Como funciona o Swiss Travel Pass, na Suíça

Como funciona o Swiss Travel Pass, na Suíça

A possibilidade de usar o Swiss Travel Pass pode ser algo determinante no seu roteiro de viagem para a Suíça. O transporte público no país é tido como referência em organização e pontualidade e, por isso, vale a pena saber todos os prós e contras desta modalidade de cartão de deslocamento para tomar sua decisão.

Utilizar o transporte público pode te garantir mais tranquilidade, afinal, não precisará ter preocupações como estacionamento e dirigir por itinerários em caminhos desconhecidos.

Além disso, poderá desfrutar ainda mais das vistas suíças, como os alpes e vilarejos sem se preocupar com as curvas e, em determinadas estações, neve na estrada. Por isso, preste atenção nas dicas e conheça mais sobre o Swiss Travel Pass como onde adquirir, como usar e mais.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta na Suíça

Seguro viagem Suíça »

 

O que é Swiss Travel Pass?

Como funciona o Swiss Travel Pass
Swiss Pass é um bilhete de acesso aos meios de transportes e alguns passeios.

O Swiss Travel Pass é uma espécie de cartão de viagem voltado para turistas na Suíça. Ele pode ser utilizado em diversos meios de transporte público no país. Apesar de a malha de trem da Suíça ser muito boa e funcional o cartão vai além disso.

Com o Swiss Travel Pass você pode realizar desde viagens de ônibus, deslocamentos de barco e até mesmo teleféricos (neste caso, dependendo do local do passeio o Swiss Pass garante um desconto e não o valor total). Praticamente todas as modalidades de transporte podem ser contempladas.

Inclusive, não deixe de realizar um passeio de barco na Riviera Suíça e conhecer um dos castelos mais famosos do país, o Castelo de Chilon, em Montreux, que tem entrada gratuita utilizando o bilhete Swiss Pass.

Uma vantagem muito grande do bilhete é que os famosos trens panorâmicos da suíça, como o Glacier Express também estão inclusos. Apesar da praticidade, taxas como reservas não fazem parte, por isso, é preciso realizar tal reserva e pagar um valor a parte.

Aproveite inclusive para conhecer os feriados na Suíça para escolher melhor quando ir para a Suíça e desfrutar ainda mais do país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Suíça »

 

Modalidades do Swiss Pass

Swiss Travel Pass para grupos
Saiba que existe também o Swiss Travel Pass cartão família.

Existe a modalidade tradicional com as opções de uso em 3, 4, 8 ou 15 dias seguidos.

E também a Swiss Travel Flexi no qual os dias de utilização não precisam ser consecutivos, ao contrário da outra versão, porém, faça bem as contas para ver se realmente compensa. A flexibilidade, neste caso, pode custar caro.

Caso você viaje com seus filhos consulte na estação sobre a possibilidade do cartão Family, com ele, a criança de 6 a 15 pode obter o direito de viajar de graça desde que esteja acompanhada dos pais, lembrando que o Swiss Travel Pass tradicional é individual, portanto, cada viajante precisa ter o seu e carregar junto com o passaporte.

Outra modalidade é o Swiss Half Fare Card que permite o desconto de 50% nas viagens normais na maioria dos ônibus e trens suíços.

A vantagem deste é que validade é de um mês contínuo, ao contrário do Swiss Travel Pass que é de apenas 3, 4, 8 ou 15 dias, sendo uma opção para viagem com uma duração mais longa no país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Descubra => Excursão a pé em Lucerna

 

Dicas de passeios para usar o Swiss Pass

Como funciona o Swiss Travel Pass
Museu Olímpico de Lausanne | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons.

Você pode economizar bastante se programar bem seus roteiros e deslocamentos pelos pontos turísticos da Suíça.

Por isso, preste atenção em todas as dicas no texto. Você pode utilizar o Swiss Pass em diversos passeios na Suíça. Aliás, até mesmo alguns museus suíços oferecem entrada gratuita com o cartão, vale a pena pesquisar se algum está no seu roteiro caso adquira para poder aproveitar.

Por sinal, um dos museus com entrada possível com o Swiss Pass é o Museu Olímpico de Lausanne, conhecida como capital do esporte.

Este museu possui exposições temporárias e permanentes sobre os jogos, além de uma grande quantidade de objetos olímpicos de todas as datas desde o início das competições, como as tochas, um dos símbolos.

O Museu Olímpico de Lausanne conta ainda com um andar superior interativo. Uma boa opção para usar seu bilhete.

Como funciona o Swiss Travel Pass para experiências
Fábrica Maison Cailler | Foto: Fridolin freudenfett, via Wikimedia Commons.

Outra dica de passeio legal usando o bilhete como entrada é a fábrica de chocolate Maison Cailler, afinal, estamos falando sobre Suíça.

O passeio é bastante interativo, começa contando de um modo bastante interessante desde a descoberta do cacau pelos astecas, passando pela produção e chegando, claro, na degustação de produtos.

   

Além disso, outra grande vantagem do Swiss Pass é não precisar ficar comprando as passagens e bilhetes separadamente toda vez que precisar utilizar algum transporte.

A compra única pode te garantir mais tempo na viagem pois não precisará ficar comprando os deslocamentos separadamente.

Essa situação garante ainda uma comodidade em relação aos horários, pois com o Swiss Pass você pode utilizar o transporte na hora que achar conveniente e não tendo horários rígidos como nos bilhetes comprados individualmente.

Desse modo, se precisar ficar um tempo a mais em algum ponto interessante não precisa se preocupar.

Recomendo => Montanhas, queijo e chocolate na Suíça

 

Como ter um Swiss Travel Pass

swiss travel pass preço
Uma das opções é fazer a compra pela internet.

O primeiro passo antes de adquirir o Swiss Travel Pass é definir a data da sua viagem e quanto tempo ficará na Suíça.

Caso seu roteiro inclua apenas uma cidade Suíça você pode também verificar com sua hospedagem se naquele município há alguma espécie de cartão municipal, alguns lugares podem oferecer essa opção aos turistas.

Definido o tempo de estadia escolha entre as modalidades do cartão, que citei acima.

Para adquiri-lo você pode comprar online ou presencialmente em alguma estação de trem, que é a opção mais prática e econômica, afinal, dessa forma você não pagará taxas de cartão de crédito.

A maioria das estações têm pontos para compra e não será difícil encontrar.

 Lembre-se que o valor da tarifa será calculado em Franco Suíço, a moeda do país, caso realize o pagamento em outra moeda, como o Euro, pagará o valor referente ao câmbio do dia. Inclusive, saiba mais sobre qual moeda levar para Suíça.

Para isso, não se esqueça de estar com seu passaporte, uma vez que, essa modalidade é válida apenas para turistas em viagem pelo país.

Por sinal, veja mais detalhes sobre os tipos de visto para Suíça. Em relação ao preço, saiba que jovens (abaixo de 26 anos) possuem valores diferentes, contando com um desconto de 15% no bilhete.

Delícia => Tour do queijo em Gruyère com fondue

 

Como funciona o Swiss Travel Pass?

Swiss Travel Pass para trens
Maioria dos transportes na Suíça não possui catracas.

Como mencionado o Swiss Travel Pass é um cartão que te garante utilizar o transporte público suíço, mas, se atente a alguns detalhes do funcionamento. Primeiro, saiba que os trens e demais meios de locomoção do país são pontuais, fique alerta para não perder o horário desejado.

Outro ponto para prestar atenção, ainda no momento da compra é a existência de primeira e segunda classe nos trens.

Na prática, a segunda classe suíça é muito boa, contudo, cuidado para não ingressar na classe diferente da que comprou, veja a sinalização da plataforma e procure se orientar.

   

A diferença de preços entre as classes é grande, mas, nos trens pouco se nota de mudança entre elas. Porém, em alguns passeios de barco a primeira classe tem lugares com as melhores vistas, mesmo assim, veja bem se compensa gastar a mais com isso.

Pode parecer um pouco diferente, mas, na maioria das vezes você vai apenas embarcar na Suíça é raro ver catracas e locais com controle no embarque, (e tudo funciona!) principalmente nos trens.

Não será preciso apresentar seu Swiss Pass no embarque. Contudo, sempre esteja com ele, podem aparecer pessoas da fiscalização e solicitar o documento para conferência.

Conectado => Internet na Suíça

 

Dicas para usar o Swiss Travel Pass

A dica mais importante é planejamento. Verifique no seu roteiro as atrações que deseja visitar e como chegar a cada uma delas.

Se estiver com dúvida sobre qual cidade visitar leia esse texto sobre as cidades mais bonitas da Suíça, com certeza terá muitas ideias. Como cerca de 500 museus possuem desconto e até entrada gratuita você pode conseguir economizar na viagem.

Outra vantagem é poder usar o bilhete já no deslocamento entre aeroporto e hospedagem, verifique antes seu trajeto. No aeroporto de Zurique há um local para comprar o bilhete Swiss Pass (Swiss Travel System).

Se precisar de mais dicas leia o texto sobre como ir do aeroporto de Zurique para o Centro.

Lembre-se que ainda que muitos suíços falem inglês, o país possui quatro idiomas oficiais, francês, alemão, italiano e romanche, variando de acordo com a região. Em Genebra o idioma oficial será francês, já em Zurique, é alemão.

Aproveite para utilizar o wi-fi do aeroporto, ele fica disponível aos viajantes por uma hora.

Confira horários, avise que a viagem ocorreu bem, entre outras coisas. Aproveite esse país lindo e o ótimo transporte, desfrute dos principais pontos turísticos, cidades famosas como Genebra, Zurique e Zermatt aceitam o bilhete.

Você sonha em conhecer a linda Suíça? Já está se preparando para essa viagem? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *