Pontos turísticos de Berna, na Suíça: 8 lugares com mapa

Pontos turísticos de Berna, na Suíça: 8 lugares com mapa

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Os principais pontos turísticos de Berna, capital da Suíça são bastante interessantes e ecléticos, podendo atrair os mais diversos perfis de viajantes. Desde os que gostam de explorar o lado histórico até aqueles que não abrem mão de experiência diferentes em uma viagem.

Ainda que muitos pensem que a capital da Suíça é Zurique, devido à grande fama da cidade, Berna também possui uma grande variedade de opções que a fazem digna de ser incluída no roteiro.

A cidade carrega este nome, pois, segundo a história contada, o fundador havia dito que a cidade carregaria um nome relacionado ao primeiro animal que avistasse. Como o primeiro visto foi um urso, Berna foi a escolha.

Planeje sua viagem => Viajar com internet para Berna

Seguro viagem para a Suíça: qual é o mais confiável? »

Quais são os atrativos de Berna?

  1. Relógio Zytglogge
  2. Centro histórico
  3. Casa e Museu de Albert Einstein
  4. Rio Aar (Aar)
  5. Praça do Parlamento
  6. Catedral de Berna
  7. Fábrica de biscoito Kambly
  8. Rosengarten

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berna »

O que fazer em Berna?

berna zurique
Vista das habitações de Berna.

A capital da Suíça é uma cidade repleta de histórias na Europa. O município conta com muitas opções de museus e atividades, em todas as estações do ano.

Além disso, a gastronomia suíça também é muito bem representada nesta cidade e você pode encontrar diversas opções no quesito o que comer em Berna.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se você não estava pensando em incluir Berna no roteiro depois dessas dicas provavelmente irá mudar de ideia, aliás, a Suíça não possui um território muito extenso, portanto é muito fácil incluir Zurique e Berna em uma mesma viagem.

Relógio Zytglogge

Pontos turísticos de Berna, capital da Suíça
Torre Zytglogge | Foto: Sergey Ashmarin, via Wikimedia Commons.

O relógio Zytglogge, um dos principais pontos turísticos de Berna também guarda muita história. A torre do famoso relógio já serviu como local para observação para ajudar na defesa da cidade e também como uma prisão. São muitos anos de história, mais de 800.

Atualmente, de hora e hora você pode ver um ajuntamento de pessoas próximo a torre, é que o relógio mostra não somente as horas e minutos, mas também as fases da lua e até mesmo o símbolo do zodíaco.

Contudo, o que chama a atenção mesmo é a apresentação de bonecos que se movimentam a cada hora sincronizados com as batidas do sino.

Para mim, a melhor forma de conhecer a cidade é andando, muitos dos atrativos estão relativamente próximos, além disso, ao caminhar pela cidade você terá uma experiência diferente.

Aproveite para observar atentamente as fontes do município, cada uma delas foi construída para narrar uma história ou lenda da cidade. Algumas românticas e outras de terror.

A fonte Kindlifresserbrunnen, por exemplo, mostra um ogro que segunda a lenda, deveria ser alimentado para não atacar a cidade. Já a fonte Anna-Seiler-Brunnen, é uma homenagem para a mulher que fundou o primeiro hospital do município.

Vale ressaltar que todas as fontes possuem água potável, por isso, carregue sua garrafinha de água e aproveite para encher enquanto tenta descobrir qual é a história daquela fonte.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Berna. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Curioso => Tour guiado pelo relógio de Berna

Centro histórico

Pontos turísticos de Berna famosos
Centro histórico de Berna.

Com uma arquitetura interessante, o centro histórico de Berna possui diversos arcos acinzentados que trazem a sensação de estar em outro período de tempo. Inclusive, a cidade entrou para a lista de patrimônio da Unesco por conta da arquitetura medieval bem preservada.

Por trás dos arcos, a região possui uma grande diversidade de lojas para todos os gostos, estilos e necessidades.

Vale a pena conferir algumas das lojas, inclusive, uma em especial, chamou minha atenção: uma loja de doces, que fica praticamente no subsolo e para entrar o meio utilizado é um escorregador. Não sei dizer o nome porque foi muito espontâneo, mas, vale a pena andar pelas lojas e realizar descobertas como essa.

Uma dica importante para você é tomar cuidado com o trem! Existe uma linha que corta o centro histórico, preste atenção. Confira onde comprar passes de trem com desconto na Suíça.

Casa de Albert Einstein

Pontos turísticos de Berna recmendados
Foto: Korte, via Wikimedia Commons.

Foi em Berna que Albert Einstein criou a Teoria da Relatividade e a cidade possui uma das casas que o cientista morou aberta para a visitação. Por isso, ela é um dos pontos turísticos de Berna mais visitados.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

O edifício está localizado próximo ao centro histórico e a visita custa cerca de seis francos suíços.

Bom, a casa não é muito grande, mas contém diversos objetos da época em que viveu o cientista, além disso, a localização é bem próxima do relógio Zytglogge, sendo, portanto, fácil de incluir no roteiro. A casa está localizada na Rua Kramgasse, número 49.

Caso você seja um fã de ciência saiba que o Museu histórico de Berna também possui em parte do acervo itens dedicados ao Einstein.

A casa de Einstein fica aberta diariamente das 10h às 17h, já o Museu Histórico de Berna funciona de terça a domingo. Inclusive, boa parte dos museus suíços não abrem às segundas-feiras.

Rio Aar (Aar)

Pontos turísticos de Berna lindos
Berna é cortada pelo Rio Aar.

Pode ser um tanto diferente incluir um rio como ponto interessante, mas, as águas do Rio Aar em Berna possuem uma cor azul esverdeada bastante diferente que faz parte das lindas paisagens da Suíça, além disso, se sua viagem ocorrer no verão existe a possibilidade de encontrar moradores nadando no rio.

Praça do parlamento

Pontos turísticos de Berna para aproveitar
Foto: Flooffy, via Wikimedia Commons.

A praça em frente a casa do parlamento suíço também é uma opção de passeio turístico em Berna.

Nas manhãs de sábado ela recebe uma feira com diversos produtos artesanais produzidos por moradores da região, uma ótima opção para conhecer mais sobre a cultura do país, principalmente se estiver na cidade no período do final do ano, pois, além dos produtos tradicionais poderá conhecer o artesanato e itens de culinária natalinos.

No inverno, a praça também se transforma em uma pista de patinação de gelo, um atrativo a mais para visitar a capital da suíça nesse período do ano.

O chão da praça possui uma série de esguichos de água que chama bastante atenção.

As fontes simbolizam os cantões (estados) suíços e os jatos de água podem chegar até sete metros. Além disso, é possível conhecer o parlamento em si. Diariamente são oferecidos tours em alemão, mas, aos sábados, oferece o passeio com guia em inglês.

Interessante => Tour pelos mistérios de Berna

Catedral de Berna

Pontos turísticos de Berna para religiosos
Foto: André P. Holzer, Bern, via Wikimedia Commons.

É em Berna, na capital da Suíça, que está localizada a torre de igreja mais alta do país. Subindo a torre da igreja é possível ter uma bela vista do município. São muitos degraus, mas a vista compensa o esforço.

A catedral foi idealizada com o objetivo de ser uma homenagem para São Vicente, contudo, como a reforma protestante ocorreu antes da construção terminar as imagens foram retiradas, permanecendo apenas as que simbolizam o “juízo final”, localizadas na porta principal da igreja.

Fábrica de biscoito Kambly

Pontos turísticos de Berna diferentes
Foto: FFA P-16, via Wikimedia Commons.

Decidir onde comer em Berna pode ser uma tarefa difícil com tantas opções no município, contudo, há uma opção boa para uma degustação bem peculiar. A fábrica de biscoitos Kambly.

Existem trens saindo de Berna com destino ao local. Na fábrica você encontra diversos biscoitos tradicionais da Suíça com o bônus de poder realizar degustação deles. São diversas opções doces, salgadas e suspiros. No período de natal também é montado um mercado natalino nos arredores.

Mercados de Natal na Suíça são uma grande tradição e estão presentes em todas as regiões do país.

Rosengarten

Pontos turísticos de Berna abertos
Foto: Schofför, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de flores e passeios ao ar livre essa é uma opção bacana em Berna. O local tem uma vista panorâmica da capital da Suíça.

Adianto que a subida é um pouco íngreme, mas a paisagem compensa o esforço. O jardim foi construído no lugar de um antigo cemitério e abriga mais de 200 espécies diferentes de rosas, um lugar para relaxar.

Onde comer em Berna? [bônus]

A capital da Suíça também contém bons representantes da gastronomia do país. Encontrar opções sobre onde comer em Berna também faz parte da sua programação para conhecer os pontos turísticos de Berna mais importantes.

Ao contrário de Zurique, Berna, a capital Suíça não possui tantas opções de atrativos noturnos, por isso, se for ficar hospedado na cidade, a melhor opção é aproveitar para comer um tradicional fondue suíço.

No centro histórico você encontra opções de restaurantes que possuem os principais pratos do país, como raclette e röstis. Na região do rosengarten existe um restaurante com vista para o Rio Aare.

Se estiver querendo opções mais econômicas os principais mercados da cidade possuem alguns pratos com versões “to go”, o que pode te fazer economizar bastante.

Se deseja tomar um café ou chá na cidade uma boa opção é a confiserie Eichenberger, com diversas variedades de biscoitos.

Tudo sobre os pontos turísticos de Berna

Com certeza a capital da Suíça tem muito a oferecer aos seus visitantes, lembre-se que ainda que o país possua quatro idiomas oficiais (francês, italiano, romanche e alemão) em Berna é falado alemão, contudo, o inglês é bastante falado pelas pessoas locais que são solícitas em ajudar visitantes.

Berna e Zurique estão separadas por apenas uma hora de trem, então, caso esteja hospedado em Zurique você pode tirar um dia e fazer um bate volta bem bacana na capital Suíça. Se essa for sua primeira vez em viagem neste belo país aproveite para ler essas dicas para a primeira vez na Suíça.

Como os principais pontos turísticos de Berna são “ao ar livre” como as fontes, relógio e centro histórico você não precisa se preocupar tanto com o horário de visita, contudo, caso queira realizar um tour guiado como o do parlamento ou em algum local específico é bom se programar.

Aproveite também para se informar sobre como chegar em Berna e também sobre quais os meios de transporte.

Berna também possuem diversos museus que valem a pena serem incluídos no roteiro caso você disponha de mais dias para conhecer essa cidade.

Já conhece Berna? Gostou dos pontos turísticos da cidade? Participe nos comentários!


Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Berna

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Berna? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Berna para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Berna. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Berna, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Berna. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Suíça, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Berna

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Suíça, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Berna

Ter um chip de celular na Suíça com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Berna.

Seguro viagem em Berna

Contratar um seguro viagem para a Suíça é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais