Transporte em Berna: dicas de como se locomover na capital da Suíça

por Alana Romão

Transporte em Berna: dicas de como se locomover na capital da Suíça

Saber como funciona o transporte em Berna é essencial para que você aproveite melhor os principais pontos turísticos da capital da Suíça.

Ainda que a cidade não seja muito extensa territorialmente, existem algumas opções de locomoção que podem te ajudar na hora de passear; por isso, preste atenção nas dicas deste artigo para aproveitar ainda mais esse destino.

O transporte público em Berna funciona muito bem e tem uma boa sinalização, então, você não encontrará dificuldades para se locomover nessa e em outras cidades suíças.

Contudo, lembre-se que o idioma local é alemão; portanto, ter um tradutor pode ser uma grande ajuda na hora de realizar os deslocamentos, seja para fazer compras ou para seu roteiro em Berna.

Conheça melhor cada um dos meios de transporte da Suíça para aproveitar ao menos um dia em Berna, que pode render bastante e você poderá conhecer diversos cenários.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Berna

Seguro viagem Suíça »

 

Transporte em Berna

swiss travel pass
Swiss Travel Pass pode ser acessado por aplicativo de celular | Foto: Sbb.

Assim como nas principais cidades suíças, o transporte público em Berna funciona de um modo bastante pontual.

Por isso, esqueça a mania brasileira de se atrasar alguns minutos, pois na Suíça ônibus e trens cumprem horários rigorosamente, como na maioria dos países da Europa.

Para se acostumar com o transporte em Berna, saiba como chegar em Berna. A única cidade do país com sistema de metrô é Lausanne.

Dessa forma, na capital Berna a melhor forma de se deslocar é usando ônibus e uma espécie de trem ou bonde que cruza todo o Centro Histórico.

Aliás, a conservação das construções dessa região datadas da Idade Média fez com que a Unesco concedesse para a cidade o título de patrimônio histórico.

Uma sugestão é adquirir o bilhete Swiss Travel Pass, emitido exclusivamente para turistas que visitam o país.

Com ele você poderá utilizar o transporte também nas outras cidades; é possível economizar bastante e programar bem seus roteiros e deslocamentos.

Aproveite este artigo e conheça as melhores formas de se locomover em Berna. Falarei sobre:

  • Ônibus
  • Trem
  • Bicicleta
  • Carro alugado
  • Táxi

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berna »

 

Tipos de transporte em Berna

Ônibus

ônibus em berna quanto custa
Turistas hospedados em Berna viajam gratuitamente pelos pontos turísticos.

Caso esteja na capital suíça apenas para um bate-volta, precisará arcar com os custos dos seus bilhetes.

Por outro lado, se estiver hospedado na cidade, você, como turista pode ter direito a um passe para viajar gratuitamente em duas regiões da cidade.

São as regiões que concentram os principais pontos turísticos de Berna. Consulte primeiramente o local da sua hospedagem para verificar tal disponibilidade.

Você também pode obter informações sobre esse benefício na estação de trem da cidade no guichê de atendimento para turistas.

Ainda que seja possível realizar muitas descobertas a pé, fica a dica para uma das principais atrações da cidade: o Rose Garden.

Para quem gosta de flores e passeios ao ar livre essa, é uma opção bacana na cidade, porém a subida íngreme pode desanimar alguns turistas.

parques da Suiça
Vá de ônibus ao Rose Garden | Foto: Mike Lehmann, via Wikimedia Commons.

Por isso, vale a pena usar o ônibus e não se cansar na subida, dessa forma a vista será apreciada mais rapidamente e com menos esforço.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Geralmente na Suíça os bilhetes são vendidos por áreas, então saber o bairro onde está e para onde vai é essencial.

Em Berna, você provavelmente precisará de tickets apenas para as regiões dos pontos turísticos principais, que ficam próximos.

Nos pontos de ônibus, você consegue comprar os bilhetes, sendo que alguns veículos também possuem uma espécie de guichê no interior para comprar a passagem.

A pontualidade é tão rigorosa que nos próprios pontos há a sinalização de quanto tempo demora até que chegue o próximo ônibus.

Uma dica é utilizar as suas moedas para realizar as compras. Aliás, utilize-as bastante na viagem pelo país; uma de cinco francos, pode ter um valor maior que 20 reais dependendo da cotação do dia.

Portanto não vale a pena deixar guardada. Saiba mais sobre qual moeda levar para Suíça.

Embora o ônibus na Suíça seja uma opção de deslocamento, geralmente trem é o mais rápido. Falarei sobre ele em seguida.

Excursão => Tour em Berna saindo de Zurique

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Trem

trem na suíça como funciona
Trilhos do trem cruzam as ruas de Berna.

Os trens suíços são famosos no mundo todo. Provavelmente a imagem desse meio de transporte cruzando alpes nevados vem a sua mente, contudo, em Berna, acredito que seria mais real falar sobre “bonde”.

Uma vez que Berna é servida por uma excelente malha, principalmente para atender as viagens entre cidades; mas também por esse outro modelo que cruza partes importantes da capital. Saiba como funciona uma viagem de trem pela Europa.

Sem sombra de dúvidas, o Centro Histórico deve fazer parte do seu roteiro; nele você verá um trilho no meio das ruas e é sobre este transporte que estamos falando.

Aliás, cuidado para não ficar próximo aos trilhos enquanto aprecia as opções de lugares para realizar compras como os mercados de Natal na Suíça.

A cidade possui poucas linhas, afinal é um município, portanto não será difícil se locomover em Berna. Viaje sempre com seu bilhete, mesmo que aparentemente você não veja a fiscalização; afinal caso ela aconteça, você terá problemas se não estiver com ele.

Não se preocupe quanto a internet na Suíça para te ajudar a se locomover. Na estação de trem de Berna há sinal de wi-fi aberto, o que irá facilitar para resolver dúvidas que surgirem na hora.

Adquira => Bilhetes de trem na Suíça

 

Bicicleta

como alugar bicicletas em berna
Alugar bicicletas em Berna é uma opção | Foto: Martin Abegglen, via Wikimedia Commons.

Sim, bicicleta é uma das formas de conhecer Berna!

Verifique no local de sua hospedagem se eles possuem bikes para emprestar aos hóspedes; diversos locais oferecem, inclusive em alguns elas são elétricas; o que ajuda nas ladeiras da cidade.

Além disso, a cidade em si também oferece o serviço de aluguel de bicicletas e ele é gratuito; contudo, é preciso fazer um depósito de 20 francos e ter consigo documentos de identificação. Após quatro horas de uso é cobrado um pequeno valor pelas horas adicionais.

O aluguel das bicicletas fica disponível de maio a outubro, período em que o clima está mais ameno; uma vez que a Suíça no inverno apresenta temperaturas rigorosas.

Existem alguns pontos espalhados pela cidade, um deles está próximo ao Cassino.

A vantagem desse é que você já desfruta da sensação de pedalar ao lado do rio Aare, que tem uma cor linda.

Como nem tudo são coisas boas, a desvantagem desse meio de locomoção é não ter espaço para guardar as suas compras, afinal, algumas lojas Suíças podem chamar bastante a atenção.

Imperdível => Excursão a pé pela cidade velha de Berna

 

Carro alugado

como alugar carro na suíça
Preste atenção a toda a documentação necessária para alugar um carro na Suíça.

Caso você tenha realizado o aluguel de carro na Suíça, poderá usá-lo durante seu tempo em Berna.

Particularmente, acho que estacionar em locais privados pode gerar ainda um outro custo na viagem; por outro lado, se estiver viajando com mais pessoas este é um ótimo custo-benefício; vale a pena a reflexão.

Para alugar um carro na Suíça, você precisa ter os documentos em dia. É necessário ter a carteira de habilitação (CNH), passaporte e um cartão de crédito com limite; os valores vão variar de acordo com a locadora.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Além desses documentos, algumas locadoras exigem que você apresente um comprovante de seguro saúde para Suíça. Lembrando que a cobertura mínima exigida no país é 30 mil euros.

Conheça =>  Cidades mais bonitas da Suíça

 

Táxi

táxi na suíça
Táxi em Berna cobra um valor inicial de 7 francos | Foto: Táxi Bern.

Você encontra táxis para se locomover em Berna com facilidade, afinal nas diversas regiões que estiver encontrará taxistas. Essa é uma forma confortável e prática.

O preço inicial de uma corrida de táxi em Berna é de quase sete francos (cerca de 30 reais), sendo acrescido um valor a cada quilômetro percorrido; este é certamente o meio de transporte mais caro da cidade. Confira dicas para fazer uma viagem barata para a Suíça.

Caso queira conforto para carregar suas malas, na saída da estação de trem de Berna, que recebe veículos provenientes de diversas cidades como Zurique e Lausanne, existe um ponto de táxi.

Dica de boa convivência: caso o taxista te ajude com alguma bagagem, há o costume de oferecer gorjeta.

Curioso => Tour guiado pelo relógio de Berna

 

Saiba utilizar o transporte em Berna

Berna, assim como toda a Suíça é bastante segura. O transporte em Berna pode não ser o item mais barato.

Contudo, utilizando o benefício de turista na cidade você não terá custo; uma alegria ainda maior nas descobertas dessa cidade.

Ainda que o idioma da região seja o alemão, os moradores costumam ser solícitos e a maioria compreende inglês; mas tenha com você o endereço do local de sua hospedagem, principalmente se não souber como pronunciar.

Recomendo também o artigo primeira vez na Suíça, com dicas cruciais para você desfrutar melhor o país.

Berna também possui linhas de transporte que funcionam no período noturno, enquanto que na maioria das cidades isso é mais difícil, mais um bônus para aproveitar sem pressa.

Não existem muitas opções na capital Suíça quanto ao que fazer a noite, mas, caso queira fazer algo já saiba que o transporte não será empecilho.

Mesmo assim, tanto em Berna como nas demais cidades do seu roteiro, confira sempre os horários das últimas partidas para não ter nenhum imprevisto.

Seja de trem, ônibus ou a pé, com certeza Berna irá marcar a sua visita pela Suíça. Boa viagem e aproveite esta charmosa cidade!

E você, ainda tem dúvidas sobre o transporte em Berna? Já esteve na cidade e tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *