suíça tem as estações do ano bem definidas no país, com diferenças de temperatura entre as regiões, sendo mais frios nos Alpes, por exemplo.

O clima é subalpino com invernos frios e com neve e verões quentes e chuvosos, sendo outono e primavera os meses com temperatura amena.

Verões ensolarados com banhos nos lagos, invernos gélidos com muito esqui nos Alpes, um lindo outono e, claro, a bela primavera suíça, cada período do ano possui uma particularidade especial para ser aproveitado.

Para a primeira viagem a bela Suíça, a estação mais indicada é o outono, pois, a paisagem, de longe, se torna a mais bonita de todos os períodos do ano.

estações do ano na suiça
As paisagens de Outono na Suíça são as mais lindas

Em relação ao fuso horário a diferença é de +4 horas em relação ao horário oficial de Brasília, sendo +3 horas no horário de verão brasileiro e +5 horas no horário de verão suíço.

Por lá há quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche). E a moeda é o franco suíço.

Nas principais cidades do país como Genebra e Zurique, o Euro é bem aceito, por isso, se sua viagem incluir outros países da Europa você pode utilizar o Euro durante a estadia na Suíça.

Por outro lado, é muito importante ter pelo menos um pouco de Franco para máquinas ou despesas pontuais.

Em relação ao visto para Suíça, para viajantes em turismo com estadia de até 90 dias na cidade, não é necessário visto, somente passaporte válido e seguro viagem, mas há outras opções de visto para trabalho e moradia.O código telefônico da Suíça é 41 e de Berna 31.

Compre => Swiss Coupon Pass

 

O que fazer em Berna

Berna possui diversos atrativos turísticos e deve ser incluída no seu roteiro de viagem pela Suíça, ainda que por menos dias ou apenas um bate e volta.

A charmosa capital foi considerada patrimônio pela Unesco por conservar as construções, principalmente do centro histórico, que são da idade média.

Confira o vídeo a seguir feito pelo site oficial de turismo da Suíça:

 

Pontos turísticos e passeios

capital da suiça
Capital da Suíça

Berna é uma cidade encantadora e, independente de ser a capital da Suíça, deve sempre fazer parte do seu roteiro pelo país.

Não é à toa que Berna está no artigo com um mapa das cidades mais bonitas da Suíça e também é um dos pontos turísticos da Suíça.

Antes de qualquer coisa, você precisará saber como chegar em Berna. A capital têm diversos tipos de meios de transporte públicos acessíveis.

Chegando pelo aeroporto de Zurique, o jeito mais prático de ir de Zurique até Berna é utilizando trem. A viagem dura pouco mais de uma hora.

Nesse caso, realizar este trajeto utilizando trem pode te garantir mais tranquilidade, afinal, não precisará ter preocupações como estacionamento e dirigir por itinerários em caminhos desconhecidos.

Saiba mais sobre como funciona o transporte público de Berna, lendo o artigo.

como ir de zurique a berna

Já falei também sobre o Centro Histórico de Berna, mas retomo para dizer que ele vale a pena e dever ser percorrido a pé.

É que nesta região as ruas são estreitas, com prédios de arenito e muitas fontes de água (tem mais de 100 fontes na cidade, sendo 11 delas construídas na Idade Média), sempre com uma estátua colorida.

No artigo sobre os pontos turísticos de Berna você conhecerá o mapa das principais atrações da cidade, como a Torre do Relógio (Zytglogge).

O relógio Zytglogge guarda muita história. A torre do famoso relógio já serviu como local para observação para ajudar na defesa da cidade e também como uma prisão.

São muitos anos de história, mais de 800.

passeios em berna
Torre Zytglogge | Foto: Sergey Ashmarin, via Wikimedia Commons.

São atrações turísticas de Berna a Casa do Parlamento, a Catedral de Berna, que é o prédio mais alto do país, com mais de 100 metros de altura.

O nome Berna é uma referência a esse animal, sendo o urso o símbolo da cidade.

Segundo a história contada, o fundador havia dito que a cidade carregaria um nome relacionado ao primeiro animal que avistasse. Como o primeiro visto foi um urso, Berna foi a escolha.

para onde ir em berna
Jardim das Rosas | Foto: Mike Lehmann, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de flores e passeios ao ar livre, o Rosengarten ou Jardim das Rosas é uma opção bacana em Berna.  De lá é possível ter uma vista panorâmica da capital da Suíça.

A Casa e Museu de Albert Einstein também merece uma visita, o edifício está localizado próximo ao centro histórico e a visita custa cerca de seis francos suíços.

 

Mais dicas de Berna

melhores atrações em berna

Conhecer os principais restaurantes em Berna, pode ser o diferencial na hora de fechar os detalhes do seu roteiro.

Rosti, Raclette, Fondue e Croissant são alguns pratos típicos da Suíça e que você pode se deliciar nos variados restaurantes de Berna.

A noite de Berna é mais pacata. As opções para aproveitar a noite em Berna são mais voltadas para bares e restaurantes do que baladas em si.

As cidades perto de Berna, certamente irão proporcionar experiências únicas e paisagens inesquecíveis para quem conhecerá o país.

Interessante => Tour pelos mistérios de Berna

 

Dicas de turismo em Berna

Berna é uma cidade lindíssima, além de ter uma cultura muito interessante de se conhecer, sem contar a arquitetura e o clima medieval que acho fantástico.

Há muitas cidades bacanas na Suíça, que vale a pena ser conhecida por inteiro, mas não importa qual seu roteiro, dá sempre vontade de passar por Berna.

Se você nunca foi para o país, procure artigos que tenham dicas importantes para sua primeira vez para a Suíça.

Além de ficar sabendo as curiosidades sobre a Suíça, com informações sobre os costumes dos suíços, a cultura e outros fatos interessantes do país.

Para outras informações sobre a Suíça e também sobre Berna, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Suíça.

Lá estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Berna? Conte o que mais gosta da cidade. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

 

Background Tickets
Berna

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Berna

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Berna

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *